25 junho 2019

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund


Finalizando os passeios pelo Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund, hoje compartilharemos sobre a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas.

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund 

Sabe por que ela tem esse nome??!! Assista ao vídeo no nosso Canal do YouTube para descobrir !!!!


Em 25 de Agosto de 2009, pela Lei Estadual nº 18.348, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM) se tornou uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. O objetivo disso foi proteger o sítio arqueológico Gruta Rei do Mato e seus belíssimos ecossistemas, fauna e flora, e valorizar o patrimônio espeleológico, arqueológico e paleontológico. 

A Gruta Rei do Mato se encontra aberta à visitação pública desde 1988. Ela apresenta 998 metros de extensão, mas a visitação é feita em apenas 220 metros, distribuídos em quatro salões denominados Couve-Flor, Blocos Desabados, Principal e Raridades. 
Os espeleotemas, que são justamente as esculturas presentes em cada salão, são provenientes da ação da água ao longo dos tempos. Os cristais, que geralmente são brancos e brilhantes, vão sendo moldados a partir de substâncias químicas ou sais minerais das rochas que, aos poucos, são depositados pela água. Algumas dessas esculturas acabam adquirindo formatos semelhantes a formas conhecidas, como de vegetais e objetos, que colaboram para denominar os salões, como o Salão das Couve-Flor.

Salão das Couve-Flor
Nos salões da Gruta Rei do Mato, as estalagmites, que são as formas arredondadas que crescem a partir do chão, são uma verdadeira beleza natural aos olhos humanos. Durante a visitação, pudemos ver os conjuntos de escorrimentos, que são as formações que cobrem os paredões e que também denominadas de cascatas ou cortinas de pedras. Estão em evidências ainda, as estalactites, que são as formas pontiagudas que nascem a partir do teto. Além delas há as belíssimas colunas, que são as esculturas resultantes do encontro de estalagmites e estalactites, formando uma única peça.

Estalagmites à esquerda e estalactites à direita.
Ainda durante a visita, vimos no salão Principal dois espeleotemas cujas formas remetem à imagem de uma cenoura, a estalactite Cenourão, de cor alaranjada; e de um sorvete, a estalagmite Sorvetão. 
No Salão dos Blocos Desabados, a guia nos apresentou os vestígios da presença das águas do mar de Bambuí que deram origem, há centenas de milhões de anos, à abertura da cavidade. Já no Salão das Raridades, pudemos ver duas colunas de calcita cilíndricas e harmônicas, cuja altura é de aproximadamente 13m e uns 30cm de diâmetro. Essas esculturas foram batizadas de Colunas Gêmeas e são consideradas as únicas no mundo, por isso, são raridades da gruta.


No Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato também se encontra aberta para a visitação a Grutinha. Suas principais atrações estão logo em sua entrada. A primeira atração é o paredão de pinturas rupestres, já um pouco apagadas e dividindo espaço com o resultado da ação de vândalos, infelizmente.
Pinturas rupestres na grutinha
A outra atração bacana é a réplica de um fóssil de animal pré-histórico que não era típico da região mineira. Segundo a nossa guia do passeio, esse animal era típico da região da Bahia, mas a sua réplica foi colocada na Grutinha para conhecimento da população, da existência do mesmo, no passado. Veja mais detalhes no vídeo do nosso Canal no Youtube.

Réplica do fóssil, feita em resina

O local possui infra estrutura de recepção, área coberta, bilheteria, parquinho com brinquedos, estacionamento, sanitários e bebedouros. As visitação é feita de segunda a segunda das 9 às 16h. As visitas são guiadas e é obrigatório o uso de calçado fechado e capacete de proteção, emprestado aos visitantes pelo Monumento. 

Parquinho Rei do Mato 

A idade mínima para a visitação é de 6 anos. As crianças menores, no caso da nossa mascota, podem brincar no parquinho com brinquedos. O trajeto é realizado à pé e dura, em média, 1 hora. O valor do bilhete de entrada é de R$25,00 (inteira); R$12,50 (meia) para estudantes até 17 anos e estudantes acima dos 18, mediante apresentação de carteirinha. A entrada é franca para pessoas com idade a partir dos 60 anos. 
Indicamos o passeio pelo Circuito das Grutas de Doutor Lund com toda a família. Ao final dos passeios, as crianças ganham livretos com jogos, a história e descrição dos parques, grutas, trilhas e instruções de preservação e educação ambiental.
Gostaram da dica de passeio?! 
Até a próxima expedição em família!
  1. Amei o texto e todas as dicas!!!! Fantástico esse lugar e dá para ir com toda a família, amigos, grupo de estudantes! Muitas curiosidades bacanas! Adorei! Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lugar bacana. Bom texto.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search