26 junho 2019

Belo Horizonte - Passeio pelos Parques e Praças

Parque Ecológico Roberto Burle Max - Belo Horizonte


Conheça agora, em Belo Horizonte os Parques e Praças para você passear!

Belo Horizonte - Passeio pelos Parques e Praças



Prosseguindo às dicas de passeios com crianças na capital mineira, hoje falaremos de alguns parques e praças, todos como opção GRATUITA de lazer. Muitos desses parques e praças eram áreas poluídas com esgoto e foram de lixões Porém, com a revitalização, se tornaram grandes áreas verdes preservadas. Tais espaços são grandes exemplos para ações de preservação do Meio Ambiente e o uso consciente dos espaços públicos, promovendo um Turismo Ecológico, Sustentável e Responsável.


Passeio pelos parques e praças - Parque Ecológico Roberto Burle Max em Belo Horizonte


Iniciaremos com Parque Ecológico Roberto Burle Max, localizado no Barreiro. Esse espaço é mais conhecido como Parque das Águas e faz parte do complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, sendo inaugurado em dezembro de 1994.


Parque Ecológico Roberto Burle Max - Belo Horizonte
Parque Ecológico Roberto Burle Max - Belo Horizonte


No passado, ele abrigou a antiga Casa de Descanso do Prefeito e a Cidade do Menor (alojamento para crianças e adolescentes em risco social). Em seu espaço há pura natureza, sítio de lazer, descanso, contemplação. Ele possui um pequeno lago e em sua extensão está o Córrego do Clemente, cuja nascente encontra-se na Serra do Rola Moça. Este córrego é de bastante relevância ambiental, pois é um dos afluentes do Ribeirão Arrudas, que integra a bacia do rio São Francisco.




A sua cobertura vegetal é típica do cerrado e detém algumas espécies nativas representativas da Mata Ciliar, tais como copaíbas, ingás e jatobás. Dentre os animais que podem ser vistos por lá destacamos tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, gambás, micos-estrela, esquilos, cágados, tamanduás e quatis. O 
contato das crianças com a fauna e flora do parque já é um grande entretenimento!!! Minha filha divertiu muito correndo e subindo nas árvores, mexendo na terra e na água dos laguinhos, brincando de longe com os bichinhos que via no caminho. Diversão por entre as árvores do parque.




O parque também dispõe de grandes áreas gramadas, laguinhos e belíssimos jardins onde são feitos piqueniques, comemorações de aniversário e diversos eventos culturais. Na parte mais alta, há ainda equipamentos de ginástica, brinquedos para as crianças, quadras poliesportivas, pista de caminhada e campo de futebol. No local as crianças também podem andar de bicicleta, patinete, patins e soltar papagaio.


Passeio pelos parques e praças - Parque Ecológico Renato Azeredo em Belo Horizonte


O Parque Ecológico Renato Azeredo, localizado no Bairro Palmares. Esse espaço é também conhecido como Parque do bairro Palmares e foi inaugurado em 1996. O Parque possui uma área aproximada de 92.700 metros quadrados. Ele é extremamente arborizado, sombreado e fresco. Sua vegetação, de Cerrado e Mata, é formada por árvores, como ipê, jacarandá, aroeira, angico rajado, caviúna.



Parque Ecológico Renato Azeredo Belo HorizonteParque Ecológico Renato Azeredo 



Ele oferece variadas opções de lazer, como muitas opções de brinquedos, aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva, pista de caminhada, mirantes, conjuntos de mesas e cadeiras para convivência, recanto para contemplação. É ainda espaço para comemoração de aniversário, piquenique, área escolhida para fotografias profissionais. Enfim, ótima opção de lazer com crianças na nossa BH.



Parque Ecológico Renato Azeredo em Belo HorizonteFesta no parque


Passeio pelos parques e praças - Parque Ecológico Primeiro de Maio em Belo Horizonte


O Parque Ecológico Primeiro de Maio foi implantado em maio de 2008 e surgiu de uma antiga reivindicação da comunidade do bairro de mesmo nome. Sua área de 48 hectares que faz parte da Bacia do Córrego Primeiro de Maio era um terreno baldio com esgoto a céu aberto lixo, antes de sua revitalização.


Parque Ecológico Primeiro de Maio em Belo HorizonteÁrea de brinquedos e quadra poliesportiva do Parque Primeiro de Maio



Atualmente, é uma área de preservação ambiental e lá podemos encontrar um lindo espaço verde, com muita vegetação com diversas espécies de árvores como pau-brasil, pau-ferro, ipês, amoreira e cajá-manga. Durante o  passeio podemos encontrar alguns bichinhos como tartarugas, peixes, micos, pica-pau, saracura, frango d’água, pato selvagem. Há ainda toda uma infraestrutura que proporciona o lazer e comodidade das crianças como pista de caminhada, quadra poliesportiva, mesa de jogos, teatro de arena, brinquedos e equipamentos de ginástica, banheiros e bebedouros. 

Passeio pelos parques e praças -Parque Municipal Professor Guilherme Lage em Belo Horizonte


Outra opção, mas praticamente desconhecida, é o Parque Municipal Professor Guilherme Lage situado no bairro São Paulo. Ele foi criado em 1982 no antigo viveiro da Prefeitura da capital e apresenta uma relevante vegetação preservada. A toponímia é uma homenagem ao professor e ex secretário estadual de Educação. Em 1991 o viveiro foi transferido para Parque Jacques Cousteau. Ele possui diversas nascentes e duas lagoas, uma natural e outra artificial. Diversas áreas arborizadas com acácias, sapucaias, pau-ferro, ipês, quaresmeiras, palmeiras, ciprestes, mangueiras, jatobás, pau-brasil. Entre os animais que lá vivem estão diversas aves, anfíbios, répteis, mamíferos como, micos-estrela e gambás.


