08 julho 2020

Buenos Aires - Conheça os 7 principais bairros turísticos


Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos

Descubra agora os 7 principais bairros turísticos de Buenos Aires e otimize a sua visita à capital portenha!



Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos



Buenos Aires possui, além de seu Centro, muitos bairros interessantes de se conhecer. São localidades com muita história peculiar, tradições, cultura, bela arquitetura e muitos atrativos de interesse turístico como monumentos, museus, praças e jardins, café, sorveterias, shows em praça pública. Aqui, trazemos 7 principais bairros turísticos da capital portenha para te ajudar a explorar melhor em sua futura viagem pra lá.



1.  La Boca  -   bairro turístico de Buenos Aires



Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos


La Boca é um bairro de Buenos Aires bem colorido, alegre, cheio de história, música e dança. O bairro abriga a famosa Rua Caminito e o La Bombonera, Estádio Boca Juniors.
A região onde hoje está o bairro era habitada, em fins do século XIX, por imigrantes genoveses e por ali passava os trilhos dos trens. A ferrovia foi desativada em 1928 e o terreno foi abandonado. Pelos idos de 1950 o pintor Boca Quinquela e um grupo de moradores decidiram revitalizar a região, começando pela atual Rua Caminito. Quinquela batizou esse logradouro de “Caminito”, pois é o nome do popular tango de Peñalosa e Filiberto, composta em 1926. Nove anos depois de sua revitalização, essa Rua foi transformada em um museu a céu aberto e sem portas.
Assim que se aproxima do bairro já se escuta de longe a música, se avista casais devidamente caracterizados dançando Tango e te convidando para tirar uma foto como "recuerdo". Sem dúvida é um dos lugares mais encantadores da capital portenha. Há muitas lojinhas e barraquinhas com artesanato típico. Vale a pena comprar, não é caro e pode-se pagar em dólar e em real também.
DICA: Quando estivemos por lá, recebemos algumas instruções dos funcionários do hotel onde nos hospedamos. Nos instruíram a não ir ao bairro pela noite, nem andar com objetos de valor expostos. O bairro tem histórico de roubos e furtos. Contudo, na área da Rua Caminito ainda é tranquilo de se caminhar, inclusive com câmeras de fotografia e celular.



2. Recoleta - bairro turístico de Buenos Aires



Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos

Recoleta é um bairro bastante nobre de Buenos Aires e seu nome advém do Convento dos Padres recoletos fundado no local, no limiar do século XVIII, juntamente à Igreja de Nossa Senhora do Pilar e o cemitério La Recoleta.
O bairro é cheio de tradições e de atrativos. A primeira sorveteria Freddo, por exemplo, foi ali inaugurada no final da década de 1960.  Além disso, o próprio Cemitério La Recoleta é um dos grandes pontos turísticos devido às belas obras de artes que lá se encontram. Algumas personalidades foram enterradas lá, como Evita Perón. Ocorre também, nas proximidades da basílica, aos finais de semana, uma feirinha que comercializa artesanato, souvenirs. São, ainda, destaque no bairro, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e a famosa Floralis Genérica. Ainda região da pracinha, vez e outra ocorrem espetáculos de Tango ao ar livre. Para assistir ao vídeo de um casal dançando Tango na rua do bairro da Recoleta, acesse nosso Canal no Youtube.




3. Palermo - bairro turístico de Buenos Aires


Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos

Palermo é também um bairro bem sofisticado de Buenos Aires. Quanto ao seu histórico, há duas versões, sendo uma delas ligada à Abadia de São Benedito de Palermo. A outra é a de que a sua origem esteja ligada à compra de suas terras por um italiano de sobrenome Palermo. O bairro abriga também muitas mansões imponentes. É um local bastante tranquilo para se viver, hospedar e passear. É um bairro bastante bucólico, possui muita área verde, flores, bosques. E devido aos seus bosques, zoológico, cafés, restaurantes e às sedes de produtoras de cinema (Palermo Hollywood), é um bairro bem visitado pelos turistas. Como destaque de atrativo estão El Rosedal e o Jardim Botânico de Buenos Aires. Esse último reúne plantas do mundo inteiro, com uma grande diversidade delas, propiciando um belo cenário e clima fresco.



4. San Telmo - bairro turístico de Buenos Aires



Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos

San Telmo é um bairro muito conhecido através de sua Feira homônima que acontece todo domingo, sendo ela a mais famosa da capital. A Feira de San Telmo existe desde 1970 e vende antiguidades e artesanato além de comida típica. Por toda essa riqueza histórica, e também pelos bons preços dos produtos, ela atrai os mais diversos turistas, chegando a receber. Ela especificamente na Praça Dorrego, às ruas Defensa e Humberto I, San Telmo, aos domingos, a partir das 10 até as 17hs. No baaairro há também o Mercado de San Telmo que tem o mesmo propósito da feirinha, e conta restaurantes e lojinhas de antiguidades. Funciona diariamente de 8 às 20 horas. A famosa estátua da Mafalda também fica no bairro, na esquina das ruas Chile e Defensa.



