23 agosto 2021

Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté

Santuário da Serra da Piedade em Caeté - Patrimônio Histórico Mineiro


Conheça agora os espaços, as estruturas e atrativos do Santuário da Serra da Piedade em Caeté e saiba o que fazer por lá!

Santuário da Serra da Piedade em Caeté - Patrimônio Cultural



Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


A Serra da Piedade está inserida no município de Caeté. É uma formação rochosa imponente, facilmente vista de várias localidades e tem como maior destaque o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. 

Justamente por ser um grande destaque, essa formação rochosa possibilitou a criação do Caminho do Sabarabuçu na Estrada Real e de onde veio a origem da Lenda do Sabarabuçu. 


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


O Caminho do Sabarabuçu surgiu há cerca de 300 anos quando os bandeirantes avistaram uma luz muito forte que vinha do alto de uma serra, o antigo Pico de Sabarabuçu, que é a atual serra da Piedade. 

À época, o então Pico do Sabarabuçu era um ponto de referência/localização para se chegar às minas a partir de Raposos, Sabará e Caeté.

Essa luz avistada, para os bandeirantes, era o brilho do ouro. Porém, na verdade, era o brilho da luz do sol refletida no minério das rochas. Para se chegar até lá, os bandeirantes criaram uma rota alternativa entre o Caminho Velho e o Caminho dos Diamantes, dando origem ao Caminho do Sabarabuçu.


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


Quanto ao Santuário, sua história tem início pelos idos do século XVIII, quando fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, edificaram na Serra da Piedade um eremitério rústico. Ao seu lado, foi erguida uma capela em homenagem a sua santa de devoção, a Nossa Senhora.

Em 1958, Papa João XXIII decretou a santa como a Padroeira do Estado de Minas Gerais. No mesmo ano, chegou ao estado mineiro a imaginária que se encontra até o presente no Santuário. 


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté



Patrimônio cultural - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 



Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


O Santuário da Serra da Piedade possui grande relevância para a história mineira e do  Brasil. Está integrada à identidade cultural e religiosa da população brasileira, constituindo, ainda, um bem de relevância paisagística e arquitetônica.

No ano de 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN.


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


Em 2004 esse Conjunto foi tombado como patrimônio do município de Caeté. Em 2012, o Governo de Minas declarou o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância para o Estado.



O que fazer  - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 






O acesso ao Santuário Basílica se faz por via asfaltada e toda a sua estrutura foi revitalizada e possui toda infraestrutura para receber religiosos e turistas do mundo todo. Conheça agora os espaços, as estruturas e atrativos do Santuário da Serra da Piedade e saiba o que fazer por lá:



Basílica de Nossa Senhora da Piedade - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 



Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


No século XVIII foi implantada uma ermida no alto da Serra. Já no no final da década de 1850, a capelinha teve as suas estruturas ampliadas pelo capuchinho Frei Luiz de Ravena para comportar um número maior de pessoas. A igrejinha recebeu o título de Basílica da Piedade, a menor basílica do mundo, em 2017, do papa Francisco.


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté

A nave da Basílica é ladeada pela Capela do Sagrado Coração de Jesus e pela Capela do Santíssimo Sacramento ou de São José. Nelas se fazem presente os painéis azulejares com pinturas figurativas datados de 1996, produzidos pela artista plástica Maria Helena Andrés, e que foram executados em azulejos por Gianfranco Cavedone Cerri.


Basílica Estadual das Romarias - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 



Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


A Basílica Estadual das Romarias foi construída a partir da década de 1970, com projeto do arquiteto Alcides da Rocha Miranda com traços predominantes da arquitetura “moderna”. Internamente, detém murais de cerâmica fosca que revestem as paredes com temas bíblicos retirados do Evangelho de Lucas. A obra é do artista plástico Cláudio Pastro.


Caminho das Dores de Maria -Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 



Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


Este é o chamado “jardim de espiritualidade”, que tem como objetivo levar o visitante à reflexão, e oração durante a trilhar do Caminho das Dores da Mãe da Piedade. Ao longo dessa trilha existem mosaicos que retratam sete momentos da vida de Maria registrados na Bíblia. 


