29 novembro 2019

Ouro Preto - conheça as opções de passeios e atrativos


Ah! As cidades das Gerais......são tantas... hoje trazemos algumas opções de passeios por Ouro Preto, inserida no Caminho Velho, na Estrada Real, por onde ainda realizamos muitas expedições em família!


Ouro Preto: conheça as opções de passeios e atrativos



E o que falar do nosso Ouro Preto?! A Vila Rica, capital da Capitania de Minas em 1720, guarda histórias e memórias de projeção internacional. Foi tombada pelo IPHAN em 1938 e declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 1980.



Seguindo o Caminho Velho que nos levará até Paraty, ponto de escoamento de produtos à época do período colonial, iniciamos as nossas Expedições em Família pela Estrada Real a partir dessa charmosa cidade, fundada a partir da exploração do metal precioso.


Praça Tiradentes com vista para o Museu.


Conforme apontam alguns relatos oficiais, pelos idos do final do século XVII, as notícias sobre a existência de riquezas minerais na região das minas espalharam-se por toda a Colônia e Portugal. Assim, diversas expedições avançaram para o interior do território e coube à bandeira paulista de Antônio Dias chegar até o Pico do Itacolomi, região onde se ergueu Ouro Preto.


A mesma Praça, com vista para a Escola de Minas, antigo Palácio dos Governadores.


Seu casario seguiu o estilo dos exemplares arquitetônicos portugueses, tendendo ao vernacular. Em outras palavras, aproveitando as condições dos terrenos, as técnicas construtivas e os materiais disponíveis para a construção.



Subir e descer as suas ladeiras setecentistas é uma verdadeira viagem pelas sendas da história, uma imersão ao século XVIII. O observar das paisagens, por si só, já é um passeio e tanto, pois a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto.





A noite ouropretana é um verdadeiro encanto, e nos colocamos a pensar como era há 300 anos...você já fez esse tipo de turismo? De voltar ao passado através de sua mente? 

A nossa mascote acha super divertido acompanhar essas memórias narradas por nós. E é uma das oportunidades práticas que temos de ensiná-la sobre a nossa história.



Constituem uma ótima opção para fazer fotos e compreender a forma como era feito o abastecimento de água da população ouro-pretana a partir do século XVIII.



✔ Chafariz do Museu da Inconfidência – Praça Tiradentes
✔ Chafariz dos Contos - Praça Reinaldo Alves de Brito sn, ao lado da Casa dos Contos
✔Chafariz do Passo de Antônio Dias – Rua Cláudio Manoel
✔Chafariz do Alto da Cruz -Rua do Resende, sn, esquina Rua Padre Faria.
✔Chafariz da Rua Barão de Ouro Branco, Antônio Dias.
✔Chafariz do Rosário -Rua Professora Zizinha Cruz, Largo do Rosário
✔Chafariz da Barra - Praça Prefeito Amadeu Barbosa, Barra.
✔Chafariz Marília de Dirceu - Largo Marilia de Dirceu,  Antônio Dias.
✔Chafariz do Alto das Cabeças - Rua Alvarenga, Cabeças
✔Chafariz da Rua das Cabeças - Rua Alvarenga 119, Cabeças

Mirantes de Vila Rica- opções de passeios e atrativos de Ouro Preto na Estrada Real

Uma ótima oportunidade para se ter uma visão mais ampla, em alguns casos, de 360 graus, da cidade e fazer lindas fotos.



O Pico do Itacolomi - opções de passeios e atrativos de Ouro Preto na Estrada Real


O pico do Itacolomi é uma formação rochosa com os seus 1772 metros de altitude, localizado entre Ouro Preto e Mariana, Caminho Velho. Inserido no, ele se apresenta imponente em meio a toda a paisagem local, e justamente por isso, era o ponto de referência para indígenas, bandeirantes, tropeiros e demais viajantes nos tempos coloniais.
Comentam que Antônio Dias, bandeirante paulista, batizou esse pico como o “Farol dos Bandeirantes”. Os índios tupis acreditavam que o pico era “filho” da formação maior, a “pedra mãe”. Assim, itacolomi significava “pedra menino”. Sobre o Parque, ele possui uma grande infraestrutura para receber turistas: Centros de exposições sobre a cultura local e biodiversidade, Casa Bandeirista, Museu do Chá, Capela de São José, área de camping, quiosques, parquinho e quadras, vestiários, casas de alojamento e de hóspede, trilhas estruturadas.


Pico do Itacolomi


A trilha mais famosa é a que leva até o Pico e tem 6 km de extensão a partir do Centro de Visitantes. Estima-se 4 horas de caminhada ida e volta (12 km), motivo pelo qual AINDA não conseguimos ir em família, a mascotinha acabou de fazer 4 anos! O grau de dificuldade é médio para alto.
Essas informações são do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e você pode ler O Parnaso Mineiro de Rute Guimarães Torres, fontes confiáveis de onde embasamos nossos estudos.
Saiba mais sobre os mirantes de Ouro Preto em nosso post Conheça as mais lindas paisagens dos mirantes e muretas de Ouro Preto .

Passeio de Trem entre Ouro Preto e Mariana - opções de passeios e atrativos de Ouro Preto na Estrada Real

Passeio de trem Ouro Preto a Mariana, uma incrível experiência pelos trilhos da história local




Demais atrativos - opções de passeios e atrativos de Ouro Preto na Estrada Real

✔Lojas de souvenir espalhadas pelo centro histórico
✔Feira de artesanato (Pedra Sabão) no Largo do Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis.


