15 maio 2020

Curitiba com Crianças - Atrações Gratuitas para Curtir

Jardim Botânico de Curitiba

Confira agora 10 atrações Top imperdíveis para curtir com crianças em Curitiba!


Curitiba com Crianças - Atrações Gratuitas para Curtir



Curitiba é uma capital incrível, bem organizada, limpa e repleta de parques, possuindo mais de trinta! Ela já foi eleita uma das melhores cidades do Brasil pra se morar e é reconhecida pelo seu excelente sistema de transporte e suas políticas ambientais. Estivemos passeando por lá com nossa filha e, realmente, constatamos a veracidade das qualidades que havíamos lido sobre ela.
Descobrimos que a capital paranaense é repleta de atrativos maravilhosos que se pode fazer em família, passar o tempo e divertir com as crianças. E aqui nesse blog, separamos 10 incríveis atrações que desfrutamos por lá com nossa pequena para compartilhar com vocês. Uma nota importante é que o nosso Top 10 não está relacionado por ordem de relevância, pois consideramos que todas as atrações são igualmente incríveis para passear com crianças!
Então, confira agora o #Top10 de Curitiba que o Expedições em Família mais curtiu!


1. Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter de Curitiba



Jardim Botânico de Curitiba


Esse Jardim Botânico é maravilhoso, além de é um dos mais belos parques da cidade!!! É um dos maiores bens representativos da cidade e com certeza é o que está no imaginário popular quando se fala de Curitiba. Pelo dia ele guarda um rico acervo do Museu Botânico e pela noite se transforma em um belo farol que ilumina a capital. Sua bela estufa de vidro foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Ficamos encantados com o Jardim. Ali vimos muitas famílias fazendo piquenique. Esse equipamento turístico está inserido no roteiro da Linha Turismo.
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n, Curitiba.
Entrada: Gratuita. 
Funcionamento: Diariamente, das 6 às 20h. Durante o verão o parque fica aberto até 21h. Para informações atualizadas consulte o site.

2. Bosque Alemão de Curitiba


Bosque Alemão de Curitiba



O Bosque Alemão foi mais um atrativo incrível que visitamos. Totalmente arborizado, um clima fresco e uma visão maravilhosa para a cidade que se tem lá do alto de seu mirante. Além do mirante, tem a escadaria que leva até o bosque, onde se inicia uma trilha de mata fechada que leva aos pontos de contação de estórias de João e Maria, dos irmãos Grimm. Sem dúvida um passeio imperdível para adultos e crianças. No final da trilha está o pórtico que representa a fachada da Casa Milla, uma das edificações de arquitetura germânica mais representativas da cidade. 
Endereço: Rua Nicolo Paganini, s/n - Pilarzinho, Curitiba.
Entrada: Gratuita
Funcionamento: Diariamente, de 8 às 18h.
Para informações atualizadas consulte o site.

3. Casa da Bruxa no Bosque Alemão de Curitiba


Casa da Bruxa - Bosque Alemão de Curitiba


Seguindo a trilha do Bosque Alemão, em meio aos pontos de contação de estória dos irmãos Grimm, encontra-se a Casa da Bruxa, que na verdade é uma Biblioteca, uma sala de leitura e contação de estórias, “comandada” por uma simpática bruxa, amiga das crianças. Ela, além de estimular a leitura e a contar estórias para os pequeninos, também os ajuda a “deixar” chupetas e mamadeiras. Em horários definidos, a bruxinha bacana aparece pra contar estórias, conversar com as crianças e dar conselhos.
Assista ao vídeo para ver um trechinho da contação de estória da Bruxa. Ah, ainda não é inscrito em nosso Canal do Youtube ?! Aproveite e se inscreva! 😃



Endereço: Rua Nicolo Paganini, s/n - Pilarzinho, Curitiba.
Funcionamento: Diariamente, de 9 às 17h. A contação de estórias pela bruxa acontece aos finais de semana, às 11h, 14h e 16h.
Entrada: Gratuita
Para informações atualizadas consulte o site.

