09 agosto 2019

Linha Bella de Gramado - tour de jardineira


Quem nos conhece ou nos acompanha pelo blog e mídias sociais, sabe que vivemos o Turismo Imersivo e que gostamos muito de “viver o local” que visitamos, conhecer e aprofundar a história e natureza, participar da rotina, praticar a cultura e as propostas turísticas que nos são apresentadas.

Um tour de jardineira com a Linha Bella de Gramado, na Serra Gaúcha


Em nossa passagem pela Serra Gaúcha, fizemos uma verdadeira imersão à cultura italiana na zona rural. Conhecemos Gramado por outra perspectiva que até há alguns anos nem imaginávamos que existia na cidade, o turismo rural.



Jardineira do Tour Linha Bella na Praça das Etnias
Sim! Gramado não é somente um roteiro romântico, de frio, dos festivais e do chocolate quente. É também um turismo cultural e histórico que pode ser aproveitado por meio do agroturismo, e vale muito a pena conhecer. Quando fomos para lá pela primeira vez, em 2012, é que tomamos conhecimento de que esse tipo de turismo estava se iniciando na região.





Paisagens da região rural - Linha Bonita


Ficamos bastante curiosos e tentamos fazer o passeio, mas, à época, estava chovendo muito e as estradas rurais não estavam em bom estado, o que impossibilitou. Hoje, as estradas rurais de Gramado estão em excelente estado e, mesmo com o dia chuvoso, foi possível realizar o tão esperado passeio pelo interior. 

Fizemos então uma Expedição em Família pelas propriedades rurais de descendentes de italianos do município, de carona em uma jardineira do Tour Linha Bella! Percorremos por algumas propriedades rurais, vimos paisagens bucólicas, tivemos contato com a natureza, os animais, conhecemos a história de origem da cidade e dos colonos. Degustamos as iguarias como os vinhos, sucos, queijos, doces, geleias, biscoitos, linguiças feitas pelas famílias descendentes. 🍷🧀😋

A empresa trabalha com mais de vinte famílias que são diretamente beneficiadas com o turismo rural proporcionado por ela. O roteiro do passeio conta com cinco paradas: Vinícola Masotti, Velho Casarão, Linha Nova, Cantina Linha Bella e Moinho Cavichon.

Iniciamos o passeio em direção à Estrada para Linha Bonita partindo às 9 horas da Praça das Etnias, no centro de Gramado, onde fica estacionada a jardineira. Fomos muito bem recepcionados pela equipe do Tour Linha Bella, que, à propósito, possui excelentes e divertidíssimos guias e motoristas. Passamos a viagem inteira rindo e divertindo com as resenhas no interior da jardineira. Ademais, durante o passeio, o guia nos contava a história da cidade e dos locais por onde passávamos.

Nossa primeira parada foi na propriedade rural da família Masotti, onde está a Vinícola homônima. Lá fomos recebidos pelo senhor Masotti que nos explicou sobre o processo de cultivo e colheita da uva até a produção dos sucos e vinhos. Fizemos então um breve enoturismo na Vinícola Masotti. Em seguida, fomos encaminhados ao armazém onde degustamos diferentes sucos e vinhos.  


Vinícola Masotti

Da Vinícola, a jardineira seguiu viagem para o Velho Casarão, onde vivem os descendentes do Visenzo Marcon. Ali conhecemos a história desse senhor e sua trajetória na localidade. A família, que está em sua quinta geração, nos apresentou os vestígios de seus antepassados, os modos de vida e de trabalho.

O mobiliário utilizado à época, vestimentas, utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho dos Marcon são um dos pontos altos da visita presentes no casarão que detém traços típicos dos exemplares da arquitetura de edificações rurais  levantadas no limiar do século XX.

Conhecemos também a interessante história das árvores umbus, cujos troncos enormes, eram escavados para servirem de moradia de muitos colonos que vinham da Itália apenas com a roupa do corpo. Reza a história, que essas árvores foram morada desses imigrantes até a edificação das suas casas.



