24 junho 2020

Conheça as mais belas Igrejas Históricas de Sabará

O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará
Conheça agora as mais belas Igrejas Históricas da charmosa cidade mineira de Sabará, inserida no Caminho do Sabarabuçu na Estrada Real.
Sabará é mais uma daquelas cidadezinhas fofas de Minas, com um centro histórico encantador, pertencente ao Caminho do Sabarabuçu da Estrada Real. Esse município possui muitas igrejinhas lindas datadas a partir do século XVIII, com um arquitetura e ornamentação que vão das 3 fases do barroco ao rococó. São exemplares encantadores e de raríssimas belezas. Em um passeio pela cidade, você poderá conhecê-las externamente e, se quiser, poderá também adentrá-las e apreciar suas belezas. Vamos à lista dos templos.


Conheça as mais belas Igrejas Históricas de Sabará 



O que fazer em Sabará – Visitar os Templos Históricos 


Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Igrejas Históricas de Sabará 


O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará

O templo, que guarda curiosidades, é um dos símbolos identitários da cidade. Ele foi tombado em nível nacional em 1938. Segundo as fontes, a sua construção foi de iniciativa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra do Sabará, para substituir a capelinha de madeira que ali existia. Os preparativos para a edificação tiveram início pelos idos de 1767. Acredita-se que o projeto de construção tenha sido ambicioso para os recursos disponíveis pela Irmandade, uma vez que a sua estrutura nunca foi finalizada. A escassez de dinheiro foi ainda agravada pelo contexto econômico e social, como o declínio da mineração.
Os trabalhos foram sendo executados por partes, em diferentes décadas até a sua definitiva paralisação. Entre 1856 e 1878 os membros da Irmandade se esforçaram por concluí-la, contudo, não lograram, devido à dispersão religiosa dos negros que voltaram as suas atenções para o processo de Abolição.
Nela, chama a atenção a sua nave, onde reside a sua singularidade. Supõe-se que haja ali uma antiga capelinha de taipa, que foi sendo conservada para o culto dos fiéis até a conclusão da capela definitiva. A suposta capelinha detém fachada simples e a pintura do teto da capela-mor é aprimorada. Esse conjunto apresenta grande relevância para a nossa história e constitui importante testemunho das tipologias construtivas da arquitetura mineira nos séculos XVIII e XIX.
Endereço: Praça Melo Viana, s/n - Centro, Sabará
Funcionamento: Terça-feira a Domingo, de 8 às 17h (o Museu está aberto a partir das 10 h).
Entrada: Paga

Igreja de Nossa Senhora do Carmo  - Igrejas Históricas de Sabará 

O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará
A edificação desse belíssimo templo se deve à Ordem Terceira do Carmo e as obras foram contratadas com o mestre Tiago Moreira, autor do risco. A pedra fundamental foi lançada em 16 de junho de 1763. Cinco anos depois o projeto original do frontispício foi alterado com as modificações na fachada que consistiram na utilização da pedra de cantaria nos pilares das torres, cunhais e enquadramento dos vãos. Entre 1771 e 1774 Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, junto a outros, executou as obras. A ele são atribuídas a autoria dos belíssimos trabalhos de escultura que adornam o frontispício, sobretudo a portada (Dados do IPHAN). Em frente à Igreja se encontra o Cemitério, construído após a Portaria Imperial de 1825 considerar insalubre o sepultamento no piso dos templos. O pensamento higienista e sanitarista começava a pairar sobre o Império brasileiro, e medidas tais passaram a ser aplicadas em busca de uma sociedade "menos miasmática". Por falar nisso, já leu "A morte é uma festa, de João José Reis"? A leitura nos faz compreender bem o conflito tradição/ religiosidade x ciência/medicina. Fica a indicação! 
Endereço: Rua do Carmo, sn - Centro, Sabará - MG, 34505-460
Funcionamento: Terça-feira a Domingo, de 8 às 17h.
Entrada: Paga

Igrejinha do Ó - Igrejas Históricas  - Igrejas Históricas de Sabará 

O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará


Essa igrejinha, de Nossa Senhora do Ó, tão linda representa um marco do barroco mineiro, sendo representativa da primeira fase do barroco, em estilo que remete ao Nacional Português. Um lugar que você não pode deixar de conhecer. O seu interior é riquíssimo em ornamentação, com influência chinesa e bem trabalhado em ouro.  A edificação religiosa é mais um dos belos cartões postais da cidade de Sabará. Ela foi construída pelos idos de 1717 para ser dedicada a Nossa Senhora da Expectação do Parto. A sua nominação advém da celebração realizada na semana que antecede os festejos musicais e religiosos do Natal. Neles, nas canções das ladainhas, repetiam-se, a cada dia, sete versículos, sempre precedidos pelo som "Oh". Dessa maneira, a imagem da santa, bem como a capela, ficou conhecida por Nossa Senhora do Ó. 
Endereço: Largo de Nossa Senhora do Ó, Sabará.
Funcionamento: Segunda a Domingo, de 08 às 17h.
Entrada: Paga

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição  - Igrejas Históricas de Sabará 

O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará


A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Sabará foi inaugurada na primeira década do século XVIII. Ela apresenta uma das mais belas talhas da arte barroca mineira. Justamente por isso foi considerada uma das mais ricas matrizes do período setecentista. Sua peculiaridade, com relação a outras matrizes de Minas, é a presença de três naves. Seu interior possui um fino acabamento e pinturas de influência oriental. É um dos templos mais antigos de Minas Gerais.
Endereço: Praça Getúlio Vargas, Sabará, Minas Gerais 34505-730 Brasil
Funcionamento: Terça-feira a Domingo, 9 às 17hs.
Entrada: Gratuita

