24 abril 2020

Top 10 cidades da Estrada Real

Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Caeté, Estrada Real

Se você abriu esse post esperando encontrar as tradicionais cidades mais conhecidas de Minas Gerais e da Estrada Real, enganou-se!


Top 10 cidades da Estrada Real



Nosso #TOP10 traz as cidades incríveis que encontramos durante as nossas Expedições em Família pela Estrada Real e que são pouco conhecidas ou até desconhecidas, surpreendendo e muito aos viajantes que já percorreram a Estrada Real. 
Sobre essas cidades e locais bastante conhecidos você pode ler em nossos posts, basta acessá-los aqui  no blog. Você encontrará muitas informações sobre cada cidade, seu histórico, O que fazer, Onde comer e Onde dormir.
Nosso #TOP10 é fruto de nosso Projeto que buscou (e ainda busca), desbravar essa estrada e, entre outros, garimpar também localidades pouco conhecidas, conhecer as suas riquezas, histórias e culturas.

Borá lá conhecer, então?!

1. Cidade de Caeté da Estrada Real


centro histórico Caeté - Estrada Real
Vista parcial para o centro histórico de Caeté


Caeté está localizado a 53 km da capital mineira. É uma cidade tranquila, com um pequeno centro histórico preservado. O município tem as suas origens ligadas à corrida do ouro, encontrado nessas paragens no limiar do século XVII. Suas terras também foram palco da famosa Guerra dos Emboadas lá pelos idos de 1708. De interesse turístico destacam-se a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso com seu belo interior adornado em estilo que remete ao rococó. A Cavalhada e Festa de Nossa Senhora de Nazaré é um grande destaque na cidade que ocorre no distrito de Morro Vermelho, com mais de 300 anos de realização. Foi uma das festas populares mais encantadoras que já assistimos. Mas o maior destaque da cidade é o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em destaque na foto de capa deste texto, que resguarda a imagem da Padroeira de Minas Gerais. É nessa Serra que  está origem da Lenda do Sabarabuçu. Seu passaporte pode ser carimbado no próprio Santuário. O município se encontra no Caminho do Sabarabuçu da Estrada Real.

2. Cidade de Sabará da Estrada Real


Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Sabará. Estrada Real
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Sabará.


Sabará está situado a menos de 14km do centro da capital mineira. A bandeira de Fernão Dias adentrou a essas terras pelos idos de 1647. E já a partir de 1700 o Arraial detinha grande relevância, tornando-se o centro comercial diretamente ligado à Estrada Real. Possui um centro histórico bem preservado e com muitas belas igrejas em estilos que remetem do barroco ao rococó, além do Museu do Ouro e Parque Natural Chácara do Lessa. Também se encontram preservados o casario levantado no período da colonização, bem como alguns exemplares que remetem às décadas de 1930 e 1940. O artesanato local também merece destaque, bem como os deliciosos Festivais da Jabuticaba e do Ora Pro Nobis. Os restaurantes com a culinária mineira e típica da cidade também merecem a sua atenção. Você pode carimbar o seu passaporte no Museu do Ouro, enquanto faz uma visita. A cidade se encontra no Caminho do Sabarabuçu da Estrada Real. Veja mais dicas de passeio nessa charmosa cidade.

3. Cidade de Lagoa Dourada da Estrada Real


Rocamboles de Lagoa Dourada - Estrada Real
Rocamboles de Lagoa Dourada - Estrada Real


A cidade se encontra a 152km de Belo Horizonte e é considerada a  terra do rocambole e do jumento Pêga. A localidade teve seu processo de formação diretamente associado à exploração aurífera, a partir da descoberta de ouro em uma lagoa pelos idos do século XVII e daí advém a toponímia. Seu passaporte pode ser carimbado no Legítimo Rocambole, enquanto você aprecia os deliciosos rocamboles tão típicos da cidade. Para além dos doces, você pode aproveitar e conhecer a Matriz de Santo Antônio, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e aproveitar o turismo rural, um ponto alto de Lagoa Dourada. Além de estar na rota do Caminho Velho, o município faz parte também do Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes. Leia o nosso post com informações mais detalhadas de Lagoa Dourada no nosso blog, sobre Onde comer, dormir e passear.


