19 fevereiro 2020

Prados no Caminho Velho da Estrada Real

artesanato em ferro e madeira de Prados em Minas Gerais

Conheça a charmosa Prados, cidade inserida no Caminho Velho da Estrada Real e no Circuito Trilhas dos Inconfidentes!


Prados no Caminho Velho da Estrada Real



Prados é uma cidadezinha pacata que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, situada nas proximidades de São João Del Rei, Tiradentes, Resende Costa e Lagoa Dourada. É conhecida pelo seu Carnaval por meio dos blocos Gato Preto e UCA, e pelo seu belíssimo artesanato que pode ser encontrado em diversos locais turísticos do país, como em Morretes no Paraná, e Penedo no Rio de Janeiro, por exemplo. 



Portal de boas vindas e boa viagem da cidade de Prados
Portal da cidade de Prados em sua estrada bucólica


Também é agraciada por belíssimas paisagens bucólicas, adornada pela Serra de São José. É cidade natal de personalidades que se envolveram ativamente na Inconfidência Mineira e por isso mesmo está inserida no Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes, devido a sua relação com Hipólita Jacinta Teixeira de Melo e Vitoriano Veloso. Saiba mais em nosso post  Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos.

Conhecemos Prados, pela primeira vez, em 2010, quando fomos fazer o Relatório de Registro dos Blocos UCA e Gato Preto, patrimônios imateriais da cidade. E, quando lá chegamos, nos apaixonamos pela riqueza da história, pela cultura e pelo artesanato. Agora, imagina como é a nossa residência? Bem adornada com as lindas peças que adquirimos toda vez que passeamos por lá! De lá pra cá visitamos a cidade constantemente, e ganhou, definitivamente, nosso coração.

O município teve seu processo de formação a partir do limiar do século XVIII quando dois irmãos bandeirantes, Félix e Manoel Mendes, ali chegaram de Taubaté em busca de riqueza, atraídos pela fama de ouro. Mas, como essa atividade já estava em baixa nas Minas, os forasteiros passaram a valorizar a terra e dela tirar seu sustento, dando origem, assim, aos primeiros sesmeiros da região.



Como chegar a Prados em Minas Gerais

Partindo Belo Horizonte, são 185 km e você acessa todo o trajeto mapa.
Partindo de São Paulo, são 542 km e você acessa todo o trajeto mapa.
Partindo do Rio de Janeiro, são 326 km e você acessa todo o trajeto mapa.
Caso vá de transporte público, são três as empresas que operam na cidade e você pode obter mais informações sobre trajetos, viações e horários mapa.



O que fazer em Prados 

Para quem gosta de conhecer a cultura local, será muito bacana passear pela avenida principal e pelas ruas laterais e ver, além de alguns exemplares de casario do século XVIII e XIX, vários ateliês e lojas com o artesanato pradense. São objetos decorativos feitos em madeira e em ferro, muitas vezes produzidos nas portas das casas. 


artesanato de madeira e ferro de Prados em Minas Gerais
Artesanato de Prados


O turista terá a oportunidade de conhecer o Modo do Saber Fazer do autêntico e belíssimo artesanato pradense, vendido no Brasil inteiro. Lojistas do país se dirigem semanalmente à cidade para comprar esses artigos e vender em suas cidades de origem, sobretudo em cidades turísticas. São peças enormes, de tamanho médio a pequeninas de diferentes formas e cores com grande beleza e de excelente qualidade. 


Loja de artesanato em madeira de Prados

Loja de artesanato de Prados - senhor Eurico

Loja de artesanato no couro de Prados - senhor Eurico

Loja de artesanato em madeira de Prados

Loja de artesanato em ferro de Prados

Loja de artesanato em ferro de Prados



As peças grandes e móveis de madeira ganham muito destaque também na cidade e fora dela, movimentando não só o turismo, mas principalmente a economia local.  



Loja de artesanato e móveis de madeira de Prados

Loja de artesanato e móveis de madeira de Prados

Loja de artesanato e móveis de madeira de Prados

Loja de artesanato e móveis de madeira de Prados
Nessa loja você pega o seu carimbo do passaporte da Estrada Real


Na loja do senhor Eurico você terá uma verdadeira aula de história oral sobre a cidade e as personalidades locais mais famosas como a Hipólita Jacinta Teixeira de Melo que teve grande envolvimento com a Inconfidência Mineira. Não deixe de passar lá pra apreciar o artesanato, os lindos oratórios, a arte em couro que ele mesmo faz e bater um papo com essa figura muito legal!


