15 novembro 2020

Comida di Buteco de Belo Horizonte - Gastronomia Raiz e Criativa

Comida di Buteco de Belo Horizonte - Gastronomia Raiz e Criativa
 
Guia Comida di Buteco de Belo Horizonte. Descubra os butecos e as deliciosas iguarias da capital mineira! Uma culinária mineira raiz e cheia de criatividade!



Comida di Buteco de Belo Horizonte - Gastronomia Raiz e Criativa



Em Belo Horizonte não tem mar, mas tem bUtecos e bares, além de muita comida boa! Por aqui, vamos aos Butecos em qualquer tempo, em família, em casal e entre amigos, para desfrutar de bons momentos juntos, ter uma boa proza e saborear as nossas iguarias.


Buteco Pé de Goiaba


E por falar em família, olha a nossa "mascota" aí como baby, já frequentando um bom buteco. Aliás, ela já frequenta os butecos de BH desde em que ainda estava na barriga da mamãe!

Buteco Já tô Inno

E que a gastronomia mineira é muito rica, colorida, criativa e saborosa, todo mundo sabe, né? A engenhosidade do mineiro na sua cozinha, na sua lida no fogão, seja à lenha ou não, o permite utilizar de uma diversidade de ingredientes típicos da região de Minas, fazer as suas misturas e criar vários sabores deliciosos e ímpares. Essa mesma engenhosidade e criatividade, fez da capital mineira A Cidade Criativa da Gastronomia, título este concedido pela Unesco no ano de 2019.

Quase duas décadas antes, Belo Horizonte criava o Festival Comida di Buteco, com a intenção de resgatar a originalidade dos antigos Botecos da capital. Aqueles que eram uma extensão da casa dos proprietários, que do fogão à lenha no quintal, saía os petiscos e tira gostos servidos na portinha da venda das casas mistas (residencial e comercial). E essa originalidade vinha carregada de uma mistura de simplicidade, boa prosa, temperos e sabores autênticos, próprios do mineiro, a comida da cozinha de raiz!

Em 2011, por exemplo, o Festival Comida di Buteco rendeu homenagens ao Vale do Jequitinhonha. E, para nós, esta foi uma das melhores edições em que participamos. Cada bar participante deveria criar um delicioso e belo prato contendo pelo menos 3 ingredientes típicos da culinária do Norte de Minas. Estes poderiam ser carne de sol, peixes do Rio São Francisco, pequi (fresco, congelado, em conserva, licor, farinha ou castanha), feijão andu, requeijão escuro, buriti, cagaita, seriguela, rapadura, sementes de coentro fresca e manteiga de garrafa.

O prato vencedor dessa edição foi o Sonho Meu do Bar do Zezé, feito com músculo cozido, acompanhado de feijão andu, calabresa, bacon, mandioca amarela na manteiga de garrafa. Mas outro prato desta edição que também amamos experimentar foi o Carnandu do Adega & Churrasco, que era carne de sol assada no bafo, farofa de feijão andu com bacon puxada manteiga de garrafa, acompanhando melaço de rapadura e óleo de pequi.

Os próprios organizadores do Festival definiram a razão de ser do projeto: “Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de sua Casa”. A palavra “bUteco” é utilizada para evidenciar a raiz mineira, como o mineiro pronuncia bOteco, com “U”. 

E desse incentivo anual, pequenos botecos da capital se revelaram como grandes desenvolvedores de uma deliciosa comida criativa, do uso de ingredientes diversos (raiz e reinventados), apresentação de pratos, a curiosos nomes dos mesmos.

O Festival ocorre anualmente entre abril e maio, mas você pode encontrar nos botecos participantes, em qualquer época do ano, os pratos concorrentes de cada ano. Cabe ressaltar aqui que, em 2020 o evento não ocorreu devido à pandemia. O festival está previsto para acontecer, novamente, em abril de 2021. 

