04 março 2020

São Lourenço no Circuito das Águas Minerais de Minas Gerais

Parque das Águas de São Lourenço

Conheça São Lourenço no Circuito das Águas Minerais de Minas Gerais!


São Lourenço no Circuito das Águas Minerais de Minas Gerais



São Lourenço é uma belíssima cidade sul mineira, situada na Serra da Mantiqueira, cercada por lindas paisagens e clima fresco a frio. Estivemos por lá, pela primeira vez, no ano de 2010, por ocasião de nossos trabalhos de preservação do patrimônio cultural. Fizemos alguns inventários de bens imóveis e o relatório de Registro da famosa Festa de Agosto. E claro, apaixonamos pelo município. 

Anos depois, em 2017, regressamos para passear com a nossa filha. Agora, voltamos, mais uma vez, apenas para carimbarmos o passaporte da Estrada Real, pois o município integra o Caminho Velho do Ouro. O passaporte foi carimbado no Centro de Atendimento ao Turista, em frente ao Parque das Águas.

O  Parque balneário integra o Circuito das Águas de Minas Gerais formado por outras Estâncias hidrominerais como a de Caxambu, Cambuquira, Lambari e demais cidades que tiveram seu processo de gênese associado às águas minerais da região. Têm-se notícias da existência das águas minerais por essas paragens desde 1826. A Companhia de Águas Minerais São Lourenço é datada de 1890.

A partir de pesquisas realizadas no início do século XX, revelou-se que essas águas minerais detinham propriedades terapêuticas e medicinais.  Esses estudos possibilitaram a inserção de São Lourenço em um contexto nacional e internacional de turismo balneário entre 1930 e 1945, durante o período conhecido como Belle Époque.

Como chegar a São Lourenço

Se você partir de Belo Horizonte, são cerca de 400km de distância via BR-381. Clique aqui.
Se você partir do Rio de Janeiro, são cerca de 275km de distância via BR-116 e BR-354. Clique aqui.
Se você partir de São Paulo, são cerca de 303km de distância via BR-116. Clique aqui.

Caso você vá de carro, pode alugá-lo aqui.  Faça aqui a sua busca.
Caso vá de ônibus, acesse esse site para ter detalhes de horários e viações. A Gardênia, Cometa e Útil são algumas das viações que atendem a cidade.

O que fazer em São Lourenço 

Quando estivemos por lá, não deixamos de visitar o tão  famoso Parque das Águas, tombado pelo Estado em 2018, o Parque conta com o balneário, portaria, pavilhão central, casa branca, estruturas das fontes de água mineral, lago e paisagismo, que compõem um belo conjunto.


Paisagens do Parque com o lago
Paisagens do Parque com o lago do Parque das Águas de São Lourenço

Fonte das águas do Parque
Fonte das águas do Parque das Águas de São Lourenço

Dentro dele, para além das caminhadas pra admirar todo aquele cenário bucólico, desfrutar do balneário e beber as águas das fontes, é possível fazer diferentes atividades, inclusive com as crianças, como passear de pedalinho no lago e andar de triciclo.
Passeio de triciclo pelo Parque das Águas de São Lourenço
Passeio de triciclo pelo Parque das Águas de São Lourenço


Passeio de pedalinho pelo Parque das Águas de São Lourenço
Passeio de pedalinho pelo Parque das Águas de São Lourenço

Há ainda a Catedral de Bambu, onde se celebram missas, sobretudo durante a Festa de Agosto.


Catedral de Bambu do Parque das Águas de São Loureço
Catedral de Bambu do Parque das Águas de São Lourenço

O passeio de “Trem das Águas” também é uma boa pedida para todo turista. Ele parte da Estação Ferroviária de São Lourenço até a Estação de Soledade de Minas.
Locomotivas em exposição - Acervo da Estação de São Lourenço
Locomotivas em exposição - Acervo da Estação de São Lourenço

Vagão de passageiros da Maria Fumaça - Primeira Classe
Vagão de passageiros da Maria Fumaça - Primeira Classe

Interior do vagão de passageiros da Maria Fumaça - Primeira Classe
Interior do vagão de passageiros da Maria Fumaça - Primeira Classe



Rumo a Soledade de Minas
Rumo a Soledade de Minas

Locomotiva na Estação de Soledade de Minas
Locomotiva na Estação de Soledade de Minas

Chegada à Estação de Soledade de Minas

Além de desfrutar da paisagem, dentro do vagão há um lindo espetáculo de violeiros e sanfoneiros, cantigas caipiras, que já se inicia na própria na Estação de São Lourenço, e degustação das iguarias locais dentro do vagão. Degustamos queijos, doces, vinho e cachaça. Assista um pouco do passeio pelo vídeo no Youtube e aproveita e se inscreva!😃


Ainda com relação aos atrativos do município, o passeio de charrete é uma das opções a se fazer, inclusive pra se conhecer o centro, alguns de seus pontos turísticos e lojas de artesanato, de queijos e doces. Embora esse passeio seja uma prática bastante comum em diversas cidades turísticas brasileiras, hoje repensamos muito a respeito e já temos abandonado tal entretenimento. Em São Lourenço há também o passeio de trenzinho pela cidade.

