22 julho 2020

Turismo de Experiência - O que fazer nas Regiões Brasileiras

Turismo de Experiência – o que fazer nas Regiões Brasileiras

Descubra agora algumas das incríveis possibilidades de Turismo de Experiência que você poderá desfrutar no Brasil após a pandemia do Covid-19.


Turismo de Experiência – o que fazer nas Regiões Brasileiras




Turismo de Experiência e Possibilidades – O que fazer nas Regiões Brasileiras


Seguindo a tendência dos rumos de retomada do Turismo pós pandemia, estamos cada vez mais investindo no Turismo Doméstico e no Turismo de Experiência. Sabemos que a retomada do turismo no mundo será de maneira gradual, observando sempre os indicadores dos órgãos competentes pelos assuntos a respeito da pandemia do Covid-19.
Nós do blog Expedições em Família, temos então, investido na criação de conteúdo voltado a essa nova tendência de turismo que se dará, inicialmente, por via terrestre, dentro de sua cidade, de seu próprio Estado, de seu país, para os lugares mais próximos de sua morada.

E por falar em retomada do turismo doméstico via terrestre, confira:



Será um Turismo de Experiência, de imersão cultural, de conexão com a natureza e diferentes culturas, que privilegiará as vivências e o experimento de novas sensações, que saem de sua “cultura” ou rotina. Será também, um turismo voltado a ambiências que não gerarão aglomerações.
E, no Brasil, são muitas, inúmeras as possibilidades de Turismo de Experiência que você pode vivenciar. Mas aqui, nesse texto, apresentaremos a vocês apenas algumas dessas possibilidades e o que fazer em algumas das cidades brasileiras, seguindo essa nova tendência. Separamos as opções de turismo de experiência no Brasil por região.


Turismo de Experiência na Região Norte – O que fazer no Brasil


Já pensou em se hospedar em uma acomodação em plena Floresta Amazônica e experimentar o “viver” junto à natureza, em contato pleno com o som dos diferentes animais que ali habitam e a sensação do clima que só existe por ali? Essa uma possibilidade de turismo de experiência que você pode vivenciar no Amazonas.


Turismo de Experiência na Região Norte – O que fazer no Brasil
Hospedagem na selva amazônica - Floresta Amazônica/ Divulgação site



Aliás, em todo o Estado você terá muitas possibilidades de viver e experimentar sensações a partir desse contato mais próximo à natureza e culturas diversas. Dentre essas destacamos as saborosas comidas exóticas, participar do Festival de Parintins, ver o encontro dos Rios Negro e Solimões, visitar casas de caboclos e aldeias indígenas, bem como visitar o Museu da Amazônia em Manaus, que fica no interior da Reserva Florestal Adolpho Ducke.
No Pará, já pensou nadar no rio Tapajós em Alter Chão e ainda, visitar as comunidades ribeirinhas? Ali você terá um contato com a natureza e poderá conhecer os modos de vida das pessoas que ali habitam. Ver os búfalos lá na Ilha de Marajó, experimentar o leite e o queijo, é outra possibilidade emocionante de vivenciar o turismo de experiência. Além disso, nessa mesma ilha você pode conhecer o “modo do fazer” das cerâmicas locais, nadar nas praias, fazer trilhas nos mangues.


Turismo de Experiência na Região Norte – O que fazer no Brasil
Tenda indígena - Manaus, Amazonas


Se você curte um turismo de aventura, que tal fazer trekking até o Monte Roraima? Mas, antes, que tal fazer um acampamento aos pés do monte, passar algumas noites ali, se preparando para a subida? Seria uma experiência riquíssima e que vai gerar muitas sensações e emoções.


Turismo de Experiência na Região Nordeste – O que fazer no Brasil


Participar da Festa de São João do Caruaru será uma excelente oportunidade de experimentar as delícias vindas daquela culinária típica, dançar o São João raiz na capital do forró e acompanhar de perto as imaterialidades produzidas por toda aquela comunidade.
Ah! Como faz as populações ribeirinhas, que tal atravessar de barquinho o Rio Parnaíba, do Piauí a Maranhão, só pra conhecer a Comunidade Manga e passar um dia com a população de lá, acompanhando o seu modo de viver?


Turismo de Experiência na Região Nordeste – O que fazer no Brasil
Travessia do Rio Parnaíba entre Piauí e Maranhão


Na Paraíba, em seu município do Conde, há um verdadeiro paraíso guardado no subdistrito Jacumã. São lindas e paradisíacas praias com piscinas naturais, corais onde você poderá nadar e mergulhar em suas águas azuis esverdeadas cristalinas. Em uma das praias, a Tambada há a prática do naturalismo. Na praia do Coqueirinho a paisagem é de falésias e pedras, além de coqueiros e vegetação nativa. Ali há uma formação rochosa plana monumental que serve de mirante para toda a praia.


