19 junho 2019

Museus de Belo Horizonte com crianças


Descubra agora os Museus e Centros de Cultura de Belo Horizonte para passear com crianças!

Um tour pelos Museus e Centros de Cultura de Belo Horizonte com crianças



Museu dos Brinquedos - Museus de Belo Horizonte com crianças



Admirando as bonecas de diferentes tempos históricos...


Que tal um passeio por alguns museus e centros de cultura da Capital? Iniciaremos com o Museu dos Brinquedos, situado no bairro Funcionários. Ele foi inaugurado em 2006, mas a sua história se inicia com Luiza Meyer, que de 1986 a 1999 realizou exposições de seu acervo em shoppings, Casas de Cultura e galerias de arte.
Por lá, participamos das brincadeiras antigas no Pátio das Brincadeiras, com muita interação e envolvimento de crianças e adultos. Teve corrida de saco, coelhinho sai da toca, de perna de pau, amarelinha, bambolê, dentre outros. Teve também oficina de Construção de Brinquedos Tradicionais, brinquedoteca, apresentação do acervo, contos de estórias, legoteca, Batizado de Bonecas. Os visitantes podem ver a exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”. Ela apresenta mais de 150 brinquedos que contam a história desses objetos e sua relação com a história da sociedade. O espaço funciona das 10 às 17 horas, com ingressos a partir de R$ 12 (meia) para o ano de 2019.




Foi divertido para nossa filha e para nós, que conhecemos antigos brinquedos que marcaram época, revisitamos a nossa infância ao rever os brinquedos do nosso tempo, e que revivemos aquelas brincadeiras do passado, muitas vezes praticadas nas pacatas ruas da capital de outrora.
Algo muito bacana que descobrimos, é a possibilidade de celebrar aniversário no Museu. Quando estivemos por lá, estava acontecendo uma dessas celebrações, que foi muito bonita e interativa para os convidados. Esse passeio foi pura diversão para minha filha e para nós, além de diversão, foi um resgate das memórias da nossa infância.


Museu Histórico Abílio Barreto - Museus de Belo Horizonte com crianças





O Museu Histórico Abílio Barreto é mais um espaço de lazer e também cultura onde as crianças podem ser levadas. Ele, que remete à gênese da Nova Capital de Minas, foi inaugurado em 1943, mas a edificação é datada de 1883. O casarão, tombado em 1951, era sede da antiga Fazenda do Leitão. No ano de 1998 foi inaugurado, atrás do casarão, o edifício-sede, o palco ao ar livre e os jardins que integram um espaço de educação e lazer. Tanto o antigo casarão quanto o novo edifício recebem exposições gratuitas destinadas a crianças e adultos. Quando estivemos por lá, visitamos todas!


Exposição Colchas da Memória

Dentre as exposições que visitamos, destacamos a "Colchas da Memória" e "NDÉ! Trajetórias afro-brasileiras em Belo Horizonte", ambas interessantíssimas e cheias de histórias. No térreo do casarão se encontra uma maquete do Largo da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem e da área central do Arraial Curral Del Rei no final do século XIX, que deixou nossa filha encantada. E ela curtiu muito o lugar e tudo o que viu. E não se engane... Museu é lugar de criança sim! Na área externa estão presentes as exposições permanentes, como o bonde elétrico, a locomotiva a vapor, o coche, o carro de boi, entre outros.

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas- Museus de Belo Horizonte com crianças





Você já viveu a experiência de tocar em diferentes serpentes??! Nós não!!!! Mas tivemos essa oportunidade no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Ele foi criado em 1983 e tem como acervo diversas coleções científicas da fauna e flora com mais de 130 mil espécimes. Há coleções de fósseis de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, peixes, animais invertebrados e botânica. Para, além disso, há ainda os setores de Arqueologia, Astronomia e Bioacústica disponíveis para a visitação e para a realização de atividades voltadas ao público.  As coleções de longa duração  são bem interessantes e dá para as crianças explorarem bastante todo o acervo. Visitamos todas e destacamos as que nossa filha mais gostou: a Fauna exótica, o Planetário, Jardim de Borboletas, a Grande extinção, a Vida na água e a Era dos répteis. Além dessas, gostamos de ver Memórias de um Naturalista (Peter Lund).



Exposição permanente - Imagem Sabrina Cecília.


