27 novembro 2020

Belo Horizonte - conheça os atrativos imperdíveis

Vista da cidade, no pôr do sol, a partir do mirante do Mangabeiras

Conheça os mais incríveis e imperdíveis atrativos turísticos de Belo Horizonte!




Quem se lembra daquele trecho da música interpretada por César Menotti e Fabiano? "É aqui que eu amo; É aqui que eu quero ficar; Pois não há, Lugar melhor que BH ". Bem, embora haja controvérsias, uma coisa é inegável, Belo Horizonte é uma cidade muito linda sim, e não é à toa que tem o nome de Belo Horizonte! Veja só a vista maravilhosa da primeira foto!


Viaduto do Santa Tereza com as Serpentes, obra artística de Jaider Esbell, durante o festival de artes CURA


A capital mineira é repleta de atrativos e engana-se muito quem acredita que não! Vamos aqui tentar separar, de maneira resumida, os atrativos que você pode curtir em Belo Horizonte! Ah! E para saber mais de cada ponto aqui levantado, clique nas palavras com traçados laranja.



Centro e arredores - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte



Mirante para a Arte Urbana e o edifício da antiga Estação Ferroviária de Belo Horizonte



Uma caminhada lenta e com olhares atentos aos detalhes de nossa cidade é um bom passeio. Você poderá conhecer detalhes que passam despercebidos pelo próprio belo-horizontino. Durante essa caminhada se vê arte urbana, monumentos como o obelisco da Praça Sete, além de belas edificações e palacetes com arquitetura da virada do século XIX para o XX, com estilo arquitetônico eclético, mesclando traços do barroco, clássico, renascentista dentre outros. 



Locomotiva do limiar do século XX, no Casarão sede da RFFSA. Rua Sapucaí, 383, Bairro Floresta.


Se vê, ainda, imponentes templos religiosos históricos como a Igreja de São José, Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, Igreja de Lourdes, são apenas algumas das atrações que poderá conhecer. Confira tudo em nosso post as mais belas Igrejas e Catedrais de Belo Horizonte e se encante!
Vale também a visita aos bairros antigos como o Santa Tereza, Floresta, Savassi. Aos domingos, acontece na Avenida Afonso Pena a famosa Feira Hippie, onde é possível conhecer o artesanato mineiro e saborear algumas iguarias e quitutes.


Praças - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte


Praça Marechal Floriano Peixoto 


Belo Horizonte possui muitas Praças, bem arborizadas, ajardinadas, com uma boa infraestrutura para receber as pessoas. muitas tem parquinhos infantis, academia da cidade e, aos finais de semana, feriados há brinquedos infláveis para o lazer pago., além de apresentações artísticas gratuitas. Um ótimo lugar para passear, passar tempo e fazer piquenique. Muitas dessas praças guardam histórias do início e desenvolvimento da capital mineira. Entre elas estão a Praça da Liberdade, a Praça Marechal Floriano Peixoto e a Praça do Papa.



Museus - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte


Museu de Artes e Ofícios, antiga Estação Ferroviária de Belo Horizonte 


Um atrativo que Belo Horizonte exibe com elegância e aos montes aos turistas é Museu. São muitos os museus, espaços museais e centros culturais que existem na capital mineira. Em Belo Horizonte tem museus para adultos, museus para crianças, museus para todo gosto e pessoa. Saiba tudo sobre a gradual reabertura dos museus de Belo Horizonte.


Museu de Arte da Pampulha



Parques de Natureza  - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte



Parque Municipal Américo Renné Giannetti


Você sabia que a capital mineira possui mais de 70 parques de natureza? Pois é, os Parques de Natureza de Belo Horizonte  são lugares lindos e amplos, onde é possível desfrutar de passeios em família, com crianças, e ao ar livre, em contato direto com a fauna e a flora, em plena cidade grande. 


Parque das Mangabeiras

Fazer trilhas, fazer piquenique, conhecer a fauna e a flora presente em nossa cidade é um grande atrativo que você pode desfrutar quando estiver na capital. Aproveite e confira nosso post com informações sobre as medidas de segurança e as orientações para a visitação. Clique no traçado laranja.


Vista do pôr do sol, para a cidade, a partir do Mirante do Mangabeiras


Aliás, são nestes belos espaços ao ar livre e em meio à natureza que você também pode ver as mais lindas vistas de Belo Horizonte e região, como a partir do Mirante do Mangabeiras, vizinho ao Parque das Mangabeiras.