Para além dos pratos que já mencionamos anteriormente, vamos compartilhar aqui alguns outros que experimentamos, e também pratos bastante curiosos por sua apresentação e nome. O que podemos dizer é que todos os pratos que escolhemos apresentar se destacam pela criatividade quanto pelos ingredientes utilizados e ao sabor. Vamos lá! 


Criatividade no nome - Comida di Buteco de Belo Horizonte 



Já Tô Innrolando - Divulgação Comida di Buteco*

Prato Já tô innrolando/2015 – o prato leva um grande enrolado de carne recheado com bacon, queijo, maçã e especiarias, acompanhado de batatas ao murro gratinadas com creme de queijo e geleia de morango picante reduzida com rapadura.
Bar Já To Inno. Endereço: Rua Benjamin Dias, 379 – Barreiro.



Sutake Mineiro - Divulgação Comida di Buteco*

Sutake Mineiro/ 2016 – o prato leva panqueca de carne de sol e batata pirulito recheada com pesto de ricota.
Bar do Gil . Endereço: Rua Mar de Espanha, 343 - Santo Antônio.


Ninho do Vale - Comida di Buteco. Cássia Gonçalves 

Ninho Do Vale Ao Aioli Com Mel De Jabuticaba/ 2016 – o prato leva contrafilé grill servido com muçarela. Acompanham pastel de angu, torresmo à pururuca, costelinha mineira, batatas baby recheadas. Eles são servidos na cúpula de queijo e no tacho de cobre.
Bar Mania Mineira . Endereço: Rua Paracatu, 1099 – Santo Agostinho.



Ponto X - Divulgação Comida di Buteco*

Ponto X/ 2016 – o prato leva escalopes de alcatra com bacon regados ao molho especial de cogumelos, acompanhados de aligot de mandioca à moda da casa.
Bar Já To Inno. Endereço: Rua Benjamin Dias, 379 – Barreiro.



Tu dí Mí - Comida di Buteco

Tu dí Mí/2017 – o prato leva milho tropeiro, acompanhado de carne de panela cozida com milho verde, especiarias e molho à base de cerveja artesanal.
Bar Já To Inno. Endereço: Rua Benjamin Dias, 379 – Barreiro.



Lá em Casa era Assim - Divulgação Comida di Buteco*

Lá em Casa era Assim/ 2019 -  o prato leva carne de porco de lata com farofa de farinha de milho, banana da terra e carne de sol. Acompanhamento é de molho da casa.
Bar Vereda. Endereço: Rua Junquilhos, 1269 - Jardim América.


Deus não Joga Dados  - Divulgação Comida di Buteco*

Deus não joga dados/ 2019 – o prato leva dadinhos de tapioca com queijo canastra e molho agridoce.
Bar 2 Conto Bar. Endereço: Av. Cristiano Machado, 1950, LOJA 143 - Cidade Nova.



TudiPorco - Divulgação Comida di Buteco*

TudiPorco/ 2019 – o prato leva medalhão de lombo, torresmo, linguiça picante, croquete suíno, abobrinha recheada , molho e agrião.
Antônio Pé De Cana. Endereço: Rua Flórida, 15 – Sion.



Quebra Torto Mineiro - Divulgação Comida di Buteco*

Quebra Torto Mineiro/ 2019 – o prato leva costelinha empanada, crispe de couve, purê de mandioca com torresmo , fraudinha braseada e farofa cítrica de panko com gengibre.
Bar Baiúca. Endereço: Rua Piaui, 1884 – Savassi.



Tuenti - Divulgação Comida di Buteco*

Tuenti/ 2019 – o prato leva abóbora Baby, recheada com Requeijão, Costelinha desfiada, Creme de abobora e Umbigo de banana, coberta com queijo do Serro gratinado. Acompanha torresmo de quiabo.
Bandeco. Endereço: Av. Trinta e Um de Março, 1060 - Dom Cabral.



Porquinho Alcoólatra - Divulgação Comida di Buteco*

Porquinho Alcoólatra/2019 – o prato leva costelinha de porco regada ao molho de vinho, acompanhada de mandioca empanada e molho de pimenta dedo moça e gengibre.
Bar Da Adriana. Endereço: Avenida Valdomiro Lobo, 1841 - São Bernardo.


