01 agosto 2022

Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

Conheça agora 10 Monumentos incríveis da Estrada Real!!!


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real
Vista para a Praça Tiradentes em Ouro Preto


Que a Estrada Real é repleta de encantos naturais, culturais, gastronômicos, arquitetônicos, paisagísticos e imateriais todo mundo já sabe né?

E hoje vamos trazer para vocês apenas, do milhares que existem, mas apenas 10 Monumentos incríveis da Estrada Real!!



Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes


Marcos da Estradas Real - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real



Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Os marcos da Estrada Real se constituem em monumentos edificados informativos instalados ao longo da Estrada Real justamente onde existem pontos de bifurcação ou em locais onde podem gerar dúvidas sobre qual caminho seguir. 

Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Em outras palavras, são momentos de sinalização que indicam aos expedicionários da Estrada Real o caminho que devem seguir. A ponta superior da Marco não indica para onde você deve ir, e a senda a ser seguida deve ser o lado em que o marco estiver fixado.


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real
Marco Zero da Estrada Real, Serra  do Lenheiro, Santa Cruz de Minas


Além desses marcos menores, existem os marcos maiores, como o Marco Zero da Estrada Real, situado em Santa Cruz de Minas. Santa Cruz de Minas é um pequeno município situado entre São João del Rei e Tiradentes e era rota de passagem entre as duas cidades, desde os tempos de Colônia. E justamente neste trecho de passagem entre uma cidade e outra se encontra a bela Cachoeira Bom Despacho, na Serra do Lenheiro, e o Monumento do Marco Zero da Estrada Real.

O Marco Zero da Estrada Real foi ali implantado em comemoração à parceria realizada entre o Instituto Estrada Real e o Ministério do Turismo para a sinalização turística do Eixo Principal da Estrada Real. Este ponto é inclusive uma parada para vários turistas, tanto para se banhar na cachoeira, passear um bom tempo contemplando a natureza e também fazer fotos no Marco Zero da Estrada Real.



Santuário do Caraça em Catas Altas - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real



Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


O Santuário do Caraça, situado no município de Catas Altas,  é um incrível refúgio para descanso e isolamento seguro, totalmente imerso à natureza diversa.
Ali se pode encontrar muitas trilhas ecológicas, cachoeiras, com flora e fauna diversificada, e uma vegetação de transição mata atlântica e cerrado. Este refúgio é uma propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão, instituição católica, da família Vicentina, um Centro de peregrinação, cultura, educação, turismo e ecologia.
Em termos culturais, é Patrimônio Cultural do Brasil, tombado em nível federal, estadual e municipal e foi considerado uma das 7 Maravilhas da Estrada Real. 
O Santuário do Caraça está situado à Estrada do Caraça, Km 9, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. O acesso se faz pelas rodovias BR 381 e MG 436.

O Santuário do Caraça está a 120,3 km de Belo Horizonte, via BR-381, bem perto, e dá até para fazer um bate e volta! 




Santuário do Bom Jesus do Matozinhos em Congonhas - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

O Santuário do Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas teve seu início de construção no século XVIII. Ele é um dos grandes museus a céu aberto presentes na Estrada Real. Nele se encontram importantes obras de Aleijadinho. 
A fundação da cidade que está ligada à busca e exploração de metais preciosos em Minas no limiar do século XVIII, também está conectada à construção do Santuário.
Por conta da existência desse monumental Santuário e de sua importância cultural, religiosa, artísticas histórica e paisagística para a cidade, Congonhas recebeu o título de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 1985.
Congonhas está localizada a 79,3 km da capital mineira, via BR-356 e BR-040.

A cidade possui outros atrativos que valem a visita. Conheça todos os demais atrativos turísticos de Congonhas



Santuário da Serra da Piedade - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Vista para a Praça Tiradentes em Ouro Preto


A Serra da Piedade está inserida no município de Caeté. É uma formação rochosa imponente, facilmente vista de várias localidades e tem como maior destaque o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. E justamente por ser um grande destaque, ela possibilitou a criação do Caminho do Sabarabuçu na Estrada Real e de onde veio a origem da Lenda do Sabarabuçu. 

A história do Santuário tem início pelos idos do século XVIII, quando fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, edificaram na Serra da Piedade um eremitério rústico. Ao seu lado, foi erguida uma capela em homenagem a sua santa de devoção, a Nossa Senhora. Em 1958, Papa João XXIII decretou a santa como a Padroeira do Estado de Minas Gerais. No mesmo ano, chegou ao estado mineiro a imaginária que se encontra até o presente no Santuário. 