4. Museu Paranaense em Curitiba


Museu Paranaense em Curitiba

O Museu foi inaugurado em 1876 e conta com um riquíssimo acervo de 600 peças que recontam história do Paraná. Entre objetos estão moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas e artefatos indígenas. A parte que mais gostamos foi o Setor que traz a “linha do tempo” desde a pré-história, 8000 anos antes da época atual, até os anos iniciais do século XX, retratando, inclusive a chegada dos imigrantes ao Paraná.
Endereço: Rua Kellers, 289. Alto São Francisco. Curitiba.
 Entrada: Gratuita. 
Funcionamento: Terça a Sexta-feira, das 9 às 17h30.
Sábados, domingos e feriados das 10 às 16h.
Para informações atualizadas consulte o site.

Caso se interesse em conhecer outras opções de passeios em Museus com crianças e como abordar a visita, consulte as nossas dicas.


5. Parque Tanguá de Curitiba


Parque Tanguá de Curitiba


Ah! De lá assistimos a um pôr do sol MARAVILHOSO!! E há quem diga que é nesse parque que se pode ver um dos mais belos na cidade. Do alto do seu mirante de 65 metros, que beira uma antiga pedreira, tivemos a oportunidade apreciar um belíssimo cenário emoldurado por 235 mil m² de área verde. Além de toda a sua área verde, há um jardim encantador com uma cascata. Ali se pode fazer um belo piquenique também. O Parque Tanguá também faz parte da rota da Linha Turismo.
Endereço: Rua Eugênio Flor, S/N, Curitiba - PR - CEP: 82130-190
Entrada: Gratuita. 
Funcionamento: Segunda a domingo, de 8 às 21h.
Para informações atualizadas consulte o site.

6. Mercado Municipal de Curitiba



Mercado Municipal de Curitiba


Ali experimentamos iguarias, doces, tortas, compramos souvenirs e também almoçamos. O Mercado Municipal de Curitiba é datado 1958 e é considerado o principal e mais tradicional local para compras de Curitiba. Sem dúvida é um passeio imperdível para toda a família na cidade.
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba -Paraná
Entrada: Gratuita. 
Funcionamento: Terça a sábado de 8 às 18h. Domingo 08 às 13h (sendo que os restaurantes funcionam até 15h). Segunda feira é facultativo, de 08 às 14h.
Para informações atualizadas consulte o site.


7. Bosque do Papa João Paulo II e Memorial da Imigração Polonesa de Curitiba 


Bosque do Papa João Paulo II e Memorial da Imigração Polonesa de Curitiba


Esse é mais um agradável parque a ser visitado com crianças na capital paranaense. O Bosque João Paulo II foi inaugurado em 1980 e recebeu esse nome devido à visita do Papa a Curitiba no mesmo ano. Caminhando pelas trilhas arborizadas do bosque, se chega ao seu centro onde há o Memorial da Imigração Polonesa de Curitiba. O memorial é constituído por casas de madeira típicas das casas polonesas, sendo que uma delas é uma Capela, em uma disposição que formam uma espécie de aldeia. Contam que essas edificações datam de 1878 e foram construídas em Curitiba no início da colonização polonesa na cidade. Elas foram então remontadas no Bosque e atualmente recontam a história da colonização, sendo hoje o memorial dessa cultura. No interior das casas há objetos típicos da cultura polonesa, como vestimentas, utensílios, brinquedos, além dos lindos Pêssankas, ovos pintados à mão em filigranas.
Endereço: Rua Euclides Bandeira, s/nº, Bosque João Paulo I. Centro Cívico.
Entrada: Gratuita. 
Funcionamento: O Bosque é aberto todos os dias das 08 às 18 horas. O Memorial da Imigração Polonesa está aberto de terça feira a domingo, de 9 às 18 horas. 
Para informações atualizadas consulte o site do Bosque  e o site do Memorial 

8. Teatro Ópera de Arame de Curitiba 


Teatro Ópera de Arame de Curitiba


Uma verdadeira e inusitada obra da arquitetura contemporânea, integrada à pedreira e a toda a sua natureza exuberante que contempla uma rica vegetação típica, lagos e cascatas. Um verdadeiro espetáculo por si só, para além daqueles que ele sedia. Foi um local agradável de conhecer e para se tirar várias fotos em família. O Teatro Ópera de Arame é um dos cinco locais mais visitados da capital.
Endereço: Rua João Gava, s/n°. Abranches.
Entrada: Gratuita. 
Funcionamento: Segunda a domingo, das 10 às 18h.
Para informações atualizadas consulte o site.

