22 maio 2020

Buenos Aires - Filmes para viajar pela capital portenha

Praça de Maio, Casa Rosada, Buenos Aires

A Pandemia do novo Corona Vírus (COVID-19) realmente causou uma grande mudança nas nossas vidas e em nossos planejamentos, não é mesmo?! Assim foi conosco, que tivemos que postegar, para uma data ainda desconhecida, nosso retorno à capital portenha. E para não sofrer de saudades, fizemos uma viagem por Buenos Aires por meio de alguns filmes que se passaram por lá!
Confira agora a nossa seleção de filmes que vai te fazer viajar “por las calles de Buenos Aires”.

Golpe Duplo, 2015



Um filme que mescla suspense, romance e comédia, retrata a história de dois trapaceiros que se conhecem em meio a um golpe. Os protagonistas vividos por Will Smith e Margot Robbie seguem juntos realizando trapaças ao mesmo tempo em que “rola” um romance entre eles. No desenrolar da trama, os personagens se encontram em Buenos Aires e ruas do centro. O Obelisco, bem como bairros como o San Telmo, La Boca, mais especificamente o colorido de Caminito, são evidenciados. O filme está disponível na Netflix.


Bairro La Boca, Buenos Aires.
Colorido de Caminito, Bairro La Boca, Buenos Aires.



Relatos Selvagens , 2014




Dirigido por Damián Szifron, produzido por Pedro Almodóvar e estrelado por Ricardo Darín, o filme é um drama que descreve histórias simultâneas de pessoas que vão vivendo situações complicadas. Com o desenrolar das cenas, os personagens chegam ao ponto de “estourar” e o controle ser perdido. Relatos Selvagens foi indicado ao Palma de Ouro, no Festival de Cinema de Cannes, e também ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano de 2015. As cenas se passam em lugares como o Hotel InterContinental, na Calle Moreno, bairro Boca, Avenida Córdoba com Avenida Leandro N. Alem. O filme está disponível no Youtube.

Avenida Córdoba, Buenos Aires
Avenida Córdoba, Buenos Aires.


Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual, 2011



Classificado como comédia e romance moderno, o filme descreve o cotidiano de uma vitrinista e um programador de sites, de seus encontros e desencontros. Eles residem em prédios vizinhos na capital portenha, aliás, as cenas do filme mostram muito os prédios da capital e toda a sua arquitetura, muitas vezes não notada pelo turista. Medianeras é, justamente, a lateral inteiriça dos edifícios, onde se colocam anúncios ou grafites. Aparecem no filmes muitas partes do centro de Buenos Aires. Locais como Avenida Santa Fé, o  Edifício Kavanagh, o Palácio Anchorena, o Planetário, bairro Belgrano e o Edifício Comega na Avenida Corrientes (logradouro do Obelisco), são exibidos. 


Visão para o Obelisco, na Praça da República, no Cruzamento entre as Avenidas Corrientes e 9 de Julio
Visão para o Obelisco, na Praça da República, cruzamento entre as Avenidas Corrientes e 9 de Julio, no entorno os prédios.



O Segredo dos seus olhos, 2009



Esse drama, também protagonizado pelo ator Ricardo Darín, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano de 2009. O protagonista faz o papel de um investigador que se aposentou há pouco tempo e que decide escrever uma obra baseada em uma investigação que ele havia trabalhado no passado. O chocante caso se tratava do estupro seguido de assassinato de uma jovem. No decorrer das cenas, a película traz à tona sentimentos e recordações até então não despertados pelo investigador. Locais como o Palácio da Justiça, o campo de futebol do Huracán, estação de trens de Retiro, são mostradas. O filme se encontra disponível no Youtube.
 Palacio da Justiça, Buenos Aires
 Palácio da Justiça, Buenos Aires.



Tetro , 2009



É um drama, em preto e branco, escrito e dirigido por Francis Coppola. Conta a história de dois irmãos que se encontram na capital portenha. Ambos são nascidos nos Estados Unidos, porém o irmão mais velho se refugiou em Buenos Aires para ficar longe da família. O irmão mais novo trabalha em um navio, e ao aportar na cidade, passa a ter encontros com ele. Aparece no filme cenas da região portuária, do bairro La Boca, além de ruas de San Telmo.

Rua do Bairro San Telmo e suas barracas, Buenos Aires
Rua do Bairro San Telmo e suas barracas, Buenos Aires.



O Tango e o assassino, 2002



Esse filme é um misto de drama e suspense que foi gravado em diferentes partes da capital portenha. O enredo envolve um assassino de aluguel contratado para executar um general de Buenos Aires em um final de semana. Porém, o general não estava na cidade e o protagonista se vê obrigado a passar mais tempo. Durante os dias que passa na capital, ele se apaixona pela cultura e pelo tango. A película foi escrita, estrelada e dirigida por Robert Duvall.


Tango pelas ruas de Buenos Aires
Tango pelas ruas de Buenos Aires

Nove Rainhas, 2000



O filme é um misto de suspense com drama, que não deixa de ter algumas partes engraçadas envolvendo dois golpistas, um deles vivido pelo ator Ricardo Darín. Ambos se unem para dar um grande golpe e o final é surpreendente. As cenas são desenroladas em diferentes partes da capital portenha como ruas do centro, demonstrando bem a arquitetura predial, a Galeria Obelisco, rua subterrânea da Avenida 9 de Julio e bairros como Retiro e Puerto Madero, em especial o Hotel Hilton.  O filme está disponível no Youtube.


Puerto Madero, Buenos Aires
Puerto Madero, Buenos Aires


Evita, 1996



O filme é um drama musical que narra a história de Eva Perón, de seu passado pobre até a sua ascensão, chegando à primeira dama da Argentina. Madonna, que interpretou a personagem principal, gravou algumas cenas da trama no interior da Casa Rosada. Entre os atores conhecidos, estão Antônio Banderas, que interpretou Che Guevara, e Jonathan Pryce, que interpretou Juan Perón. O filme está disponível no Youtube.

Casa Rosada, Buenos Aires
Casa Rosada, Buenos Aires

Clique no ícone para salvar esse e outros Pins

https://pin.it/50Pehkh

E aí?! gostou de nossa lista?! Qual filme você acrescentaria? Nos indica que acrescentamos.
Até a próxima Expedição em Família!

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Destinos, filmes e séries, #filmesinspiramdestinos. Confira os blogs participantes!
  1. Adorei esse post, eu amo Buenos Aires, não vejo a hora de voltar. Vou conferir essa sua lista nesse final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia rever os lugares por onde passei em minha viagem para Buenos Aires!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post!! Uma ótima maneira de viajar por Buenos Aires nesta quarentena. Já vou começar a maratonar essa lista de filmes!

    ResponderExcluir
  4. gente quando filme hein! que ótimo saber ...com final de semana com certeza vou poder assistir um desses. Obrigada querida por compartilhar;

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas dos filmes! Assisti estes dias o Golpe Duplo e amei! Conhecia também o Evita... Já anotei os outros para assistir. Já que não conheço Buenos Aires ainda, aproveito para viajar pelos filmes!

    ResponderExcluir
  6. Cintia Caciatori23 de maio de 2020 10:15

    Eu amei conhecer Buenos Aires e agora que li esse post vou assistir aos filmes também! Adorei as sugestões, muito legal ver um filme num lugar que a gente já conhece!

    ResponderExcluir
  7. Que post incrível! Criativo, sensível com as necessidades do momento... Gratidão!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search