4. Cidade de Resende Costa da Estrada Real


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, Resende Costa, Estrada Real
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, Resende Costa


Resende Costa está localizado a 182km da capital mineira. O município não é ponto de carimbo do passaporte, mas os relatos de seu passado estão inseridos no contexto da Estrada Real. Foi um núcleo que surgiu para servir de local de pouso de viajantes e tropeiros e abastecimento alimentar para quem percorria a Estrada Real. É terra de dois inconfidentes e já pertenceu a Lagoa Dourada e a Tiradentes no século XIX. Por lá se destacam o artesanato de tecido feito no tear, uma linda prática que foi sendo transmitida de geração a geração desde o período do Brasil Império e hoje os produtos são vendidos para diversas cidades turísticas brasileiras. Além do passeio para admiração do casario antigo e compras nas lojinhas, de onde se podem ver diferentes gerações tecendo no tear, outros atrativos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, a vista partir do Mirante das Lajes, e as festas populares como Folia de Reis e Carnaval. Resende Costa está no Caminho Velho da Estrada Real e também no Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes.

5. Cidade de Prados da Estrada Real


Bichinho, Prados, Estrada Real
Bichinho, Prados

Situado a 185,2 km de Belo Horizonte, Prados é um município bem pacato, porém, é conhecido pelo seu agitado Carnaval através dos blocos UCA e Gato Preto. A cidade se destaca ainda pelo seu encantador artesanato em ferro e madeira, que pode ser encontrado em diversos locais turísticos do país. Ele tem um distrito, o Bichinho, muito charmoso que também se destaca pelo artesanato e pela deliciosa gastronomia mineira. Prados é cidade natal de personagens que se envolveram na Inconfidência Mineira e por isso mesmo também está inserida no Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes. Leia mais sobre essa charmosa cidade no nosso blog.

6. Cidade de Pouso Alto da Estrada Real 


Vista para a Igreja Matriz de Pouso Alto - Estrada Real
Vista para a Igreja Matriz de Pouso Alto


Situado na Serra da Mantiqueira, a 383 km da capital mineira, além de estar incluído no roteiro do Caminho Velho da Estrada Real, e no Circuito Religioso da Estrada Real, Pouso Alto também faz parte do circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira. Sua toponímia advém do fato de ter sido pouso de algumas personalidades históricas como Princesa Isabel e Dom Pedro II. A cidade é extremamente agradável e convidativa para o viajante que busca tranquilidade em meio à natureza, se banhar nas muitas cachoeiras, e respirar ar puro da serra, com clima agradável de altitude média de 1200 metros, admirar as paisagens, o casario antigo, além da bela Igreja Matriz. Há também trilhas até o Pico do Rachado que pertence à área do Parque Estadual do Papagaio. No nosso blog você encontra mais informações sobre essa cidade, sobre o que fazer, onde se hospedar e comer.

7. Cidade de Coronel Xavier Chaves da Estrada Real


Igreja de NS Rosário - Coronel Xavier Chaves
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Coronel Xavier Chaves


Situado a 182km de Belo Horizonte, o município de Coronel Xavier Chaves faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e do Circuito Trilha dos Inconfidentes. É uma cidadezinha onde o turismo potencial ainda se encontra emergente, porém, a visita ao local, com as suas belezas naturais e exemplares da arquitetura antiga chamam à atenção para um passeio no qual se pode apreciar as belas paisagens e respirar um ar mais puro. Entre os atrativos destacamos a bela Igreja de Nossa Senhora do Rosário, toda em pedra; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Engenho Boa Vista, a Trilha do Carteiro, a Árvore de Jequitibá, o artesanato em pedras e as esculturas, artesanato em tecidos bordados, pinturas em tela à óleo, e a arte em ferro.


