22 junho 2020

Ecoturismo em Cordisburgo - Um Turismo de Experiência

Ecoturismo em Cordisburgo - um Turismo de Experiência. Foto: Guilherme Miranda


Conheça agora todas as possibilidades de Ecoturismo em Cordisburgo, a cidade de Guimarães Rosa, e via um intenso Turismo de Experiência no período pós-pandemia.



Ecoturismo em Cordisburgo - Um Turismo de Experiência



Como não é novidade para ninguém, nós do blog Expedições em Família estamos seguindo a tendência dos rumos de retomada do Turismo, visando o pós-pandemia do Covid-19. Estamos, cada vez mais, investindo na produção de conteúdo sobre o Turismo Doméstico, o Turismo de Experiência e suas possibilidades em Minas Gerais e no Brasil. E, por isso, apresentaremos a vocês o Ecoturismo em Cordisburgo - um Turismo de Experiência.
A cidade de Cordisburgo, está localizada a 118km de Belo Horizonte. Entre muitos outros incríveis atrativos, oferece também o Ecoturismo, com suas cachoeiras e bela natureza em meio ao cerrado e um turismo de aventura radical em meio à sua natureza. Se essa é uma prioridade em seus passeios, sugerimos planejar  de a dois dias na cidade, para melhor aproveitar os atrativos.



Ecoturismo em Cordisburgo - um Turismo de Experiência. Foto: Guilherme Miranda


São atrações mais distantes do centro da cidade e parte delas está em propriedade particular, necessitando assim, prévia autorização. Nada que um bom planejamento de viagem não resolva! Relacionaremos todas as opções que nos foi repassada, pelo nosso guia Guilherme Miranda, a título de conhecimento do leitor, para conferência quando visitarem a cidade.


Ecoturismo em Cordisburgo - onde ir e o que fazer


a. Córrego do Tamboriu - Ecoturismo em Cordisburgo 


Ecoturismo em Cordisburgo - um Turismo de Experiência. Foto: Guilherme Miranda


Ele está localizado a 8km da sede, na Fazenda do Tamboril, Povoado de Onça. Tem 4 m de largura e mil de extensão. Suas águas são claras, mas ficam turvas no período chuvoso. Você pode fazer a trilha até lá, nadar, ter um contato com a natureza do entorno, além de apreciar a trilha que leva até lá.


b. Cachoeira do Fio - Ecoturismo em Cordisburgo 


Ecoturismo em Cordisburgo - um Turismo de Experiência. Foto: Guilherme Miranda


Ela está em uma área de relevo calcário com uma gruta no entorno e vegetação bem preservada. A cachoeira tem um vão, um poço e uma queda d’água. Também se situa em propriedade particular, Zona Rural - Povoado do Onça, sendo necessária autorização. Ainda nos foi informado que na propriedade existe um moinho bem antigo. Além do contato com a natureza, você pode fazer uma trilha até lá, ir de bike, tomar um bom banho e descansar.


c. Lagoa do Jaime Diniz - Ecoturismo em Cordisburgo 



Ecoturismo em Cordisburgo - um Turismo de Experiência. Foto: Guilherme Miranda


Essa lagoa se encontra na Fazenda Boa Esperança, a 18 km do distrito sede, e ocupa uma área de quatro hectares, com 5 metros de profundidade, aproximadamente. Foi constituída naturalmente, sendo alimentada pelas águas do rio Maquiné. Em suas águas podem ser encontrados peixes como tilápia e traíra. Além do contato com a natureza, você pode fazer uma trilha até lá, ir de bike também, tomar um bom banho e descansar.



d. Trilha pela área de preservação do Monumento Natural Estadual Peter Lund - Ecoturismo em Cordisburgo 




Com uma distância de 18 Km, essa trilha percorre os povoados do Onça, Cuba e Gruta de Maquiné. Pode ser feita de Bicicleta / Caminhando / Carro. Há paradas nos córregos que cortam a região e nas fazendas para conhecer e degustar a produção de cachaça, doces, queijos e outros produtos, bem como os costumes dos moradores locais.



e. Trilha das Lages - Ecoturismo em Cordisburgo 


Com uma distância de 35 km, essa trilha pode ser feita Bicicleta / Caminhando / Carro (Parte do percurso). Percorre estradas de terra, atravessa cursos d’água, córregos, trilhas com subidas e descidas técnicas, troncos caídos, vegetação fechada em alguns pontos. Possui um grau de dificuldade alto.


Ecoturismo em Cordisburgo - um Turismo de Experiência. Foto: Guilherme Miranda


Cabe ainda mencionar outras opções que existem na cidade, mas que estão condicionadas à autorização prévia aos proprietários, por meio do Guia de turismo na cidade. São elas:


Cachoeira do Maquiné - Ecoturismo em Cordisburgo 

A Cachoeira é de grande extensão e com mata ciliar bem preservada. Com 700 metros de altura, detém três poços e cinco quedas. Está situada em uma propriedade particular, Fazenda do Maquiné - Zona Rural - Povoado de Maquiné (15 km da sede).

