24 junho 2019

Gruta da Lapinha em Lagoa Santa - Rota do Doutor Lund


Descubra agora como é o passeio pela Gruta da Lapinha no Circuito das Grutas do Doutor Peter Lund.


Gruta da Lapinha em Lagoa Santa - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund





A Gruta da Lapinha faz parte do Parque Estadual do Sumidouro e foi criado em 1980 para promover a preservação ambiental e cultural, favorecendo as atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental e turismo. 



O Parque detém uma área total de 2004 hectares e também é caracterizado como Unidade de Proteção Integral. A história do parque está associada aos pioneiros estudos realizados pelo naturalista dinamarquês Peter Lund, na primeira metade do século XIX.




Em suas pesquisas, ele encontrou o Homem de Lagoa Santa, os primeiros habitantes do Brasil e a megafauna extinta. Seus estudos foram de grande relevância para a nossa história, por ter levantado, inclusive, a hipótese da coexistência do homem com a fauna extinta. Essa base favoreceu grandemente para o pensamento evolucionista de Charles Darwin no livro “A Origem das Espécies”.




O passeio turístico dentro da Gruta tem cerca de 300 metros, distribuídos em galerias e salões, sendo a maioria iluminada por LED. Os doze salões da visitação recebem nomes relacionados às características dos espeleotemas que se formam em diferentes partes da caverna. Uma curiosidade, é que no ano de 2011, por meio de votação popular, a gruta da Lapinha foi eleita como uma das "Sete Maravilhas da Estrada Real". 
O passeio dura em média 40 minutos e o grau de dificuldade é considerado médio. As crianças conseguem caminhar tranquilamente pelo espaço e admirar a beleza natural presente na gruta.
Além da Gruta, há outros atrativos no Parque, muitos deles indicados para crianças. São:
Museu Peter Lund do Parque Estadual do Sumidouro
O Museu Peter Lund seu acervo de divulga as descobertas e a trajetória desse naturalista dinamarquês. Foi inaugurado em 2012 e possui uma exposição de 82 fósseis descobertos por Lund, advindos do Museu Natural de Copenhague, além cerca de 15 fósseis doados pelo Museu de História Natural da PUC Minas.




Circuito Lapinha do Parque Estadual do Sumidouro -  Rota do Doutor Lund


Circuito Lapinha se constitui em uma pequena trilha que se inicia ao lado da gruta da Lapinha e termina na gruta da Macumba, à qual também visitamos. São 500 metros de percurso e cerca de 45 minutos. Grau de dificuldade é médio a fácil. Durante o percurso aprendemos sobre a história e o valor paisagístico do local, e nos foi apresentada a vegetação, o relevo, e características da zona cárstica. Esse passeio foi muito bacana para nós e nossa filha. Havia outras crianças fazendo o mesmo circuito.


Trilha da Travessia do Parque Estadual do Sumidouro-  Rota do Doutor Lund


Trilha da Travessia com 5,5 Km de extensão e cerca de 2 horas e 30 minutos de caminhada com grau de dificuldade médio. Nessa trilha tivemos a oportunidade de visitar o Mirante do Cruzeiro, ponto mais alto do percurso, onde avistamos a comunidade da Lapinha (Lagoa Santa), a Serra do Espinhaço e o maciço da Lapinha. Tivemos ainda uma parada no vinhático, uma árvore de grande porte que resistiu ao corte de madeira. Seguimos até a região da Lagoa do Sumidouro que infelizmente está seca desde 2014. Passamos em frente à Gruta do Sumidouro, um dos locais de maior relevância para os estudos de Peter Lund na região, mas não pudemos entrar, pois não estava aberta à visitação. Após isso, seguimos para o Mirante do Sumidouro.
A imagem ao lado é na Parada de descanso na árvore vinhático e a foto abaixo é o Mirante com vista para  a Lagoa do Sumidouro.








