25 novembro 2020

10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

Descubra quais são as 10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais!



Conheça agora as 10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais



“Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais” 
(Hino de Minas Gerais)


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais
Praça Tiradentes em Ouro Preto


Oh! Minas Gerais, como és linda e como te amamos! Tão rica de história, de cultura e de patrimônios tangíveis e intangíveis! Realmente, jamais serás esquecida e agora celebraremos os seus 300 anos!
E é com tamanho ufanismo que agora escreveremos sobre ti, sobre as nossas Minas que são tantas Gerais!


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Catas Altas


E escolhemos (tentar) separar pelo menos 10 maravilhas que encontramos durante as nossas Expedições em Família pela Estrada Real para homenagear o nosso Estado tão amado e querido para vocês, nossos leitores! 
Claro que foi demasiado difícil eleger apenas 10 maravilhas, pois, para nós, são “zilhões” as maravilhas presentes na Estrada Real e, sobretudo, em toda Minas Gerais! Destacaremos então as mais marcantes, para nós. E, para esclarecer, as 10 maravilhas não aparecerão aqui em ordem de beleza, pois também não conseguimos definir qual é a “mais maravilhosa”. (Haha!)
Então, vamos lá!


Conheça agora as 10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais pelo Expedições em Família



1. Santuário de Nossa Senhora da Piedade - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais



10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

Quando queremos “fugir” de Belo Horizonte de maneira rápida e ir para um lugar perto do céu para descansar, é para a Serra da Piedade para onde corremos! Ali, encontramos sempre um verdadeiro refúgio.  A Serra está situada no município de Caeté e fica a 52,3km via BR-381. No alto dela se encontra o belíssimo Santuário de Nossa Senhora homônima. A serra é uma formação rochosa imponente, facilmente vista de várias localidades e tem como maior destaque o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, além do Observatório Astronômico Frei Rosário, lanchonete, restaurante e toda infraestrutura para receber religiosos e turistas. De lá do alto se aprecia as mais belas vistas panorâmicas das cidades vizinhas.  Em 2012, o Governo de Minas declarou o Santuário de Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância para o Estado.


2. Centro Histórico de Catas Altas - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

Para nós, uma das muitas paisagens maravilhosas que avistamos durante as Expedições em Família pela Estrada Real é aquela composta pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Catas Altas, junto ao seu adro, o cruzeiro e a Serra do Caraça do lado oposto. No entorno imediato do templo histórico há o casario histórico bem como os restaurantes que servem a deliciosa comida mineira. Estivemos por lá recentemente, então te convidamos também a conhecer como tem se dado a reabertura do turismo em Catas Altas durante este contexto Covid-19. 


3. Praça Tiradentes em Ouro Preto - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

A Praça Tiradentes de Ouro Preto  guarda muitas preciosidades arquitetônicas, museus incríveis, além de histórias que fazem parte do contexto da história do Brasil. Ali o destaque são: o Museu da Inconfidência,  Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, que funciona no antigo Palácio dos Governadores, além, claro, do monumento com a estátua de Tiradentes, que fica no local onde teria sido exposta a sua cabeça no século XVIII.
Ah, e uma notícia super bacana que temos para vocês é que é possível avistar a Praça Tiradentes de diferentes ângulos da cidade, a partir dos mirantes e muretas de Ouro Preto.


4. Santuário do Caraça - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

Em busca de um Turismo de Isolamento neste contexto de Covid-19, nos refugiamos no Santuário do Caraça e nos hospedamos no hotel do Santuário. Erguido há 200 anos, o Santuário do Caraça foi oficialmente considerado uma das 7 Maravilhas da Estrada Real no ano de 2011 por uma votação popular organizada pelo Instituto da Estrada Real. 

10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

E não era para menos, é um local encantador, patrimônio histórico, cultural e ambiental. Ali realizamos muitas trilhas em família, desfrutamos da natureza de transição, cerrado e mata atlântica, vimos o lobo guará, paisagens incríveis pelos mirantes e comemos muito bem na cantina. Tudo isso em segurança! Confira como tem se dado o turismo no Santuário do Caraça.


5. Praça Minas Gerais de Mariana - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

A Praça Minas Gerais é um dos mais famosos e belos cartões postais da cidade de Mariana. Este conjunto guarda dois belíssimos exemplares da arquitetura religiosa dos setecentos, a Igreja de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, bem como a Casa de Câmara e Cadeia e o Pelourinho. Ali, com todas essas belezas, somadas à paisagem do entorno, rende muitas fotos lindas. 