Turismo de Experiência na Região Nordeste – Conde Coqueirinho, Paraíba. Foto: Pexels
Praia Coqueirinho - Conde, PB. Foto: Pexels


E o que falar de um tour gastronômico com a típica culinária baiana? Vatapá, caruru, acarajé, abará, mugunzá são sabores fortes e únicos, que nos faz experimentar sensações deliciosas. Em Ilhéus, fazer um tour pelas fazendas de cacau e acompanhar todo o processo de produção, além da história, é uma experiência única para o paladar e olfato. Ou, que tal se equilibrar em uma prancha (StandUp Paddle) nas águas tranquilas no litoral baiano em Itacaré. E aproveitar um belo passeio de barco de lá, saindo do litoral, passando por um mangue e finalizando em uma cachoeira.


Turismo de Experiência na Região Nordeste – O que fazer no Brasil
StandUP Paddle - Itacaré, BA


Turismo de Experiência na Região Sudeste – O que fazer no Brasil


No Estado de São Paulo você pode viver uma experiência incrível através do enoturismo percorrendo as vinícolas em São Roque e Jundiaí. Degustamos algumas delícias na Vinícola Maziero, a escolhida para fornecer os vinhos branco e Rose nas visitas ao Brasil do Papa Bento 16 e Papa Francisco. Agora, se você for religioso, pode experimentar o turismo da fé em Guaratinguetá e em Aparecida do Norte, ambas inseridas na Rota da Fé na Estrada Real.


Turismo de Experiência na Região Sudeste – O que fazer no Brasil
Turismo religioso - Aparecida do Norte, SP


Em Minas Gerais, o que não faltam são possibilidades de experimentar o turismo de vivências, seja na gastronomia, no ecoturismo, e imergir em outras culturas. Gosta de natureza e de fazer uma boa caminhada? Se sim, um passeio pelo Parque Nacional da Serra do Cipó é indicado para você, uma área de proteção de fauna e flora únicas e com 10 cachoeiras geladas de tirar o fôlego. Além disso, que tal curtir o ecoturismo em Cordisburgo, a cidade de Guimarães Rosa? Você pode fazer trilhas leves pelo cerrado, trekking, trilhas de bicicleta cortando córregos e tomar banho nas cachoeiras. E desfrutar de um turismo de aventura radical em meio à sua natureza. fazendo paradas nas fazendas para conhecer e degustar a produção de cachaça, doces, queijos e outros produtos e as tradicionais dos moradores locais.


Turismo de Experiência na Região Sudeste – O que fazer no Brasil
Cachoeira do Gavião - Serra do Cipó, MG


E o que falar das mais diversas manifestações culturais das cidades mineiras? Já pensou participar e desfrutar do Encontro de Folia de Reis e Congadas, bem como das festas religiosas que reúnem um lado “santo” e outro “profano”? Ou conferir a Rota do Café no Sul de Minas, a Rota do Queijo e Azeite em Alagoa, ou a Festa do maior Pé de Moleque do Mundo de Piranguinho? Pois é, nós já provamos essa delícia! 
E por falar em comida...e os festivais de gastronomia que acontecem nas cidades mineiras? Os festivais da Jabuticaba e do Ora Pro Nobis, bem como o Festival Gastronômico de Tiradentes, sem falar da capital mineira, reconhecida como Cidade Criativa da gastronomia pela Unesco. O sabor das iguarias, quitutes, merendas tão típicas da mineiridade, feitas com toda a tradição e amor do povo de Minas. Doces de leite e goiabada, doces de frutas cristalizadas, de pote, e de compota, encontrados em Araxá, Machado, Carmo do Rio Claro. São experiências singulares que você poderá desfrutar.
E, ainda, para, além disso, que tal apreciar os sabores da gastronomia ao longo do maior roteiro turístico do país, a Estrada Real! São quitutes, iguarias e diversos pratos típicos feitos com ingredientes regionais, e encontrados em muitas das cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.


Turismo de Experiência na Região Sudeste – O que fazer no Brasil
Delícias de Minas


No Rio de Janeiro que tal experimentar um dia no Sambódromo ou nos barracões das escolas de samba e curtir essa cultura tão típica e identitária do brasileiro. Passeios em meio à natureza e ecoturismo podem ser desfrutados em Visconde de Mauá e Paraty por exemplo. Sendo ainda que, na própria Paraty, você pode experimentar os banhos nas cachoeiras, passeios de jeep, caiaque, escuna que te levam até as ilhas e algumas praias pra curtir também um mergulho.