9. Feira do Largo da Ordem no Centro Histórico de Curitiba 


Feira do Largo da Ordem no Centro Histórico de Curitiba


A Feira do Largo da Ordem de Curitiba integra o roteiro turístico do Centro Histórico de Curitiba e é parada obrigatória para todo turista. Por isso se programe, ela funciona aos domingos. Ali, nas barracas dispostas no Largo do centro histórico há, sobretudo, o comércio de antiguidades e de comida típica. Há também a venda de artesanato em madeira, tecido, metais, cerâmica, peças decorativas e artigos culinários, dentre muitos outros, além de manifestações culturais. 
O Centro Histórico de Curitiba é por si só um museu a Céu aberto e ponto de partida para percorrer a cidade. O próprio Largo da Ordem é considerado o início da cidade, remontando ao final do século XVII e ainda abrigando diversas edificações datadas dos séculos XVIII e XIX.
Ah! E o bacana é que você pode fazer o Curitiba Free Walking.  O Centro Histórico também integra a rota da Linha Turismo. 
Endereço: Largo da Ordem. Centro Histórico de Curitiba.
Entrada: Gratuita. 
Funcionamento: Todos os domingos, de 9 às 14h. 
Para informações atualizadas consulte esse site.



10.  Museu Oscar Niemeyer de Curitiba


Museu Oscar Niemeyer de Curitiba


O Museu Oscar Niemeyer é a única atração paga que aqui indicamos. Ele já é um atrativo monumental por toda a beleza de sua arquitetura, outro lindo cartão postal da capital. Projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2002. Seu acervo é constituído de importantes obras da produção artística nacional e internacional, contendo cerca de sete mil delas. E, ademais, é considerado o maior museu de arte da América Latina. Uma preciosidade que vale a pena conhecer é a sua coleção asiática, com aproximadamente 3 mil peças em cerâmica, porcelana, esculturas, mobiliário, dentre muitos outros.
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba. 
Entrada: Paga. 
Funcionamento: Terça a domingo, de 10 às 18h. Para informações atualizadas consulte o site.

Quer conhecer outros museus virtuais? Temos muitas opções de Museus Virtuais Nacionais Museus Virtuais pelo Mundo para vocês visitarem em família e com crianças!

Ah! Então! Esse é um #top10, né?! Mas confira essa atração imperdível em Curitiba no nosso post Passeio de trem na Serra do Mar Paranaense a Morretes. Garanto que você não vai querer perder quando estiver pela capital do Paraná!
Clique no ícone para salvar esse e outros Pins

Top 10 atrações para curtir com crianças



Essas foram as nossas 10 Top dicas de atrações imperdíveis em Curitiba! Confira agora as demais Top 10 dicas relacionadas a Viagens que minhas amigas blogueiras sugerem.

Se Joga no Roteiro - Top 10 pontos turísticos nas Serras Gaúchas!
Viajante Móvel - 10 Hotéis mais diferentes do mundo
Vamos viajar pra onde agora - 10 lugares para comer em Orlando
6viajantes - Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília 
Experiência Barbara - Além da Garden Route - Os 10 mais da África do Sul 
Disney e Outros Lugres Incríveis - 10 passeios imperdíveis em Los Angeles
3 Gerações e 1 Mala - 10 lugares comfort food na Serra Gaúcha 
Cinco Cantos Travel Blog - Top 10 melhores praias secretas na Flórida 
Destinos por onde andei... - 10 atrações imperdíveis em Santiago, Chile
AnnaCarvalhoTravels - 10 Motivos para visitar a Turquia
Blog Vamos Viajar? - 10 motivos para fazer um Destination Wedding