6. Igreja de São Francisco de Assis em São João Del Rei - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais

10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

A Igreja de São Francisco de Assis em São João Del Rei é um dos mais belos exemplares da arquitetura religiosa mineira, e a mais bela da cidade, para nós. A edificação deste exemplar é datada da década de 1770 e seu projeto original tem a autoria de Aleijadinho. Porém, durante as obras, houve alterações no projeto, realizadas pelo mestre responsável, Francisco de Lima Cerqueira. Bem, a igreja é lindíssima, internamente e externamente, e é ainda mais bela quando somada ao seu adro e as palmeiras que dão um maior destaque à edificação. Amamos passear por ali, principalmente pela noite, quando as luzes fornecem um destaque anda maior ao templo. 
Endereço: Praça Frei Orlando. São João Del Rei.


7. Igreja de Santa Rita do Serro Frio - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

A Igreja de Santa Rita do Serro Frio é um grande marco da arquitetura religiosa setecentista da cidade. Do alto de um morro, cujo acesso se faz por uma grande e íngreme escadaria, ela se destaca no cenário e paisagem local. A edificação religiosa, integrada ao cenário que a compõe, constitui, para nós, mais uma das maravilhas da Estrada Real em Minas.
Endereço: Alameda Prof. Tuquito, 133-203, Serro – MG.


8. Santuário do Bom Senhor Jesus de Matozinhos de Congonhas - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais

10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais


A maravilha do Santuário e a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos constituem na maior atração de Congonhas. 
O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos está intimamente relacionado ao desenvolvimento da cidade de Congonhas e começou a ser construído a partir da segunda metade do século XVIII. O Santuário é composto pela basílica (cujo interior foi ornamentado com traços do rococó);  uma escadaria externa adornada pelas esculturas dos Doze Profetas feitas em pedra sabão por Aleijadinho;  as 6 Capelas dos Passos da Paixão de Cristo  (passos) que representam as Estações da Cruz e que abrigam esculturas policrômicas de Aleijadinho. No ano de 1985 a cidade recebeu, da Unesco, o título de Monumento Cultural da Humanidade pela grande relevância de seu acervo histórico e artístico, estampado pelo Conjunto do Santuário.
Endereço: Praça do Santuário, s/n - Centro.


9. Igrejinha do Ó - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais

10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

A Igrejinha de Nossa Senhora do Ó, se encontra na cidade de Sabará e foi construída pelos idos de 1717. Ela é um verdadeiro espetáculo e guarda riquezas belíssimas em seu interior, tanto por sua história quanto por sua ornamentação com influência chinesa e bem trabalhada em ouro. Ela representa um marco do barroco mineiro, sendo representativa da primeira fase do barroco, em estilo que remete ao Nacional Português. Um lugar que você não pode deixar de conhecer. A edificação religiosa é uma maravilha da Estrada Real e um belo cartão postal da cidade de Sabará. 
Endereço: Largo de Nossa Senhora do Ó, Sabará.


10. Culinária Mineira - Maravilha da Estrada Real em Minas Gerais


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais


Ah! E lógico que uma das Maravilhas da Estrada Real listadas por nós não poderia deixar de ser a nossa comida, tão deliciosa e criativa! As nossas Minas Gerais, em sua culinária, também são muitas. Temos uma gastronomia rica de temperos, sabores, cheiros, cores, ingredientes diversos tão típicos de nossa terrinha, mesclada a diferentes modos de cozinhar de culturas diversas que por aqui passaram. Tudo isso resultou numa culinária singular e ímpar, extremamente saborosa e deliciosa. Seja nos doces, nas quitandas e na comida servida no almoço e no jantar.


10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais


As Realezas de Minas Gerais. Minas - 300 anos


Nós, do Expedições em Família, nos reunimos com um grupo de blogueiros mineiros para homenagearmos Minas Gerais em comemoração aos seus 300 anos. Cada blogueiro escreveu sobre as Realezas de Minas Gerais. 
Conheça as preciosidades das nossas Minas através destes blogueiros. O blog Destinos por onde Andei nos apresenta a Praça da Liberdade como a Belíssima Praça dos Mineiros. O blog Pegadas na Estrada discorre sobre os nossos belíssimos Patrimônios da Humanidade (UNESCO) em Minas Gerais. Já blog 6 Viajantes nos apresenta a cidade de Araxá. O blog Chicas Lokas na Estrada nos indica 25 Cachoeiras top de Minas Gerais.  O blog Conexão Família nos conta sobre os atrativos da Serra da Canastra.  Viajando com Sy nos apresenta o Yquara Termas, e as suas Águas quentes e naturais em Minas Gerais.