O Santuário da Serra da Piedade possui grande relevância para a história mineira e do  Brasil. Está integrada à identidade cultural e religiosa da população brasileira, constituindo, ainda, um bem de relevância paisagística e arquitetônica. No ano de 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN. Em 2004 esse Conjunto foi tombado como patrimônio do município de Caeté. Em 2012, o Governo de Minas declarou o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância para o Estado.

O Santuário Nossa Senhora da Piedade está situado na zona rural de caeté, há 50,5 km do centro de Belo Horizonte via BR-381. 
Endereço: Alto da Serra da Piedade, s/n - Zona Rural, Caeté - MG

Saiba também tudo o que fazer em Caeté!




Praça Tiradentes em Ouro Preto - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real



Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

A Praça Tiradentes em Ouro Preto é, talvez, o cartão postal mais conhecido da cidade. Ela está situada no ponto central da mesma, é o ponto de partida dos turistas, além de sede dos principais eventos e atrativos turísticos. 

Durante o século XVIII, a região hoje ocupada pela Praça Tiradentes era conhecida como Morro de Santa Quitéria. No ano de 1792 a cabeça de Tiradentes foi exposta na área onde hoje é a Praça Tiradentes. E no local onde a cabeça foi exposta, foi erguido um monumento que rende homenagens a Joaquim José da Silva Xavier. 

Já durante o século XIX, a praça ficou então denominada como Praça da Independência. Marco histórico da Inconfidência Mineira, foi batizada como Praça Tiradentes em 1894, seguindo os ideais republicanos de uma nova mentalidade política, que se afastava de todo e qualquer pensamento que remetesse aos tempos de "dependência" portuguesa.

Apesar da historiografia contemporânea reconhecer que Tiradentes, tampouco o movimento da Inconfidência Mineira, não buscaram a independência da Colônia em relação à Metrópole, o movimento republicano do final do século XIX, impulsionado pelo positivismo,  buscou construir um símbolo, forjar a história de um herói e mártir para o futuro país. Por isso, nada melhor que se apropriar da figura do Tiradentes para símbolo da República brasileira , da "independência".

Para além do monumento inserido no centro da Praça, existe o conjunto arquitetônico no entorno, datado de a partir de meados do século XVIII. São o casarios e belos e imponentes palacetes. Dentre eles se destacam o Palácio dos Governadores, que hoje funciona como o Museu de Ciência e Técnica; a Casa da Câmara e Cadeia, hoje Museu da Inconfidência. Além dos belos casarios e sobrados como Casa da Baronesa, Câmara Municipal e Posto de Informações Turísticas, a Santa Casa de Misericórdia e Conjunto Alpoim (casas cujo projeto de edificação é atribuído ao brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim).

Em 1942, o então presidente Getúlio Vargas ordenou que os restos mortais dos Inconfidentes fossem trazidos de Portugal e enterrados no Museu, no salão onde hoje é o "Panteão dos Inconfidentes". 

A Praça Tiradentes de Ouro Preto  guarda muitas preciosidades arquitetônicas, museus incríveis, além de histórias que fazem parte do contexto da história do Brasil. 





Centro Histórico de Catas Altas - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

A origem do Centro Histórico de Catas Altas tem raízes nos primeiros anos do século XVIII quando houve a corrida pelo ouro na região. Este belo monumento teve o seu tombamento efetivado em 1989.

A capelinha dedicada à Senhora da Conceição foi erguida nesses primeiros anos. Porém, ainda nos primeiros anos do século XVIII ela teria sido substituída pela atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. E foi no entorno imediato do templo que o povoado de Catas Altas foi sendo erguido.

Uma das muitas paisagens maravilhosas que avistamos durante as Expedições em Família pela Estrada Real é aquela composta pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Catas Altas, junto ao seu adro, o cruzeiro e a Serra do Caraça do lado oposto.

No entorno imediato do templo histórico há preservado o casario histórico bem como os restaurantes que servem a deliciosa comida mineira. Além deles, também faz parte do centro histórico a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Capela do Bonfim, a Capela de Santa Quitéria ou De Nossa Senhora do Carmo.



Praça Minas Gerais em Mariana - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real



Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

A Praça Minas Gerais é um dos mais famosos e belos cartões postais da cidade de Mariana. Este conjunto guarda dois belíssimos exemplares da arquitetura religiosa dos setecentos, a Igreja de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, bem como a Casa de Câmara e Cadeia e o Pelourinho. Ali, com todas essas belezas, somadas à paisagem do entorno, rende muitas fotos lindas. 




