01 maio 2020

Visconde de Mauá - Bate Volta a partir de Penedo

Mirante na Serra da Mantiqueira - rumo a Visconde de Mauá

Descubra agora os atrativos de Visconde de Mauá



Visconde de Mauá - Bate Volta a partir de Penedo



Quando estivemos em Penedo/Rio de Janeiro, aproveitamos para fazer um Bate Volta até Visconde de Mauá, distrito do município de Resende/Rio de Janeiro, e não nos arrependemos! Foi um passeio rápido, passamos apenas uma tarde e foi o suficiente para amar o distrito bucólico, encantador e aconchegante. Aproveite e leia aqui sobre as nossas Expedições em Família  por Penedo e os seus atrativos


Como chegar a Visconde de Mauá



Visconde de Mauá está localizado no alto da Serra da Mantiqueira,  a 32,2km de Penedo. A estrada, no geral, é muito boa, contando, apenas, com alguns trechos em estado de conservação considerado razoável, há buracos em alguns trechos antes da subida à Serra. Confira o trajeto detalhado. 




E você pode fazer a locação de carro aqui com nosso parceiro Rentcars, com o melhor valor garantido.


O que fazer em Visconde de Mauá em um Bate Volta

É um destino muito favorável para ir em qualquer época do ano, com família, amigos ou em casal, para ficar muitos dias, um final de semana ou bate volta, como nós! O turismo de natureza é o que mais se destaca na região e há opções de passeio de quadriciclo e cavalgadas.

Aldeia dos Imigrantes - Visconde de Mauá


O que fazer em Visconde de Mauá - Contemplar a natureza em Visconde de Mauá

A natureza da região é exuberante e rica em belas paisagens. Nas linhas anteriores comentamos sobre a situação de alguns trechos da estrada que leva até o distrito. Porém, durante o trajeto já se vê uma paisagem encantadora, bastante bucólica, maravilhosa e deslumbrante, sobretudo quando começa a subir a serra e passar pelos belos mirantes, onde se é possível parar, contemplar a natureza e fazer muitas fotos!
Mirante na Serra - rumo a Visconde de Mauá
Respirar o ar puro da serra, aquele clima fresco a frio, é energizador e tira todo o estres adquirido na agitação diária que vivemos nas capitais!

O que fazer em Visconde de Mauá - Visitar a Igreja de São Sebastião de Visconde de Mauá

Igreja de São Sebastião de Visconde de Mauá
Ela estava fechada quando estivemos por lá, porém deu pra fazer algumas fotos externas.


O que fazer em Visconde de Mauá - Passear pelo centro comercial de Visconde de Mauá


Aldeia dos Imigrantes - Visconde de Mauá/RJ


O Centro comercial de Visconde de Mauá se trata de uma via principal que concentra o comércio local, restaurantes, Casas de Cafés, de Chocolates, agências de passeios, diversas lojinhas de artesanato que vendem especialmente roupas no estilo Hippie, artigos de decoração, aromatizantes, dentre outros.




Ali de destaca a Aldeia dos Imigrantes, um ambiente integrado à natureza que abriga uma série de lojinhas de artesanato, bem como restaurantes, cafés, docerias, lanchonetes.


Aldeia dos Imigrantes - Visconde de Mauá/RJ

Aldeia dos Imigrantes - Visconde de Mauá/RJ


Na Aldeia dos Imigrantes está também  o Centro Cultural Visconde de Mauá, que recebe exposições culturais, que sedia apresentações artístico-culturais.


Centro Cultural Visconde de Mauá


O que fazer em Visconde de Mauá - Fazer compras do artesanato e iguarias em Visconde de Mauá




Como já mencionamos, pela via principal há uma diversidades de lojinhas de artesanato de todo tipo, cheirosas essências relaxantes e iguarias como doces, queijos, café.




O que fazer em Visconde de Mauá - Passeios de Natureza e Ecoturismo em Visconde de Mauá


Passeios pela exuberante natureza de Visconde de Mauá


O que fazer em Visconde de Mauá - Parque Estadual da Pedra Selada


Parque Estadual da Pedra Selada - Visconde de Mauá
Sede do Parque Estadual da Pedra Selada - Visconde de Mauá


Dentro do Parque há 4 opções de passeio e, provavelmente, em um Bate Volta você não conseguirá realizar todos, caso queira aproveitar um pouco do centro comercial. São eles:
- Mirante da Rampa de voo livre – a cerca de 5km da Vila de Visconde de Mauá. Trilha com nível de dificuldade fácil, 10 minutos de caminhada, 450 metros. De lá se avista a Serrinha do Alambari e picos do Parque Nacional do Itatiaia e o Vale do Rio Preto.
- Passeio pelo Poço do Marimbondo – uma trilha de 400 metros (ida e volta), 20 minutos, com grau de dificuldade fácil. Você poderá aproveitar belas quedas d’água, avistar diversas aves e ouros animais.
- Passeio pelo Pico da Pedra Selada – está a 1755 metros acima do nível do mar, de onde se avista paisagens paradisíacas. Trilha de 2400 metros, cerca de 4 horas, com grau de dificuldade considerado moderado.
- Trilha do Bosque do Visconde – trilha de cerca de 500 metros, gastando 30 minutos, aproximadamente. Você poderá avistar diferentes espécies de aves, plantas nativas da Mata Atlântica.
Essa trilha do Bosque do Visconde, que se inicia no centro comercial da Vila, é relativamente nova, ainda pouco explorada.

