20 novembro 2019

Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Gramado e Canela definitivamente não são somente destinos românticos, são também destinos para passeios em família e com filhos de todas as idades. No nosso caso, com nossa "mascotinha" tão pequenina. Em nossas visitas à região, pudemos passear e divertir muito em família com a nossa filha.

Passeio pelas ruas e lojas- Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Primeiramente, indicamos os passeios pelas vias públicas, praças, templos e lojinhas. É sempre bom dar uma caminhada geral pela cidade a pé para se inteirar do que elas oferecem.

Sempre se encontra aquela lojinha bacana de souvenir, os restaurantes, as lojas de chocolates dentre outros. Também se encontra sempre lugares bacanas para se fazer aquela foto especial.

Outra opção para se conhecer o geral da cidade é ir de Bustour. Nós não utilizamos, pois já conhecíamos as duas cidades em visitas anteriores. Vamos relacionar aqui algumas das atrações que curtimos por lá.

A Rua Torta
e a Rua Coberta também são bastante famosas e rendem belas fotos. Na Rua Coberta, por exemplo, há diferentes de restaurantes e bares, além de lojas de roupas.

Portais das cidades - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Os portais da cidade de Gramado e Canela são pontos que visitamos para aquela foto.

Museus - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

O Museu Municipal Professor Hugo Daros (gratuito) e o Memorial Casa Italiana (R$3,00) também é uma boa pedida para as famílias que gostam de um passeio histórico e cultural, como a nossa. Foi outra oportunidade muito bacana de conhecer a trajetória de formação do município e história dos colonos italianos.

Templos religiosos - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Catedral de Pedra (Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes) em Canela e a Igreja Matriz de São Pedro em Gramado são lindos exemplares da arquitetura religiosa que merecem ser registrados.

Igreja de São Pedro, Gramado

Catedral de Pedra, Canela

O interior das mesmas também é muito lindo. A nossa mascotinha gosta muito de ver as esculturas religiosas e nos fazer perguntas que muitas vezes não sabemos responder. Próximo à Igreja de São Pedro está o lago de peixinhos junto às esculturas dos apóstolos onde é bom sentar e passar um teempo curtindo.

Fonte do amor - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

AAli próxima está também a famosa Fonte do Amor. Não podíamos deixar de registrar o nosso Amor em frente a ela. Já é tradição na cidade casais deixarem cadeados com corações e seus nomes nas grades que a ladeiam. Ao lado da fonte tem uma lojinha que vende os cadeados a R$30,00. Mas você pode gastar menos levando o seu.

Atrativos divertidos ao ar livre - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Parquinho da cidade - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

O parquinho livre de Gramado é uma excelente forma de entretenimento ao ar livre e gratuito. O espaço é bem bacana, com brinquedos, banheiros e bebedouro. Nós só não conseguimos brincar porque, quando fomos, estava chovendo, tudo molhado. Se não fosse isso, poderíamos ter ficado lá uma tarde. Ele está na Rua Senador Salgado Filho, 123.

Lago Joaquina Rita Bier e o Lago do Cisne - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

O Lago Joaquina Rita Bier e o Lago do Cisne são atrações gratuitas em Gramado para se desfrutar em família. O segundo é o mais famoso e se trata de um lago artificial com águas profundas com uma coloração verde escuro. Segundo nos informaram, seu nome advém das árvores de seu entorno, trazidas da Floresta Negra da Alemanha. Lá tem os pedalinhos em forma de cisnes, cujos passeios são pagos. Como estava chovendo, não conseguimos desfrutar muito, tampouco passear de pedalinho. Valores*: Cisne: R$ 20,00 para 2 pessoas. Caravela: R$ 30,00 p/ 2 adultos e 2 crianças até 8 anos.
Funcionamento do Lago Negro: aberto 24h. Funcionamento dos pedalinhos 8h30min às 18h. Endereço: Rua. J. Renner Bairro Lago Negro.

Aldeia do Papai Noel - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Aldeia do Papai Noel em Gramado é um passeio encantado dentro de um lindo bosque, totalmente adornado por motivos natalinos, e é aberto o ano inteiro. Ele tem diversas atrações, como as trilhas que levam à casa do Papai Noel, a fábrica de brinquedos, a Árvore dos Desejos onde as crianças podem deixar seus pedidos, Chalé dos Ursos, Praça da Neve, Garagem do Papai Noel, Jardim dos Elfos, Trenó Voador, lojinhas de presentes entre outros. Ficamos a tarde inteira lá. O endereço
é Rua Bela Vista, 353 – Parque Knorr – Gramado. Valores:* Ingressos: Sênior: R$ 20,00; Infantil (crianças de 2 a 12 anos): R$ 30,00; Adulto: R$ 40,00; Crianças com menos de 2 anos não pagam. Horário de Funcionamento: 09:15 às 19:30. A venda de ingressos se encerra às 18:30h. Mais informações no site.

