Vista a partir da mureta da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia |
Conheça agora as mais lindas paisagens dos mirantes de Ouro Preto. Descubra aqui quais são os mirantes e muretas que te proporcionarão as mais belas vistas dessa incrível cidade da Estrada Real. Em um de nossos últimos posts sobre as nossas Expedições em Família pela Estrada Real em Ouro Preto, que você pode ler em nosso post, fizemos uma menção aos mirantes e demais locais de onde é possível se ter uma visão bacana para a cidade. Agora falaremos mais detidamente sobre cada um deles.Então, se você gosta de ter uma boa vista para as cidades por onde passa e gosta de fazer fotos, anota essas dicas sobre essa cidadezinha setecentista.
Conheça as mais lindas paisagens dos mirantes de Ouro Preto
Vista a partir das muretas de Ouro Preto
✔Mureta da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, também chamada de Mercês de Cima, situada à Rua Padre Rolim, S/N. De lá se tem uma vista parcial da cidade, que dá para o Museu da Inconfidência e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No canto esquerdo dá pra ver a parte posterior do antigo Palácio dos Governadores, hoje Museu de Ciência e Técnica da Escola de UFOP. Ao fundo tem-se o Pico do Itacolomi. Nosso acesso até lá foi feito a pé, a mureta está a apenas poucos metros da Praça Tiradentes. A primeira foto desse texto retrata essa visão. E quando se olha para o lado direito da vista, tem-se uma visão para a Igreja de São Francisco de Paula, como na foto a seguir.
✔Mureta Igreja de São Francisco de Paula, localizada a Rua Padre José Marcos Pena, Bairro São Cristóvão. Esse é o templo que fica atrás da rodoviária. Através dele é possível ter diferentes pontos de vista para a cidade, dependerá de onde você estiver. Nosso acesso até lá foi feito a pé, essa mureta também está a apenas poucos metros da Praça Tiradentes.
✔Mureta da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Esse templo fica à Rua Brigadeiro Musqueira, s/n, ao lado do Museu da Inconfidência e de lá se pode ter diferentes vistas, dependendo do ponto de onde você estiver. É possível, de dentro da própria igreja, ter uma bela vista parcial, através de suas janelas e portas.
Vista a partir do interior da Pousada Marotta |
Booking.com
✔A partir da Igreja de São José (ela é a igrejinha que fica abaixo da Igreja de São Francisco de Paula e aparece ao fundo na imagem anterior). Através dela dá pra se ter uma vista de parte da cidade, vista por baixo. Os fios de eletricidade e os postes atrapalham a bela vista. É preciso dar um zoom pra conseguir ter uma vista sem eles. Chegamos até lá a pé, após sairmos da Igreja São Francisco de Paula.
✔A partir da Capela de Nossa Senhora das Dores, locada à Rua Doutor Tenente Pereira, bairro Antônio Dias, com vista para parte do casario e alguns templos. Chegamos lá de carro.
✔A partir da Igreja de Santa Efigênia, localizada à Rua Santa Efigênia, Alto da Cruz, tem uma belíssima vista também para parte da cidade. O Problema bem chato é que os postes e fios elétricos atrapalham a visão. Chegamos lá de carro também, após visitar os mirantes a partir da Ponte de Antonio Dias e da Capela de Nossa Senhora das Dores.
Vista a partir dos Museus de Ouro Preto
✔A partir do Museu de Ciência e da Técnica da Escola de Minas da UFOP. De lá se tem uma vista direta para a Praça Tiradentes, tendo ao fundo o Museu da Inconfidência e parte do casario. Aliás, a partir de dentro do próprio Museu, através de suas belas janelas de guilhotina e das lindas portas, dispostas por suas diferentes fachadas, tem-se uma bela vista, digna de pinturas dos mais belos quadros. Dali rende-se belíssimas fotos.
✔A partir do Museu da Inconfidência. De lá se tem a vista para a Praça Tiradentes, com visão para o Museu da Ciência e da Técnica da UFOP e parte das edificações do entorno.
Vista a partir da Ponte de Ouro Preto
✔ A partir da Ponte de Antônio Dias , situada a R. da Conceição, 133, tem-se a vista para a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, também conhecida por Mercês de Baixo,e parte do casario, em uma visão de baixo para cima. Do adro desse templo tem-se uma bela vista também. Nosso acesso até lá foi de carro.
Vista a partir de Mirantes de Ouro Preto
✔Mirante da UFOP, localizado no Morro do Cruzeiro. De lá é possível ter uma visão mais ampla para parte da cidade e é um verdadeiro espetáculo de paisagem, pena os postes e fios de elétricos estragarem a bela vista. Mesmo com o dia nublado, o cenário era belo. O acesso até lá, partindo do centro, pode ser feito de ônibus que leva até a Universidade, ou de bicicleta e de carro.