Sentimos muitíssimo também por não termos visto o painel de grafismos rupestres da Lapa do Sumidouro. Ele está interditado (fevereiro de 2019) devido ao comprometimento da passarela que dá acesso ao local, por desprendimento de rocha da lapa.


Trilha do Sumidouro do Parque Estadual do Sumidouro- Rota do Doutor Lund


Trilha do Sumidouro, com caráter bem interpretativo, é uma caminhada pela História e na Pré-História brasileiras. Inicia-se na Casa Fernão Dias, passando pelo marco histórico “Cruz do Pai Mané”. Segue por um percurso que conduz a um mirante, onde é possível visualizar toda a extensão da lagoa do Sumidouro e região de entorno. O retorno é feito pela orla da lagoa do Sumidouro. A trilha tem 2,3Km de extensão, com cerca de 1 hora e 30 minutos e grau de dificuldade médio.


Casa Fernão Dias do Parque Estadual do Sumidouro-  Rota do Doutor Lund


Casa Fernão Dias funciona como receptivo do Parque na cidade de Pedro Leopoldo, na Quinta do Sumidouro. Possui um espaço expositivo e anexo administrativo. Perto da casa se encontra um espaço educativo do Centro de Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico.


Espaço social da Casa Fernão Dias. Ponto de encontro e de apoio ao Turista. 


O imóvel que abriga o museu é um exemplar típico das casas de secos e molhados de apoio aos tropeiros da Estrada Real do Sumidouro. Ela foi tombada pelo Estado em 1975, como marco da passagem de Fernão Dias pela região. Aproveite o espaço para encher a sua garrafinha de água, pois vai precisar durante as trilhas!


Equipamentos de segurança para a expedição na Gruta da Lapinha 


Durante o passeio, nos contaram que Quinta do Sumidouro é a região do Anhanhonhacanhuva, um termo indígena que significa “água parada que some no buraco da terra”. A lagoa do Sumidouro simplesmente “some” em um belo paredão calcário, onde estão as belas pinturas rupestres, e atinge o sistema subterrâneo de águas. 




Durante a visita ao Parque, aprendemos que a Quinta do Sumidouro foi fundada no século XVII com o nome São João do Sumidouro. O nome Quinta do Sumidouro veio a partir da chegada do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, que iniciou uma roça de cereal na região.


Canoa do Parque Estadual do Sumidouro-  Rota do Doutor Lund


A canoa se encontra em exposição nas proximidades da Casa Fernão Dias. Ela foi encontrada às margens do rio das Velhas em 1997. Segundo consta, ela é conhecida como “piroga” e foi esculpida (provavelmente) pelos colonizadores portugueses, em uma única peça de madeira de vinhático, por meio de técnicas sofisticadas.

Escalada do Parque Estadual do Sumidouro-  Rota do Doutor Lund

A escalada é realizada nos maciços da Lapinha. Esse atrativo oferece cerca de cem vias que variam de 550 a 750 metros de distância do receptivo Museu Peter Lund. Para praticar é necessário experiência e equipamento próprio.

O Passeio é bom para crianças?-  Rota do Doutor Lund

Sim, o passeio é bom para as crianças.Indicamos o passeio pelo Circuito das Grutas de Doutor Lund com toda a família. 



Ao final dos passeios, as crianças ganham livretos com jogos, a história e descrição dos parques, grutas, trilhas e instruções de preservação e educação ambiental.


Até a próxima Expedição em Família!

Você vai curtir também: 

  1. Delícia de post! 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Que texto bacana e informativo. Muito bom. Obrigada! 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Esse passeio é muito bom. Levei meus filhos lá.

    ResponderExcluir
  4. Informações importantes para quem se interessa em conhecer a região. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ler um post sobre a Gruta da Lapinha em Lagoa Santa me fez voltar no passado. Fui quando crianças. Adorei recordar e saber mais sobre essa Rota do Doutor Lund. Ótimas dicas. adorei saber que é um passeio legal com crianças.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search