20V - Divulgação Comida di Buteco*

20 V/ 2019 – o prato leva um assado de batata recheada com costela de acém, envolto com bacon fatiado acompanhado por creme de queijo com alho poró a moda da casa
Bar Já To Inno. Endereço: Rua Benjamin Dias, 379 – Barreiro.




Criatividade na apresentação - Comida di Buteco de Belo Horizonte 



Helvécio Guimarães Rasgando o Verbo - Divulgação Comida di Buteco*

Helvécio Guimarães - Rasgando o Verbo/2016 – o prato leva mini cones de maçã de peito e bolinho de moranga. Acompanha molho picante
Bar Do Gil. Endereço: Rua Mar de Espanha, 343 - Santo Antônio.



Medalhão??? - Divulgação Comida di Buteco*

Medalhão??? Só que não, Vulcão.../2019 – o prato leva medalhão de carne moída recheado com queijo acompanhado de mandioca empanada e molho de maionese.
Bar E Restaurante Da Praça. Endereço: Avenida do Contorno, 3301 - Santa Efigênia, Belo Horizonte. 


Rabicó - Divulgação Comida di Buteco*

Rabicó/ 2019 – o prato leva costelinha, rabinho e pezinho de porco ao molho de cerveja preta com batata. Acompanha pãozinho
Buteco´s Bar. Endereço: Rua Ernesto Braga, 02 / lj 02 - Santa Amélia.



A Casa da Sorte - Divulgação Comida di Buteco*

A Casa da Sorte/ 2019 – o prato leva carne de sol marinada na cerveja preta, regada de chutney de tomate verde, com creme de cogumelo funghi sobre purê de baroa. A casinha da sorte acompanha essas delícias.
Boogie Oogie. Endereço: Rua Lindolfo de Azevedo, 1587 - Jardim América.



Triogia Gastronômica - Divulgação Comida di Buteco*

Triogia Gastronômica/ 2019 – o prato leva no 1° trio Ninho de queijo crocante com carne serenada e redução de vinho do porto. No 2° trio tem Camarão em crosta de farinha panko ao Coulis de Dijon e no terceiro trio tem Panhoca recheada com bacalhau e fonduta de cream Cheese.
Bar Mania Mineira. Endereço: Rua Paracatu, 1099 - Santo Agostinho.



Da Casa Di Pai - Divulgação Comida di Buteco*

Da Casa di Pai/ 2019 – o prato artesanal tem opção com carne e opção vegetariana. Na parte Carne tem carne bovina marinada no vinho e pimentões coloridos, cebola e especiarias, cozida no molho sugo italiano, acompanhada de pães. E na parte Vegetariana tem bolinho de inhame com recheio de cogumelo funghi e queijos muçarela e parmesão.
Cantim Noir – Endereço: Rua Nisio Batista de Oliveira, 266 - São Lucas.



Santuário pelas Gerais - Divulgação Comida di Buteco*

Santuário pelas Gerais/2019 – o prato leva carne de Lata, servida com abacaxi caramelizado, com pimenta dedo de moça, pesto de ora-pro-nóbis e farofa de biju.
Santuário Retrô Botequim. Endereço: Praça Capela Nova, 122 / Loja 1 - Minas Brasil.



Lata das Gerais - Divulgação Comida di Buteco*

Lata das Gerais/ 2019 – o prato leva carnes na lata (como era - e ainda é - feito antigamente no interior das cidades mineiras). Vai paleta de porco, costela de boi e pelotinhas. Este delicioso e criativo prato vai acompanhado de farofa de alho, batatas coradas, molhos de biquinho e de mostarda com laranja.
Bar Zé Bolacha. Endereço: Rua das Melancias, 25 - Vila Clóris.