Turismo de Experiência na Região Sudeste – O que fazer no Brasil
Samba no Rio de Janeiro, RJ. Foto: Pexels


Já na Região dos Lagos, ainda pensando em experiências na natureza, que tal vivenciar um maravilhoso mergulho em Arraial do Cabo e conhecer o que há lá debaixo. Ou aproveitar, de forma mais segura a emoção de se equilibrar em uma prancha (StandUp Paddle) nas águas tranquilas e geladas de Arraial do Cabo.


Turismo de Experiência na Região Sudeste – O que fazer no Brasil
Mergulho em Arraial do Cabo, RJ



Turismo de Experiência na Região Sul – O que fazer no Brasil


Em Santa Catarina, o turismo de experiência pode ser vivenciado com o acompanhamento da pesca artesanal dentro de uma lagoa ou no mar perto da Ilha. Aliás, você pode também fazer um passeio de barco e realizar a pesca ou fazer um mergulho de experiência no mar e sentir a sensação de estar próximo às criaturas que ali habitam no fundo. Participar da alimentação e banho interativo com as tartarugas na base do Projeto Tamar é outra possibilidade de turismo de experiência que você pode vivenciar. Visitar uma fazenda de criação de ostras bem ali no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, e conhecer todo o processo de produção é outra possibilidade encantadora de turismo de experiência.


Turismo de Experiência na Região Sul – O que fazer no Brasil
Fazenda de criação de ostras - Ribeirão da Ilha, SC


Saindo da capital, que tal experimentar a vida do interior e fazer uma imersão à cultura e passado dos descendentes de alemães em Pomerode, pela Rota do Enxaimel? Sobre essas nossas experiências, veja mais em nossos posts  A Rota do Enxaimel em Pomerode e Vale Europeu - Descubra os Destinos para onde viajar e voltar .



Turismo de Experiência na Região Sul – O que fazer no Brasil


No Rio Grande do Sul dá para fazer uma grande imersão ao tempo de colonização italiana em Gramado, por exemplo. Que tal fazer um turismo rural ou um tour de jardineira pela Linha Bella de Gramado, na Serra Gaúcha e viver um dia na cultura italiana.


Turismo de Experiência na Região Sul – O que fazer no Brasil
Turismo rural - Gramado, RS


Acompanhar um pouco do cotidiano nas pequenas propriedades rurais, cantar a Bella Polenta, e experimentar o sabores dos quitutes e pratos típicos. Além disso, o passeio de trem para Bento Gonçalves é outra possibilidade de turismo de experiência imperdível pela cultura italiana.


Turismo de Experiência na Região Sul – O que fazer no Brasil
Cantina Linha Bella - Gramado - RS


O enoturismo é também um segmento do turismo de experiência muito forte no Rio Grande do Sul, e já o vivenciamos na Vinícola Masotti em Gramado, em Caxias do Sul na Vinícola Cantina Tonet e em Entre Ijuís na Vinícola Fin. Em São Miguel das Missões, além de viver um turismo rural, você pode visitar as aldeias indígenas e ter um contato com as benzedeiras locais.


Turismo de Experiência na Região Sul – O que fazer no Brasil
Turismo religioso - São Miguel das Missões, RS



Turismo de Experiência na Região Centro Oeste – O que fazer no Brasil


O centro-oeste brasileiro é outra região encantadora e cheia de possibilidades de se vivenciar e imergir ao turismo de experiência. Que tal um turismo de experiência e sensações pelo encantador Campo de Girassol em Brasília. Ainda, vivenciar o espetáculo da Procissão do Fogaréu em Goiás Velho. Ou o ecoturismo em Pirenópolis pelo Parque Estadual Serra dos Pirineus e em Bonito, com a possibilidade de experimentar os passeios pelas Grutas Azul e de São Mateus, além de uma flutuação no Aquário Natural ou Rio Sucuri. Confira alguns desses passeios com nosso parceiro e aproveite para garantir seus ingressos sem enfrentar filas.

Ainda sobre o turismo de experiência na Região Centro-Oeste do Brasil, a nossa amiga Angela do blog 6 Viajantes tem dicas incríveis de 10 Destinos para Turismo de Experiência no Centro-Oeste para você conferir!


Turismo de Experiência pelo Brasil e pelo Mundo


Quer mais dicas de Turismo de Experiência pelo Brasil e pelo mundo? Então confira as dicas de nossas amigas blogueiras:
O blog Fora da Zona de Conforto nos dá 5 dicas para se ter viagens autênticas. Mai Viagens fala sobre  Byron Bay: turismo de experiência rural na Austrália. O blog Vamos Viajar pra onde agora compartilha a sua experiência de carnaval ao visitar um barracão de escola de samba. 
O blog Se joga no roteiro nos conta como foi fazer Turismo de Experiência no Peru . E o blog Abcdosviajantes compartilha uma experiência pela fábrica de perfumes da Fragonard.  
  