Igreja de São Francisco  - Igrejas Históricas de Sabará 

O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará


A Igreja de São Francisco de Sabará é datada do final do século XVIII e início do XIX. Ela foi construída em homenagem à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira dos franciscanos. Mesmo singela, mantém-se bela por dentro e por fora. O teto tem forro de tábuas revestido por uma linda pintura de uma cena de Nossa Senhora com os anjos mais quatro evangelistas. Como singularidades, é o único templo na cidade que possui a maior altura interna na nave, tribuna na capela-mór, púlpitos no arco-cruzeiro, sala-consistório, sacristia na parte posterior.
Endereço: Largo São Francisco, Sabará, Minas Gerais.
Funcionamento: Terça-feira a Domingo, 9 às 17hs.
Entrada: Gratuita

Igreja de Nossa Senhora das Mercês  - Igrejas Históricas de Sabará 


O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará


A Igreja de Nossa Senhora das Mercês de Sabará foi construída por meio da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês no final da década de 1770.  Não se sabe se hoje ela assume a sua forma original, uma vez que ainda no final do Século XVIII ela passou por uma reforma. É um templo de arquitetura simples, mas que segue uma tendência das primeiras ermidas mineiras levantadas no período, de fachada plana, porta central, duas janelas, duas torres de seçcão quadrada e frontão triangular. Internamente também é simples no quesito ornamentação, contando apenas com poucas imaginárias do período.
Endereço: Morro da Intendência, Sabará, Minas Gerais Brasil
Funcionamento: Terça-feira a Domingo, 9 às 17hs.
Entrada: Gratuita

Capela de Nossa Senhora do Pilar  - Igrejas Históricas de Sabará 


O que fazer em Sabará - Conheça os mais belos Templos Históricos de Sabará


A Capela de Nossa Senhora do Pilar foi edificada pelos idos da segunda metade do século XVIII. Tanto o templo como todo o seu acervo foram tombados em nível nacional em 1985. É um templo que foi bem trabalhado, tanto em sua arquitetura como em sua ornamentação interna, destacando em ambos, um estilo que remete ao rococó, tão comum nas últimas décadas do século XVIII. Cogita-se, inclusive, que o altar-mor e os pequenos altares da nave tenham tido influência de Aleijadinho. De fato é uma edificação eclesiástica primorosa que vale e muito a visita. 
Endereço: Centro, s/n – Centro. Sabará. Próximo ao Cemitério Municipal e à Santa Casa.
Funcionamento: Segunda-feira a Domingo, de 8 às 18h.
Paga: Gratuita

Aproveite bem esse tour pelas igrejas de Sabará. Para mais informações sobre todos os demais atrativos da cidade, consulte nosso post Sabará – O que fazer nesse Destino Brasileiro 

Você vai curtir também:

Até a próxima Expedição em Família!


  1. Deyse, gostei demais de ver aqui as mais belas igrejas de Sabará. Acho tão lindas essas igrejinhas. Preciso ir a Sabará para conferir todas as suas dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como Minas sempre me surpreende, eu não conhecia essa cidade
    e já quero conhecer. Essa pandemia tem que passar logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Deyse, não sabia que havia tantas igrejas históricas em Sabará, tão pertinho de Belo Horizonte e ainda não conheço a cidade. Quero muito conhecer Sabará e visitar cada cantinho histórico da cidade. Amei as dicas, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Moro do lado da AVENIDA SABARÁ em SP rsrs. Brincadeiras a parte, ainda não conheço Sabará, e as cidades históricas de Minas estão no meu roteiro. Quero fazer provavelmente no ano que vem.

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber um pouco mais sobre as Igrejas históricas de Sabará! Também li teu outro post sobre a cidade e amei! Preciso passar um mês em Minas Gerais pra conhecer tanto lugar lindo :)

    ResponderExcluir
  6. Sabará é realmente um destino incrível. Muita coisa para fazer. Adorei essa lista de belas igrejas históricas! Já quero voltar!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo todas essas igrejas de Sabará. Impossível escolher uma preferida.
    Já sei que quando for visitar a cidade vou colocar todas essas no roteiro!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito fazer conhecer essa região de Minas, estou montando um roteiro e seu post vai ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  9. Já visitei algumas cidades da Estrada Real mas nunca Sabará. Adorei ver as igrejas majestosas e a quantidade de atrações que essaeu cidade de Minas tem a oferecer.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conheço Sabará, mas quero muito! Com certeza vou visitar todas essas belas igrejas. Aomo esse tipo de turismo

    ResponderExcluir
  11. São realmente belíssimas! Eu não sabia que Sabará tinham igrejas tão belas assim. Já vou incluir no meu roteiro de viagem.

    ResponderExcluir
  12. Não conheço Minas Gerais, só passei de carro quando morava no interior de SP e vinha passar as férias em PE. Tenho muita vontade de conhecer as cidades históricas do estado e agora vendo essas belas igrejas de Sabará acabei de colocar a cidade no roteiro.

    ResponderExcluir
  13. Sabará estava na minha listinha de lugares para conhecer em MG mas tive que cancelar. Não vejo a hora de poder ir e conhecer essas belas igrejas! Suas fotos estão incríveis, obrigada por compartilhar tanta dica boa!

    ResponderExcluir
  14. Conheci Sabará quando morava em Belo Horizonte. É uma beleza de cidade e as igrejas são realmente belas.

    ResponderExcluir
  15. São lindas, as igrejas de Sabará! Especialmente, a Igreja do Ó, uma graça..! Eu tenho muito o que explorar em Minas Gerais, é um estado riquíssimo e merece a visita de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  16. As igrejas de Sabará são lindas, cheias de história, assim como as demais igrejas de Minas. E essa Igreja do Ó é maravilhosa, eu adorei!!!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search