E então, qual maravilha você mais gostou?! Nos conte aí nos comentários!

Vai viajar?! Compre artigos de viagem pelos links de nossos parceiros aqui no nosso site! 

Amazon está com promoções e ofertas sensacionais de  artigos de viagem! Confira!


Até a próxima Expedição em Família!

  1. Ahh, Minas Gerais é incrível! Essa seleção de 10 maravilhas da Estrada Real está incrível! Conheço quase todas. Quero muito conhecer as demais! Lindo post!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia viajar pelas Maravilhas da estrada real de Minas Gerais. Gostei muito da mini igreja de Sabara, uma graça.

    ResponderExcluir
  3. Minas Gerais é um estado que tem belezas incríveis. Essa seleçao de maravilhas da estrada real me animou a planejar outra viagem por terras mineiras. Excelente post ! Parabésn, Minas !

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua seleção. Destas 10 maravilhas, eu ainda preciso conhecer 3. Já anotei todas elas e pretendo conhecê -las em breve. Amei o post!

    ResponderExcluir
  5. Selecionou muito bem as maravilhas da Estrada Real em Minas, Deyse, também com toda sua experiência de historiadora, o cardápio seria mesmo muito especial.
    Conheço a maioria da sua seleção, porém, algumas ainda estão na lista, espero cortá-las o mais breve possível.
    Minas é um estado surpreendente, e a Estrada Real uma riqueza sem igual, vale muito a pena incluir suas dicas em uma viagem pelo estado.

    ResponderExcluir
  6. Quase impossível fazer a seleção das 10 maravilhas da estrada real, né? Sei que em qualquer lugar a culinária mineira tem seu protagonismo garantido: amooooo!

    ResponderExcluir
  7. Deyse, que lindo seu post sobre as maravilhas da Estrada Real em Minas, tem algumas maravilhas da sua seleção que ainda não conheço, preciso mudar isso.kkkkk Parabéns pelo post. beijos

    ResponderExcluir
  8. Cristina Ferreira Rocha30 de novembro de 2020 às 05:45

    Incrível como Minas é um Estado riquíssimo e cheio de patrimônios. Adorei a sua seleção. Ainda não conheço a região do Serro, mas quero muito conhecer. Parabéns pelo projeto. Super inspirador!

    ResponderExcluir
  9. Gente sou suspeita para falar, pois sou mineira, mas Minas Gerais é um dos estados mais lindos, muita cultura, historia, culinária inigualável e belezas naturais. Vendo as fotos da vontade sair agora para uma road trip em Minas!

    ResponderExcluir
  10. normeide neto de carvalho1 de dezembro de 2020 às 06:46

    Eu adoro tudo em Minas Gerais: A história, a comida, o povo hospitaleiro. E fiquei encantada com as maravilhas da estrada real. Quero muito um dia fazer esse roteiro.

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua seleção. Destas 10 maravilhas, eu ainda preciso conhecer 3. Já anotei todas elas e pretendo conhecê -las em breve. Amei o post!

    ResponderExcluir
  12. Letícia Carlos Giacomin7 de dezembro de 2020 às 11:06

    Amei conhecer as 10 maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais através do seu post! Minas Gerais é um estado que eu gosto muito e conheço muito pouco! Adorei o post! :)

    ResponderExcluir
  13. Wooow....10 maravilhas da estrada real em Minas Gerais! Realmente um preciosidade de lista, expedições em família nestes mais tantos soberanos caminhos! Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  14. normeide neto de carvalho28 de fevereiro de 2021 às 12:05

    Fiquei muito encantada com as 10 maravilhas da Estrada Real citadas no seu texto. Fiquei com muita vontade de fazer esse roteiro. A Estrada Real sempre me fascinou, e gosto muito de saber mais sobre o tema. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou mineiro e adoro as maravilhas da estrada real em minas. Mas como guloso que sou acho a comida a maior das maravilhas. E não conheço algumas atrações mas este final de ano isso vai mudar, pois viajarei apenas por minas. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Embora eu já conheça algumas cidades mineiras, tenho muita vontade de conhecer as maravilhas da Estrada Real em Minas

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search