Casa dos Peregrinos Dom Silvério-  Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 


Este é um ambiente dedicado para orações, meditações e seminários. A estrutura possui ousado projeto arquitetônico. Oferece serviço para grupos passarem o dia ou se hospedarem. Sua capacidade é para até 38 pessoas. Para reservar, entre em contato por telefone (31-3651-6325/6335) ou via E-mail: sensp-casadosperegrinos@arquidiocesebh.org.br



Via Sacra - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


O Santuário Basílica é espaço para peregrinações. O espaço oferece duas opções de Via-Sacra para os turistas que desejam vivenciar os Passos da Paixão de Cristo. 
Percurso curto: Este tem início na Basílica Estadual das Romarias (na Praça Alcides da Rocha Miranda) e vai até a Basílica da Piedade (na Praça Cardeal Mota).
Percurso longo: Neste percurso, os Passos da Paixão de Cristo são representados em um conjunto de 15 painéis de azulejos que revestem pilares de alvenaria de pedra. 



Calvário - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


As esculturas do Calvário foram moldadas em ferro nodular e executadas por Vlad Eugen Poenaru. Elas pesam, aproximadamente uma tonelada, cada. Ao centro se encontra uma grande cruz, onde está a imagem de Cristo. À sua direita está a imagem da Virgem Maria e à sua esquerda está a imagem de São João.


Cripta São José - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 


A cripta está interligada à Casa dos Peregrinos e atende aos grupos que se reúnem para fazer retiros. Ali, estão sepultados frei Rosário Jofylly e padre Virgílio Resi, personalidades importante para a história do Santuário Nossa Senhora da Piedade.


Observatório Frei Rosário - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


O Observatório Astronômico Frei Rosário é mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nele é possível aos visitantes conhecer um pouco sobre a astronomia, a partir de equipamentos especiais. Ali, pela noite, quando o céu está limpo, sem nuvens, é possível avistar as estrelas por meio dos equipamentos.


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


As atividades no observatório haviam se encerrado antes da pandemia. Entre em contato pelo telefone (31) 3409-5679 ou pelo E-mail para astrovis@fisica.ufmg.br para saber sobre o retorno pós pandemia.


Paisagens - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 



Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


Do alto da Serra da Piedade pode-se admirar as mais belas paisagens em 360 graus. Nesse imenso e belo cenário, é possível avistar nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté




Onde comer - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 

Os espaços disponíveis para alimentação são:
Cafeteria e Lanchonete (Espaço Padre Virgílio Resi), Praça de Alimentação, Restaurante (Espaço Dom João Resende Costa). Gostamos de todos estes espaços, na lanchonete fazemos o lanche da tarde e gostamos muito do almoço (self service) servido no restaurante.

Confira os demais detalhes:

Espaço Dom João Resende Costa – restaurante



Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté

Horário de funcionamento:
Segunda: aberto a visitação das 11h às 17h | Almoço (quilo) das 11h às 14h30
Terça a sexta: aberto a visitação das 8h às 17h | Almoço (quilo) das 11h às 14h30
Sábado e domingo: aberto a visitação das 8h às 18h | Almoço (quilo) das 11h às 15h
Receitas mineiras, trivial, variada e rica mesa de sobremesas.
Café Colonial: receitas tradicionais de quitandas, doces e salgados da Minas Colonial.


Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté


Estacionamento: quanto ao estacionamento, houve mudanças recentes. Atualmente, os veículos e as motos ficam estacionados no Jardim de Nossa Senhora da Piedade/Estação da Piedade (antiga Praça da Cavalhada). De lá, os turistas usam uma Van (R$5,00 por pessoa, ida e volta, valor de 2021), do próprio Santuário, para chegarem até o topo da Serra. 

O passaporte da Estrada Real pode ser carimbado no Santuário também. Saiba como tirar o Passaporte da Estrada Real.


DICA: Ao visitar o Santuário da Serra da Piedade, vá com roupas leves e calçados confortáveis. Leve também agasalho, pois o clima é fresco a frio. 



Como chegar - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 


O Santuário Nossa Senhora da Piedade está situado na zona rural de caeté, há 50,5 km do centro de Belo Horizonte via BR-381. 
Endereço: Alto da Serra da Piedade, s/n - Zona Rural, Caeté - MG





Existem muitas maneiras para se chegar ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.
De Carro: partindo de Belo Horizonte, após percorrer 37 quilômetros pela rodovia BR-381, entre à direita, no trevo em direção a Caeté. Mais à frente, a estrada se divide: uma via segue para Caeté e a outra para a Serra da Piedade.
De ônibus partindo de Belo Horizonte: estação São Gabriel, a Viação Saritur ou linhas 4800 e 4810 faz o percurso com destino a Caeté. Descer no trevo da Serra da Piedade e subir a pé.