8. Cidade de Cunha da Estrada Real 


Casa do artesão, Cunha, Estrada Real
Casa do Artesão, Cunha

Cunha é a cidade paulistana mais próxima de Paraty, dentro do Caminho Velho da Estrada Real, distando de lá apenas 46,2km e dá para fazer aquele famoso Bate e Volta, fácil fácil! O trecho entre Cunha e Paraty é um dos mais lindos que vimos durante as nossas Expedições em Família pela Estrada Real, e é inegável que a paisagem seja belíssima! Aliás, de belas vistas Cunha está repleta e você pode vê-las a partir dos atrativos tais como o Contemplário, Lavandário, Empório Serrano. Você pode carimbar seu passaporte no Cunhatur, no centro da cidade, e aproveitar para conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Museu Municipal Francisco Veloso, Casa do Artesão. E mais, há muitas atrações voltadas para o turismo de natureza como no Parque Estadual da Serra do Mar, Pedra da Macela, os passeios em cachoeiras. No nosso blog você encontra mais informações sobre essa cidade, sobre o que fazer, onde dormir e comer.


9. Cidade de Guaratinguetá da Estrada Real 


Casa de Frei Galvão - Guaratinguetá, Estrada Real
Casa de Frei Galvão - Guaratinguetá


Essa é uma cidade que talvez você jamais imaginasse estar na Estrada Real. Está localizada a 96,5km de Paraty, no Caminho Velho. Mas ela serviu de pouso para muitos desbravadores e autoridades nos tempos coloniais durante a corrida do ouro entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A fundação de Guaratinguetá se deu em meados do século XVII. Quase um século depois, os relatos históricos nos informam que o local foi palco de um grande milagre. Pescadores encontraram nas águas do Rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora, exatamente onde hoje é Aparecida do Norte, que posteriormente se tornou município. Em meados do século XVIII nasceu Frei Galvão, que foi transformado em santo no final do século XX. A cidade vive um intenso turismo religioso, o Roteiro do Caminho Religioso da Estrada Real, devido aos inúmeros atrativos religiosos que possui, porém há outros atrativos que merecem ser conhecidos. Destacamos a Casa e o Museu Frei Galvão, a Catedral de Santo Antônio, o Museu Conselheiro Rodrigues Alves, o Mercado Municipal, o Parque Ecológico Anthero dos Santos. Você pode carimbar seu passaporte no Kafé Hotel. No nosso blog você encontra mais informações sobre essa cidade.


10. Cidade de Aparecida do Norte da Estrada Real 


Santuário de Aparecida - Aparecida do Norte, Estrada Real
Santuário de Aparecida - Aparecida do Norte


Esse é outro município que talvez você jamais imaginasse que estivesse na Estrada Real, né? Lá também não é ponto de carimbo do passaporte, mas os relatos de seu passado estão inseridos no contexto da Estrada Real. Aparecida do Norte fica no Caminho Velho e também no Roteiro do Caminho Religioso da Estrada Real, a 98,8km de Paraty. Conforme mencionamos antes, o local onde hoje é a cidade, fazia parte de Guaratinguetá. A localidade surgiu de um milagre atribuído à imagem feita de terracota de Nossa Senhora da Conceição, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul. O turismo na cidade gira em torno do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e de todos os muitos atrativos que ele oferece. E não se engane, são realmente muitos atrativos voltados para um turismo religioso, histórico e cultural. Além do passeio a pé pelo Santuário, dá para fazer a visita à imensa Catedral, à imagem de Nossa Senhora Aparecida, Museu de Cera, passeio de Bondinhos aéreo com vistas incríveis, mirantes, visita à Catedral antiga, passeio de trenzinho, pedalinho e de Balsa pelo Rio Paraíba do Sul. Em nosso  blog você encontra mais informações sobre essa cidade.


E então, ficou surpreso com alguma dessas cidades? Quais delas você já conhece? Quais delas você sabia que se incluía na maior rota turística brasileira, a Estrada Real? 
Deixe suas impressões aí nos comentários!