5. Belgrano - bairro turístico de Buenos Aires



Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos

Belgrano era em 1855 um povoado argentino. Porém, em 1887 foi anexado à Cidade de Buenos Aires como um grande bairro. É nele, inclusive, que se encontra o tão famoso e conhecido bairro Chino, além do Estádio River Plate, a Avenida Cabildo, os Museus de Arte Espanhola Enrique Larreta e o Casa de Rogelio Yrurtia. Além da belíssima Paróquia da Imaculada Conceição e das Praças General Manuel Belgrano e Barrancas de Belgrano.



6. Retiro - bairro turístico de Buenos Aires



Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos

Retiro é mais um dos bairros nobres da capital portenha. Ele também é um bom local para se hospedar e possui diversos  hotéis cinco estrelas. Parte desses hotéis foi edificada no início do século XX, como o Marriott Plaza (1909). De pontos de interesse turístico o bairro oferece a Praça San Martín, onde há o monumento que rende homenagem a um dos homens responsáveis pela independência dos países sul-americanos, José de San Martin. Além dela, há também Praça Força Aérea Argentina, onde se encontra a Torre Monumental, a Basílica Santíssimo Sacramento, o Museu Fernández Blanco, galerias de compras, bem como a Peace Plaza, onde se situava a antiga embaixada de Israel que foi alvo de bombardeio no ano de 1992.



7. Puerto Madero - bairro turístico de Buenos Aires



Buenos Aires  - Conheça os 7 principais bairros turísticos

Puerto Madero é o bairro mais próximo do centro Buenos Aires. No final de década de 1880 o porto foi edificado pelo engenheiro Eduardo Madero. Entretanto, por muito tempo, foi abandonado e só a partir da década de 1990 é que a região passou por revitalizações e as coisas por lá mudaram tolamente. Grandiosos e sofisticados arranha-céus foram construídos, transformando completamente a paisagem e exibindo novos contornos naquele cenário portenho. É um ótimo lugar para se hospedar também e possui grande hotéis de 5 estrelas. Além de toda a sua beleza arquitetônica, seu luxo, que atrai a atenção dos turistas, o bairro rende honras às mulheres ao nomear as suas ruas com nome de mulheres que se destacaram na arte, ciência, política. Um de seus pontos mais visitados é a Ponte da Mulher, um lindo cartão-postal local. A Fragata Sarmiento, ancorada nas proximidades da Ponte da Mulher, é outro ponto turístico muito visitado, e funciona como um Navio-Museu. Saiba mais sobre o Museu da Fragata Samiento com a Cíntia do blog Entre Mochilas e Malinhas, pois ela fez um passeio bem bacana por lá.


Enfim, esses são bairros cheios de história, cultura e charme que valem muito a pena conhecer. E você tem acesso fácil a todos eles e seus atrativos através de um ônibus. Por isso, é fundamental que você pegue todas as dicas em Conhecendo Buenos Aires a bordo do Buenos Aires Bus.

Até a próxima Expedição em Família
  1. Preciso voltar à Buenos Aires e conhecer alguns destes bairros, Deyse. Ficaram faltando em minha visita à Capital Portenha, bom motivo para eu voltar, rsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que não conheço Belgrano, que deve ser tão maravilhoso quantos os outros.
    Buenos Aires é uma cidade incrível e seu post sobre os bairros está muito legal. Parabéns!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Estive em Buenos Aires há mais de 10 anos pela última vez e ver esse post me vez viajar no tempo e voltar em cada um dos 7 bairros mostrados. Passei uma semana na cidade e deu aquela vontade de voltar!

    ResponderExcluir
  4. Adorei Deyse sua lista de bairros turisticos em Buenos Aires, o Belgrano não conheci. mas já quero. hahaha

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de post! Viajei por essa incrível cidade ao lê-lo! Descobri que preciso voltar em Buenos Aires. Ficou faltando 1 desses bairros turísticos para eu conhecer. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  6. Adorei todos os seus posts de Buenos Aires: bairros turísticos e os outros posts que você indicou aqui embaxi. Já sei onde voltar quando eu for programar minha viagem por lá. Eu não sabia que tinham tantas coisas interessantes antes por Buenos Aires. Muito obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Agora já sei em quais bairros turísticos ir em Buenos Aires. Gostei da explicação sobre cada um e fiquei com vontade de conhecer. Valeu por compartilhar

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana essas dicas. Descobri lendo seu post que eu conheci todos esses bairros turísticos de Buenos Aires, mas impossível falar meu preferido haha. Ficaria entre Puerto Madero e Palermo.

    ResponderExcluir
  9. Ótima lista de bairros turísticos em Buenos Aires. Fiquei com saudade. Vontade de voltar lá e rever tudo.

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber que conheço todos esses bairros de Buenos Aires, mas fiquei com vontade de voltar pra lá. Bsas é sempre uma boa dica de viagem

    ResponderExcluir
  11. Amo Buenos Aires e já estive lá duas vezes mas a cada post que leio percebo quão pouco conheço e que preciso voltar! Na última viagem me hospedei na Recoleta e super recomendo! Também consegui ir à tradicional feira de San Telmo, mas não conheci ainda Palermo e Retiro. Ótimo esse post com um resumo dos bairros turísticos de Buenos Aires!

    ResponderExcluir
  12. Buenos Aires, pelos atrativos listados, é um destino que vale a pena conhecer e está próximo de nós. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search