Loja de artesanato do senhor Eurico

Loja de artesanato do senhor Eurico
Senhor Eurico e seu artesanato no couro


Além do artesanato, há também de interesse turístico a visitação à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a belíssima Capela de Nossa Senhora dos Pretos, o casario de traços arquitetônicos do século XVIII e XIX.


Foles personalizados com o símbolo da Estrada Real
Artesanato da cidade: foles personalizados com o símbolo da Estrada Real


Capela de Nossa Senhora do Rosário de Prados
Capela de Nossa Senhora do Rosário


Vista para o casario, em destaque a Igreja Matriz de Prados
Vista para o casario, em destaque a Igreja Matriz




 



Outras opções do que fazer na cidade são a apreciação das vistas e passeios pela riqueza natural como a Serra de São José, situada na área de preservação ambiental, a APA – São José, a Unidade de Conservação Ambiental Estadual com o Refúgio da Vida Silvestre, o Boqueirão, a estrada-parque destinada a caminhadas e cavalgadas, e o clube campestre Atalaia. Nesse clube existe uma lagoa onde há a prática de canoagem, natação e pesca. Em Prados também há um mirante do cruzeiro de onde se avista cidade e a Serra. O Museu do Automóvel é outro atrativo, mas que fica no interior da cidade.


Estrada entre Bichinho e Tiradentes com o marco da estrada real e a serra

Estrada entre Bichinho e Tiradentes


Bichinho, o distrito de Prados

No interior do município há também o famoso e bucólico distrito de Bichinho, cujo nome oficial é Vitoriano Veloso, em homenagem ao Alferes da Cavalaria Auxiliar e único inconfidente mineiro mulato, ali nascido quando a região ainda pertencia à Vila de São José Del Rei. 


Portal do distrito de Bichinho em Prados
Portal do distrito de Bichinho em Prados, para quem chega por Tiradentes


O antigo arraial está situado a cerca de 12 km do centro de Prados, passando por uma estrada de terra. Você pode acessar o trajeto de Como Chegar em Bichinho partindo de Prados mapa. De Tiradentes até lá são cerca de 8 km por asfalto e um pequeno trecho de estrada de terra. Você pode acessar o trajeto de Como Chegar em Bichinho partindo do centro de Tiradentes mapa


Igrejinha de Nossa Senhora da Penha, o cruzeiro e ao lado uma casa de artesanato


Em Bichinho, além do artesanato e dos diferentes restaurantes há a Igreja de Nossa Senhora de Penha de França, a Galeria Caesar, a Cachaça Mazuma Mineira, a Cachaça Velho Ferreira e a famosa Casa Torta que conta com uma programação cultural, lanchonete e uma vista para a Serra de São José.


Visão noturna da Casa Torta em Bichinho, Prados
Visão noturna da Casa Torta



Veja a dica super bacana do blog Viajei Bonito de onde comer e o que visitar em Bichinho!

Onde comer em Prados

Almoçamos no Restaurante UCA que é self- service e está locado no centro de cidade. Há também o famoso Restaurante Grotão. Em Bichinho, comemos no Restaurante Casa de Mineiro e há por lá outros restaurantes especializados na tradicional comida mineira. 


Restaurante UCA de Prados
Restaurante UCA de Prados, em homenagem ao bloco de mesmo nome


Restaurante Grotão de Prados em destaque na capa da Revista Vertentes Cultural

Onde dormir em Prados

Lá, já nos hospedamos por duas vezes no Apart Hotel Água Limpa e você pode fazer a sua reserva pelo Booking. As acomodações são agradáveis, confortáveis, café da manhã delicioso, com direito a ovos mexidos na hora e iogurte natural feito pelos proprietários do estabelecimento, que, aliás, são super hospitaleiros. 

Café da manhã no Apart Hotel Água Limpa em Prados
Café da manhã no Apart Hotel Água Limpa

Suíte do Apart Hotel Água Limpa em Prados
Suíte do Apart Hotel Água Limpa com destaque para o artesanato da cidade

Suíte do Apart Hotel Água Limpa em Prados


Em Bichinho há também muitas pousadas charmosas que valem a pena conferir.


Sem dúvida, Prados é uma cidadezinha que vale a pena conhecer, sentir e vivenciar a hospitalidade dos moradores, ver a habilidade no fazer do artesanato e desfrutar da exuberante natureza.

