15 agosto 2021

Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte

 Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte

Saiba agora tudo o que você pode fazer em Caeté, Estrada Real, em um bate e volta a partir de Belo Horizonte!


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


Caeté está a 53 km da capital mineira. É uma cidade tranquila, com um pequeno centro histórico preservado. O munícipio tem as suas origens ligadas à corrida do ouro, encontrado nessas paragens no limiar do século XVII. Suas terras também foram palco da famosa Guerra dos Emboabas lá pelos idos de 1708. 
De interesse turístico destacam-se a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso com seu belo interior adornado em estilo que remete ao rococó. A Cavalhada e Festa de Nossa Senhora de Nazaré é um grande destaque na cidade que ocorre no distrito de Morro Vermelho, com mais de 300 anos de realização. Foi uma das festas populares mais encantadoras que já assistimos. Mas o maior destaque da cidade é o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, que resguarda a imagem da Padroeira de Minas Gerais.


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte
Santuário da Serra da Piedade - Caeté


A cidade se encontra no Caminho do Sabarabuçu da Estrada Real. Aliás, conheça o nosso Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu na Estrada Real.
Vejamos a seguir mais detalhes sobre o que fazer em Caeté em um Bate e Volta a partir de Belo Horizonte.



O que fazer em Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso: Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso foi edificada durante a década de 1750. A obra foi atribuída ao construtor Antônio da Silva Bracarena, e os riscos, possivelmente elaborados por Manoel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho). Trata-se de um belíssimo exemplar da arquitetura religiosa erguida durante o ciclo do ouro nas Minas Gerais. O seu interior, tolamente adornado, revelam as riquezas de Minas Gerais,  tanto em ouro como em arte durante o século XVIII. 


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


É destaque também as pinturas no forro da nave em abóbada, nas laterais e na empena da parede do arco-cruzeiro, uma pintura alusiva ao Parthenon. Destacam-se ainda os entalhes dos retábulos e o acervo de imaginária e alfaias.
Endereço: Praça João Pinheiro, s/nº. Centro.



Praça João Pinheiro (da Matriz): Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte  


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


A Praça da Matriz foi revitalizada e constitui um excelente espaço de descanso, passatempo e apreciação parcial do núcleo histórico. Em seu entorno imediato, além da Igreja Matriz, se encontram monumentos em honra a personagens importantes da história de Caeté, bem como os belos casarões com estilos da arquitetura de exemplares erguidos entre os séculos XVIII e XIX.


Chafarizes - Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte  


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


Conhecer os chafarizes próximos à Praça da Matriz. São dois os chafarizes, Chafariz da Igreja Matriz, situado no entorno imediato da Igreja Matriz. E o outro é o Chafariz da cadeia Velha, situado perto da antiga cadeia. Ambos são datados do século XIX.

Endereço:
Chafariz da Cadeia Velha: Rua Presidente Getúlio Vargas. Centro. 
Chafariz da Matriz: Praça Doutor João Pinheiro. Centro.



Pelourinho - Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte  



Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



O Pelourinho dos Poderes foi recentemente revitalizado também. E pode ser apreciado pelos turistas, bem próximo da Igreja Matriz e da Praça Praça João Pinheiro. O Pelourinho histórico da Vila Nova da Rainha (atual Caeté) é datado do século XVIII. 
Endereço: Rua Presidente Getúlio Vargas.


Capela e Cemitério de Nossa Senhora do Rosário: Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte 



Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


A Capela de Nossa Senhora do Rosário foi erigida no alto de uma elevação no século XVIII, de onde  se vê parte do centro histórico. O cemitério se encontra em seu entorno imediato. O interior do  templo é lindo, adornado. O forro da nave, em abóbada facetada, possui pintura datada, possivelmente, do período final do ciclo rococó.


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



A imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens se encontra representada no medalhão central. Em seu manto há figuras humanas ajoelhadas e um rosário de execução posterior. Nos altares do arco-cruzeiro estão as imaginárias dos santos pretos da Irmandade do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.
Endereço: Rua do Bonfim, s/nº, Caeté.

Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



Museu da Pharmácia Ideal: Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


Se trata de um pequeno acervo de família, exposto na atual Farmácia ideal, cujo proprietário, é filho de um dos boticários mais importantes da cidade no início do século XX. O acervo museal é constituído de livros, compêndios, vasilhames e instrumentos utilizados no ofício farmacêutico daquele período. Se tiver sorte, o atual proprietário do acervo poderá lhe contar as histórias, e te guiar na visita.
Funcionamento: horário comercial
Entrada: gratuita
Endereço: R. Israel Pinheiro, 276, Caeté.



Museu Regional: Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte 


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


O Museu Regional de Caeté foi instalado em um belo e imponente sobrado datado do final do século XVIII. Ele abriga um acervo constituído por mobiliários e objetos datados do século XVIII e XIX. Ademais, expõe peças de arte popular e de arte sacra de cunho popular. A administração do Museu tem ainda foco na preservação do patrimônio imaterial, dos saberes e fazeres do povo de Caeté e seus distritos, realizando cursos e oficinas sobre técnicas artesanais tradicionais na região.
Endereço:  Rua Doutor Israel Pinheiro, 176. Centro.