Bosque do Visconde - Visconde de Mauá
Bosque do Visconde



O que fazer em Visconde de Mauá - Banhos nas cachoeiras de Visconde de Mauá


A maioria dos passeios terminam em cachoeiras e são muitas as que podem ser aproveitadas durante o verão, no período da manhã, já que a região tem as suas chuvas típicas pela tarde e nós comprovamos isso. 



Além disso você pode optar por fazer um incrível passeio  pelo Vale do Alcantilado, situado na divisa de minas Gerais e Rio de Janeiro. Quer saber mais? O blog Entre Mochilas e Malinhas fez um post sensacional indicando tudo sobre o passeio no Vale do Alcantilado - Ecoturismo em Visconde de Mauá.


Onde Comer em Visconde de Mauá

Pela via principal de Visconde de Mauá você encontrará diferentes opções de restaurantes e cafés.


Comércio Visconde de Mauá -Rio de Janeiro

Comércio Visconde de Mauá -Rio de Janeiro


Nós apenas tomamos o nosso tradicional café naquela tarde fria e aconchegante da Serra enquanto caía a típica chuva de verão. O local escolhido foi o Café Mineiro, muito aconchegante, por sinal.


Lanche no Café Mineiro - Visconde de Mauá

Lanche no Café Mineiro - Visconde de Mauá


Onde se hospedar em Visconde de Mauá

Como fizemos um Bate Volta, não nos hospedamos por lá! Porém, vimos diversas pousadas aconchegantes que nos deixou com muita vontade de voltar em viagens futuras e por lá hospedar.
Há pousadas totalmente preparadas para receber famílias e, sobretudo, casais apaixonados. Muitos, inclusive, vão passar a lua de mel na região para aproveitar o clima colhedor. Caso queria ficar por lá, você pode procurar a sua pousada ideal aqui.

Booking.com


E você?! Conhece Visconde de Mauá?! Qual atração imperdível você incluiria em um passeio Bate Volta? Deixe aí nos comentários que incluiremos nesse roteiro!

Até a próxima Expedição em Família!
  1. Que passeio bacana! Estivemos em Visconde de Mauá e lá é realmente uma delícia, um lugar de descanso em família e reduto para casais apaixonados.

    ResponderExcluir
  2. Parece um lugar bem agradável mesmo para fazer um passeio em um final de semana em família. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vale a pena mesmo! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  3. Ahh, adorei as dicas. Morei perto dessa região na minha infância. Tenho muita vontade de voltar com a minha família! Depois que li esse ótimo post, fiquei bem animada. O local continua muito charmoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Angela!! Fico feliz! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  4. Que legal! Não sabia que dava pra fazer Bate Volta! Que legal!! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica, é um lugar que pretendo conhecer com a minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! que bom que gostou! :) Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  6. Já gostei de Visconde de Mauá! Pelo seu post, vi que é uma cidade bucólica e aconchegante. E só a possibilidade de passeios ao ar livre, com trilhas para todos os públicos e banho de cachoeira já deixa o passeio completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola! E você vai mar muito! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  7. Que delicia de passeio! Ja quero fazer um bate volta em Visconde de Mauá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Foi muito bom! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  8. A gente adora essa região e já fomos várias vezes pra Penedo, Visconde de Mauá, Maringá... Meu marido está louco pra fazer a trilha da Pedra Selada (eu ainda não topei porque soube que é bem pesada), não sabíamos que havia outras opções de trilha no mesmo parque. Já temos roteiro para uma próxima vez em Visconde de Mauá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, feliz que tenha gostado das dicas! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  9. Dicas de bate-volta são bem-vindas! Mesmo que a gente não consiga aproveitar todas as atrações vale muito para um agradável dia! E quando ainda é cheio de história e pode terminar com um bom banho de cachoeira, woow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tamara! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  10. Agora bateu uma enorme saudade. Visitei Visconde de Mauá algumas vezes e já acampamos e ficamos em pousadas. Uma delícia percorrer trilhas e tomar banho de cachoeira embora com água gelada. Muito bom rever a cidade através de seu post. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou querida Lilian! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  11. Muito interessante esse post. Fui à Penedo RJ em um bate e volta, mas não sabia que Visconde de Mauá era tão próximo e nem sabia que tinha tantos atrativos. Vou me organizar para que na próxima ida á região eu passe nessa cidade também. Ótimos detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem? Sim e vale bem a pena! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  12. Que delícia... tudo explicadinho... muito bom o blog de vocês. parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Esse post está maravilhoso, esse bate e volta é perfeito mesmo e imperdível. Parabéns pelas dicas, são ótimas.

    ResponderExcluir
  14. Quanta coisa legal que dá para fazer em um bate e volta! eu adorei as suas dicas Deyse. Obrigada por compartilhar, abs

    ResponderExcluir
  15. Visconde de Mauá é um lugar encantador. Já fui várias vezes e sua postagem me deixou com vontade de ir novamente.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conheço Visconde de Mauá e adorei suas dicas pra um bate e volta! Muito obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search