Umbuzeiro com buraco, ainda presente na região
Outro ponto alto da visita foi a parte da degustação (risos). Degustamos todas as iguarias, pães, diversos biscoitos, geleias, doces, amendoins e linguiças. Na propriedade também tivemos contato com diversos animais como ovelhas, galinhas e patos. Nossa filha ficou muito encantada com as ovelhas, nós também. Foi um momento muito especial para ela, ver a ovelhinha mamando.




Saímos da propriedade e voltamos à jardineira, que partiu com dois novos tripulantes a bordo, caracterizados de colonos italianos que, de repente, começaram um belo show de cultura italiana, interpretando o modo de falar típico e cantar a música italiana. Foi um momento muito especial, emocionante e mereceu os devidos aplausos.


Seguimos então para a localidade denominada Linha Nova, que pode ser considerada como um marco zero, origem de Gramado.




A colonização italiana começou ali, no município, em 1885.  Fomos até a propriedade rural da família Boff, onde conhecemos a história da família na região, os costumes, o primeiro açougue e abatedouro da região, além da primeira bodega da cidade de Gramado.





Nesse mercadinho tipicamente italiano, também degustamos diversos aperitivos, queijos, linguiças. O queijo com alho foi o nosso preferido.




Depois de tanta degustação, ainda tínhamos que ter um lugarzinho reservado na barriga para o
tão esperado almoço (risos). Vivenciamos a cultura italiana na Cantina Linha Bella enquanto almoçávamos o banquete tipicamente italiano, recheado de massas, polentas, carnes e saladas e variadas sobremesas. Isso tudo ao som de muita música e dança italiana ao vivo, que divertiu todos os visitantes. 

Uma verdadeira cantina italiana! É a nossa definição para o local. Na cantina, o modo de fazer da comida mantém-se tradicional, feito no fogão à lenha, como era na casa dos colonos.






Nossa passagem pela cantina foi finalizada com a famosa apresentação da “Bella Polenta” pela grande “família da Cantina”, com a participação especial dos visitantes. Só podemos dizer que foi muito divertido, assista ao vídeo no nosso Canal do Youtube para ver como foi!



Seguimos em direção ao Moinho Colonial Cavichion. Ali, tivemos mais um belo show de história e cultura da região, belamente narrado pela descendente Maristela. Nos foram repassadas informações históricas sobre o moinho, o cotidiano do trabalho e de vida à época da colônia, a produção de farinha de milho, bem como da chegada e formação das famílias dos imigrantes italianos e alemães.

Foi muito interessante passar por lá e conhecer a história e cultura, presenciar os modos típicos da época e ainda fazer aquela deliciosa degustação de biscoitinhos. Na saída, nos dirigimos ao moinho Cavichion para vê-lo em pleno funcionamento e tirar algumas fotos. Chegamos ao centro de Gramado por volta das 15 horas, com vontade de voltar e refazer o passeio!



Moinho Colonial Cavichion


Algo sensacional que descobrimos é que o Tour Linha Bella também acontece pela noite, com a “Noite Italiana”. Em dias de sol, a empresa orienta o uso de repelente e protetor solar. Todas as degustações feitas nas propriedades rurais pelas quais passamos estão incluídas no valor do passeio. O almoço, buffet livre, também está  incluso. Bebidas são cobradas a parte. O tour acontece às segundas, quartas e sextas feiras e independe das condições climáticas para ser realizado.

Ah! É um passeio para todos, adultos, crianças, casais, famílias inteiras. As crianças então.... se divertiram demais vendo as ovelhas. E o mais bacana é que crianças menores de 5 anos ganham cortesia (desde que no colo, sem direito a assento). Maiores informações em Tour Linha Bella.

Para ver um pouco do nosso dia de passeio, confira o nosso vídeo no Youtube.