Passeio de Charrete

Passeio pelo Calçadão (Rua Wenceslau Braz) onde há variados restaurantes, bares e lojas de souvenires. Ao longo do calçadão do Parque há também um parquinho com brinquedos para crianças. Uma ótima opção para também passar um tempinho com os filhos. Nos finais de semana também ocorre ali a feirinha de artesanato.

A própria antiga Estação de Trem de São Lourenço, inaugurada em 1884, alguns exemplares do casario de diferentes períodos e estilos arquitetônicos diferentes, a Basílica Menor de São Lourenço Mártir, Ermida Bom Jesus do Monte, o Mercado Municipal são pontos de interesse turístico.
Estação de Trem de São Lourenço
Estação de Trem de São Lourenço

As celebrações da Semana Santa e a Festa de Agosto são eventos bem concorridos na cidade. Assista abaixo um trechinho do vídeo da procissão da Semana Santa de 2017 que assistimos às 5 horas da manhã, a partir da varanda da nossa suíte no Hotel Central Parque.
Procissão do domingo de Páscoa em São Lourenço
Procissão do domingo de Páscoa em São Lourenço - visão a partir da varanda da suíte do Hotel Central Parque

Não ficamos restritos ao centro e fizemos também o turismo rural, em especial a Rota do Café, percorrendo estradas e indo para além dos limites do município, chegando a Carmo de Minas e conhecendo a Fazenda Centenária, onde degustamos o café feito na hora. Seguindo a mesma rota chegamos também à Fábrica de Doces do Pé ao Pote, cujas iguarias são preparadas com frutas orgânicas. Lá degustamos vários doces deliciosos e compramos alguns potes. Os Doces Vovó de São Lourenço também são deliciosos, além de muito famosos na cidade. 

Também estivemos na Montanha Sagrada para assistir o pôr do sol e de lá avistamos uma bela vista para a cidade. E por falar em vista, o município também possui o Teleférico, o que proporcionava um belo passeio e vista, porém está desativado.
Uma das belas vistas a partir da Montanha Sagrada

Onde comer em São Lourenço

O Restaurante e Pizzaria Agostini, em frente ao Parque das Águas, é uma excelente opção. A pizza de lá é fantástica. O Calçadão (Rua Wenceslau Braz) também abriga diversos de restaurantes, bares e pizzarias com opções de porções, tira gostos, cardápios “a la carte”, self service e lanches. A cada dia experimentávamos um local diferente e os temos como boas dicas de onde comer. Na Casa da Vó Biza você vai encontrar deliciosos doces e queijos, bem tradicionais na cidade.
Restaurante e Pizzaria Agostini
Fachada do Restaurante e Pizzaria Agostini

Onde dormir em São Lourenço

DICA: Se hospede nos hotéis mais próximos do Parque das Águas. É onde está a maioria dos atrativos da cidade, e a melhor maneira de se conhecê-la é caminhando. Até porque o trânsito no centro já está bem caótico, com dificuldade de circular e de estacionar o carro.
Visão para o Parque das Águas a partir do janelão do Salão do café da manhã do Hotel Central Parque
Visão para o Parque das Águas a partir do janelão do Salão do café da manhã do Hotel Central Parque


Lá já nos hospedamos no Alzira Granada Hotel e no Hotel Central Parque, de frente para o Parque das Águas, ambos muito bons! 
Salão do café da manhã do Hotel Central Parque, de frente para o Parque
Salão do café da manhã do Hotel Central Parque, de frente para o Parque
Mas você pode encontrar outras opções de hospedagem com o melhor preço com nosso  parceiro. E você pode fazer a sua reserva na caixa Booking.
Booking.com

E você, conhece essa cidadezinha linda? O que gostaria de fazer por lá? O que fez e gostou? Deixa aí nos comentários pra gente!

Até a próxima expedição em família!

  1. Excelente post, riquíssimo em informações de passeio entre casais e família. As fotos são lindas e ainda tem a Iarinha bebê ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Quem bom que gostou! Esperamos que lhe seja útil! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  2. Estivemos em São Lourenço por duas vezes, sempre vamos a uma conferência bíblica que acontece lá em setembro. Realmente há muitos atrativos. Ainda não acertei uma hospedagem que realmente gostamos, vou testar sua dica da próxima vez. Essa pizzaria é ótima mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ! Andrea! Tudo bem?! Que especial! É uma cidade adorável, realmente! Tomara que goste das hospedagens aqui sugeridas! Nós gostamos bastante, os quartos são limpos, aconchegantes e o café da manhã maravilhoso! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  3. Tenho uma atração por São Lourenço, talvez por já ter conhecido Araxá e ter gostado muito das fontes e do parque. Tenho a impressão que gostarei muito também, gosto de cidades que tem esse cuidado com a água e a natureza. Preciso me programar para conhecer em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ! Tudo bem?! Araxá é realmente um encanto! Certamente vai gostar de São Lourenço! Obrigada por visitar nosso blog!

