24 janeiro 2022

Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais

 



Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


Conheça agora os 4 Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais que você precisa visitar!



Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas



Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


Que Minas Gerais é repleta de patrimônios culturais, tanto materiais como imateriais, todo sabe. São diversos os bens tombados em nível federal, estadual e municipal de grande relevância para a cultura, a história, arquitetura do povo mineiro!

Vamos agora, apresentar a vocês, 4 Patrimônios Culturais da Humanidade, tombados pela Unesco em Minas Gerais, que você precisa visitar!!


Cidade Histórica de Ouro Preto - Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


A famosa cidade de Ouro Preto está situada a 97,6km da capital mineira, pela BR-356. A antiga Vila Rica, que foi capital da Capitania de Minas em 1720, guarda histórias de projeção internacional. Tombada pelo IPHAN em 1938, ela foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 1980. 

São diversos os atrativos que esse distrito sede oferece e temos posts sobre eles aqui no blog. O subir e descer as ladeiras desse Museu a Céu aberto é uma imersão ao século XVIII. 

Entre as dicas de passeio destacamos o Museu da Inconfidência, Mina do Chico Rei, uma visita às belas Igrejas e aos mirantes, a Feira de artesanato em Pedra Sabão no Largo do Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis.

Confira todas as opções em:




Centro Histórico de Diamantina - Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


O centro histórico de Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999. Esse título adveio pelo reconhecimento de sua grande relevância histórica e beleza de seu traçado urbano e arquitetônico, plenamente emoldurada na encosta da Serra dos Cristais.

A cidade ainda se destaca pelas personalidades reveladas, entre elas Chica da Silva e o ex presidente Juscelino Kubitschek. A cidade conta com muitos atrativos, entre eles se destacam Museu Casa Juscelino Kubitschek, Museu do Diamante, Casa Chica da Silva, Catedral Metropolitana de Diamantina, antiga Casa da Intendência, Igreja de São Francisco de de Assis, Mercado Velho, Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo, Casa do Muxarabi, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Nossa Senhora do Carmo,  Casa da Glória (passadiço, cartão postal da cidade), a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a Igreja da Luz e a Basílica Sagrado Coração de Jesus, Parque do Biribiri, Caminho dos Escravos,  mirante do Cruzeiro. 


Conjunto Moderno da Pampulha - Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais



Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais

O Conjunto Moderno da Pampulha foi desenhado por Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari na década de 1940. 

O Conjunto da Pampulha é composto pelas edificações e pelos jardins da Igreja São Francisco de Assis, pelo Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, pelo Iate Tênis Clube, pelo espelho d’água e pela orla da Lagoa

O Conjunto Moderno da Pampulha recebeu o título de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 2016.

Descubra mais detalhes dos atrativos deste Conjunto turístico em nosso post O que fazer no Circuito Turístico Lagoa da Pampulha.


Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais


Congonhas está localizada a 79,3 km da capital mineira, via BR-356 e BR-040. E por lá o maior destaque turístico é o museu a céu aberto, o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas, com início de construção no século XVIII. 

Nesse conjunto se encontram importantes obras de Aleijadinho. A origem da cidade está ligada à busca e exploração de metais preciosos em Minas no início do século XVIII e ela integra a rota da Estrada Real. Congonhas recebeu o título de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 1985.
A cidade possui outros atrativos que valem a visita. 




Até a próxima Expedição em Família!
  1. Após ler seu post sobre os patrimonios culturais da humanidade em Minas Gerais, percebi que não conheço quase nada desse estado repleto de preciosidades. Preciso resolver isso o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  2. Como não amar Minas Gerais? Essa lista de patrimônios culturais da humanidade não nos deixa dúvidas! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Não sabia que em Minas Gerais tinhas tantos patrimonios culturais da humanidade. Só sabia de Ouro preto e Diamantina! Seu texto achei maravilhoso Só senti falta da informação de onde é localizado o Conjunto Moderno da Pampulha. É em Belo Horizonte? Quanta coisa pra conhecer em Minas Gerais! Não vejo a hora de fazer uma roadtrip por ai.

    ResponderExcluir
  4. Quantas preciosidades estão espalhadas por esse estado riquíssimo culturalmente falando. Todo brasileiro precisa conhecer os Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais! Esse conhecimento nos torna cidadãos mais orgulhosos da nossa terra!

    ResponderExcluir
  5. Minas Gerais é um destino incrível! Me encantou essa lista de patrimônios culturais da humanidade.

    ResponderExcluir
  6. Minas é muito rica. Bom demais saber sesses patrimônios culturais da humanidade. Eu já tive o privilégio e conhecer todos eles.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, Deyse! Não sabia que Minas Gerais tinha todos esses patrimônios culturais da Humanidade concedidos pela Unesco! Já estive nestes lugares quando era criança e estou me preparando para voltar. Adorei suas dicas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Acabo de descobrir que já visitei todos os Patromônios Mundiais da Humanidade em Minas Gerais e fiquei com voltade de voltar em todos eles.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search