Igreja de São Francisco de Assis em São João del Rei - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

A Igreja de São Francisco de Assis é a mais famosa da cidade, sendo, inclusive, um dos cartões postais mais exibidos, uma verdadeira identidade visual e cultural local. O templo começou a ser levantado pelos idos do limiar da década de 1770. O exemplar exibe uma fachada altamente imponente, enquadrada pelas palmeiras de seu adro. Pela noite, o projeto de iluminação, muito bem executado, evidencia ainda mais as belezas de seus detalhes ornamentais esculpidos na pedra sabão. O projeto original de sua construção é atribuída a Aleijadinho, e consta que Francisco de Lima Cerqueira foi quem deu início às obras, realizando alterações no projeto original. 
Endereço: Praça Frei Orlando, 150 - Centro.
Entrada: paga



Matriz de Santo Antônio em Tiradentes - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

Este templo é magnífico, maravilhoso e o mais belo de Tiradentes, em nossa humilde opinião. De imponência majestosa, é a edificação que se vê, desde longe, de diferentes pontos da cidade, da mesma maneira que vemos, de diferentes pontos, a imponente Serra de São José.

A Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos de Minas Gerais. A sua edificação é datada de meados do século XVIII, "em paredes mestras  de taipa de pilão (barro socado entre estruturas de madeira)". Em 1810 a sua fachada recebeu complementos encomendados a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Em 1816, o frontão e as torres, em estilo rococó, desenhadas por Aleijadinho, foram finalizados. Seu interior guarda grandes surpresas decorativas e detalhadas, especialmente para os apreciadores da arte. A talha dourada, que compreende sete retábulos, impressiona o visitante por sua beleza. Sem falar das pinturas belíssimas presentes nos forros e paredes laterais da capela mor. Na  capela mor e coro a talha tem belíssimas pinturas no forro que remetem ao estilo rococó. Outra preciosidade é o órgão que veio de Portugal na década de 1780. Pelo lado de fora, encontra-se o relógio de sol, que foi inserido ao adro do templo, também na década de 1780. Ele foi feito em pedra sabão. Uma visita imperdível.
Localização: Rua da Câmara. Centro.

Aproveite e conheça todos os demais atrativos de Tiradentes e todas as demais igrejas históricas de Tiradentes!



Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará - Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real


Conheça 10 Monumentos incríveis da Estrada Real

A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará, desse belíssimo templo, se deve à Ordem Terceira do Carmo e as obras foram contratadas com o mestre Tiago Moreira, autor do risco. A pedra fundamental foi lançada em 16 de junho de 1763. Cinco anos depois o projeto original do frontispício foi alterado com as modificações na fachada que consistiram na utilização da pedra de cantaria nos pilares das torres, cunhais e enquadramento dos vãos. Entre 1771 e 1774 Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, junto a outros, executou as obras. A ele são atribuídas a autoria dos belíssimos trabalhos de escultura que adornam o frontispício, sobretudo a portada (Dados do IPHAN). Em frente à Igreja se encontra o Cemitério, construído após a Portaria Imperial de 1825 considerar insalubre o sepultamento no piso dos templos. O pensamento higienista e sanitarista começava a pairar sobre o Império brasileiro, e medidas tais passaram a ser aplicadas em busca de uma sociedade "menos miasmática". 
Endereço: Rua do Carmo, sn - Centro, Sabará - MG, 34505-460
Funcionamento: Terça-feira a Domingo, de 8 às 17h.
Entrada: Paga

Aproveite e conheça todos os atrativos turísticos de Sabará!


Até a próxima Expedição em Família!
  1. Estou louca para fazer a Estrada Real e conhecer esses 10 monumentos incríveis, além claro de carimbar meu passaporte (rs).

    ResponderExcluir
  2. Adorei conheçer em detalhes esses 10 Monumentos incríveis da Estrada Real através desse artigo. Amei a foto de casamento! Lindíssima!

    ResponderExcluir
  3. Eu já conheço alguns desses 10 monumentos e são realmente incríveis. Quero muito fazer todo o percurso da Estrada Real.

    ResponderExcluir
  4. A estrada real é mesmo encantadora né Deyse! Toda postagem sua, eu me surpreendo com tanta riqueza! adorei os 10 monumentos

    ResponderExcluir
  5. Deyse, cada vez que eu vejo uma nova postagem sua da estrada real, eu fico mais encantada! Bem legais os 10 monumentos que vou trouxe

    ResponderExcluir
  6. Quero fazer um tour pela estrada real em breve! Fiz um amigo que mora em Ouro Preto, acho que dessa vez essa trip sai! Quero conhecer esses monumentos.

    ResponderExcluir
  7. Incríveis mesmo esses monumentos na Estrada Real! Tenho muita vontade de fazer um roteiro passando por vários deles. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  8. As igrejas são, sempre, os monumentos mais importantes, em qualquer país ou cidade. E essas igreja da Estadas Real São Espetaculares. Parabéns por reuni-las num post só.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search