25 junho 2019

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Rota do Doutor Lund

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Rota do Doutor Lund

Conheça agora a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Rota do Doutor Lund


Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund 



Finalizando os passeios pelo Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund, hoje compartilharemos sobre a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas.
Sabe por que ela tem esse nome??!! Assista ao vídeo no nosso Canal do YouTube para descobrir !!!!





Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Rota do Doutor Lund


Em 25 de Agosto de 2009, pela Lei Estadual nº 18.348, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM) se tornou uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. O objetivo disso foi proteger o sítio arqueológico Gruta Rei do Mato e seus belíssimos ecossistemas, fauna e flora, e valorizar o patrimônio espeleológico, arqueológico e paleontológico. 




A Gruta Rei do Mato se encontra aberta à visitação pública desde 1988. Ela apresenta 998 metros de extensão, mas a visitação é feita em apenas 220 metros, distribuídos em quatro salões denominados Couve-Flor, Blocos Desabados, Principal e Raridades. 

Os espeleotemas, que são justamente as esculturas presentes em cada salão, são provenientes da ação da água ao longo dos tempos. Os cristais, que geralmente são brancos e brilhantes, vão sendo moldados a partir de substâncias químicas ou sais minerais das rochas que, aos poucos, são depositados pela água. Algumas dessas esculturas acabam adquirindo formatos semelhantes a formas conhecidas, como de vegetais e objetos, que colaboram para denominar os salões, como o Salão das Couve-Flor.

Salão das Couve-Flor


Nos salões da Gruta Rei do Mato, as estalagmites, que são as formas arredondadas que crescem a partir do chão, são uma verdadeira beleza natural aos olhos humanos. Durante a visitação, pudemos ver os conjuntos de escorrimentos, que são as formações que cobrem os paredões e que também denominadas de cascatas ou cortinas de pedras. Estão em evidências ainda, as estalactites, que são as formas pontiagudas que nascem a partir do teto. Além delas há as belíssimas colunas, que são as esculturas resultantes do encontro de estalagmites e estalactites, formando uma única peça.


Estalagmites à esquerda e estalactites à direita.


Ainda durante a visita, vimos no salão Principal dois espeleotemas cujas formas remetem à imagem de uma cenoura, a estalactite Cenourão, de cor alaranjada; e de um sorvete, a estalagmite Sorvetão. 




No Salão dos Blocos Desabados, a guia nos apresentou os vestígios da presença das águas do mar de Bambuí que deram origem, há centenas de milhões de anos, à abertura da cavidade. Já no Salão das Raridades, pudemos ver duas colunas de calcita cilíndricas e harmônicas, cuja altura é de aproximadamente 13m e uns 30cm de diâmetro. Essas esculturas foram batizadas de Colunas Gêmeas e são consideradas as únicas no mundo, por isso, são raridades da gruta.




No Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato também se encontra aberta para a visitação a Grutinha. Suas principais atrações estão logo em sua entrada. A primeira atração é o paredão de pinturas rupestres, já um pouco apagadas e dividindo espaço com o resultado da ação de vândalos, infelizmente.


Pinturas rupestres na grutinha

A outra atração bacana é a réplica de um fóssil de animal pré-histórico que não era típico da região mineira. Segundo a nossa guia do passeio, esse animal era típico da região da Bahia, mas a sua réplica foi colocada na Grutinha para conhecimento da população, da existência do mesmo, no passado. Veja mais detalhes no vídeo do nosso Canal no Youtube.


Réplica do fóssil, feita em resina



Infraestrutura da Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Rota do Doutor Lund


O local possui infra estrutura de recepção, área coberta, bilheteria, parquinho com brinquedos, estacionamento, sanitários e bebedouros. As visitação é feita de segunda a segunda das 9 às 16h. As visitas são guiadas e é obrigatório o uso de calçado fechado e capacete de proteção, emprestado aos visitantes pelo Monumento. 


Parquinho Rei do Mato 


A idade mínima para a visitação é de 6 anos. As crianças menores, no caso da nossa mascota, podem brincar no parquinho com brinquedos. O trajeto é realizado à pé e dura, em média, 1 hora. O valor do bilhete de entrada é de R$25,00 (inteira); R$12,50 (meia) para estudantes até 17 anos e estudantes acima dos 18, mediante apresentação de carteirinha. A entrada é franca para pessoas com idade a partir dos 60 anos. 
Indicamos o passeio pelo Circuito das Grutas de Doutor Lund com toda a família. Ao final dos passeios, as crianças ganham livretos com jogos, a história e descrição dos parques, grutas, trilhas e instruções de preservação e educação ambiental.
Gostaram da dica de passeio?! 
Até a próxima expedição em família!
  1. Amei o texto e todas as dicas!!!! Fantástico esse lugar e dá para ir com toda a família, amigos, grupo de estudantes! Muitas curiosidades bacanas! Adorei! Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lugar bacana. Bom texto.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei incrível esse Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund. Como mineira, kkk, me senti na obrigação de conhecer todas! Já fui em algumas. Mas essa Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas eu ainda não fui. Vou levar meus pequenos. Adorei esse post!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que perfeita essa natureza né? Eu amei saber um pouco mais desse circuito das grutas mineiras. Essa gruta Rei do Mato é incrível de visitar, hein? As estalactites, nossa, perfeitas! E amei também o salão Couve Flor haha sensacional!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar no circuito das grutas. Dica anotada para colocar no meu roteiro :D

    ResponderExcluir
  6. Que passeio incrível, dá para aprender tanto numa viagem como essa, não? Acho fascinantes essas grutas "moldadas" pela ação da natureza em milhões de anos. Adorei a dica e já anotei aqui para conhecer a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas numa próxima viagem a Minas.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei o máximo esse Circuito das Grutas mineiras na Rota do Doutor Lund. Esse roteiro em especial Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas achei muito bem preservado e até com pinturas rupestres, faria com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Que legal esse circuito das grutas Mineiras! Não conhecia essa gruta do rei do mato em 7 lagoas na Rota do Doutor Lund! Eu amo pinturas rupestres! Adoro cavernas mas nunca fui nas de Minas Gerais. Você conhece a Caverna do Diabo em Eldorado SP? É a maior do estado, próxima ao Petar.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que incrível, esse Circuito das Grutas mineiras na Rota do Doutor Lund! Gostaria de fazer esse roteiro, em especial, a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. Adoraria conhecer e explorar esse circuito que, até então, não conhecia.

    ResponderExcluir
  10. Que linda essa gruta Rei do Maro em Sete Lagos! Nunca tinha ouvido falar. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search