21 fevereiro 2022

Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer



Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Conheça agora os Patrimônios da Humanidade brasileiros tombados pela Unesco que amamos conhecer!


Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer

Por aqui somos apaixonados por turismo cultural e patrimônios. E tudo o que diz respeito à história, cultura, natureza buscamos sempre privilegiar em uma viagem!

O Brasil é tomado por diversos patrimônios, sejam materiais e imateriais tombados em nível nacional, estadual e municipal. E já tivemos o privilégio de conhecer alguns deles!

Conheça agora os Patrimônios da Humanidade brasileiros tombados pela Unesco que amamos conhecer!



Sul - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Ruínas de São Miguel das Missões (RS)  - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


As Ruínas de São Miguel Arcanjo são uma verdadeira joia da arquitetura, da história de um povo lutador e testemunha de um tempo sanguinário.
Esse lindo atrativo turístico, resquício dos trabalhos das Missões Jesuíticas Guaranis na América do Sul, se encontra na cidade de São Miguel das Missões, e foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983.


Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer





O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no Paraná, em Foz do Iguaçu. Ali se encontram as famosas cataratas do Iguaçu, um deslumbrante cenário da natureza.
O Parque Nacional do Iguaçu, que foi inaugurado no final da década de 1930, possui o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. Segundo o Instituto Chico Mendes, ele salvaguarda uma preciosa biodiversidade que é composta por espécies representativas da fauna e flora brasileiras. Algumas, inclusive, estão ameaçadas de extinção como peroba-rosa e as belíssimas araucárias. Já na fauna, estão presentes o jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo e onça-pintada. Além desses animais, há diversas outras espécies que encontramos pelo caminho.

Conheça outros atrativos situado no Paraná e otimize a sua viagem montando um roteiro bacana com nossas dicas!




 Nordeste - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Centro Histórico de Olinda - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer



Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Olinda é uma cidadezinha que me encantou. Ela foi tombado em 1968 pelo IPHAN e foi reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco no mesmo ano. Me hospedei em Recife, acordei cedo e tomei um ônibus urbano para lá. Olinda fica cerca de 30 minutos de recife e é muito fácil chegar lá, andar por lá! Foi o que fiz e amei.
Como já estou acostumando ao subir de descer as ladeiras de Belo Horizonte e Ouro Preto, não tive dificuldade nenhuma em subir e descer algumas das ladeiras de Olinda e me encantar com o casario, com os templos históricos e com a vista maravilhosa que se tem lá do alto!
Destaca-se na cidade o seu conjunto arquitetônico, edificado a partir do século XVI, com diferentes estilos decorativos, o Mosteiro de São Bento de Olinda,  a Catedral da Sé, e a sua paisagem maravilhosa e exuberante. 

Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Rio de Janeiro - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Paisagem do Rio de Janeiro - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer





Ah! O Rio de Janeiro continua lindo! Eita paisagem maravilhosa tem a cidade maravilhosa! E é justamente a paisagem dessa Cidade Maravilhosa que foi reconhecida como Patrimônio Mundial no ano de 2012, sendo a primeira área urbana do mundo listada pela Unesco.
A junção do mar, montanhas, da vegetação de resquícios de mata atlântica e o céu maravilhoso que produz as particularidades presentes no Rio de Janeiro.


Paraty e Ilha Grande - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Paraty e Ilha Grande se encontram no litoral do estado Rio de Janeiro e constituem em dois destinos turísticos paradisíacos.
Eles foram reconhecidos como patrimônio misto do Brasil, tanto por seu valor cultural e como, concomitantemente. Em cerca de  149 mil hectares, este sítio misto abrange o Centro Histórico de Paraty, o Morro da Vila Velha, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçau, além da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul.
Saiba mais sobre os atrativos de Paraty!


Minas Gerais - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Santuário do Bom Jesus de Matosinhos  - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


O Santuário de Bom Jesus de Matozinhos está situado em Congonhas, a 79,3 km da capital mineira, via BR-356 e BR-040. Ele se constitui em um grande museu a céu aberto, e teve início de construção no século XVIII. Nesse patrimônio da humanidade se fazem presentes verdadeiras joias, obras de Aleijadinho.
A origem da cidade está ligada à busca e exploração de metais preciosos em Minas no início do século XVIII e ela integra a rota da Estrada Real. Congonhas recebeu o título de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 1985.
A cidade possui outros atrativos que valem a visita. 
Confira tudo no nosso post Congonhas – Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Cidade Histórica de Ouro Preto - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Ouro Preto está situada a 97,6km da capital mineira, pela BR-356. A antiga Vila Rica, que foi capital da Capitania de Minas em 1720, guarda histórias de projeção internacional. Tombada pelo IPHAN em 1938, ela foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 1980. 
São vários os atrativos que o centro histórico de Ouro Preto oferece. No blog há muitos posts sobre eles aqui no blog. O subir e descer as ladeiras desse Museu a Céu aberto é uma imersão ao século XVIII. Entre as dicas de passeio destacamos o Museu da Inconfidência, Mina do Chico Rei, uma visita às belas Igrejas e aos mirantes, a Feira de artesanato em Pedra Sabão no Largo do Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis.
Confira todas as opções em:


Centro Histórico de Diamantina (MG) - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer

Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer

O centro histórico de Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999. Esse título adveio pelo reconhecimento de sua grande relevância histórica e beleza de seu traçado urbano e arquitetônico, plenamente emoldurada na encosta da Serra dos Cristais.
A cidade ainda se destaca pelas personalidades reveladas, entre elas Chica da Silva e o ex presidente Juscelino Kubitschek. A cidade conta com muitos outros atrativos, entre eles se destacam o museus e casas de cultura: Museu Casa Juscelino Kubitschek, Museu do Diamante, Casa Chica da Silva.
Os templos como a Catedral Metropolitana de Diamantina, Igreja de São Francisco de de Assis,  Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a Igreja da Luz e a Basílica Sagrado Coração de Jesus. 
Além de Casa do Muxarabi, Casa da Glória (passadiço, cartão postal da cidade), Mercado Velho, Parque do Biribiri, Caminho dos Escravos,  mirante do Cruzeiro. 


Conjunto Arquitetônico da Pampulha - Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer


Patrimônios da Humanidade no Brasil que amamos conhecer

O Conjunto Moderno da Pampulha foi desenhado por Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari na década de 1940. 
O Conjunto da Pampulha é composto pelas edificações e pelos jardins da Igreja São Francisco de Assis, pelo Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, pelo Iate Tênis Clube, pelo espelho d’água e pela orla da Lagoa
O Conjunto Moderno da Pampulha recebeu o título de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 2016.
Descubra mais detalhes dos atrativos deste Conjunto Turístico Lagoa da Pampulha


Para completar a nossa listinha, veja os demais patrimônios a serem visitados:

Cais do Valongo (RJ)
Sítio Roberto Burle Marx (RJ) - Confira as dicas do blog Por Aí com os Pires o sítio
Mata Atlântica (PR e SP)
Costa do Descobrimento (BA e ES)
Centro Histórico de Goiás (GO)
Áreas de Conservação do Cerrado (GO)
Brasília (DF)
Área de Conservação do Pantanal (MT e MS)
Centro Histórico de Salvador (BA)
Ilhas Atlânticas Brasileiras (PE)
Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
Centro Histórico de São Luís (MA)
Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)


Até a próxima Expedição em Família!
  1. Deyse, que bacana conhecer alguns dos patrimônios da humanidade no nosso Brasil. Eu vou para Ilha Grande em breve e só me vinha na cabeça curtir as praias, mas show de bola saber que tem muita história por lá também

    ResponderExcluir
  2. Ai cada lugar lindo para conhecer! De todos que voce listou praticamente so nao conheço essas históricas de minas! quero fazer essa viagem em breve!

    ResponderExcluir
  3. Que lugares incríveis. Realmente o Brasil tem locais tão lindos e tão importantes para a Humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Amei saber mais sobre esses patrimônios da humanidade aqui no Brasil! É bom demais viajar e conhecer lugares lindos e com a história tão incrível

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post sobre os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas feliz ainda porque já tive o prazer de conhecer alguns deles. espero em breve conhecer os outros que você listou aqui. Parabéns pelo conteúdo do seu blog!

    ResponderExcluir

  6. Adorei saber quais Patrimônios da Humanidade no Brasil vcs amaram conhecer. Conheci quase todos desta lista tb. Os de Minas são maravilhosos!

    ResponderExcluir
  7. Que linda e encantadora essa lista de patrimônios da humanidade do nosso Brasil que é "tão rico". Alguns conhecemos, outros estão na nossa lista e outros desconhecíamos.

    ResponderExcluir
  8. Que seleção incrível de patrimônios da humanidade no nosso Brasil! Conhecê-los já vale uma viagem!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, é um privilégio conhecer os Patrimônios da Humanidade no Brasil e o nosso país é pródigo em belezas naturais e patrimônios históricos, que todo brasileiro precisa conhecer para se orgulhar.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search