E você, conhece Prados? Já desfrutou do animado carnaval de lá? Compartilha com a gente nos comentários o que você já fez por lá ou o que gostaria de conhecer.

Até a próxima Expedição em Família!

  1. Texto muito bacana. Adorei conhecer Prados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado das dicas! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  2. Eu adoro a cultura local e artesanatos então! Lindo esse de Prados . Estrada real tá na minha lista faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana!! E garanto que você vai mar passear de loja em loja conhecendo e admirando o artesanato local! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  3. Pequenas e pitorescas cidades na rota da Estrada Real. Prados, com agradável hospedagem, artesanatos típicos e muita beleza para conhecer! Ótimas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara. tudo bem! Você descreveu bem as memórias de um viajante! É isso mesmo, Prados é isso! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  4. Gente que cidadezinha mais linda!! Estou simplesmente apaixonada! 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina! Nós também ficamos apaixonados! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Juliana! Que bom que gostou! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  6. Acho lindo esse tipo de artesanato, já vi em vários lugares mas não conhecia a origem. Estamos planejando fazer uma parte da Estrada Real em julho e com certeza vamos incluir Prados e Bichinho no roteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cíntia! Tudo bem? Sim, era desconhecido para nós, mineiros, até 2010. Imagina só! Mas depois que conhecemos, estamos por lá sempre e comprando o artesanato rsrs. Você vai se encantar com os passeios pela Estrada Real! Agradecemos a visita ao nosso blog!

      Excluir
  7. A gente sempre ouve falar em Bichinho, mas eu não conhecia Prado. Adoro destinos onde podemos aliar história com cultura e essa cidade se encaixa nessa proposta. Adorei o artesanato e teria dificuldade pra escolher entre tantas opções. E os preços, como são?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola! Verdade, amamos destinos que conseguimos unir história, cultura. Bichinho é um distrito muito de Prados, que também tem seus encantos na história, no artesanato, na natureza. Agradecemos a sua visita ao nosso blog!

      Excluir
  8. Adorei a combinação de história e arte, uma volta ao passado sem precisar tirar os pés do presente. Tanto Prados como Bichinho parecem ser cidades muito encantadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea! Que bom que gostou! Nós também somos encantados com a região! Agradecemos pela visita ao blog!

      Excluir
  9. Mesmo sendo mineira e visitado Tiradentes algumas vezes, nunca tinha ouvido falar em Prados. Fiquei encantada com esta cidadezinha que nos apresentou, principalmente pelo seu artesanato de excelente qualidade, como você mesma disse.
    Na próxima ida à Tiradentes vou incluir no roteiro, com certeza, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele! Tudo bem? Nós enquanto mineiros nos surpreendemos sempre co as cidades escondidas de Minas. E cada uma delas é um belo achado! Você vai gostar sim de Prados! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  10. Essa dica da estrada real em Minas é um mapa do tesouro. Eu quero muito voltar para colocar em prática seu roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Natália! Coloque em prática, sei que vai gostar! Agradecemos o carinho! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  11. Eu não conhecia essa cidade e fiquei muito interessada. Quando voltar a Minas vou tentar visitá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália! Verdade, Prados ainda é desconhecida por muitos turistas, conhecida mais pelos comerciantes mesmo. Seu distrito vizinho é que é conhecido pelos turistas e acham que pertence a Tiradentes, mas não, pertence mesmo a Prados e vale muito a pena conhecer essa cidade fofa de gente receptiva! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  12. Eu já tinha ouvido falar de Bichinho, mas nunca de Prados.. amei que cidadezinha delicia! Parece uma cidade cenográfica né? Ainda hei de conhece-la quando fizermos a Estrada Real

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Sim, coloca na lista sim! E se você gosta de adornar a casa, se prepare, porque é cada peça mais maravilhosa que a outra que dá vontade de comprar tuuudo! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  13. Não conheço Prados mas fiquei super animada. Vamos com frequência a Tiradentes e sempre fazemos um bate e volta a Bichinhos. Nunca nos animamos a conhecer outras cidades próximas mas depois de ler esse post, com certeza, na próxima vez estaremos lá.

    ResponderExcluir
  14. Ahh, já quero conhecer Prados. esse caminho velho da Estrada Real me encanta. Já anotando todas as dicas aqui, amei o post

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search