Esse museu é bem democrático, um espaço para entretenimento de crianças, estudantes e adultos. Durante o período de férias escolares há sempre uma programação especial. Quando levamos nossa mascotita, durante as férias, ocorriam diferentes oficinas interativas. Ela desenhou, fez e pintou esculturas de fósseis e animais em gesso, pintura facial, só não quis tocar nas serpentes!!! Lá ainda é possível ver a réplica da Luzia e, ocasionalmente, visitar a Matinha, um resquício de Mata Atlântica presente no entorno. Nossa filha se impressionou com os animais empalhados, os esqueletos dos fósseis de animais extintos como preguiças e tatus gigantes, e em especial os dinossauros. 
O acesso a esse Museu é pago, um valor bem simbólico (R$10 /2019), em nossa opinião. Crianças de 4 a 12 anos e adultos acima de 60 anos pagam a metade. A entrada é GRATUITA para crianças de até 3 anos. Museu, de fato, é um lugar para crianças, em especial, o Museu de Ciências Naturais da PUC. Recomendamos, com muito carinho, esse divertido e interessante passeio.



Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - Museus de Belo Horizonte com crianças



Presépio Pipiripau


Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG é um espaço muito especial de lazer com as crias. Situado no bairro Horto, ele foi instalado na antiga Fazenda Boa Vista após 1968.  Já o Jardim Botânico tem a sua origem ligada ao funcionamento, no local, do Horto Florestal em 1912 e de outras instituições de pesquisa.
Veja o funcionamento do presépio no vídeo de nosso Canal do Youtube!





O acervo do Museu é constituído de peças de apreciado valor histórico e científico da área de arqueologia, arte popular, botânica, cartografia, etnografia, geologia, paleontologia e zoologia. Parte das peças de todo esse acervo está disponível à visitação em diferentes espaços. São eles: Exposição Geologia, Exposição Jardim Sensorial, Exposição Paleontologia, Exposição Espaço Interativo Ciências da Vida, Exposição Centro de Referência em Cartografia Histórica, Presépio Pipiripau. Durante as férias há algumas programações educativas especiais. Quando estivemos por lá, nossa filha ficou encantada com o funcionamento do Presépio Pipiripau e do Pipiripin. Ela também participou de uma oficina de plantio de mudas e sementes, com contato direto com a terra. Foi muito especial!


Oficina de plantio de mudas



Museu das Minas e do Metal - Museus de Belo Horizonte com crianças



Chão de estrelas, o Planetário às avessas

Se sua criança curte brincar de detetive, adora explorar, desbravar, pesquisar e descobrir novas coisas, então os equipamentos do Circuito Cultural da Praça da Liberdade são lugar para ela. Agora falaremos de um deles, o Museu das Minas e do Metal implantado em 2008.
O prédio rosa inaugurado em 1897 para sediar a Secretaria do Interior, hoje abriga um acervo sobre mineração e metalurgia e documenta essas atividades econômicas de Minas Gerais com o intuito de expô-los em uma perspectiva histórica e de desvendar, de maneira lúdica e interativa, o papel do metal na vida do homem. Essa foto registra o Chão de Estrelas. Uma espécie de Planetário às avessas onde lunetas apontam para o chão e ampliam os minerais que fazem parte do subsolo mineiro, permitindo ver, em detalhes, toda a sua beleza.

Exposição permanente. Tabela periódica interativa

São 18 salas que guardam 44 atrações sobre a temática. Algumas dessas instalações são dedicadas às principais minas do Estado. Elas "ganham personificação" ao serem apresentadas por personalidades históricas e fictícias como Dom Pedro II e Imperatriz Teresa Cristina, o Barão de Eschewege, Xica da Silva.  Nossa filha visitou todos os espaços. A ela interessa muito assistir aos vídeos, participar e interagir com os "touch screen" para conduzir as apresentações e testes. Museu, de fato é um lugar para crianças, por ser um espaço divertido, interativo e cheio de conhecimento. A entrada ao Museu é GRATUITA!



Memorial Minas Gerais Vale - Museus de Belo Horizonte com crianças


Bolsa com o Kit (binóculo, lupa, lanterna)


Na foto abaixo, nossa filha está à procura de uma pista para desvendar a História de Minas Gerais no Memorial Minas Gerais Vale! Esse Museu foi inaugurado em 2010 e também faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Ele está locado no prédio tombado pelo IEPHA/MG, erguido entre 1895 e 1897 para sediar a Secretaria dos Negócios das Finanças. Contam inclusive, que a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte foi lançada nesse espaço.



