24 outubro 2022

Conheça o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS

Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS

Conheça o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo no Rio Grand do Sul!

O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo


Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS




O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo está localizado no município de São Miguel das Missões, na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, microrregião de Santo Ângelo. A cidade integra a região das Missões, na Rota Turística das Missões Jesuíticas, junto a outros 26 municípios.

Sabe aquele lugar mágico que você tanta sonha conhecer?! Então, esse foi o nosso caso com essa região e ela não nos decepcionou! E olha, estivemos lá com uma criança de 3 anos! Ela gostou?! Veja as fotos e tire as suas conclusões!


Conheça o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS


Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS



É possível fazer um passeio desses com criança?! Claro que é possível! Basta gostar desse tipo de turismo, querer levar a criança e servir de mediador na relação criança/objeto turístico, explicando, na linguagem dela, o que acontece por ali...



Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS

Por isso indicamos fortemente a todos a conhecerem, um pedaço muito importante de nossa história reside lá e merece ser conhecida por cada brasileiro. E por que a nossa história merece ser conhecida?! Porque só assim conheceremos a nossa identidade e o contexto em que hoje vivemos!



E quando fizer as suas expedições, não deixe de contratar um Seguro Viagem, que é muito importante. Nesta página á direita, você clica no nosso banner de seguros e faça o seu!


Conheça o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS - Um pouco de contexto histórico...



Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS



As terras que hoje compreendem a região das Missões eram antes ocupadas pelos indígenas, em sua maioria Guarani.  Entre os séculos XVII e XVIII, durante o processo de evangelização da Companhia de Jesus nas colônias da Coroa espanhola na América, houve o contato entre o “homem europeu” e os indígenas dessa região.

Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS



Em 1632 foi fundado, aos pés da Serra de São Pedro, às margens do Rio Ibicui, um aldeamento de indígenas catequizados pelos jesuítas e que recebeu o nome de Aldeamento de Itaiacecó. Contudo, pelos idos de 1637 essa redução começou a sofrer ataques frequentes dos bandeirantes paulistas que buscavam capturar indígenas para servirem de mão de obra escrava. Todo esse contexto provocou o deslocamento da redução jesuítica-guarani para o local onde hoje é o Sítio Arqueológico. Justamente por essas atribulações, a instalação de São Miguel das Missões ocorreu apenas em 1687.


Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS


O Povo de São Miguel Arcanjo, que era uma das reduções do Estado Jesuítico do Paraguai, constituía, junto a outras seis reduções, os Sete Povos das Missões.  Basicamente, esses Sete Povos eram a reunião de grupos catequizados (jesuíticos - guaranis) que estavam locados na região nordeste do atual Rio Grande do Sul, às margens do Rio Uruguai. Quer saber mais?


Em 13 de janeiro de 1750 foi firmado o Tratado de Madrid, que redefiniu as fronteiras das possessões das Coroas na América. Assim, ele previa, no Sul, a troca da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões Jesuíticas, situados no lado oriental do Rio Uruguai.

Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS


Em outras palavras, os jesuítas e os índios teriam que abandonar as suas reduções, as construções de longos anos das mesmas, o seu cotidiano, as suas criações, hortas, ofícios, o trabalho de catequese e alfabetização, e recomeçar em outro lugar.


Obviamente que houve reações por parte dos missioneiros e indígenas, gerando a Guerra Guaranítica. Sepé Tiarajú, cacique e alferes-mór de São Miguel, é relatado pela história como um dos grandes líderes dessa Guerra, lutando até a morte em 1756 (Dados do IPHAN).


Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS


Quanto à história contemporânea, na década de 1920 ocorreu o loteamento urbano no entorno das Ruínas de São Miguel Arcanjo, e partir dessa ação, a Vila de São Miguel foi criada em 1926, pertencendo ao município de Santo Ângelo. A então vila se tornou município em 1988.

O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é hoje o maior atrativo do município, e resguarda os vestígios da presença dos jesuítas na região, seu trabalho de catequese dos guaranis, e a própria Guerra Guaranítica.


Como chegar ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo




Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS



São Miguel das Missões está situado a 476 km de Porto Alegre pela BR 386, e a 57,4 km de Santo Ângelo pela BR-285 e RS-536, onde se encontra o aeroporto mais próximo.

Para chegarmos até lá, fomos de avião de Porto Alegre a Santo Ângelo. De lá, alugamos um carro.



Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS



E você pode visitar o Sítio em qualquer época do ano. A cidade e seus atrativos ficam disponíveis à visita dos turistas em todas as estações do ano. O Sítio fica aberto o ano inteiro, aguardando a visita dos turistas. 


Conheça os atrativos do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS 




Conheça - o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS



Conheça os atrativos presentes no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, Rio grande do Sul! Acesso o nosso post exclusivo sobre tudo o que fazer no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo!


Onde comer, onde se hospedar e como chegar ao Sítio em São Miguel das Missões



Saiba mais sobre o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo no Rio Grande do Sul, onde comer, onde se hospedar e como chegar no nosso post são Miguel das Missões jesuíticas/RS - onde comer, dormir.



Até a próxima Expedição em Família!
  1. Estava mesmo procurando sobre o sitio arqueológico de São Miguel Arcanjo, quando cai no seu blog. Adorei. Parabéns e obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Gente estou “passada”! Já fomos ao RS 5x e nunca fomos a São Miguel das Missões e o pior é que amamos esse tipo de turismo :( na próxima vou incluir no roteiro.
    Super concordo em levar os pequenos, depois eles crescem apaixonados como os pais

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando sobre as Missões Jesuíticas quando descobri o Sítio Arqueológico de São Miguel. Eu acho incrível poder visitar lugares como esse, tão cheio de histórias. Obrigada por compartilhar as informações tão completas.

    ResponderExcluir
  4. Estou planejando conhecer o interior do RS de carro e São Miguel não pode ficar de fora, né? Gostei muito do seu blog e das dicas, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. O sitio arqueologico de São Miguel Arcanjo, aqui no Rio Grande do Sul é um lugar simplesmente mágico e, como bem apontado neste excelente blog, merece ser conhecido "porque só assim conhecemos nossa identidade e o contexto em que hoje vivemos!" Viver nossa história é conhecer nossa identidade, isso é muita verdade. Também recomendo muito este lugar, fui e quero voltar! Mágico, fantástico, uma imperdível viagem no tempo!

    ResponderExcluir
  6. O sitio arqueológico de São Miguel Arcanjo é o Sitio arqueológico de São Miguel das Missões? Eu fui em 2020, mas eram 7 missões e eu só fui na de São Miguel das Missões. Quando vi inicialmente achei que era uma das missões dos 7 povos, mas as fotos são praticamente iguais as minhas então eu acho que realmente é o mesmo lugar. Vocês foram no show noturno? Ainda existe o espetáculo de luz e som projetado sobre as ruinas? Eu fui em março de 2020 então não sei se ainda existe..

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search