Grandioso - Divulgação Comida di Buteco*

Grandioso/2019 – o prato leva jarret de porco, acompanhado com creme de milho verde com mostarda e queijo minas, farofa crocante de torresmo e guarnecido com batatas salteadas no azeite com ervas.
Buteco Do Lili. Endereço: Endereço: Rua Líbero Badaró, 493 - Dona Clara.



Criatividade na apresentação, preparo e nome - Comida di Buteco de Belo Horizonte


Outros pratos que também se destacaram, para nós, tanto em termos do uso de ingredientes, como criatividade do nome, apresentação e uma riqueza de deliciosos sabores foram:


Carne de Lata e Cia - Divulgação Comida di Buteco*

Carne de lata e cia/ 2015 – o prato leva carne de lata acompanhada de farofa fria, batata bolinha com alho desidratado, ovo de codorna, muçarela derretida e molho de goiaba.  
Bar do João. Endereço: Rua Geralda Marinho, 117 - São João Batista.
 


Mineiro Abaianado - Divulgação Comida di Buteco*
Mineiro Abaianado/2016 – o prato leva costelinha de panela, farofa de bacon, calabresa e abacaxi; bolinho de mandioca especial recheado com queijo minas e molho de goiabada com gengibre.
Bar da Adriana. Endereço: Avenida Valdomiro Lobo, 1841 - São Bernardo.


Sensação - Comida di Buteco

Sensação/2016 – o prato leva costelinha de porco na brasa com farofa de couve ao molho da casa. 
Pé de Goiaba. Endereço: Rua Alpes, 507 - Nova Suíça.



Demais Butecos - Comida di Buteco de Belo Horizonte 


Confira os demais butecos que servem pratos do Comida di Buteco em Belo Horizonte.
Buteco Sapão Taioba. Endereço: Rua Conselheiro Galvão, 71 - Jaraguá.
Buteco Mulão.  Endereço: Rua Marambaia, 291 - Caiçara.
Buteco Orta Bar. Endereço: Rua Doresópolis, 606 - Bairro Fernão Dias.
Buteco Café Bahia. Endereço: Rua Tupis, 369 - Centro.
Bar do Dedinho. Endereço: Av. Deputado Anuar Menhen, 231 - Santa Amélia.





*As imagens “Divulgação Comida di Buteco” têm as seguintes autorias: Ingrid Lelis, Ana Luiza Gomes, Bruno Rezende, Fernanda Moselli, Jade Brito, Paulo Teixeira, Pedro Gabriel, Rodney Costa e Tayná Guerra.
* Os valores dos pratos variavam de 19 a 26 reais, aproximadamente.

E então, gostou da criatividade dos Butecos de Belo Horizonte?
Quais destes pratos você vai experimentar? Conta aí pra gente nos comentários!


Quer mais dicas?! Temos várias dicas aqui no blog sobre os atrativos turísticos de Belo Horizonte!




Gastronomia pelo Brasil e pelo Mundo


Conheça agora as sugestões de pratos pelo Brasil e pelo Mundo que outros blogueiros indicam. 

O blog Vamos viajar pra onde agora nos apresenta as Curiosidades da culinária italiana. O blog 3 gerações e 1 mala nos dá dicas gastronômicas italianas e de onde comer muito bem em Florença . Já o blog 6 viajantes nos apresenta as comidas típicas do Uruguay. Enquanto blog Entre Mochilas e Malinhas nos indica 5 Deliciosos Restaurantes na Serra. Finalizando com gostosuras de  Pratos Doces, o blog Disney e Outros Lugares Incríveis nos apresenta Receitas Deliciosas que recriam a magia Disney.


Vai viajar?! Compre artigos de viagem pelos links de nossos parceiros aqui no nosso site! 

Amazon está com promoções e ofertas sensacionais de  artigos de viagem! Confira!