Parque Terra Mágica Florybal  - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Parque Terra Mágica Florybal é um lugar incrível, cheio de magia, histórias, estórias, aventuras, espaços lúdicos, e com uma preocupação com a preservação do meio ambiente. Ele está situado em Canela e foi premiado pelo TripAdvisor como um dos melhores parques temáticos do Brasil. Possui mais de 40 atrações e mil esculturas que podem ser vistas durante o passeio, seguindo o mapa do Parque. São diversos personagens, atrações e bonecos gigantes como os dinossauros e fauna que se movimentam e emitem sons. Há também restaurantes, lanchonetes, lojas de chocolate Florybal. Sem dúvida, é um passeio para todas as pessoas, com diferentes tipos de atrações para todas as idades.  Ele está situado à RS 466 Km 5 nº 1630 (estrada Canela / Caracol).
Somente nesse Parque gastamos o dia inteiro, nos divertindo em todas as atrações. Para saber todos os detalhes, horários e valores*, acesse os nossos textos sobre o Parque Terra Mágica Florybal

Mundo a Vapor- Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

O Mundo A Vapor, em Canela, é um parque temático que nos leva à história do mundo a vapor. Ele nos demonstra, através de seus espaços interativos, o funcionamento das máquinas movidas a vapor e que muito contribuíram para o desenvolvimento das fábricas, locomotivas e do modo de vida das pessoas. Lá ficamos uma manhã. Mais informações em nosso post sobre o Mundo a Vapor em Canela.

Dreamland Museu de Cera - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Dreamland Museu de Cera de Gramado possui réplicas em cera das grandes personalidades mundiais, distribuídas em dezessete cenários diferentes. São esculturas de artistas consagrados, personagens de filmes e políticos.  O passeio foi muito especial. Muitas das peças realmente enganam nossos sentidos, a arte imitando bem fielmente a realidade. O preço é um pouco salgado, mas vale muito a pena visitar, a experiência é única. Dá para ficar uma manhã ou tarde inteira lá. Ele está situado à Av. das Hortências, 5507 - Ipê Amarelo.

Valores*:
Adultos: R$ 100,00; Crianças até 11 anos, Idosos e estudantes: R$ 50,00,
Crianças de até 3 anos não pagam.

Tour Linha Bella - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

O Tour Linha Bella foi um especial passeio pelas propriedades rurais em Gramado, de descendentes dos colonos italianos, a bordo de uma charmosa jardineira. Avistamos paisagens bucólicas, conhecemos a história de origem da cidade e das famílias, degustamos as iguarias como os vinhos, sucos, queijos, doces, geleias, biscoitos, linguiças feitos pelas famílias descendentes. E ainda vivenciamos a cultura italiana na Cantina Linha Bella enquanto almoçávamos o banquete recheado de massas, polentas, carnes e saladas, mais sobremesas. Nos fartamos dessas delícias e nos divertimos com a música e dança. É um passeio para todos, casais, famílias inteiras, as crianças se divertiram vendo as ovelhas. Saiba mais sobre o nosso Tour Linha Bella em Gramado

Parques da Serra e Cascata Caracol - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Outra dica que aproveitamos em família foi um passeio ao Parques da Serra, em Canela. Lá vimos a Cascata do Caracol através dos Bondinhos aéreos efoi sensacional. O Parque conta com as seguintes atrações: Estação Central onde se compram os bilhetes, se embarca nos bondinhos e há lojas de souvenirs, restaurantes, lanchonetes e o passeio de Eagle que simula o vôo de uma águia. A Estação Animal, onde está o Espaço Esculturas que Falam. E a Estação da Cascata Caracol de onde se vê a linda cascata. Ingresso: R$46,0 (13 a 59 anos); R$23 (6 a 12 anos e acima de 60). Menores estão isentos. O passeio de Eagle é pago à parte (R$35,0 individual). *Valores para 2019. O estacionamento incluído no valor do ingresso. A bilheteria funciona de 9 às 17 horas

DICA:
Vá ao Parque logo pela primeira hora da manhã para aproveitar melhor. Após isso, o local fica extremamente LOTADO, com filas gigantes. Ali ficamos a manhã toda. Acesso ao Parques da Serra: carro, particular, por aplicativo/Táxi, Bustour.
Mais informações no site.