Fica aí a dica do turismo rural em Gramado com o Tour Linha Bella por meio de sua charmosa jardineira. 👨‍👩‍👧😊

  1. Que lindo lugar! Nunca imaginei que Gramado tinha uma atração assim. Achei super fofo o ônibus!!! Adoraria passear nele! As ovelhas são um encanto! Delícia de passeio! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Que passeio sensacional!!!! Adoro passeios assim! Que divertido, a cada momento algo novo e diferente! Que banquete delicioso e lugares lindos! Obrigada pela dica! Bom saber que existe agroturismo em Gramado! Isso é novidade pra mim!

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa da empresa. É o tipo de turismo que gosto de fazer. Muito bom! Parabéns pelo trabalho de blog. Estou gostando muito conhecer o turismo pela perspectiva de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Que passeio bonito e especial. Gostaria de conhecer. Ótima dica de passeio. Obrigada👏👏👏🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, realmente Gramado é um mundo de diversões e vocês souberam divulgar muito bem!!! Excelente o trabalho de vocês neste blog! Parabéns pelo esforço e dedicação!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana explorar Gramado em todas estas atrações. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Lindo passeio. Muito bom. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  8. BRUNA JULIANE DE OLIVEIRA FONSECA11 de agosto de 2019 às 12:05

    Que deliciiiiaaaa!!! Amei, amei e já quero ir!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas , quando eu for em Gramado com certeza farei esses passeios .😘

    ResponderExcluir
  10. Acho essas dicas e vídeos uma utilidade pública pq toda vez que vou viajar recorro aos blogs de viagens , e agora com o expedições em família e essas pessoas queridas ficou ainda melhor ....❤️Gramado é lindo !!!

    ResponderExcluir
  11. Gramado é um lugar muito especial, como toda a serra gaúcha. fizemos vários itinerários pelo interior do interior da cidade, mas o da jardineira ainda não. está na agenda a partir deste post. muito obrigado e recebam o meu abraço.

    ResponderExcluir
  12. Agradecemos o retorno. Sim! Também somos encantados com a Serra Gaúcha e esse passeio de jardineira foi uma descoberta a um novo tipo de turismo na cidade. Foi muito especial. O nosso abraço a você também.

    ResponderExcluir
  13. E você vai amar. Depois que for, volte pra nos contar como foi😍

    ResponderExcluir
  14. Quanto carinho. Muito obrigada. Que bom que nossas dicas lhe tem sido úteis. Ficamos bastante felizes😘😘😘

    ResponderExcluir
  15. A Serra Gaúche, seja com sol ou chuva, é sempre uma boa pedida! Amo demais!

    ResponderExcluir
  16. Verdade. Pudemos experimentar os diferentes tempos climáticos lá e aproveitamos do mesmo jeito. Agradecemos o feedback.😉

    ResponderExcluir
  17. Ah! que bom que gostou! Foi um passeio incrível!

    ResponderExcluir
  18. Sem dúvida! Sensacional! Já queremos fazer de novo! Que bom que gostou!"

    ResponderExcluir
  19. Verdade! O agroturismo nos ensina muito, gostamos demais!!!

    ResponderExcluir
  20. Que bom que gostou! Agradecemos o carinho!!! Em quando você for, volte aqui pra nos contar como foi a sua experiência!!!

    ResponderExcluir
  21. Que passeio incrível. Não conhecia esse tour rural em Gramado. Despertou ainda mais minha vontade de conhecer a região. Amei seu post cheio de detalhes, fotos incríveis e muita informação.

    ResponderExcluir
  22. Agradecemos Wladimir o seu feedback. Ficamos felizes em saber que você gostou. A região rural de Gramado é linda, cheia de cenários bucólicos. A gastronomia é imperdível. Que bom que o texto despertou seu interesse.