Lagoa dos Currais - Ecoturismo em Cordisburgo 

Essa lagoa está situada na Fazenda Lagoa dos Currais - Zona Rural - Povoado de São José das Lages (12 km da sede). É preciso autorização para visitá-la. Ela detém, aproximadamente, 200 metros de largura por 500 metros de comprimento. As águas são limpas e mansas. Situa-se em propriedade particular, portanto é necessária autorização do proprietário para conhecer o atrativo.

Morro do Urubu - Ecoturismo em Cordisburgo 

O Morro do Urubu fica na Fazenda Soneca, povoado de São Tomé que está na divisa do município de Cordisburgo com Araçaí, na zona rural. Na fazenda podem ser encontradas araras. O morro se constitui em um afloramento cáustico com vegetação de cerrado no entorno. Ele é um dos atrativos que fazem parte da Trilha do São Tomé (roteiro muito concorrido na cidade). Essa trilha passa por cachoeiras, pedreiras e represas.

Pedreira do Jovem - Ecoturismo em Cordisburgo 

A Pedreira se localiza na Fazenda do Jovem - Zona Rural, propriedade privada. No local há uma pequena queda d’água onde o córrego escava a rocha, erodindo o canal por onde suas águas passam formando as chamadas “marmitas”. Essas são cavidades arredondadas produzidas pela força das águas em movimento rotatório. 

Poço Azul - Ecoturismo em Cordisburgo 

O Poço Azul fica na Fazenda Jatobá, propriedade privada - Zona Rural - Povoado do Maquiné. Sua cor se deve ao rebaixamento de teto da caverna. Ela possui uma profundidade de aproximadamente 10 metros. O banho não é permitido, mas você fará uma bela trilha até lá, conhecendo e apreciando bastante a natureza local.
Para mais informações consulte nosso Guia da região Guilherme Miranda e o Centro de Apoio ao Turista no contato (31)3715-1484. Todas as imagens do Ecoturismo em Cordisburgo foram gentilmente cedidas por ele.
Aproveitem os turismo doméstico, o turismo de experiência, onde não há aglomerações.
Até a próxima Expedição em Família!

Você vai curtir também:
Gruta do Maquiné em Cordisburgo - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund
Dicas de passeio na terra de Guimarães Rosa: Cordisburgo, em Minas Gerais
  1. Estou amando esse incentivo para o turismo nacional, fiquei curiosa para conhecer Cordisburgo!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro turismo de aventuras e com certeza teu post Ecoturismo em Cordisbugo me faz colocar esse destino na lista de desejos. Obrigada pelas dicas de onde ir e o que fazer.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço Cordisburgo! Já quero fazer esse ecoturismo! Adorei as dicas de onde ir e o que fazer nesse destino. Ótimo post

    ResponderExcluir
  4. Ecoturismo, longe de aglomerações, lugares domésticos e por perto!! Certíssima, vamos explorar " nosso quintal" mostrando lugares por perto!! Ótimas dicas no blog!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conheço Cordisburgo, mas vendo as imagens das cachoeiras, fiquei bastante interessada. Estamos todos precisando de um contato maior com a natureza, não é, Deyse?

    ResponderExcluir
  6. Uau! Minas Gerais tem cada cantinho lindo. Adoro Ecoturismo e já estou querendo conhecer Codisburgo. Obrigada por compartilhar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Nunca imaginei que tivesse um lugar tão especial como esse em Minas Gerais. Esse roteiro de ecoturismo em Cordisburgo está muito legal, completo e com certeza rende fotos maravilhosas.

    ResponderExcluir
  8. Tô fazendo uma viagem por Minas e tô com dor do coração de deixar Cordisburgo fora do meu roteiro :( amei essas dicas de ecoturismo e espero conseguir conhecer em breve!

    ResponderExcluir
  9. Que delícia esse post sobre Ecoturismo em Cordisburgo, onde ir e o que fazer. Pra gente que está presa em casa há tanto tempo é um alento saber que pode dar uma saidinha e aproveitar a natureza.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante esse lado ainda não muito conhecido de Cordisburgo. Sempre vi essa cidade como um lugar de Literatura e agora você me mostra o aspecto do Ecoturismo. Gostei!

    ResponderExcluir
  11. Que demais esse post sobre o Ecoturismo em Cordisburgo, adorei a dica Deyse, vou querer conhecer quando estiver por ai.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que ideia legal de ecoturismo! Eu nunca tinha ouvido falar em cordisburgo, e tem bastante coisa legal para fazer! Adorei essa trilha de bike, mas acho que não me arrisco kkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Conheci o lado cultural de Cordisburgo e a Gruta de Mquiné. Faltou andar por essas trilhas e mergulhar nesses rios.

    ResponderExcluir
  14. Existe alguma agência disponível para auxiliar nesses passeios?

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search