09 agosto 2020

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


Conheça os Templos históricos e Passinhos da cidade de Tiradentes em Minas Gerais.



Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


Tiradentes, essa cidadezinha mineira tão bela e charmosa, integrante do Circuito Trilhas dos Inconfidentes e da Estrada Real, possui belos templos históricos. Eles vão desde a Matriz, igrejas, capelinhas e os passinhos da Paixão de Cristo. Juntos, tais edificações integram o patrimônio histórico da cidade e se tornam grandes pontos de interesse turístico, atraindo diversos turistas.

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


Matriz de Santo Antônio - Igrejas Históricas de Tiradentes 



Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

Este templo é magnífico, maravilhoso e o mais belo de Tiradentes, em nossa humilde opinião. De imponência majestosa, é a edificação que se vê, desde longe, de diferentes pontos da cidade, da mesma maneira que vemos, de diferentes pontos, a imponente Serra de São José.

A Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos de Minas Gerais. A sua edificação é datada de meados do século XVIII, "em paredes mestras  de taipa de pilão (barro socado entre estruturas de madeira)". Em 1810 a sua fachada recebeu complementos encomendados a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Em 1816, o frontão e as torres, em estilo rococó, desenhadas por Aleijadinho, foram finalizados.

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

Seu interior guarda grandes surpresas decorativas e detalhadas, especialmente para os apreciadores da arte. A talha dourada, que compreende sete retábulos, impressiona o visitante por sua beleza. Sem falar das pinturas belíssimas presentes nos forros e paredes laterais da capela mor. Na  capela mor e coro a talha tem belíssimas pinturas no forro que remetem ao estilo rococó. Outra preciosidade é o órgão que veio de Portugal na década de 1780. Pelo lado de fora, encontra-se o relógio de sol, que foi inserido ao adro do templo, também na década de 1780. Ele foi feito em pedra sabão. Uma visita imperdível.


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


Localização: Rua da Câmara. Centro.
Visitação: diariamente, das 8 às 17h. 



Igreja Nossa Senhora do Rosário - Igrejas Históricas de Tiradentes 


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário se deu a partir 1740. Seus detalhes arquitetônicos, bem como artísticos, também chamam a atenção pela preciosidade e beleza. São exemplos disto a portada e o frontão com volutas. Internamente, a pintura em perspectiva presente na capela-mor, exibe a Virgem que dá o Rosário a São Francisco de Assis e a São Domingos Gusmão. O forro da nave tem uma pintura linda, que representa os quinze mistérios do Rosário. 
Localização: Rua Direita. Centro.
Visitação: quarta a segunda-feira, das 9 às 16h. 



Capela de São Francisco de Paula - Igrejas Históricas de Tiradentes 


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


A Capela de São Francisco de Paula está localizada no alto de um morro, podendo ser vista a partir de algumas localidades. Do alto desta colina tem-se uma belíssima vista para a cidade coroada pela Serra de São José e pela Igreja de Santo Antônio. Internamente, a capela resguarda a imagem de seu padroeira, cuja feitura é atribuída ao Mestre de Tiradentes. O painel em seu interior, pintado na década de 1940, traz cenas do povo da cidade em uma celebração religiosa. Por fora, o cenário é adornado por um cruzeiro posicionado à frente do templo.
Localização: Largo de São Francisco (Rua Nicolau Panzera). Centro.
Visitação: Domingo, das 9h às 11h30 



Igreja de Nossa Senhora das Mercês - Igrejas Históricas de Tiradentes 


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


A Igreja de Nossa Senhora das Mercês teve o seu processo de construção pelos idos da década de 1770. Ela é outra preciosidade da cidade de Tiradentes sendo erigida pelos pretos crioulos com tantos belos detalhes internos. Nossas pesquisas indicaram que seu término de construção se deu vinte anos depois, com o seu douramento e pintura em estilos que remetem ao rococó.

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


Durante a sua visita, gaste tempo mirando cada detalhe das talhas, o trabalho feito com tanto esmero em seu douramento e pintura delicada, mas ao mesmo tempo, tão marcante. Uma belíssima preciosidade mineira.  As pinturas e douramentos do altar, capela mor,  arco cruzeiro foram obras executadas por Manoel Victor de Jesus, até pelo menos 1825. 

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

Localização: Largo das Mercês (Praça Dom Delfino R. Guedes). Centro.
Visitação: Domingo, das 8 às 17h. 



Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza - Igrejas Históricas de Tiradentes 


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

A Capela de Bom Jesus da Pobreza é singela, mas belíssima. De traços arquitetônicos simples, a modesta Capela possui frontão em volutas e, por dentro, guarda uma decoração artística que remete ao rococó. Em seu interior há ainda uma bela imagem de Cristo Crucificado, bem expressiva, de rosto suave e perizônio (tecido que cobre o corpo de Cristo) levemente movimentado e com elegância. A inauguração da capela se deu em 1750.