Lojas de artesanato local no centro.


GRANDE DICA: Distrito de Santa Rita de Ouro Preto (29km da sede), berço do artesanato de pedra sabão da cidade. Temos os contatos dos artesãos, são, inclusive, nossos seguidores.
Em posts posteriores, escrevemos mais atentamente sobre algumas dessas opções de passeio.


Onde comer em Ouro Preto?!


✔ Sinceramente?! Nos mais diversos restaurantes e lanchonetes da rua Direita, onde se encontra opções a La Carte, PF, a quilo, com preços variados.
✔Chocolate Ouro Preto, na Pça Tiradentes
✔Confeitaria Largo do Rosário
✔Restaurante Contos de Réis - tem o delicioso pastel de angu, somos clientes há anos.
✔Restaurante O sótão serve deliciosas panquecas. Somos clientes há mais de 10 anos. Anteriormente, situava-se à Rua Direita, hoje, à Rua São José, 201. São diversos sabores de panquecas. Essa da foto, era de carne seca, abóbora moranga e cheddar.

O mineiro é muito criativo e sempre se presta a criar delícias como essa, que reúne ingredientes tradicionais da culinária mineira em diferentes pratos. Além das panquecas, o Sótão serve outras massas, pizzas, caldos, e a tradicional comida mineira.

Onde dormir em Ouro Preto:

Nossa metodologia de seleção parte de algumas experiências pessoais e da nota 8 (mínima) de avaliação dos hóspedes que viajaram em família, no Booking.

✔Grande Hotel de Ouro Preto
✔Boroni Palace Hotel
✔Pousada Casa dos Contos de Reis
✔ Hotel Fazenda Retiro das Rosas
✔Ville Real Hotel
✔Hotel Recanto da Serra
✔Pousada Clássica
✔Moirante Hotel
✔Hotel Solar do Rosário
✔Pousada Solar da Ópera
✔Hotel Solar de Maria
✔Hotel do Teatro
✔ Hotel Vila Relicário
✔ Pousada da Província
✔ Pousada Caminho das Lavras
✔Pousada Sinhá Olímpia

Encontre outras opções de hospedagem na cidade.
Booking.com



Caso queiram saber um pouco mais dos detalhes de todo o informe histórico, indicamos as seguintes referências que  embasam nossos conhecimentos:

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 12 ed.; 2º reimp. SP: Ed. USP, 2007;
LOPES, Adriana. História do Brasil: uma interpretação. 2ªed.; SP: Ed. Senac São Paulo, 2008; WHELING, Arno. Formação do Brasil colonial. 4ed. ampl. RJ: Nova Fronteira, 2005.

Até a próxima Expedição em Família!

  1. Que cidade linda, cheia de cultura e história. E quanta opção de passeio incrível pra se fazer. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ouro Preto tem mil e uma atrações! Muito obrigada pelo carinho e pela visita ao blog!

      Excluir
  2. Que texto interessante e gostoso de ser ler. Sempre bom pegar dicas de passeios culturais com historiadores blogueiros. Quanta opçãode passeio. Adorei obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada pelo carinho da mensagem! Que bom que gostou do texto e espero que possa ajudar em seu passeio! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  3. Ameiii, publicação muito bem detalhada, especialmente, para quem não tem tempo à perder!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, um texto bem detalhado permite ao viajante ter noção sobre tudo o que ele pode conhecer na cidade! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  4. Que aula de história este post, adorei as fotos e as dicas, generosamente compartilhadas por vocês que tanto entendem de Ouro Preto, uma cidade que adoro, cheia de energia boa e contagiante. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho na leitura e no comentário! Ficamos felizes em saber que gostou do texto. Também amamos Ouro Preto. Obrigada pela visita ao nosso blog!

      Excluir
  5. Há tempos programamos para fazer uma viagem em família à Ouro Preto. Meu marido já fez a Estrada Real até Parati de bicicleta mais de uma vez, e nós dois já fomos juntos à Tiradentes e Sâo João del Rei (de carro), mas com as crianças ainda não exploramos as cidades históricas de Minas. Ouro Preto está no topo da lista, sou louca para conhecer os museus e fazer o passeio às antigas minas (e as minhas crianças são do tipo empolgadas com esse tipo de passeio). Adorei esse post super detalhado, com certeza vai nos ajudar a montar um roteiro bacana pela cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Seu marido foi muito corajoso! Pois não é um percurso nada fácil! Parabéns para ele! E animamos muito a vocês fazerem esse trajeto com as crianças, e não esqueçam de fazer os passaportes!! Será muito divertido pra família toda! Muito obrigada pelo carinho no comentário, fico feliz que tenha gostado e que possa lhe ser útil um dia! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  6. Estou APAIXONADA por esse post!! Sou louca por história e não é de hoje que desejo explorar Minas Gerais e adorei conhecer as opções de passeios de Vila Rica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Muito obrigada pelo carinho no comentário. Nós também somos apaixonados por história e cultura, e Ouro Preto realmente tem essa essência. Não tenho dúvidas de que vai amar o passeio! Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Eu era tão pequena quando fui a Ouro Preto! Lembro vagamente desses lugares. Preciso voltar com meu marido!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro Ouro Preto e adorei esse post com opções de atrativos e passeios. Li e fiquei com vontade de voltar! Concordo com a parte da dica de onde comer! kkk

    ResponderExcluir
  9. Ouro Preto esta na minha lista a muito tempo! Cada vez que vejo algo sobre minha vontade so aumenta. Adorei as suas dicas!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search