Parque Municipal Professor Guilherme Lage em Belo HorizontePista de skate 
Parque Municipal Professor Guilherme Lage em Belo HorizonteApresentação musical 


Para o lazer, o parque dispõe de quadras poliesportivas, brinquedos, equipamentos para ginástica, mesas de jogos, campo de futebol, pista de skate, trilha para caminhada, áreas para socialização, eventos, contemplação e piquenique. Sem dúvida é um belíssimo espaço, bem arborizado, para passeio com crianças e a família, mas faltam mais cuidados nas suas estruturas de banheiros, bebedouros, brinquedos e mesas. Ele tem grande potencial. 


Passeio pelos parques e praças - Parque Ismael de Oliveira Fábregas em Belo Horizonte


No bairro Nova Floresta está outro parque, que antes era uma pracinha. Em 1999 foi criado o Parque Ismael de Oliveira Fábregas, nas proximidades do Colégio Magnum. Ele é dividido em dois níveis, sendo que um é destinado à prática de esportes e contém pista de skate e quadra poliesportiva. O outro nível do espaço é dedicado ao lazer e brincadeira das crianças, convivência e contemplação com bancos e jardineiras, playground e aparelhos de ginástica. Há ainda banheiro e bebedouro. Sem dúvida um espaço bem bacana para muita diversão!


Parque Ismael de Oliveira Fábregas em Belo HorizonteÁrea de brinquedos no parquinho


Passeio pelos parques e praças - Praça Marília de Dirceu em Belo Horizonte


A Praça Marília de Dirceu, no bairro Lourdes, é outra opção de lazer muito bacana. Ela foi inaugurada na década de 1930 e seu nome original é João Luiz Alves. Contudo, por estar situada na Rua Marília de Dirceu e entre as Ruas Felipe dos Santos e Curitiba, acabou sendo popularizada com tal toponímia. A pracinha é muito arborizada, conferindo um espaço bem sombreado, fresco e arejado. Possui coreto, bancos, mesas de jogos, brinquedos e uma linda escultura de porquinho perto do gazebo.


Praça Marília de Dirceu


Passeio pelos parques e praças - Praça Professor Godóy Betônico em Belo Horizonte


Outro local que destacamos é a Praça Professor Godóy Betônico. Ela está locada no bairro Cidade Jardim, bem pertinho do  Museu Histórico Abílio Barreto. A pracinha tem diversos porquinhos de concreto distribuídos em sua extensão. Para o lazer com a criançada ela oferece brinquedos como escorregador, balanços. Há também aparelhos de ginástica, bancos e uma fonte (desativada no dia da visita). Infelizmente, quando a visitamos (maio de 2019), ela não estava tão bem cuidada, como imaginávamos. Esperamos que agora ela já esteja linda para receber muitas crianças nessas férias.



Brinquedos da Praça Professor Godóy Betônico


Passeio pelos parques e praças - Parque Rosinha Cadar em Belo Horizonte


O Parque Rosinha Cadar, criado em 1994, também é pouco conhecido. Locado no bairro Santo Agostinho, apresenta uma grande área coberta por árvores, onde, por debaixo, estão os brinquedos para as crianças, as mesas de jogos e alguns bancos de assento. Em sua área cimentada, onde também há bancos, crianças brincam de bola, andam de bicicleta e cães com seus donos passeiam. É um belo espaço de passeio, bem tranquilo, sossegado e aconchegante.


Brinquedos e área de contemplação do Parque Rosinha Cadar


Passeio pelos parques e praças - Parque Mosteiro Tom Jobim em Belo Horizonte


No bairro Luxemburgo está o lindíssimo e fresco Parque Mosteiro Tom Jobim, criado em 2001. Constitui em um grande bosque e em seu centro estão os brinquedos e bancos de assento para a contemplação da bela natureza, a amarelinha no chão, um quadro negro para escrever e desenhar. A sua vegetação é em parte, nativa, e há espécies como ipê, embaúba, anjico e grandes bambus. Há ainda infraestruturas como sanitários e fraldário.


Gostaram das dicas?! Belo Horizonte possui muitos outros parques e praças disponíveis como excelentes opções de lazer e turismo!
Por isso, aguardem o próximo post da série de Passeios em BH com crianças para mais dicas!!! 
Até a próxima Expedição em Família!!

  1. Excelente post ❤️

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, dicas práticas e baratas para passeio em família!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou!!😀😀😀 Agradecemos o feedback😉

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!!! Que bom que gostou😀😀😀😉

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto. Ótimas dicas de passeios. BH realmente é um grande jardim, já foi chamada de cidade jardim pela gde quantidade de áreas verdes. Bom saber que ainda temos muitas. Ansiosa pelos próximos posts. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Verdade Alva. Nossa BH é linda e rica de jardins e parques. Precisamos melhor usufruir do que temos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as tuas dicas de parques e praças de Belo Horizonte. É uma cidade que tem muita coisa para conhecer e várias opções de entretenimento. Adoro todos os teus posts de Minas Gerais :)

    ResponderExcluir
  8. Adorando essas postagens com dicas de parques e praças de Belo Horizonte. Uma ótima opção de passeio com as crianças neste momento.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search