Vídeos interativos sobre a História de Minas Gerais

O Museu disponibiliza 31 salas com atividades e apresentações bem lúdicas e interativas sobre a história mineira para adultos e crianças. Em suas salas, a história de Minas Gerais é repassada por meio de cenários reais e virtuais, vídeos, áudios, esculturas, maquetes, mapas e demais exposições sobre a cultura, as tradições mineiras. Esses recursos nos fazem viajar, de maneira bem emocionante, pelos trilhos da história mineira do século XVIII ao século XXI. 
Nossa mascotinha visitou todas as salas, interagiu com as apresentações virtuais. Adorou ver os vídeos sobre a nossa história. Ficou encantada com a bolsa e o kit desbravador, utilizando-o muito na sala Minas Rupestre das cavernas com pinturas rupestres. A entrada ao Museu é gratuita! A bolsa com o Kit (binóculo, lupa, lanterna) é emprestada pelo Museu.


Espaço do Conhecimento da UFMG - Museus de Belo Horizonte com crianças






O Espaço do Conhecimento da UFMG, também situado no Circuito da Praça da Liberdade, é mais um local interessante para passear com as crianças. Ele é um espaço que conjuga cultura, ciência e arte ao mesmo tempo. Nele acontece a exposição de longa duração “Demasiado Humano” (3º ao 5º andar) e outras temporárias (2º andar). Todas essas exposições deixaram a nossa mascota encantada, pois são bem interativas, com recursos audiovisuais e muita tecnologia.






A “Demasiado Humano”, por exemplo, apresenta a origem da vida, a evolução e a trajetória humana, e é exibida em três módulos (O Aleph, Origens e Vertentes). No Terraço Astronômico há um teto retrátil que favorece o uso dos telescópios e de instrumentos para a observação do céu. O Planetário (única visitação paga) possui um conjunto de projetores de imagens especiais que permite a reprodução do céu como se fosse de qualquer local do planeta e em qualquer tempo. Os visitantes têm uma visão de 180º x 360º e por isso o ambiente se transforma em cinema imersivo, com sensação de profundidade e envolvimento.
Por fora do prédio, a sua fachada se tornou “digital”, pois é revestida por um material vítreo especial que a transforma em uma tela de projeção, preparada para transportar os conteúdos científicos e culturais expostos em seu interior para o exterior por meio de imagens, filmes e atividades interativas. Sem dúvida foi um local muito bacana para passear com minha filha, que interagiu com as diferentes exposições. 



Casa Fiat de Cultura -  Museus de Belo Horizonte com crianças


Exposição temporária na Casa Fiat de Cultura

Na Casa Fiat de Cultura ocorre rotineiramente diferentes exposições destinadas ao público de todas as idades. Atualmente está acontecendo a exposição da fábula “Os Gigantes da Montanha”, realizada pelo Grupo Galpão e a Casa Fiat de Cultura. Essa obra do escritor italiano Luigi Pirandello se transformou em História em Quadrinhos a partir dos traços do artista plástico multimídia Carlos Avelino. 


Exposição Os Gigantes da Montanha


Na Casa Fiat “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão: Do teatro aos quadrinhos” exibe a trajetória de criação da história em quadrinhos, os rascunhos, arquivos originais, fotos, vídeos, cenário e figurinos da peça de teatro. A entrada é GRATUITA. Como as diferentes exposições na Casa são itinerantes, vale a pena sempre ficar atento à programação para não perder nenhuma boa oportunidade de passeio com as crianças.



Centro Cultural Banco do Brasil/CCBB -  Museus de Belo Horizonte com crianças


DreamWorks Animation - CCBB/BH


Seguido a mesma linha de exposição temporária, vamos destacar a sensação do momento, a DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada Do Esboço À Tela, exibida no Centro Cultural Banco do Brasil/CCBB, no circuito da Praça da Liberdade. Durante a nossa visita foi possível ver mais de 400 itens como os desenhos raros e nunca vistos pelo público, modelos e obras de arte originais, entrevistas e displays interativos das animações mais queridas da DreamWorks.


DreamWorks Animation - CCBB/BH

Além de ver muitos personagens em forma de bonecos, uma das maiores atrações para nós foi o Voo do Dragão em tecnologia imersiva, visto em 180 graus da Ilha de Berk do filme Como Treinar o Seu Dragão. O passeio foi uma experiência interativa e fantástica. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso com antecedência pela internet, através do site do CCBB e apresentá-lo impresso. Mas também é possível também retirar os ingressos no local.

