29 maio 2020

Circuito Praça da Liberdade - 16 lugares para conhecer

Circuito Praça da Liberdade em Belo Horizonte
Conheça agora os 16 pontos turísticos mais fantásticos do Circuito Praça da Liberdade para você passear em Belo Horizonte.



Circuito Praça da Liberdade - 16 lugares para conhecer 



Em 2010, após a mudança da Sede administrativa e burocrática do Governo de Minas, o Conjunto da Praça da Liberdade foi transformado em um complexo cultural, com foco nas atividades artísticas, históricas, culturais e de preservação do patrimônio mineiro.
Antes disso, os belos e históricos palácios que sediaram as secretarias do Governo passaram por restaurações a fim de abrigar museus e centros de cultura que valorizassem a cultura mineira e divulgassem as demais culturas. Outros prédios, situados no entorno da Praça, também se tonaram equipamentos culturais desse Complexo. Surge, então, o Circuito Cultural Praça da Liberdade com 16 equipamentos que oferecem, ao público, exposições e diferentes atividades voltadas à cultura.





1. Praça da Liberdade no Circuito Cultural Praça da Liberdade

 Circuito Praça da Liberdade em Belo Horizonte


A Praça da Liberdade é um dos lugares mais lindos de Belo Horizonte. Sua história é impressionante. Ela foi um dos grandiosos projetos de Aarão Reis na época da construção da Nova Capital, final do século XIX e início do XX.

Praça da Liberdade em Belo Horizonte


Na década de 1920, seus belíssimos jardins receberam influências do paisagismo francês, com traçados geométricos, como os do Palácio de Versalhes. E para quem não sabe, esse grande adro já foi local da Feira Hippie.

Edifício Niemeyer- Circuito Praça da Liberdade em Belo HorizonteÉ um espaço muito bonito, especial e democrático para passeios em família e entre amigos. Para além dos bucólicos jardins e áreas arborizadas, ali você encontra coreto, fontes, esculturas, pista de caminhada, bancos para contemplação.

As crianças fazem uso do espaço para andar bicicleta, patinete e brincadeiras em geral. O espaço é muito utilizado para descanso, realização de piqueniques e manifestações culturais.
Na época do Natal, a Praça fica linda com toda a decoração e iluminação especial. Vale uma visita!

Endereço: Praça da Liberdade, s/n. Belo Horizonte.
Funcionamento: aberto ao público todos os dias da semana. 
Entrada gratuita.





2. Palácio da Liberdade no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Palácio da Liberdade do Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte



O prédio do Palácio da Liberdade foi construído a partir do ano do final do século XIX pelo engenheiro pernambucano José de Magalhães. A finalidade era abrigar a sede do Governo, por isso a sua construção foi monumental e luxuosa. Sua decoração e arquitetura seguiu a tendência de estilo eclético, com predomínio de elementos do neoclássico do 2º Império Francês. Essa preciosidade foi construída com materiais que vieram da Europa, como da Bélgica, Letônia, e França. Você pode ver e saber de toda a história fazendo uma visita guiada. Vale uma visita!
Conheça mais do espaço através do vídeo.




Endereço: Praça da Liberdade, s/n. Belo Horizonte.
Funcionamento: Visitas realizadas aos sábados e domingos, de 10 às 16h. É necessário fazer inscrição online (gratuita). Para informações atualizadas acesse o site. 
Entrada gratuita.


3. Museu das Minas e do Metal no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Museu das Minas e do Metal-  Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte


O Museu das Minas e do Metal está implantado em um belíssimo imóvel edificado no final do século XIX, pela Comissão Construtora da Nova Capital para ser a sede da Secretaria do Interior do Governo de Minas. A arquitetura e os elementos ornamentais do prédio seguiram a tendência de estilo eclético, sobressaindo os elementos da estilística neoclássica do Segundo Império Francês. Diferentes materiais construtivos e ornamentais chegaram da Europa para a construção, de países como a Bélgica, Alemanha. Esse Museu detém um relevante acervo sobre mineração e metalurgia que registra a história das principais atividades econômicas do Estado. Parte desse acervo é oriundo da coleção do Museu de Mineralogia Djalma Guimarães. De maneira interativa e fazendo uso de tecnologia de ponta, esse equipamento cultural apresenta o mundo das rochas, os procedimentos de transformação do minério e seu significado para o desenvolvimento social, econômico, cultural e para a vida do homem. Um dos atrativos curiosos é o chão de Estrelas, uma espécie de Planetário às avessas onde lunetas apontam para o chão e ampliam os minerais que fazem parte do subsolo mineiro, permitindo ver, em detalhes, toda a sua beleza. Vale uma visita!
Conheça um pouco mais do espaço através do vídeo.




Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa, Funcionários. Belo Horizonte.
Funcionamento: de terça a domingo, das 12 às 18 horas. Quintas-feiras, das 12 às 22 horas. 
Entrada gratuita. Para informações atualizadas acesse o site 


4. Memorial Minas Gerais - Vale no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Memorial Minas Gerais Vale-  Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte


O Memorial Minas Gerais - Vale está instalado no  antigo prédio da Secretaria dos Negócios das Finanças, que teve seu início de edificação em 1895. Uma curiosidade que descobrimos é que a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte teria sido lançada nesse espaço. O imóvel foi construído com as características arquitetônicas de estilo eclético, com predominância de elementos neoclássicos do Segundo Império Francês. Muitos dos materiais construtivos e decorativos foram importados como as telhas, escadaria de ferro trabalhado e vigas de ferro. A monumentalidade de toda a sua arquitetura, bem como de seus elementos decorativos e materiais construtivos representava as novas concepções e ideais propostos e buscados pelo povo republicano. Esse equipamento cultural constitui em um espaço destinado a divulgar, ao público, a história e cultura de Minas Gerais e de seu povo.  O Memorial utiliza recursos virtuais que reúne, em um mesmo local, a riqueza da cultura mineira desde o século XVIII aos tempos atuais, acrescendo uma visão futurista. Vale uma visita!
Conheça um pouco mais do espaço através do vídeo.



Endereço: Praça da Liberdade, s/n - Funcionários, Belo Horizonte.
Funcionamento: Terça  a Sexta feira, de 10h às  19h; Sábado e domingo de 12h às 19h.
Entrada: Gratuita.  Para informações atualizadas acesse o site


5. Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais -  Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Casa do Patrimônio Cultural, em tom verde claro, ao lado do CCBB, no Circuito Praça da Liberdade,vista da Praça, Belo Horizonte. 


O prédio onde será instalado Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais já sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Ele foi edificado entre 1895 e 1897 com traços de estilo eclético, sobressaindo os elementos da arquitetura renascentista italiana, neoclássica francesa e neobarroca. Os materiais utilizados para a construção foram importados da Europa, como as estruturas de ferro fundido, a escadaria principal em ferro trabalhada, dentre outros materiais diversos egressos da Bélgica. 
Uma curiosidade sobre o edifício, diz respeito a uma restauração ocorrida em 2005. Em meio aos trabalhos de restauração das paredes do terceiro pavimento, foi encontrado um painel debaixo de cinco camadas de tintas. Houve assim a recuperação desse afresco, característico da decoração interna dos primeiros edifícios construídos na Praça da Liberdade. O afresco é uma representação da agricultura, uma das bases da economia mineira na virada do século XIX para o XX.  Ademais, essa pintura enfatizava a funcionalidade do prédio naquele tempo, pois foi inicialmente erigido para ser a Secretaria de Agricultura.
A Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais receberá, novamente, a sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/ IEPHA-MG, com ateliê de restauro, biblioteca, espaço expositivo e outros espaços voltados à preservação do patrimônio cultural mineiro. Vai valer uma visita!
Endereço: Praça da Liberdade, s/n. Belo Horizonte.
Funcionamento: atualmente está fechada para restauração.

6. Centro Cultural Banco do Brasil no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Centro Cultural Banco do Brasil -  Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Centro Cultural Banco do Brasil no Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte, visto a partir da Praça.


O prédio que sedia o Centro Cultural Banco do Brasil é datado da década de 1930 e foi projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli. Seu projeto arquitetônico apresenta elementos do gótico, barroco e neoclássico. Seu partido é retangular e se desenvolve em seis pavimentos. Foi edificado para abrigar a Secretaria de Segurança e Assistência Pública, porém sediou a Secretaria do Interior, que anexou a Secretaria de Segurança e Assistência Pública. Uma curiosidade bacana é que, durante a Revolução de 1930, essa secretaria foi transformada no Comando Geral das Forças Revolucionárias. 
O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte tem como objetivo a promoção de atividades interativas e de entretenimento nos campos das artes cênicas, plásticas e da música, além de programas educativos.


DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada Do Esboço À Tela. no CCBB-BH - Praça da Liberdade

O espaço oferece uma programação cultural com exposições temporárias, apresentações de teatro, música e dança, além de ambiências para atividade audiovisual e multiuso (para a realização de oficinas, palestras, debates), loja para comercialização de produtos culturais e espaços de convivência, alimentação e lazer. Exposições bacanas já passaram por lá, como a DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada Do Esboço À Tela. Vale uma visita!
Endereço: Praça da Liberdade, 450. Belo Horizonte. 
Funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 22h. 
Entrada gratuita.
Eventos de artes cênicas (teatro e dança) e música são pagos.
Bilheteria: de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Para informações atualizadas acesse o site 

7. Espaço do Conhecimento UFMG no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Espaço do Conhecimento UFMG no Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte


O Espaço do Conhecimento foi implantado num imóvel datado de 1961, projetado pelo arquiteto Galileu Reis e possui fachadas envidraçadas. Esse equipamento cultural é um espaço que conjuga cultura, ciência e arte concomitantemente. Em seus ambientes ocorrem a exposição de longa duração “Demasiado Humano” (3º ao 5º andar) e outras temporárias (2º andar). Todas essas amostras são estimulantes, interativas, com recursos audiovisuais e muita tecnologia. Há um planetário, considerado de última geração e único em Minas Gerais, o observatório astronômico e diferentes exposições que abordam temas relacionados ao universo, o meio ambiente, a vida na Terra, os métodos de criação e desenvolvimento humano, sua cultura e relações sociais.  A sua fachada se transformou em uma monumental tela de projeção, revestida por um material vítreo especial. São projetados, durante o período noturno, vídeos sobre ciências, conhecimento e cultura. Vale uma visita!
Conheça um pouco mais do espaço pelo vídeo.



Endereço: Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Belo Horizonte.
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h. Sábado, das 10h às 21h.
Ambientes expositivos e Terraço Astronômico: entrada gratuita
Planetário: para informações atualizadas acesse o site


8. Edifício Rainha da Sucata no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Edifício Rainha da Sucata - no Circuito Praça da Liberdade, Belo Horizonte


O Edifício Rainha da Sucata abriga o Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade e o Hub Minas Digital. Ele foi projetado entre 1984 e 1985 pelos arquitetos Sylvio de Podestá e Éolo Maia, e construído entre 1985 e 1992, com características que remetem ao estilo  pós-moderno. O interessante é que foram utilizados diferentes tipos de materiais característicos do Estado de Minas Gerais para a sua construção. Entre esses elementos destacam-se as  rochas e as chapas metálicas como a chapa de aço SAC-41 que, pelo processo de oxidação controlada, apresenta um aspecto de ferrugem, o que alude a um prédio feito de sucata. Essa alusão rendeu ao imóvel o seu popular codinome, Rainha da Sucata, também influenciado por uma novela transmitida pela rede Globo na década de 1990. Ele também possui um Teatro de Arena que se tornou palco para diversas exibições artísticas destinadas ao público em geral. Vale uma visita!
Endereço: Avenida Bias Fortes, 50. Lourdes, Belo Horizonte.
Funcionamento: de terça, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, das 9h às 18 horas; e na quinta-feira, das 9h às 21 horas. 
Entrada gratuita.

9. Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte


A Casa Fiat de Cultura foi instalada em um imóvel construído durante a década de 1960 para abrigar a sede do Serviço Administrativo do Estado. A estrutura arquitetônica foi construída com características que remetem à arquitetura modernista. A Casa Fiat de Cultura é um espaço bem democrático e tem como missão a divulgação gratuita da cultura brasileira e mundial aos mais diversificados grupos da sociedade.


Painel de Cândido Portinari em Minas Gerais, Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte
Painel Civilização Mineira de Portinari, Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Por meio da promoção de exposições que revelam a história, a arte e a cultura mundial, o espaço visa promover uma integração social. Além das exposições, a instituição desenvolve programas educativos voltados aos estudantes, visitas guiadas, ciclos de conferências, palestras, mesas redondas, dentre outros. Importantes exposições temporárias já passaram por lá, tais como as de Caravaggio, Rodin, Aleijadinho, Tarsila do Amaral e artistas mineiros contemporâneos. Como exposição permanente, o prédio exibe a bela obra “Civilização Mineira”, painel de Cândido Portinari em Minas Gerais. Vale uma visita!
Endereço
Praça da Liberdade, 10. Funcionários, Belo Horizonte.
Funcionamento: de terça a sexta, 10h às 21h.
Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.
Entrada gratuita. Para informações atualizadas acesse o site 


10. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa de Minas Gerais no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa de Minas Gerais no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte


O prédio que abriga a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, inaugurado em 1961, foi edificado durante a administração do Governador Juscelino Kubitschek, e arquitetado por Oscar Niemeyer, seguindo as suas pesquisas com as formas livres em planta.  Uma curiosidade sobre a obra é que o projeto de Niemeyer que previa espaços amplos destinados a teatro, cinema, auditório, sala de exposição, foi alterado pelo arquiteto Hélio Ferreira Pinto. Os seis andares previstos inicialmente foram reduzidos para três e os acabamentos simplificados. 
O imóvel resguarda um acervo composto por mais de 570.000 títulos disponíveis para consulta. São livros, revistas, jornais históricos e contemporâneos, obras de autores brasileiros e estrangeiros, coleção de autores mineiros, obras raras e especiais, coleção infanto-juvenil e acervo digitalizado e em Braille. Além de teatro e galeria de arte. Esse edifício, que apresenta grande relevância arquitetônica e cultural, acolhe uma instituição que é considerada biblioteca modelo e referência pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais. Vale uma visita!
Conheça mais do espaço



Endereço: Praça da Liberdade, 21. Savassi, Belo Horizonte.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h; Sábado, das 8 às 12h.
Entrada gratuita. Para informações atualizadas acesse o site  


11. Arquivo Público Mineiro no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Arquivo Público Mineiro no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte


O imóvel onde está instalado o Arquivo Público Mineiro (APM) foi edificado nas cercanias da Praça da Liberdade durante a construção da Nova Capital, entre 1895 e 1897. O edifício foi construído para servir de residência para o Secretário das Finanças. O estilo da fachada remete ao eclético, com adoção de elementos da arquitetura clássica como o frontão, e artefatos decorativos do coroamento. No ano de 1938 o local passou a sediar a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais, o Arquivo Público Mineiro, criado em 1895 por José Pedro da Veiga. A instituição, que constitui em um espaço para a pesquisa e conhecimento, resguarda um relevante acervo documental sobre a história, a política, a economia, a cultura mineira, além de informações sobre o cotidiano das cidades do Estado. São documentos manuscritos e impressos, mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos datados a partir do século XVIII. Vale a pena visitar e conhecê-lo internamente. 
Conheça mais do espaço pelo vídeo.


Endereço: Av. João Pinheiro, 372. Funcionários, Belo Horizonte.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 19h.
Entrada Gratuita. Para informações atualizadas acesse o site 


12. Museu Mineiro no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Museu Mineiro no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte


A edificação que hoje abriga o Museu Mineiro foi construída no final do século XIX para ser a residência do Secretário da Agricultura do Estado. A obra que foi transformada em um grande palacete que exprimia uma iconografia de acordo com os novos ideais dos políticos brasileiros e com a República, em contraposição à arquitetura das edificações levantadas durante o período colonial e imperial. O edifício apresenta características do ecletismo com predominância de elementos neoclássicos. 
O Museu foi instalado apenas na segunda metade do século XX e resguarda um acervo de arte sacra mineira que registra, material e simbolicamente, diferentes momentos do processo de constituição da cultura mineira. Ademais, detém mobiliário, esculturas, quadros, ferramentas de trabalho, utensílios domésticos e pessoais, dentre outros. Vale uma visita!

Conheça um pouco mais do espaço através do vídeo



Endereço: Av. João Pinheiro, 342. Funcionários, Belo Horizonte. 
Funcionamento: Terça  a Sexta feira, de 10h às  19h; Sábado e domingo de 12 às 19h.
Entrada: Gratuita. Para informações atualizadas acesse o site 

13. Centro de Arte Popular Cemig no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Centro de Arte Popular Cemig no Circuito Cultural Praça da Liberdade,Belo Horizonte
Artesanato mineiro em barro - Vale do Jequitinhonha


O Centro de Arte Popular – Cemig foi instalado em um prédio projetado em 1928 pelo arquiteto Luiz Signorelli, para cumprir função de residência. A arquitetura do edifício tem estilo de influência eclética, na qual se sobressaem elementos do período neoclássico. O Centro foi inaugurado em 2012 e é constituído de ateliês para oficinas, sala de exposições temporárias, ambientes para exposições de longa duração. O acervo exposto é formado por obras de artistas populares de diferentes regiões do Estado de Minas Gerais. É um espaço que busca valorizar a riqueza e diversidade das manifestações culturais populares e o trabalho do artista que exprime, na matéria prima, a sua cultura e história. Vale uma visita!
Conheça um pouco mais do espaço por meio do vídeo.



Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608. Belo Horizonte. 
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 19h, q-feira, das 12h às 21h.  Sábado e domingo, das 12h às 19h.
Entrada gratuita. Para informações atualizadas acesse o site 


14. Academia Mineira de Letras no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Academia Mineira de Letras no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte


A Academia Mineira de Letras foi instalada no antigo Palacete Borges da Costa em 1987. O belo palacete é datado do final da década de 1920 e serviu de residência do médico Eduardo Borges da Costa. Na década de 1990 foi construído um anexo ao lado, de traços modernos, e esse contraste agregou ainda mais valor ao palacete. O espaço resguarda um acervo de obras raras, recebe exposições e promove eventos culturais. Vale uma visita!
Endereço: Rua da Bahia, 1.466
Belo Horizonte.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 14h às 19h.
Entrada gratuita. Para informações atualizadas acesse o site


15. Centro Cultural Minas Tênis Clube no Circuito Cultural Praça da Liberdade


Centro Cultural Minas Tênis Clube no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Sede Social do Minas Tênis Clube.


O Centro Cultural Minas Tênis Clube foi inaugurado em 2013, sendo um anexo da Sede Social e Prédio do Relógio do Minas Tênis Clube, datados de 1937. Ele é composto por Teatro, Galeria de Arte e um Centro de Memória, salas de cinema e espaço para exposições temporárias. A programação oferecida é variada e direcionada a todas as faixas etárias. Exibição de musicais, espetáculos de dança, peças teatrais são alguns dos atrativos.  O espaço conta ainda com um café cultural. Vale uma visita!
Endereço: Rua da Bahia, 2244. Lourdes. Belo Horizonte. 
Funcionamento: de Terça a sábado, das 10 às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Eventos de artes cênicas e música: pago. 
Bilheteria: de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 12 às 19h. Para informações atualizadas acesse o site 

16. BDMG Cultural no Circuito Cultural Praça da Liberdade


BDMG Cultural no Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belo Horizonte


O BDMG Cultural trabalha, desde 1988, para o fomento, promoção e divulgação das manifestações artísticas e culturais de Minas Gerais. São realizadas ações na área das artes cênicas, visuais e da música. Ali, em sua galeria de arte, há a exposição de diversas obras voltada ao grande público.  Vale uma visita!
Endereço: Rua Bahia, 1.600. Belo Horizonte.
Funcionamento: diariamente, incluindo domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita. Para informações atualizadas acesse o site  

Agora, um equipamento extra, se quiser aproveitar para conhecer. O Cefart Liberdade é outro equipamento integrado ao Circuito da Praça da Liberdade e está inserido na política do Governo de Minas, de fomento à formação artística (teatro, dança e música). Funciona temporariamente em uma edificação da década de 1960. Porém, o espaço é destinado a oferecer cursos profissionalizantes, livres e de extensão a pessoas de todas as faixas etárias. Também sedia os cursos em tecnologia do espetáculo nas áreas de iluminação, sonorização, figurino e cenografia.
Endereço: Rua Sergipe, 884. Belo Horizonte.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Belo Horizonte.
Entrada gratuita.

Um passeio pelo Circuito Cultural da Praça da Liberdade é incrível, e recomendamos, no mínimo, um final de semana completo para desfrutar, um pouco, de todos os equipamentos.
Clique no ícone para salvar esse e outros Pins

https://pin.it/eu0Xfab


Agora nos conte! Quais desses equipamentos você conhece? Qual gostaria de conhecer? Deixe seu comentário!
Até a próxima Expedição em Família!

Esse texto faz parte de uma blogagem coletiva do Projeto criado pela Comunidade Famílias que Viajam (@familiasqueviajam). Esse projeto usa a #familiasqueviajamnasuacidade e tem como objetivo incentivar e reanimar a retomada do turismo doméstico. Conheça os blogs participantes.

6 Viajantes -  Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília 
Abcdosviajantes - Oscar Freire, São Paulo.
Enquanto Elas Crescem - Zooparque Itatiba
Nosdoispelomundo - Turistando pelos Cafés de Brasília  
Família que Viaja Junto -  Petrolina e Juazeiro, o Vale do São Francisco te espera
Disney e Outros Lugares Incríveis - Conheça a Fortaleza São João, o lugar onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada
Conexão Família - Gruta Rei do Mato- Dica de Passeio perto de BH 
Viajando com a Ceci - Dicas e atrações de Gaspar em Santa Catarina 
Vivendo tudo agora - Niterói: eu viajo na minha cidade, e levo a minha família comigo, e você?