Até a próxima Expedição em Família!
  1. Que post incrível! super completo mostrando o potencia do nosso Brasil. Obrigada por publicar o Turismo de experiência o que fazer no Brasil. Já coloquei mais lugares na minha lista de desejos e um deles é sem dúvidas a floresta amazônica. Se for num hotel lindo como esse da foto melhor ainda né?

    ResponderExcluir
  2. Adorei todas as suas dicas, pra mim turismo significa uma experiência diferente, então acho que sempre buscamos de certa forma, um turismo de experiência.. Eu adoraria me hospedar na Amazônia, aí está uma viagem que ainda não fizemos. Parabéns pelo post !

    ResponderExcluir
  3. Deyse, que legal esse post!! com ótimas sugestões, eu confesso que fiquei super encantada com o hotel no meio da amazônia, morro de vontade de fazer esse passeio !!!

    ResponderExcluir
  4. O Brasil oferece muitas opções de Turismo de Experiência, tem para todos os gostos e bolsos. Sendo todos eles conscientes, são excelentes opções de viver algo diferente!

    ResponderExcluir
  5. Amei muito o seu post sobre Turismo de experiência e o que fazer nas regiões brasileiras! Já salvei várias ideias para futuras viagens e fiquei super curiosa com a hospedagem naquela casa na árvore!
    Vou deixar aqui minha sugestão de carioca: um jogo de futebol no maracanã em dia de clássico para quem curte esporte!

    ResponderExcluir
  6. Adorei Deyse saber sobre o turiamo brasileiro nas diferentes regiões do Brasil!
    Não tinha ideia que já tinha tido várias experiências como estas... final roteiro do vinho em São Roque, ecoturismo em Visconde de Mauá, entre outros!
    Ótimo post é dicas para experienciar essa modalidade de turismo!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro fazer turismo de experiência. São viagens que nos levam a viver momentos cheios de emoção. Eu amei essa lista abordando o que fazer no Brasil para esses momentos! O nosso país é realmente incrível!

    ResponderExcluir
  8. Deyse, adorei seu post sobre turismo experiência, não sabia desse tanto de coisas para fazermos por aqui. Eu até hoje fiz poucos, mas quero abusar mais desse tipo de turismos quando a pandemia acabar.

    ResponderExcluir
  9. Deyse, que post completo! O Brasil, turisticamente falando, é um mundo de possibilidades. Adoraria fazer todos esses programas. Das regiões que você citou, encabeçam minha lista o Centro-Oeste e o Sul do país. Esse ano estava programada uma viagem a Goiás, para visitar a Chapada dos Veadeiros. Adiada, por enquanto. Espero que o brasileiro aprenda a ver o Brasil com outros olhos, e a reconhecer que somos de fato um lugar de múltiplas experiências.

    ResponderExcluir
  10. É incrivel as muitas possibilidades de turismo de experiencia no Brasil... Quero fazer essa dos vinhos e do Sul em breve!

    ResponderExcluir
  11. Vai ser uma nova etapa e uma nova filosofia na forma de encarar as próximas viagens. Acredito que através do turismo de experiência, especialmente no Brasil, vamos aprender a valorizar cada minuto fora de casa e cada nova oportunidade de prestar mais atenção no que cada lugar tem a nos oferecer.

    ResponderExcluir
  12. O Turismo de Experiência é algo maravilhoso! Já tive momentos divinos neste turismo, algumas das indicações do blog já vivenciei e são imperdíveis! Nas missões jesuíticas, nadar com búfalos em Marajó, passeio na selva amazônica! Quantas informações mega interessantes neste blog! Sensacional o post!

    ResponderExcluir
  13. Eu amo turismo de experiência!! E já tive a oportunidade de conhecer alguns lugares do Brasil citados no post, mas o sonho mesmo para o futuro próximo era a hospedagem num desses hotéis no meio da floresta amazônica. Quem sabe o ano que vem?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo excelente conteúdo, se o turismo de experiência já era uma tendência, após a pandemia, acho que definitivamente ele será, acima de tudo, necessário. Um olhar mais atento e voltado para nossa história, porque somente conhecendo, seremos capaz de cuidar e de preservar nossas raízes.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. normeide neto de carvalho19 de outubro de 2020 às 15:30

    Eu amo turismo de experiência e adorei saber mais sobre turismo de experiência no Brasil. Excelente post. Parabens

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu post sobre turismo de experiência! Somos um país tão plural e com tantas coisas incríveis e totalmente distintas para fazer no nosso vasto país! Está sensacional!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search