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

Localização: Largo das Forras. Centro.
Utilização: Espaço cultural.
Visitação: sexta a quarta-feira, das 12h30m às 17h30m 

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes



Capela de São João Evangelista - Igrejas Históricas de Tiradentes 


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

A Capela de São José Evangelista foi edificada pela irmandade homônima a partir de 1760 e foi finalizada na primeira década do século XIX. Sua fachada é singela, sem torres. Internamente, a sua decoração é em estilo que remete ao rococó, muito bela por sinal. Em sua capela mor foi sepultado o compositor Manoel Dias de Oliveira, um dos mais expressivos da época. 
Localização: Rua Padre Toledo. Centro.
Visitação: Quarta a segunda-feira, de 8 às 17h 




Passos da Paixão de Cristo - Igrejas Históricas de Tiradentes 


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

Ao longo da cidades de Tiradentes, ao caminhar por aquelas ruas setecentistas, você avistará algumas capelinhas lindas. Elas representam os Passos da Paixão de Cristo. Segundo as nossas pesquisas, elas foram erigidas a partir de meados do século XVIII pela irmandade dos Passos. Todas elas têm fachadas que se assemelham, destacando os pequenos frontões em volutas e as portas duplas que, quando abertas, servem de linda moldura para os retábulos em douramento e a pintura em rococó no interior, que retrata os passos de Cristo 
Localização: Largo das Forras, Rua Direita, Rua Padre Toledo, Largo da Câmara, e Largo do Ó. Centro. 

Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes

E se você quer aprofundar mais sobre o assunto arquitetura e arte barroca nas Igrejas de Tiradentes, consulte este Guia bem interessante. 


Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes


Sobre o funcionamento das Igrejas de Tiradentes no período de Pandemia:

"Está em vigor novo decreto municipal que dispõe sobre o funcionamento de igrejas, templos religiosos e afins, durante o período da pandemia do Coronavírus.
As igrejas e templos religiosos estão autorizados a permanecerem abertos, desde que sigam as orientações de segurança previstas no documento." Veja mais no Decreto Municipal No. 3229.



Você vai curtir também: 



E vocês, curtem um tour pelos templos históricos? 
Quais deles você mais gostou?
Até a próxima Expedição em Família!

  1. Ahh, como adoro Tiradentes. Mas não conhecia todas essas igrejas históricas. Adorei esse post com essa seleção. Um ótimo motivo para voltar!

    ResponderExcluir
  2. Deyse sou louca para conhecer Tiradentes, depois que li esse post sobre as igrejas históricas então, fiquei mais apaixonada ainda.Que lindas!

    ResponderExcluir
  3. Essas igrejas são tão bonitas, e é interessante que ainda refletem pedaços da história, Minas Gerais vale muito a pena conhecer,

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tô apaixonada pelas igrejas históricas de Tiradentes! Não vejo a hora de poder visitar seguindo suas dicas :) Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas de igrejas de Tiradentes. Eu tinha viagem marcada para o final de agosto, mas precisei cancelar por conta da pandemia!

    Quantos dias você recomenda passar na cidade para visitar as principais igrejas e outros pontos turísticos mais famosos?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Murilo! Somente as igrejas, um dia basta! Mas, para curtir mais a cidade com calma, as pousadas charmosas, e os demais pontos, sugerimos de 2 a 3 dias! Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Não sendo uma pessoa religiosa, adoro visitar igrejas, mesquitas e templos. Essas igrejas históricas de Tiradantes são maravilhosas, fazem lembrar as de Ouro Preto e também algumas portuguesas.

    ResponderExcluir
  7. Amei conhecer sobre as igrejas históricas de Tiradentes. Esse é ainda um lugar que está na minha lista de desejos de viagem, lá no topo :)

    ResponderExcluir
  8. Post muito interessante sobre as igrejas históricas de Tiradentes. Amei como você explicou com detalhes e um pouco da história do lugar também!

    ResponderExcluir
  9. Tiradentes é toda linda! Já fui 2x e sou apaixonada por essa cidade!
    O tour das igrejas é envolvente, a mata que rodeia é exuberante e a comida é de comer rezando.

    ResponderExcluir
  10. Que post mais completo com igrejas históricas em Tiradentes, eu ainda não conheço a cidade mas já salvei o post pra quando estiver indo.

    ResponderExcluir
  11. Que encanto de lugar! Essas igreijinhas são maravilhosas! As Igrejas Históricas de Tiradentes são muito características e cheias de cor. Adorei a Igreja de Santo António, linda.

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa lista com as Igrejas Históricas de Tiradentes! Descobri que tenho que voltar nessa cidade encantadora!

    ResponderExcluir
  13. Adoro visitar as igrejas de Minas Gerais e lendo esse seu post deu mais vontade de revisitar as igrejas históricas de Tiradentes, aliás sou apaixonada por essa cidade charmosa.

    ResponderExcluir
  14. Viajei.. sou apaixonada por história e sou católica, nem preciso dizer o quanto amei esse post, cada Igreja mais linda que a outra

    ResponderExcluir
  15. Tiradentes é um local que quero conhecer. Ótimas dicas de Igrejas a serem visitadas

    ResponderExcluir
  16. Eu amei Tiradentes! Pena que passei só um dia na cidade e não consegui visitar todas as igrejas históricas. Me impressionei especialmente com a Matriz de Santo Antonio, tão imponente lá no alto...

    ResponderExcluir
  17. Que delícia esse post, adoro uma igreja antiga. Pra mim a de São Francisco de Paula é a mais interessante, achei a fachada uma graça a as capelinhas ao longo das ruas são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Tiradentes está na minha lista há algum tempo e este post com as igrejas históricas veio ao encontro da minha necessidade. Já vou planejar as visitas. Obrigada por compartilhar. bjs

    ResponderExcluir
  19. As Igrejas Históricas de Tiradentes são um patrimônio valioso da nossa arquitetura e a gente, como brasileiro, precisa conhecer e valorizar esse patrimônio. Belo registro, Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Tiradentes é uma cidade linda e as igrejas são uma preciosidade. Fiquei com saudade de lá.

    ResponderExcluir
  21. Quero muito conhecer Tiradentes. Já salvando essa lista de igrejas históricas! Adorei!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search