Reino do Chocolate - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

O Reino do Chocolate da Fábrica de Chocolates Caracol detém um espaço temático que nos remete à história dessa iguaria, desde a descoberta do cacau pelos europeus na América. Sem dúvida um espaço que agrada adultos e crianças. Endereço: Avenida das Hortênsias, 5382, Bairro Carniel. Valores do ingresso R$22,0, estudantes e crianças pagam meia entrada. Funciona de segunda a sexta, e domingo, das 8h30h às 18h30h; sábados e feriados, das 8h30h às 19h30.

Lojas Temáticas Florybal - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Lojas de Chocolates Florybal, além da degustação, são lojas temáticas. Uma delas, na Borges de Medeiros, possui o espaço Território dos Dinossauros, gratuito, para as crianças se divertirem e tirar fotos. Em outras lojas da rede, esculturas de bonecos e caldeirões de chocolate fazem a festa das crianças.

Delícias gastronômicas - Gramado e Canela em família: diversão garantida

Na parte das delícias gastronômicas, além de diversas lojas de chocolates espalhadas por toda a cidade de Gramado e Canela, há diversos bares e restaurantes ao longo da Avenida Borges de Medeiros, na famosa Rua Coberta, e nas ruas do entorno onde sãos servidos almoço, janta com pratos feitos ou à la carte, porções de petiscos, e os deliciosos fondues.

Destacamos ainda o Croasonho, à Rua São Pedro, nº350, que serve, além de pratos feitos, deliciosos croissants doces e salgados e outras delícias. Outra delícia que tivemos que conhecer foi o Trudel da Royal Trudel, eleito o melhor doce de Gramado. O Trudel é originalmente um doce romeno, muito popular em cidades como Budapeste e Praga e facilmente encontrado nas barraquinhas do leste europeu.Trata-se de uma massa doce e leve assada, tradicionalmente, em espetos de madeira com açúcar e canela, em forno e carvão. Pode ser recheado com doce de leite, Nutella, chocolate e outros sabores variados. A Royal Trudel foi fundada em 2016 por dois irmãos e já é sucesso na cidade, principalmente entre turistas. Nós gostamos da experiência no Royal Trudel. Excelente atendimento e ambiente climatizado, a loja fica na Avenida Borges de Medeiros.

Onde se hospedar - Gramado e Canela com filhos: diversão garantida

Um roteiro como esse dá para fazer em 5 ou 6 dias, dependendo do perfil da família. Quanto à hospedagem, nessa última visita à Serra Gaúcha nos hospedamos no Alameda Alegra Hotel, pertinho da Rua Coberta. Hotel bacana e recomendado para famílias que viajam, com valor bem acessível, limpo, cheiroso, e café da manhã delicioso também.

Mas a região dispõe de uma rede hoteleira gigantesca e totalmente preparada para receber os turistas. E por isso mesmo te indicamos fazer a sua busca, pela melhor acomodação, através do Booking.com, onde também fizemos a nossa reserva.

Gramado e Canela têm muitas outras opções de passeio, lazer e diversão que não conseguimos desfrutar, esperamos voltar logo e contar tudinho aqui pra vocês!

Outros Destinos de viagens com filhos

Quer saber mais destinos incríveis inesquecíveis para viagens em família e com filhos?
A Hebe do blog Vamos Viajar pra onde nos indica alguns destinos por tipo de atrativo para viajar com os filhos. Já a Lílian do blog Uma Senhora viagem nos presenteia com um delicioso texto listando exemplos da famílias que viajam com seus filhos e os destinos escolhidos. A Ângela do blog 6 Viajantes nos conta como foi a sua visita à Fazenda de Cacau Yrerê com os filhos em Ilhéus. Enquanto que a Michela do Mapa na Mão nos dá todas as dicas para fazermos uma viagem mais confortável com os filhos. Para fechar, também indicamos 10 atrações Tops para curtir em Curitiba com os filhos.

*Valores para 2019
Até a próxima Expedição em Família!

1. Será muito bom poder voltar a essa maravilha de cidade e poder contemplá-la com novo olhar. Parabéns pelo trabalho. 👏🏻👏🏻👏🏻

ResponderExcluir
  2. Lugares que sempre estão em nosso destino pelo menos duas vezes por ano. Nos bairros próximos ao centro de Gramado, por exemplo, pode-se caminhar tranquilamente acompanhado por natureza maravilhosa. Por agora, novembro/dezembro, as hortênsias iluminam com sua beleza e colorido esses caminhos. Gostei muito de ler o post, maravilhoso e estimulou a voltar o quanto antes à Serra. Um grande abraço e parabéns pelo post.