Clique no ícone para salvar esse e outros Pins

Conheça as cidades da Estrada Real que você nem imagina estar nessa rota.



Esse foi o nosso Top 10  cidades da Estrada Real que você precisa conhecer após a pandemia. Agora, confira as demais Top 10 dicas relacionadas a Viagens que nossos amigos blogueiros sugerem.

Destinos por onde andei... - Top 10 países incríveis para recordar!
Experiência Barbara - Minhas TOP 10 experiências bárbaras! 
Vamos Por Aí - 10 Melhores cidades para viajar para Europa no inverno
Uma Viagem Diferente - 10 Lugares Para Ver São Paulo do Alto
6 Viajantes - Top 10 atrações imperdíveis da Disney em Xangai
Viajante Móvel - Séries de Viagem no Netflix-Top 10 para maratona 
Across The Universe - 10 atrações para curtir em Brasília com crianças
Let's Fly Away - O que fazer em Petrópolis - top 10 imperdível para o seu roteiro 
Pelo Mundo com Manu - Top 10 Destinos Capixabas Incríveis 
Além da Curva - Top 10 capitais brasileiras para visitar quando a pandemia acabar
Mystras - Top 10 pelo mundo
Entre Mochilas e Malinhas - Top 10 lugares para curtir a natureza com as crianças 
MEL a Mil Pelo Mundo  - Dicas de restaurantes em Madrid - 10 lugares imperdíveis 
Me Leva Viajar - Top 10 filmes sobre viagens na Netflix!
Dani Turismo - Top 10 destinos incríveis
Chicas Lokas na Estrada - 10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Até a próxima Expedição em Família!
  1. Que iniciativa legal. Realmente não conhecia a maioria dessas cidades. E que rocambole sonho é esse? ahahah...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Polliana! Obrigada! Tem sido muito especial conhecer mais profundamente essa estrada! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  2. Quantas cidades maravilhosas que ainda preciso conhecer! Dá para acreditar que não conheço nenhuma?! Já estão na lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Verdade, são incríveis e com riquezas ímpares e acredito sim que não conheça nenhuma. O objetivo do nosso projeto é justamente mostrar o que a maioria não conhece! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  3. Recentemente voltei a morar em Minas pela segunda vez. Sou apaixonada por esse estado, sua comida e suas cidades históricas.Adorei seu post pq não conheço ainda algumas dessas e já vou colocá-las na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pela rota das Cidades da Estrada Real, preciso explorar mais! Já conheci Cunha e Aparecida do Norte, mas tem muito o que ver ainda. Adorei sua lista.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro - morri afogada imediatamente ao ver a foto do rocambole. Meo deos, o melhor que já comi na vida. Trouxe para amigos e todo mundo surtou!
    Segundo - A estrada Cunha Paraty foi a coisa mais louca que já fizemos, cada curva era um deslizamento. Nossa, foi tenso!!

    ResponderExcluir
  6. Acredita que meu sonho sempre foi fazer a rota da Estrada Real. Saí do Brasil antes disso, mas não desisti. Adorei as dicas!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente me surpreendi lendo esse post. Não citaria algumas dessas cidade como parte de algum caminho da Estrada Real. Adorei esse post porque agora vou apreciar essas cidades com outros olhos. Viajar pelas cidades de Minas me encanta. Conheço já algumas desse top 10 e já fiquei com vontade de conhecer as outras.

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana essa lista, so conheço Aparecida do Norte e Cunha, fiquei com vontade de conhecer várias outras dessas cidades.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia do post de fazer um top 10 de cidades da Estrada Real menos conhecidas, saindo do lugar comum das badaladas cidades mineiras. O nosso Brasil é encantador. Quantos lugares legais temos para visitar!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Deyse, vi meu marido contando das suas aventuras de bicicleta na Estrada Real lendo esse post com essa lista de cidades rsrsrs Nunca vou esquecer dele me contando da cidade do rocambole - e eu amo rocambole, estava grávida na época e fiquei com desejo louco de comer rocambole!!