E então, gostaram das dicas? Compartilha com a gente!
Até a próxima Expedição em Família!
  1. Como amei conhecer Curitiba! Meu top 1 e o jardim botânico também seguido do Parque Tangua! Post muito bom e com as melhores dicas da região!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela! Curitiba é uma cidade que temos muito carinho! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  2. Adoro Curitiba, mas nunca fui com os pequenos; Adorei essa lista dos 10 lugares para visitar com os pequenos. Vou segui-la quando formos. Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, Curitiba já foi a nossa cidade dos sonhos para morar. Gostamos muito de lá. Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  3. Não pode deixar de incluir também o centro histórico, tem edifícios lindos! Sem contar o charme de algumas ruas como a XV de novembro, que na época das cerejeiras fica maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, o centro histórico foi indicado no último item, juntamente com a Feira do Largo, que se encontra inserida no roteiro turístico do Centro Histórico. E o mais legal, que também indicamos no texto desse item, é que, além de ele integrar a rota da Linha Turismo, tem também o Curitiba Free Walking, que te dá a possibilidade de conhecer ainda melhor esse "museu a céu aberto", o casario do centro e todo o seu contexto histórico de construção. Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  4. Cidade incrível! Belíssimo roteiro! Parabéns!
    sonia

    ResponderExcluir
  5. Eu também me encantei com Curitiba, que cidade fascinante, bem cuidada e cheia de atrações para todo tipo de público, das crianças aos idosos, vale muito a pena conhecer.
    Conheci quase todas as suas 10 dicas aqui, o que ainda não vi, fica pra quando retornar à cidade. Pretendo voltar lá com a família, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Amei Curitiba e me vi nesse post, pois curti cada atração!!! Essa Feira do Largo da Ordem foi uma bela surpresa, passei horas entre as barraquinhas e comidinhas e depois ainda almocei num Restaurante ai perto!! Ah, e o Jardim, maravilhosos mesmo!!!! Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas opções de passeios com os pequenos.
    Curitiba é uma cidade linda eu sou apaixonada pelo Jardim Botânico

    ResponderExcluir
  8. Post bem completo! Parabéns! Curitiba é tudo isso de linda e muitas atrações

    ResponderExcluir
  9. Sou de Curitiba e amei o post!! Temos muitos parques e áreas verdes para a criançada se divertir!!

    ResponderExcluir
  10. Menina que nostalgia que deu esse post. Conheci Curitiba em Março e da sua lista fui na maioria! Bosque Alemão, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemayer, Jardim Botânico, Parque tanguá! AMEI o post!

    ResponderExcluir
  11. Curitiba é uma cidade muito querida pra mim, infelizmente na nossa última viagem pegamos mais chuva do que sol e não conseguimos ir nos parques, mas garantimos a nossa ida no Jardim Botânico. Teu post me deixou com vontade de retornar.

    ResponderExcluir
  12. Curitiba é uma cidade encantadora! E você conseguiu fazer um lista incrível com essas 10 atrações para curtir Curitiba da melhor forma. Quero muito voltar com calma nesta cidade e rever todos esses passeios.

    ResponderExcluir
  13. Amei essa lista! Já salvei pra quando for visitar curitiba eu não deixar de fazer nada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha gostado de Curitiba quando viajamos em casal e agora mais ainda em saber dessa lista com 10 atrações para crianças. E se for no friozinho o passeio deve ser ainda melhor, principalmente nos parques.

    ResponderExcluir
  15. Conheci Curitiba num fim de semana prolongado e fiz uma visita rápida por isso quando vi o post "Atrações Top de Curitiba" vim logo ler. Como vocês vistaram esses pontos turísticos ? Foram de carro ? Fizeram todos num só dia ? Eu visitei de onibus turístico. Você fez uma ótima seleção das atrações top de Curitiba. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fizemos boa parte deste roteiro de ônibus turístico e outra parte caminhando, seguindo um roteiro próprio. Adoramos!

      Excluir
  16. Adorei as dicas! Lindo demais o Jardim Botânico. Ja quero conhecer Curitiba!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post! Só estive em Curitiba rapidamente acompanhando meu marido, mas quero voltar para turistar e anotei tudo, já! Quantos dias você acha que devo ficar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para conhecer mais detalhadamente a cidade e ainda fazer alguns bate e voltas bacanas, como o passeio de trem a Morretes, com ida a Antonina, indicamos uns 5 dias.

      Excluir
  18. Uma cidade que amamos. Fantásticas tuas dicas. Alguns dos lugares ainda não levamos os pequenos. Precisamos voltar,

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search