  1. Que demais esse ciircuito da Praça da Liberdade, quanta história! Não conhecemos Belo Horizonte, mas sou louca para fazer essa viagem e seus posts só aumentam essa vontade. Uma verdadeira aula de história!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse circuito que você mostrou !!Não conheço Belo horizonte, mas adorei saber, tem muita história e bastante coisa bacana para conhecer! Adorei

    ResponderExcluir
  3. A Praça da Liberdade me encanta! Muitos momentos da minha infância e adolescência foram nessa região. Algumas atrações ainda não conheço. Quando voltar em Belo Horizonte vou completar esse Circuito. Amei ler esse post

    ResponderExcluir
  4. Que post completo! Estou devendo várias viagens a Minas, e tem tempo que estamos pensando em ir a Belo Horizonte, cidade que ainda não conhecemos. Fazemos esse circuito em 2 dias? O que você sugere?

    ResponderExcluir
  5. Tenho parentes em BH mas não conheço o circuito cultural da praça da Liberdade. Adorei a dica, na minha próxima visita vou conhecer! Obrigada pelo roteirinho :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa quanta coisa pra conhecer. Além de Minas Gerais ter cidades maravilhosas, a capital oferece tanta coisa legal. Adorei esse post. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. É uma vergonha, mas eu ainda não conheço Belo Horizonte!
    Seu post me inspirou. Tudo muito explicadinho, fica facinho de conhecer o que tem de mais importante.
    Super obrigada.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Quanta história nesse lugar! E ainda não fomos para Minas Gerais, mas é um lugar que tenho muita vontade de conhecer!!

    ResponderExcluir
  9. Pronto, já temos o roteiro completo para visitar Belo Horizonte. Esse circuito cultural da praça da Liberdade com essas 16 opções é bem rico e variado. Quanto tempo você recomenda pra ficar na cidade numa viagem associada com a parte histórica do interior de Minas e Inhotim? Muita coisa? Rs.

    ResponderExcluir
  10. Já quero fazer o circuito Praça da Liberdade!!! Eu achei os jardins da praça lindo demais! Estou encantada!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns primeiro pelo projeto, que bacana incentivar o turismo nacional, depois pelo post, não sabia de tudo isso com relação a BH, preciso voltar a essa cidade.

    ResponderExcluir
  12. Essa parte de BH é incrível, me surpreendi muito com a qualidade dos museus, não queria sair de lá. O Minas Vale e o dos Metais foram meus preferidos!!

    ResponderExcluir
  13. Maravilhoso revisitar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade pelo seu olhar, sempre estou por ali e me surpreendi com suas dicas deste roteiro cultural imperdível em Belo Horizonte. Amei!

    ResponderExcluir
  14. Completíssimo seu roteiro no Circuito Praça da Liberdade, tem atração para vários dias em Belo Horizonte e pra todo tipo de público. Excelente post, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse Circuito Praça da Liberdade, já quero conhecer cada um desses 16 lugares em Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  16. Quantas coisas legais pra fazer em BH hein? Nem imaginei!

    ResponderExcluir
  17. Adoro BH e a Praça da Liberdade! Mas sempre quis conhecer o Palácio da Liberdade por dentro e tá sempre fechado qnd vou :(. Já conheci uns 4 museus dessa lista e recomendo demais!

    ResponderExcluir
  18. Eu realmente preciso conhecer melhor Minas Gerais! Adorei esse post sobre Belo Horizonte e Circuito Praça da Liberdade. Fiquei com muita vontade de conhecer esses 16 lugares! Já deixei tudo na minha lista!

    ResponderExcluir
  19. Que riqueza de atrações tem esse Circuito Cultural da Praça da Liberdade! Acho que pra visitar tudo precisamos de uns três dias, né? Vou me programar para visitar BH e vou aproveitar suas dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. É impressionante como a Praça da Liberdade de transformou em um belo Circuito Cultural. Na época que eu morei em Belo Horizonte a praça já era um lugar interessante pela arquitetura dos prédios e por um espaço de manifestações, mas não existia nada disso. Foi um grande ganho para a cidade.

    ResponderExcluir
  21. Ahh eu amo BH e quero voltar ainda muitas vezes à cidade! Não conheço nem 1/3 do circuito cultural da praça da liberdade! Vontade de ir de novo :)

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search