      Excluir
  4. Nós adoramos percorrer cidades de Minas e confesso que essa nunca ouvimos falar. Já tô incluindo na listinha ❤️ adoramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ Juliana! Tudo bem? Que bom que gostou! São Lourenço vai te encantar! Obrigada por visitar nosso blog!

      Excluir
  5. Nossa amei esse artigo muito completo, o passeio realmente parece incrível e estou planejando de conhecer essa cidade. Minas tem muitos encantos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna! Feliz em ler seu comentário! Que bom que gostou, você vai gostar, certamente! Obrigada por visitar nosso blog!

      Excluir
  6. Estivemos em São Lourenço há alguns anos, com as crianças bem pequenas ainda, e foi uma delícia! O Parque das Águas é lindo e fizemos também o passeio de trem e a visita às fazendas de café. Foi tão bom que estamos programando voltar em breve, e ler esse post me deu mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia! Tudo bem? Verdade, uma cidade muito linda e encantadora! É uma cidade que dá vontade até de morar né?! Obrigada por visitar nosso blog!

      Excluir
  7. Muito bom ter informações qualificadas diretamente de quem trabalha em tantas áreas culturais!! Preservação do patrimônio histórico e cultural é tudo!! Parabéns!! São Lourenço, balneário integrante do Circuito das Águas Minerais de Minas Gerais, é outra preciosidade que só conheci, por hora, por este blog!! E quantas atrações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ Tamara! Tudo bem? Que alegria ler seu comentário! Muito obrigada pelo carinho! São Lourenço é uma cidade fofa, encantadora, certamente você vai gostar! Obrigada por visitar nosso blog!

      Excluir
  8. Quanta coisa legal para se fazer nessa cidade. Apaixonado pela fonte e mais ainda pela Catedral de Bambu. Que coisa linda deve ser uma missa em meio a esse verde! Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcio! Você vai amar conhecer pessoalmente! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  9. Nunca fui a Minas, mas adorei a cidade de São Lourenço. Com certeza o parque das águas e o passeio de trem estariam na lista de obrigatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, tudo bem?! Você vai amar conhecer pessoalmente! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  10. Visitar seu site é sempre uma descoberta. São Lourenço é mais uma cidade que não conhecia, assim como o circuito de águas minerais de Minas. A cidade é uma graça, com um clima bem bucólico com serras, passeio de charrete e locomotivas pra visitar. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ Fabíola! Sem dúvida um lugar que você e sua família vão amar! obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  11. Fui com minha família e amamos... Estamos até projetando nos mudarmos para lá... Um lugar que fomos e adoramos foi a Fazenda Quinta do Cedro, com o atrativo mini zoo.. Uma delícia de lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ Rodrigo! São Lourenço é de fato um grande encanto e realmente dá vontade morar lá. não conhecemos o mini zoo e é mais um bom motivo pra voltar lá! Obrigada pela visita ao nosso blog! Volte sempre!

      Excluir
  12. Amo São Lourenço, seu post está super completo e cheio de detalhes que fazem toda a diferença. Tem tantos anos que estive por la que seu post me deu vontade de voltar

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei muito das suas dicas.
    Estamos planejando sair de Penedo/RJ e conhecer São Lourenço ainda nesse mês de outubro.
    Quantos dias você recomenda para um passeio tranquilo em São Lourenço e imediações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio! Tudo bem?! Agradecemos o retorno! Então, como estamos vivendo o contexto pandêmico, convém você se certificar, através dos sites da prefeitura de São Lourenço e cidades vizinhas (como Cristina, Maria da Fé, Caxambu, Itamonte e etc) como tem se dado a questão da retomada do comércio e do turismo. Sei que São Lourenço integra o programa Minas Consciente e a abertura do turismo e comércio tem se dado de maneira gradual.

      Em um contexto normal, te indicaria ficar um dia (ou parte do dia) em cada cidade do entorno, para conhecer o geral de cada uma delas. Eu particularmente gosto muito de Caxambu, Cristina, Maria da Fé, Pouso Alto, Itanhandu, Itamonte (onde o forte é o ecoturismo). Em São Lourenço, pra aproveitar os principais atrativos (citados no post) e passar tempo descansando, indicamos uns 2 a 3 dias (no contexto normal). Agradecemos a sua visita! Volte sempre!

      Excluir
  14. Olá. Amei o blog e as informações. Vou passar meu aniversário em São Lourenço em novembro é gostaria de conhecer essa rota do café. Como faço? Pode dar dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra. Tudo bem? A Rota do Café em São Lourenço é um passeio encantador, um turismo de experiência e verdadeira imersão ao mundo café. Atualmente são oferecidos diferentes tipos de passeios, com durações e propostas diferentes. Entre em contato pelo WhatsApp para saber mais. (35)9813-4317

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search