Conheça outras opções de Museus pela Estrada Real



Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro: Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte  


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


O Museu Casa de João Pinheiro e Israel Pinheiro foi instalado em um belíssimo casarão datado do século XVIII, que foi adquirido por João Pinheiro, em 1893. O Museu abriga um acervo de objetos, peças, instrumentos, livros e documentos que registram a estadia de João Pinheiro em Caeté, quando lá foi residir. Ali, ele se mostrou um grande empreendedor, na criação da fábrica de cerâmica nacional. Sobre o casarão, ele pertenceu antes ao Barão de Cocais e era conhecido por Solar do Tinoco.  Além do solar, a ambiência conta prédio conta com uma reserva de floresta nativa do ecossistema Mata Atlântica. 
Endereço: Praça Paulo Pinheiro da Silva, 01. Centro.




Santuário de Nossa Senhora da Piedade: Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte


Quando queremos “fugir” de Belo Horizonte de maneira rápida e ir para um lugar perto do céu para descansar, é para a Serra da Piedade para onde corremos! Ali, encontramos sempre um verdadeiro refúgio.  A Serra está situada no município de Caeté e fica a 52,3km via BR-381. 

Saiba mais detalhes do passeio no Santuário de Nossa Senhora da Piedade!


Caeté - Bate e Volta a partir de Belo Horizonte



Onde comer em Caeté

Para o almoço,  o restaurante situado dentro do Santuário da Serra da Piedade e a Pousada e Restaurante Victórios . Endereço: Alameda Manacás, 2200 - Caeté.
Para o lanche, indicamos a lanchonete situada dentro do Santuário da serra da Piedade, de onde também se pode ver uma vista maravilhosa.


Onde se hospedar em Caeté


Mudou de ideia?? Vai se hospedar em Caeté?!
Veja as melhores opções de Hospedagens pelo Caminho do Sabarabuçu na Estrada Real! 
A Pousada e Restaurante Victórios é também uma excelente opção de hospedagem para um turismo de isolamento!
Veja ainda as opções de Turismo de Isolamento na Estrada Real, em meio a natureza e sem aglomeração!


Gostou dessa opção de Bate e Volta a partir de BH? Conheça agora mais 24 opções de Destinos de Bate e Volta a partir de Belo Horizonte e se divirta!


Confira agora outras opções de Bate e Volta sugeridas por outros blogueiros:

Vamos viajar pra onde agora - Bate e Volta de Recife
Elizabeth Werneck- O que fazer em Bichinho - MG: Bate e volta de Tiradentes                                



Até a próxima Expedição em Família!
  1. Nossa Deyse, que graça de cidade !! Cada vez mais eu fico encantada com as descobertas que você trás perto de Belo Horizonte, eu adorei conhecer esse bate e volta para Caete.

    ResponderExcluir
  2. Precisando sair de BH... adorei a recomendação!

    ResponderExcluir

  3. Nossa, quantos lugares lindos é possível conhecer a partir de Belo Horizonte, sinceramente adorei as dicas e já vou salvar o post para consultar no futuro.

    ResponderExcluir
  4. Minas Gerais é um destino incrível, tem cada tesouro pertinho da capital. Achei Caete um charme, um bate-volta perfeito a partir de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer mais essa cidade, para fazer um bate e volta partindo de Belo Horizonte. Caeté, é mais uma linda cidade de Minas que quero conhecer

    ResponderExcluir
  6. Que linda essa cidadezinha de Caeté, adorei esse bate e volta de Belo Horizonte! Eu amo Minas Gerais, por mim conheceria tudo de lá!

    ResponderExcluir
  7. Gente, Chocada! Caeté é linda demais! Não tinha a menor ideia, acredita? Ótima sugestão para um bate-volta perfeito a partir de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  8. Tá aí mais uma cidade em Minas que quero conhecer agora. Já coloquei Caete no meu roteiro :D

    ResponderExcluir
  9. Muito legal este bate e volta. Já visitei Caeté é uma cidadezinha linda e encantadora demais. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar de Caeté, mas achei um local encantador e charmoso. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  11. Estou indo para Minas Gerais agora em Setembro e adorei essa opção de bate e volta partindo de Belo Horizonte com destino a Caeté. Já quero incluir no meu roteiro.

    ResponderExcluir
  12. Ah, estive no Tauá de Caeté mas acabei não explorando direito a cidade. Amei as dicas. Vou fazer esse bate e volta quando voltar em Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar de Caeté, inclusive conheço pessoas de lá, mas não tinha ideia que era um bate e volta a partir de Belo Horizonte com tantos atrativos! Fiquei apaixonada pela Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso! Adorei o post, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  14. Que delícia de bate volta a Caeté! Morei dois anos em BH e nunca pensei em fazer isso, mas agora está anotado.

    ResponderExcluir
  15. Essa cidade de Caeté eu não conhecia e adorei saber que é possível fazer bate e volta a partir de BH. Certamente Caeté, fará parte da minha próxima viagem a MG. Obrigada por isso.

    ResponderExcluir
  16. Minas Gerais é outro nível, né? Amei essa opção de bate e volta de Belo Horizonte para Caeté, já separei um dia para conhecer! Não vou ter tempo para outras cidades históricas, mas ficas super interessada nessa!

    ResponderExcluir
  17. Ta aí mais uma cidade que vou acrescentar na minha lista de cidades para conhecer em Minas Gerais. Adorei seu roteiro por Caete

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search