Parque Guanabara - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte


Pôr do sol com vista para o Parque Guanabara na Pampulha


Belo Horizonte guarda uma relíquia em forma de diversão e todo colorido. O Parque Guanabara chegou à capital na década de 1960 e, desde então, tem feito parte da vida, história e memória de todo belo-horizontino. Trata-se de um parque divertido com os tradicionais brinquedos e diferentes atrativos bem divertidos e coloridos. 



Destacam-se o Trem fantasma, o Carro Bate bate, o Carrossel, e, destacando ainda mais no cenário da região da Lagoa da Pampulha, a Roda Gigante, plena e iluminada com luzes coloridas. Tem atração para todas as idades.

Endereço: Avenida Doutor Otacílio Negrão de Lima, 3.333. Orla da Lagoa da Pampulha.



Circuito Cultural da Praça da Liberdade - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte



O Circuito Cultural da Praça da Liberdade constitui em diferentes equipamentos culturais, sendo a maioria, edificações datadas do início do processo de formação da capital. A maioria desses lindos Palácios abrigam exposições históricas, culturais e artísticas, e ficam locados em volta da belíssima Praça da Liberdade.



Outros equipamentos culturais que integram o circuito estão locados na região. No entorno imediato da Praça, há também outras edificações, incluindo o edifício projetado por Oscar Niemeyer. Aproveite e conheça como é a Praça da Liberdade durante o Natal.



Circuito Turístico Lagoa da Pampulha - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte



O Circuito Turístico Lagoa da Pampulha engloba diversos equipamentos turísticos e especiais que remetem sempre a uma parte da história da capital. Você terá a oportunidade de passear por um lindo cenário ao ar livre, em meio a uma paisagem maravilhosa.



E visitar edifícios que marcaram o desenvolvimento da capital a partir de figuras como Oscar Niemeyer e o ex presidente Juscelino Kubitschek. Quando estiver fazendo este Circuito, aproveite e visite o Mineirão, a sua Esplanada, o Museu do Futebol e a Casa de Juscelino Kubitschek.




Onde comer em Belo Horizonte - conheça os atrativos imperdíveis



Restaurante Caipira Xique


Essa é uma pergunta que existe mil e uma respostas. Porque, o que comer e onde comer em Belo Horizonte, é "trem" demais!

A Comida di Buteco é uma excelente opção para o seu almoço ou jantar. O Mercado Central é também outro local onde você poderá desfrutar de nossas iguarias e quitutes bem mineiros. Agora há também outras opões de comida mineira, algumas feitas no fogão à lenha, e servidas por restaurantes bem bacanas, de uma rusticidade mineira bem fina. 

Então indicamos restaurantes como Xico da Carne do bairro Cidade Nova, Caipira Xique, Clube do Churrasqueiro, Xapuri, Palladino. Indicamos também o Bolão no bairro Santa Tereza, o Rei do Espaguete em BH. Temos também indicação de restaurantes italianos e franceses que gostamos muito, como Osteria Mattiazzi, La Cucina de Piero, Bistro Vila Rica. 

Para saber mais sobre eles, veja nosso post sobre os Restaurantes de Belo Horizonte que amamos conhecer. Agora, se sua opção é lanches e doces, também indicamos Cafés e Confeitarias de Belo Horizonte que adoramos frequentar. 



Hospede-se em Belo Horizonte


Belo Horizonte possui uma ampla rede de hotelaria para os mais diversos perfis de viajantes. A nossa dica é, procure hospedar-se mais na região centro-sul da capital mineira, pois é a região de onde se tem acesso mais facilitado aos principais pontos turísticos, seja a pé, seja por meio do transporte público que te levará para os principais pontos turísticos mais afastados (como a região da Pampulha, por exemplo).

Veja o mapa abaixo, faça uma pesquisa e a sua reserva através do nosso parceiro Booking. São mais de 2.560.000 acomodações ofertadas. Você reserva, paga depois, e o cancelamento é grátis! O Booking ainda cobre o menor preço!



Booking.com 



Dica bônus - Conheça os atrativos imperdíveis de Belo Horizonte


Conheça 25 destinos incríveis para fazer um passeio bate e volta a partir de Belo Horizonte. Ah! E se você estiver viajando com seu "love", não deixe de conferir esse post incrível com opções maravilhosas de hospedagens românticas perto de Belo Horizonte

Curtam a nossa capital preferida!