    ResponderExcluir
  11. A rota da estrada Real é hipnotizante! Eu ainda não conheço as cidades que mencionou, mas já estou super curiosa. Quando vou a MG, acabo visitando as mais conhecidas, que também são lindas. Você pegou o carimbo nas cidades?

    ResponderExcluir
  12. Com certeza, Top 10 cidades mineiras apaixonantes, Deyse. Que seleção caprichada e interessante, só conheço Aparecida, Caeté, Sabará e Lagoa Dourada, acredita?
    Claro que paramos para comprar o legítimo rocambole tão famoso em Lagoa Dourada, deu água na boca aqui.
    Grande beijo e parabéns pelas suas dicas, Minas tem tanto a oferecer!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a seleção! Tenho muita vontade de um dia percorrer esse caminho - e confesso que estou esperando Manu crescer um pouco mais, para explicar direitinho a ela a importância da rota, rotina dos trabalhadores e por aí vai! E que surpresa ver Aparecida na lista!!!

    ResponderExcluir
  14. Super interessante, achei mesmo que encontraria aqui o rol das cidades super famosas e conhecidas da rota, mas o blog traz o inusitado: as cidades incríveis garimpadas pela expedições em família pela estrada real que a gente pouco sabe (algumas até da existência)!! Muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Sou louca pra conhecer Cunha! O dia que vi as fotos do lavandario virou sonho de consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia! Foi especial conhecer o lavandário e o contemplário, a vista que tem das 2 atrações é imperdível! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  16. Que banaca! =)
    Adorei as fotos! Estão incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana querida! Feliz que tenha gostado! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  17. Sempre ouvi falar sobre o Caminho da estrada real mas com os seus posts passei a ter vontade de percorrê-lo também. Para sentir que fizemos esse roteiro é indicado começar por qual cidade e qual o mínimo de cidades que devemos visitar ? Estive recentemente em Paraty e fui a Cunha, posso dizer que fiz um trecho da estrada real, certo ? Já tinha combinado com meu marido que na próxima viagem a Tiradentes queria visitar Resende Costa.Quero muito ir a Sabará pois fica bem perto de BH. De todas as cidades do post me apaixonei por Coronel Xavier Chaves. beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian querida! Sei que você vai amar cada cantinho da Estrada Real! Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Excluir
  18. Demais! Quero muito percorrer este caminho! Há tempos tenho esta vontade! Hoje, com seu post, esta vontade só aumentou! Show!

    ResponderExcluir
  19. Só conheço Caeté e Sabará da sua lista. E elas são cidades lindas.Fiquei com muita vontade de conhecer as outras. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  20. Sou louca pra fazer a Estrada Real e conhecer todas essas cidades maravilhosas. Amei demais o post!

    ResponderExcluir
  21. Essa rota é MUITO legal! Deixa essa pandemia sumir que convenço meu marido a fazer uma roadtrip em MG.

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu top 10 das cidades da estrada real, vai me ajudar muito na trip quero fazer ainda esse ano, por essas cidades.

    ResponderExcluir
  23. Que maravilha esse post com as cidades da Estrada Real. Fiquei com mais vontade ainda de fazer essa rota. Só conheço Sabará e Cunha. Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  24. É muito difícil percorrer este caminho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não difícil não, mas é preciso planejamento para otimizar o tempo e o que conhecer nas cidades visitadas. Aqui no Blog, na categoria Estrada Real, temos vários posts com dicas de como percorremos este caminho, onde comer, onde se hospedar, o que conhecer e ainda, onde pegar os carimbos da Estrada Real e como fazer o passaporte! Acesse os posts e confira todas as dicas! Agradecemos a sua visita!

      Excluir
  25. Dessas cidades, eu só conheço Aparecida do Norte, mas dá para perceber que cada uma delas tem uma história a ser conhecida e uma beleza a ser explorada. Muito legal e uma sugestão maravilhosa para quem quer conhecer o Brasil a fundo.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search