    ResponderExcluir
  23. Casal, que Dica mais pertinente pra mim. Se tudo der certo, estarei em Gramado esse ano. O post de vcs será minha referência

    ResponderExcluir
  24. Querida Carol! Agradecemos muito o carinho. Ficamos felizes que tenha gostado e te será útil. Você vai se encantar por Gramado e com certeza nos trará dicas incríveis que não conseguimos pegar pelo tempo reduzido. Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  25. Que delícia de passeio, me deu uma sensação tão agradável ler esta experiência, eu não sabia desta opção de Turismo Rural em Gramado! Dica preciosa! Parabéns! Ps: na parte da degustação eu iria me jogar ahhhaha

    ResponderExcluir
  26. Oi Paula Gabi. Agradecemos muito o seu comentário. Que bom.que gostou e que a leitura tenha sido agradável. Esse foi um delicioso passeio e vale muito a pena se jogar na degustação mesmo. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  27. Quando estive em Gramado com o marido, dedicimos percorrer todo o trecho com o nosso próprio carro. Foi lindo, mas realmente a experiência é outra, porque daí a gente só vê as fachadas das casas e acaba perdendo estas vivências mais indoor. Quando voltar quero ir de jardineira também, 🙂

    ResponderExcluir
  28. Oi Miriam. Estamos gratos por seu retorno. Sim, você tem razão, o turismo imersivo nos dá uma dimensão e visão mais aprofundada do lugar. Muito gratos com seu feedback.

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia esse outro lado de Gramado! Muito interessante!

    ResponderExcluir
  30. Quando fomos a Gramado ficamos em dúvida em fazer o passeio de jardineira e acabamos fazendo tudo por conta… lendo o seu post já vi que temos que voltar!

    ResponderExcluir
  31. Oi Maria Rita. Agradecemos a sua visita ao nosso Blog. Sim, sem dúvida um passeio privativo tem seus benefícios. Mas o passeio de jardineira foi espetacular, as resenhas dentro dela foram ímpares e engraçadíssimas. A sequência de degustação foi fantástica. Realmente vale muito o passeio.😍😘

    ResponderExcluir
  32. Olá Daniela. Agradecemos a sua visita ao nosso blog. Sim. De fato é muito pouco conhecido, mas foi sensacional. Recomendamos o passeio😍😉

    ResponderExcluir
  33. Nossa, Gramado é uma cidade com tantos atrativos para conferir que realmente vale um toru de jardineira. Sem contar no charme do carro, não? rs
    Uma pena não ter encontrado esse post aqui antes da minha visita pra Serra Gaúcha…

    ResponderExcluir
  34. […] O Tour Linha Bella foi um especial passeio pelas propriedades rurais em Gramado, de descendentes dos colonos italianos, a bordo de uma charmosa jardineira. Avistamos paisagens bucólicas, conhecemos a história de origem da cidade e das famílias, degustamos as iguarias como os vinhos, sucos, queijos, doces, geleias, biscoitos, linguiças feitos pelas famílias descendentes. E ainda vivenciamos a cultura italiana na Cantina Linha Bella enquanto almoçávamos o banquete recheado de massas, polentas, carnes e saladas, mais sobremesas. Nos fartamos dessas delícias e nos divertimos com a música e dança. É um passeio para todos, casais, famílias inteiras, as crianças se divertiram vendo as ovelhas. Mais informações sobre em https://expedicoesemfamilia.wordpress.com/2019/08/09/um-tour-de-jardineira-com-a-linha-bella-de-gram… […]

    ResponderExcluir
  35. Que interessante esse tour de jardineira! Eu não fui quando vistei Gramado. Fiz o passeio de trem pela Serra Gaúcha, mas foi diferente. Adorei essa dica! Já salvei aqui

    ResponderExcluir
  36. Que bacana esse tour de jardineira com linha bella. Não conhecia essa outro lado de turismo na Serra gaúcha. Já anotei aqui para fazer quando voltarmos.

    ResponderExcluir
  37. Que delícia de experiência, vocês viveram...! Totalmente fora do que geralmente é proposto pelos panfletos e pelos guias. Adoro essas descobertas. E esse tour de jardineira é uma ótima dica para explorar a região. Adorei saber!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search