Vai viajar?! Compre artigos de viagem pelos links de nossos parceiros aqui no nosso site! 

Amazon está com promoções e ofertas sensacionais de  artigos de viagem! Confira!

Até a próxima Expedição em Família


Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva, com o tema "o que fazer em", onde outros blogueiros indicam diferentes atrativos de outras cidades. Seguem as dicas deles.

Vamos Por Aí - O que fazer em Arraial D’Ajuda: Melhores praias e passeios

Destinos Por Onde Andei… - O que fazer em Natal, Rio Grande do Norte 

Vamos viajar pra onde agora - O que fazer em 2 dias na Praia do Forte, Bahia

Entre Mochilas e Malinhas - O que fazer na Rota do Lagarto, na serra capixaba 

Across The Universe - O que fazer em Costa do Sauípe

Viajando com Sy  - O que fazer em Cambará do Sul 

6 Viajantes - O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do óbvio 

Uma Viagem Diferente – O que fazer em Embu das Artes

 

 



  1. Quantos atrativos legais para fazer em Belo Horizonte, nunca estive na capital mineira, porém toda vez que alguém me fala de minas eu só penso em comida boa kkkkkk vontade de comer um pão de queijo

    ResponderExcluir
  2. Deyse, seu post sobre o que fazer em Belo Horizonte vai me ajudar muito. Tenho uma amiga super querida que mora ai, e estou louca para ir visita-la em janeiro. E já vou usar seu post como guia

    ResponderExcluir
  3. Já estive tantas vezes em Minas e só conheço Belo Horizonte de passagem, acredita? Estou louca pra ir e explorar todos os parques e barzinhos!

    ResponderExcluir
  4. Belo Horizonte é mesmo uma cidade encantadora. Adorei conhecer e fiquei surpresa, gostei mais do que imaginei que gostaria. O Circuito da Liberdade é um lugar imperdível.

    ResponderExcluir
  5. Amo Belo Horizonte, mas confesso que pouco conheço da parte turística da cidade. Toda vez que vou, me pego gastando horas e horas naquele mercado central que adoro!

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita para falar de Belo Horizonte, adoro esta cidade que me adotou, às vezes sinto que sou mais daqui do que de onde nasci, no interior de Minas Gerais.
    E realmente, Deyse, Belo Horizonte tem muito a oferecer aos habitantes e visitantes, ótimas suas dicas do que fazer e dos atrativos da cidade, super recomendo também. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou suspeita para falar, porque Belo Horizonte é minha terra. Mas não tem como não amar os atrativos que você listou nesse lindo post! Adorei as dicas do que fazer em BH

    ResponderExcluir
  8. Como sou mineira tenho vergonha de dizer que conheço muito pouco Belo Horizonte, por exemplo não me lembro de ter ido no parque Guanabara, mas esse ano que fazer um trip conhecendo um pouco mais de Minas!

    ResponderExcluir
  9. Que saudades de Belo Horizonte. Lendo seu post descobri que ainda tenho muito o que conhecer por aí. Já quero voltar!

    ResponderExcluir
  10. Morei dois anos em Belo Horizonte e sua postagem me deixou com saudade. A cidade realmente tem atrativos impderdíveis e alguns eu não conheço porque não existiam na minha época.

    ResponderExcluir
  11. Excelente seu post sobre BH👏👏De todos que já li esse foi o mais completo. Já fui a BH a trabalho, mas quero voltar pra turistar e achei no seu post todas as dicas que preciso.

    ResponderExcluir
  12. Já li e salvei as dicas de Belo Horizonte - conheça os atrativos imperdíveis. Daqui uns dias estarei na cidade e quero fazer tudinho!!

    ResponderExcluir
  13. Belo Horizonte é realmente uma cidade imperdível e cheia de atrativos. Vale demais a pena visitar. Eu adoro.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelos registros fotográficos. Eles nos estimulam a conhecer uma Belo Horizonte oculta na imprensa de viagem e turismo.

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei seu post sobre os melhores atrativos imperdíveis de Belo Horizonte vai me ajudar demais a viajar

    ResponderExcluir
  16. Ahh que cidade incrível!! Não vejo a hora de conhecer Belo Horizonte, suas dicas estão me ajudando muito! Obrigada

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search