✔Mirante do Morro de São Sebastião, situado na Ladeira João de Paiva, Ouro Preto, é possível ver uma vista mais ampla também do centro histórico. Para se chegar lá, fomos de carro tranquilamente. A ida a pé é bem custosa, íngreme.
✔ Mirante do Pico do Itacolomi – Parque Estadual do Itacolomi. Não estivemos lá pra ver a bela vista, devido à longa trilha pra se chegar no alto. Mas essa é a vista que se tem do Pico, a partir da mureta da Igreja de São Francisco de Paula.
Estima-se 4 horas de caminhada ida e volta (12 km), motivo pelo qual AINDA não conseguimos ir em família, a "mascotinha" acabou de fazer 4 anos! O grau de dificuldade é médio para alto.
Gostaram das dicas? Agora você pode fazer diversas fotos legais diante desses lindos cenários. Salve essas dicas em Pin no seu Pinterest!
Se tiver algum outro ponto de vista bacana para a cidade, nos conte aqui nos comentários, para acrescentarmos.
Até a próxima expedição em família!
Um cantinho mais lindo que o outro! Ouro Preto já tem meu coração mesmo antes de conhecer!
ResponderExcluirOi Dani! Sim, Ouro Preto nos conquista já pelas belas imagens!! Imagina quando você conhecer in loco?! Obrigada pela visita!!
ExcluirAdoro Minas Gerais e Ouro Preto é uma cidadezinha encantadora com todas essas costas incríveis. Esqueço até as ladeiras. Rsrsr
ResponderExcluirOi Sil!! Sim, as ladeiras são puxadas, mas vale a pena pra se ver belas paisagens, né?! Obrigada pela visita!!!
ExcluirFaz tanto tempo que eu fui a Ouro Preto ! Amei recordar cada lugar com esse seu Post!
ResponderExcluirOi Pri! Tudo bem? Ah que bom que o texto lhe trouxe à memória bons momentos vividos! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirViajantes procuram mirantes para apreciar cenários e belas paisagens, excelente ideia listar os melhores lugares na histórica Ouro Preto!!
ResponderExcluirOi Tamara! Verdade, essa é uma necessidade que sempre temos quando viajamos! Esperamos ter ajudado! Agradecemos a visita ao nosso blog!
ExcluirFaz tempo que eu quero voltar a ouro preto! Esse post só me deixou com mais vontade!
ResponderExcluirOi Cíntia!! Ah que bom ler isso! Agradecemos a visita ao nosso blog!
ExcluirRealmente Ouro Preto tem vários lugares ideais para quem quer uma vista privilegiada da cidade.
ResponderExcluirSeu post me lembrou Lisboa, onde os mirantes também são muito procurados pelos visitantes da cidade.
Lindo post, deu saudades de Ouro Preto.
Olá! Muito obrigada pelo comentário! Que bom ler isso!Agradecemos a visita ao nosso blog!
ExcluirRealmente Ouro Preto possui lugares ótimos para uma vista privilegiada da cidade.
ResponderExcluirSeu post me lembrou Lisboa, onde os mirantes são bastante procurados pelos visitantes da cidade.
Lindo post, parabéns!
Obrigada pelo carinho! Agradecemos a visita ao nosso blog!
ExcluirAdorei esse post, uma perspectiva super diferente de Ouro Preto a partir de mirantes! Lindas fotos da cidade, mas a mais bonita na minha opinião foi a vista a partir do Museu de Ciências da UFOP - fiquei pensando como deve ser estudar ali e ter aquela visão todos os dias. Só me deixou ainda com mais vontade de conhecer a cidade!
ResponderExcluirOi Cíntia! Tudo bem? Que bom que gostou! Também sempre nos pegamos com essas "imaginações". O bom de viajar é isso também, né? Agradecemos a visita ao nosso blog!
ExcluirQue roteiro inusitado, gente! Os mirantes sempre são uma forma de ver a cidade de outro ponto de vista, mas Ouro Preto deve ser superado em número de vistas maravilhosas concentradas na mesma cidade. Não vejo a hora de conhecer Minas.
ResponderExcluirOi Fabíola! Sim! Muito interessante, né? Agradecemos a visita ao nosso blog!
ExcluirComo bem mostrou seu post, faça sol, faça chuva, Ouro Preto é uma boa opção pelo seu aconchego e pelas opções de passeio. Parabéns por apresentar essas perspectivas. Continue assim.
ResponderExcluirOlá! Verdade, há sempre beleza por lá! Agradecemos a visita ao nosso blog!
ExcluirMorro de vontade de levar meu marido pra conhecer Ouro preto! Que lugar incrível e tão cheio da nossa história! É como ler livros de história!
ResponderExcluirOuro Preto é realmente encantadora de vários ângulos! Achei esse post com os mirantes sensacional! As vistas são incríveis. Já salvei aqui!
ResponderExcluir