Curta um pouco da exposição nos vídeos do nosso Canal do Youtube




Sobre o prédio que abriga o CCBB em BH, ele foi edificado entre 1926 e 1930 pelo arquiteto Luiz Signorelli para sediar a Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais. Mas, pouco tempo depois, sediou o Comando Geral das Forças Revolucionárias, durante a Revolução de 1930. Em 2013, após reformas, passou a sediar o CCBB Belo Horizonte. Rotineiramente há diferentes exposições e eventos culturais no espaço, para adultos e crianças. Vale ficar sempre atento para não perder nenhuma programação.
E não se engane! Museu, de fato, é um lugar para crianças sim, por ser um espaço divertido, interativo e cheio de conhecimento.


Clique no ícone para salvar esse e outros Pins 

https://pin.it/7f990fG


Você pode se interessar também pelos seguintes posts:
- Museus em Ouro Preto com crianças 
- Museus em Belo Horizonte que você precisa conhecer 
- 10 Museus Virtuais pelo mundo para crianças 
- 10 Museus Virtuais Nacionais para viajar com crianças 

Gostaram das dicas?! Aguardem os próximos posts da série de Passeios em BH com crianças para mais dicas!!!
Se gostou, deixe seu comentário.

  1. Amei o texto! Curti muito. Obrigado pelas dicas. E dá pra aproveitar no feriado, férias e em qualquer época do ano. 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que lindo descobrir BH com vocês. Muito obrigada! Texto bem escrito e com dicas super interessantes para seguir com minhas netas nas férias! Obrigada!🥰🥰🥰👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Que excelente! Agradecemos enormente😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos pelo retorno. Que bom que gostou. Esperamos que continue gostando dos próximos posts😁

    ResponderExcluir
  6. Gente, que texto completo! Nunca fui a BH, mas agora já sei um monte de coisas pra fazer!! E, embora eu não tenha filhos, acho maravilhoso crianças em museus! Eu fui uma criança de museu pq meus pais me levavam! Nos torna adultos melhores! ☺️

    ResponderExcluir
  7. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR16 de outubro de 2019 às 01:57

    Eu sou o louco dos museus, visito todos que posso, e nem preciso dizer que amei seu post, né? Quanta riqueza na capital mineira. Parabéns pela publicação que é um verdadeiro manual de cultura, arte, ciência, história e diversão!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. BH é uma cidade que está na minha listinha para conhecer

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas. Sou de BH mas moro fora. Na próxima visita à terrinha vou fazer esses passeios!

    ResponderExcluir
  10. Que riqueza de detalhes no texto, amei! Fiquei com vontade de conhecer! bjos

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Como Mae de Uma brasileiro ha fora do Brasil, Esse Tipo de dica ë essencial!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia ver locais que tanto amo aqui em BH no seu post! Muitos ainda nem conheço. Visitei o Museu da PUC semana passada, procê ver! 🙂

    ResponderExcluir
  13. Que demais! Os pequenos vao definitivamente AMAR esse tour! Muito boas dicas!

    ResponderExcluir
  14. Quantas opções de passeio legais pra se fazer em BH: tem pra todos os gostos! Realmente, precisaria deixar um único dia no roteiro só pra visitar esses espaços... amei a dica

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica. Um museu mais legal que o outro.

    ResponderExcluir
  16. Eu sim, Já peguei em cobra em Cancún e em Foz do Iguaçu. Amei! O de Foz do Iguaçu era uma Python. Linda e enorme!

    ResponderExcluir
  17. Nossa! To impressionada com a variedade de passeios culturais que tem em BH! E foi o q vc falou ne.... as crianças também aproveitam bastante! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  18. Incrível como BH tem muitos museus! É uma experiência incrível para as crianças!

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro visitar museus e Belo Horizonte tem museus incríveis. Já visitei a maioria e adoro. Saudades de BH.

    ResponderExcluir
  20. Quantas experiências bacanas.. morei em BEAGA qdo criança e na fase adulta foi muito a trabalho.. preciso voltar e turistar!
    Que pequena corajosa, não curto serpentes kkk o CCBB daqui do Rio teve a amostra da Dreamswork tb, amamos 🥰

    ResponderExcluir
  21. Adorei suas dicas de museus para crianças em BH. Muito legal levar nossas crianças para conhecer nossa cultura e história. Parabéns

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search