Até a próxima Expedição em Família

  1. Deyse do céu que postagem é essa de comida di buteco!! Eu não conhecia essa gastronomia criativa de belo horizonte. Estava tentando decidir qual eu provaria primeiro, mas está difícil kkkkk cada coisa gostosa, fora a beleza dos pratos! babei aqui na tela

    ResponderExcluir
  2. normeide neto de carvalho15 de novembro de 2020 às 16:13

    Gente, que artigo maravilhoso sobre comida de Buteco em Belo Horizonte. Que gastronomia rica e criativa. Que pena que só li esse artigo hoje, estava em Belo Horizonte até ontem, se tivesse visto antes, teria ido experimentar algum prato desse. Da próxima vez que for a BH farei questão de conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Eu amoooo Comida de boteco, sentar e petiscar e comer essas comidas com uma cerveja ou chopp gelado é a combinação perfeita!!! Alessandra Kleis

    ResponderExcluir
  4. Misericórdia, que post é esse???? Amo comida mineira, adoro um boteco, é hora do almoço e fiquei aqui salivando com essas comidas todas kkk Já estava morrendo de vontade de conhecer Belo Horizonte, acabei de achar mais um motivo! Não precisava nem ser gastronomia criativa, pois me contento com o básico, mas essa comida di buteco (adorei o nome) é tentadora demais.

    ResponderExcluir
  5. Que loucura esse cardápio de comida di Buteco, esse "já tô enrolado" e o prato com milho tropeiro seriam meus primeiros pedidos. Um show de gastronomia criativa que acabei de conhecer em seu post e com certeza estará no nosso roteiro em Belo Horizonte provar das comidas de botecos.

    ResponderExcluir
  6. Deyse do céu! O que é esse post de comida di buteco?! Amei! adoro esse tipo de gastronomia, tenho uma amiga que fala super bem dessas comidinhas que tem ai em BH.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o nome dos pratos, e a apresentação é um destaque a parte. A comida de boteco de Belo Horizonte realmente não pode ficar fora de um roteiro por Minas.

    ResponderExcluir
  8. Gente! Eu amo comida mineira e amo comida de boteco, imagina os dois juntos! Essa Comida di Buteco de Belo Horizonte atiçou minhas lombrigas! rsrsrsrs Já quero!

    ResponderExcluir
  9. Delícia de post com comida di Buteco de Belo Horizonte, Deyse! Deu até vontade de fazer um tour gastronômica pelo estado de Minas Gerais todo! Eu adoro comida mineira no geral! Excelente post! :)

    ResponderExcluir
  10. Sou daquelas que frequentava um boteco em BH só para comer, já que não bebia kkk. A Comida di Buteco de Belo Horizonte é fora da curva! Uma verdadeira Gastronomia Raiz e Criativa. Vale muito a pena provar. Parabéns por esse lindo post.

    ResponderExcluir
  11. Adoro comida di buteco! E comida mineira então!! Todas com cara ótima mas a do Ponto X me deixou com lombrigas rsrs

    ResponderExcluir
  12. Realmente são muito criativos com relação aos nomes kkk, difícil é escolher qual maravilha experimentar até porque amo comidinha mineira e essas de bUteco são tudo de bom.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Só de olhar as fotos, já fiquei com água na boca. Lendo seu texto, fiquei ainda mais impactada e confesso que me deu fome hehehe. A comida di buteco de Belo Horizonte é realmente maravilhosa e criativa. Aliás, BH é uma delícia. Morei lá dois anos e sinto saudades.

    ResponderExcluir
  14. Gente, quantas delicias, comida di buteco é tudo de bom. Belo Horizonte já tem uma gastronomia incrível e ali você mostrou uma gastronomia insuperável. Amei e fiquei de agua na boca.

    ResponderExcluir
  15. Olha, sou fã da comida mineira e esse guia de Comida di Boteco de Belo Horizonte me deixou com água na boca. Adorei as apresentãções dos pratos, sou daquelas que 'come com os olhos" hehehe.

    ResponderExcluir
  16. Se Belo Horizonte já é incrível para visitar em qualquer época, durante o Comida di Buteco a gente pira total kkkk cada comidinha maravilhooosa que os locais preparam! Já quero

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search