3. Obrigada querido. A Serra Gaúcha é um encanto e somos muito apaixonados por ela. Um lugar que sempre tentamos voltar. Obrigada pela leitura, comentário e carinho.

4. Isso mesmo! Programe-se pra se divertir lá! Obrigada pela leitura, comentário e pela visita!!!

ResponderExcluir
  5. Amei!!! Em especial a aldeia do papai Noel!!! Qué lugar charmoso!

6. Concordo plenamente que Gramado e Canela são ótimos destinos em família. Quero muito ir com as crianças na época do Natal Luz que deve ser um sonho.

7. Que saudade de Gramado e toda a região! Íamos quase todo final de semana! Amei seu post, completo e super bem explicado

ResponderExcluir
  8. Realmente, Gramado e Canela são super democráticas, tanto para crianças, quanto para adultos (que também têm uma criança anterior!)

9. Ah vocês e a pequena irão amar. Eu fiquei apaixonada.

10. Verdade. Serra Gaúcha é um verdadeiro encanto. Obrigada prla visita.

ResponderExcluir
  11. Verdade, seremos sempre crianças. Obrigada pela visita.

12. Oi Fabíola
    Verdade, um encanto. Não chegamos a ver o Natal Luz, mas uma das vezes que estivemos lá, a cidade já estava toda enfeitada. Obrigada pela visita.

ResponderExcluir
  13. Obrigada! A aldeia é linda, um verdadeiro encanto pra todas as idades. Obrigada pela visita ao nosso blog.

14. Quero muito conhecer Gramado e Canela! Amei o post cheio de informações e dicas. Quanto lugar lindo para se ver! As fotos ficaram maravilhosas! Da comidinhas, nem preciso falar que fiquei com água na boca, né?

15. Gramado e Canela são essas cidades da nossa serra gaúcha que muito encantam os turistas. São tantas atrações e aqui neste blog estão bem descritas e fotografadas. Beleza, magia, encanto e muitos outros adjetivos definem! Uma viagem sempre memorável!

ResponderExcluir
  16. Quero muito conhecer essa cidade, mas não gosto muito de frio, então vivo adiando...kkkk

17. Uma pendência pós pandemia, conhecer MAIS DO BRASIL!!! Até conheço bastante coisa mas Gramado eu fui adiando, adiando!! E agora lendo suas dicas vejo q preciso ir!!!

18. Croasonho É VIDA. AMO essa rede. Conhecemos um Jundiaí. Descobrimos que tinha em São Paulo, fomos várias vezes por aqui. Fomos pra Bento Gonçalves, tinha lá e não pensamos 2x.
    Certamente irei em todos os croasonhos que eu achar em qualquer viagem que eu faça..
    Vou pra gramado no natal. Espero que chegue logo!

ResponderExcluir
  19. Adorei esse post! Concordo! Gramado e Canela são ótimos destinos para a família. Aproveitamos muito. Gostei das dicas. Alguns lugares aqui mencionados ficaram fora do meu roteiro.

20. Gramado e Canela são mesmo lugares encantadores, morei ao todo 6 anos aí pertinho e adorava passar os finais de semana nessa região, incrível como tem sempre alguma coisa acontecendo .

21. Gramado e Canela são lugares incríveis né! Com certeza a diversão é garantida, estou morrendo de saudades desse lugar.

ResponderExcluir
  22. Estou aqui contando os dedos para voltar a Gramado e Canela. E agora com a família para a diversão ser ainda maior.

23. Visitar Gramado e Canela em família é diversão garantida sempre. Eu já visitei com filhos, só com marido, em excursão e por conta própria.Nunca me hospedei em Canela mas sempre a visito. Em qualque época do ano a visita é legal. Ainda não conheço a Florybal e quando voltar provarei o trudel que deve ser delicioso. beijocas

24. Quantas atrações bacanas para se fazer em Gramado e Canela, Deyse, dois destinos que ainda não conheço, mas me deu muito mais vontade agora. Pelas carinhas felizes tenho certeza de que a diversão em família foi garantida mesmo. Beijos.

ResponderExcluir
  25. Estou indo esta semana e já separei algumas atrações em Gramado e Canela, mesmo indo sem filhos, quero muito conhecer a Aldeia do Papai Noel por exemplo.

26. Que sonho! Imaginar que tem esses parques aqui no país e o povo prestigiando outras atrações estrangeira.... Parabéns pela divulgação.

27. Boas dicas para planejar a viagem em um lugar que muito aprecio. Parabéns!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search