23 dezembro 2019

Como tirar o passaporte da Estrada Real


Como tirar o passaporte da Estrada Real? Então, esse é um dos assuntos que nossos seguidores mais têm nos procurado para responder. E pensando nisso, resolvemos criar um post evidenciando todos os procedimentos para você solicitar o seu.


Como tirar o passaporte da Estrada Real



O Passaporte da Estrada Real é um documento no qual são registrados os locais por onde você passou nessa maior rota turística brasileira. Seguindo pelas cidades dos 4 Caminhos da Estrada, você terá pontos de coleta do carimbo para registrar em seu passaporte, o que confirma a sua presença em cada um desses locais.
Estrada Real, Caminho Velho, dez./2019
O passaporte é individual e, mesmo viajando em grupo, cada pessoa precisa ter o seu. No nosso caso, somos uma família de três, e até a nossa mascota de 4 aninhos, tem o dela.
Para adquiri-lo, primeiramente, entramos no site do Instituto da Estrada Real na sessão passaporte 

 

Então clicamos em FICHA DO VIAJANTE para realizar o preenchimento da mesma. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um e-mail de confirmação de cadastro informando o seu número de passaporte gerado.
Você precisará deixar esse e-mail salvo ou imprimir as informações para apresentar em um dos pontos de retiradas do passaporte. Além disso, deverá levar 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal, fubá e farinha) ou 1 agasalho para ter acesso ao documento.
Nos dirigimos até o ponto de retirada do passaporte em Glaura (distrito de Ouro Preto) e apresentamos o e-mail digital. Recebemos o passaporte mais o carimbo do distrito.


Pontos de carimbo. Acima, e, Santo Antônio do Leite, Lavras Novas, respectivamente. A última foto, em Glaura, é também ponto de retirada do passaporte. Abaixo, a imagem do Ponto de retirada e carimbo do passaporte em Ouro Preto - Centro Cultural Sesi, Praça Tiradentes.


Pontos de retirada do Passaporte da Estrada Real e de carimbos

O site do Instituto Estrada Real também informa, em forma de uma lista, todos os locais de retirada do passaporte e pontos de carimbo que você deve passar. A seguir, a Lista dos pontos de retirada e de carimbo do passaporte, dividido por tipo de caminho (FONTE: Instituto Estrada Real).

Ao receber seu passaporte, é necessário preenchê-lo com seus dados pessoais, o número do código que você recebeu por email (ele é o número do seu passaporte da Estrada Real) e uma foto 3x4.





Acima, a primeira folha do passaporte a ser preenchida. Ao lado, as folhas do passaporte que recebem os carimbos. Abrindo o passaporte, Réplica em miniatura em pedra do sabão, do Marco da Estrada Real.



Nas folhas que se seguem, há a marca d'água da Estrada Real e os espaços, devidamente separados, para receber os carimbos. O formato de cada carimbo evidencia um aspecto identitário e singular de cada localidade. E os diferentes desenhos deixam as páginas do passaporte bem bacanas.
Carimbos por localidade
Na imagem anterior e abaixo, há os Monumentos de Ouro Preto e Mariana que serviram de símbolos para serem retratados nos carimbos.


Certificado Digital da Estrada Real

Como já mencionamos em posts anteriores, essa rota é composta por 4 Caminhos. Ao concluir cada Caminho, ter um carimbo por localidade (cidade/ distrito) e apresentar o número mínimo de carimbos em cada um deles, você recebe um certificado de digital.
O número mínimo de carimbos por Caminho é:
Caminho Velho: 14 carimbos
Caminho Novo: 8 carimbos
Caminho dos Diamantes: 10 carimbos
Caminho do Sabarabuçu: 04 carimbos
Para solicitar seu Certificado Digital, você precisa encaminhar um e-mail  e enviar em anexo as fotos das páginas do passaporte que demonstram a quantidade mínima dos carimbos.
Embora já conheçamos a maioria das cidades de todos os caminhos, ainda não temos todos os certificados, mas pronto teremos e mostraremos aqui para vocês!
Por enquanto, temos o Certificado de Conclusão do Caminho Velho e do Caminho do Sabarabuçu.
Certificado de Conclusão do Caminho Velho

Certificado de Conclusão do Caminho do Sabarabuçu

Certificado Digital Especial da Estrada Real


Esse é obtido após o viajante completar os 4 caminhos e a partir dele você recebe o reconhecimento máximo da Estrada Real.
Salve esse Pin. Clique no ícone.
Bem, é isso, esperamos ter contribuído com as informações.
Até a próxima expedição!

  1. Adorei saber..assim tudo bem explicadinho, passo a passo e com ilustrações fica bem mais interessante e fácil tirar o passaporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ler seu comentário. Espero que ajude. Obrigada

      Excluir
  2. Muuuito obrigada por compartilhar tantas informações, com certeza faremos nossa passaporte!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou. Depois volte Aqui e nos conte como foi fazer o oqssaporte a partir deste post

      Excluir
  3. Nossa, amei saber sobre o passaporte. Quero muito adquirir o meu e poder carimba-ló a cada cidade visitada.

    Seu post é muito importante porque já direciona o turista a ir em pontos pouco falados e de grande riqueza cultural.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Obrigada pelas informações!! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Entre malas e mamadeiras!! Que bom que gostou! Espero que tenha sido útil! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  5. Bem-vindas as informações, com detalhes, do procedimento para adquirir o passaporte da Estrada Real, os pontos de retirada e locais do carimbo e sobre o Certificado Digital Especial após completar os 4 caminhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara! Tudo bem? Que bom que gostou! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  6. Que legal isso aí! Achei muito divertido ganhar um carimbo de cada lugar! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Tudo bem? Sim, o carimbo é um estímulo a mais pra conhecer toda a rota do ouro! Fantástica a experiência!

      Excluir
  7. Nossa achei muito interessante esse artigo pois quando fui tirar para meu pai, achei pouca informação. muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!! Feliz em saber que nosso post lhe pode ser útil! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  8. Post salvo para quando eu explorar a regiã tirar o passaporte da estrada real. Amei demais saber dessa dica

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search