Visitação durante a Pandemia - Passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté 


Se atente às orientações dadas pelo próprio site do Santuário, para a visitação:

Conforme as determinações do Ministério da Saúde, do Instituto Estadual de Florestas e da Prefeitura de Caeté e Sabará:
É obrigatório o uso de máscara
Haverá medição da temperatura na entrada do Santuário. Pessoas com FEBRE (Temperatura > 37,7°C) não poderão entrar.
Haverá álcool gel disponível para ser utilizado antes, durante e após a visita
A visita não é recomendada para pessoas do grupo de risco
Só será permitida a entrada de pessoas cadastradas previamente


Para a segurança de todos, no Santuário NÃO é permitido:
Levar animais domésticos
Seguir com veículo automotivo até o topo do Santuário (os ciclistas devem seguir estas diretrizes) . Saiba mais sobre as mudanças no sistema de mobilidade do Santuário.
Consumir bebidas alcoólicas, fazer churrasco ou uso de fogareiro
Escalar e/ou subir nas pedras, caçar ou aprisionar animais
Causar danos à vegetação, retirando mudas
Sair das trilhas ou abrir novos caminhos
Invadir a propriedade, desrespeitando a entrada principal
Ligar música em alto volume
Acampar e pernoitar em carros
Andar de bicicleta nas trilhas, por causa da fragilidade do solo
 Praticar esportes radicais
Levar refeições para lanche ou piquenique. O Santuário oferece refeições no restaurante ou lanchonete
Comercializar produtos – com exceção dos artesãos cadastrados no Santuário
Passeio de crianças sem acompanhante
 

Taxa de visitação:
R$ 10,00 por pessoa (isenção: até 12 anos de idade (inclusive). Meia entrada: maiores de 60 anos de idade).
Pagamento no restaurante do Santuário (Espaço Dom João Resende Costa)
A sua contribuição ajuda a preservar o Santuário Basílica da Padroeira de Minas, fortalece nossa missão evangelizadora e as ações de amparo aos mais pobres.
 

Transporte do Jardim de Nossa Senhora da Piedade (antiga Praça da Cavalhada) até o topo do Santuário (VAN):
Ida e volta: R$5,00
Só um trecho (ida ou volta): R$ 3,00
Acima de 65 anos: R$ 3,00 (qualquer trecho)
0 a 5 anos: isento
– As vans do Santuário utilizam o sistema Ecoquest, que possui ação sanitizante, combatendo com eficiência qualquer tipo de microrganismo presente, seja ele um fungo, uma bactéria ou um vírus.
– Pessoas com mobilidade reduzida podem subir até o topo do Santuário com seu veículo automotor. 

 


Mais informações no site do Santuário.

Conheça os outros atrativos de Caeté!


Até a próxima Expedição em Família!

  1. Adorei essa opção de bate e volta para conhecer o Santuario da Serra da Piedade. Que lugar repleto de histórias né? Caeté fica há mais ou menos meia hora de BH?

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Já quero fazer esse passeio no Santuário da Serra da Piedade! E tão perto de BH!

    ResponderExcluir
  3. Que lugar interessante! Nunca tinha ouvido falar. Já anotei tudo. Obrigada por divulgar.

    ResponderExcluir
  4. Esse santuário está num lugar lindo e com sua energia, a experiência deve ser melhor ainda. Fiquei com muita vontade de fazer esse passeio no Santuário da Serra da Piedade em Caeté. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Que legal o passeio pelo Santuário da Serra da Piedade, além ser lindo, tem uma vista espetacular né

    ResponderExcluir
  6. Que lugar especial. Mais um para conhecer quando retornar a Minas, a lista não acaba nunca. E parabéns pelos post sobre o que fazer no Santuário da Serra da Piedade, está bem completo.

    ResponderExcluir
  7. Informações imprescindíveis para quem quer conhecer essa atração turística mineira. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Nunca soube da existência do Santuário da Serra da Piedade mas me interessei agora a conhecer. Adorei a vista das nove cidades da região metropolitana de BH. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esse Santuário da Serra da Piedade em Caeté. Adorei essas dicas do que fazer por lá.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade de conhecer esse Santuário da Serra da Piedade em Caetano. Obrigada por compartilhar.
    Vou precisar muito dessas informações.
    Bjs

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search