21 setembro 2020

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Veja como foi a nossa experiência em nossa primeira Expedição em Família pela Estrada Real no contexto do  Covid-19!

Primeira Viagem por Minas no contexto Covid-19

E depois de seis meses confinados em casa, enfim nos demos, em meados de setembro o presente de viajar, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde, após a liberação dos governos.

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Percorremos os trechos da Estrada Real, parte do Caminho dos Diamantes, entre Catas Altas e Itambé do Mato Dentro. Foram mais cinco carimbos em nosso passaporte.
Aproveite e conheça todas as Expedições em Família pela Estrada Real que fizemos até o momento, com dicas de onde comer, onde se hospedar e o que fazer.

Veja agora como foi a nossa Primeira Viagem por Minas no contexto Covid-19

Bicame de Pedra, Catas Altas

Preparativos - Viagem por Minas no contexto Covid-19

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Em Belo Horizonte, providenciamos a confecção de várias unidades de máscaras 3D personalizadas e não personalizadas.
Consideramos as máscaras em 3D as melhores, por se moldarem à nossa face, vedando todo o entorno e deixar um espaço entre a ponta do nariz e o tecido, facilitando a respiração. Seu uso foi tão bom, que fizemos diversas trilhas com elas e nem sentíamos que estávamos usando.

Santa Bárbara

Nas bolsas a tira colo e na mochila, levamos mini recipientes com álcool em gel. Na mala, levamos um recipiente maior do produto. Mas nem foi necessário tanto o seu uso, já que em todos os estabelecimentos frequentados, havia o álcool em gel em fartura.

Bicame de Pedra, Catas Altas

Algo que já fazíamos antes da pandemia, mas que não custa reforçar como dica, providenciamos sacos plásticos transparentes e reforçados para acomodar as roupas sujas e os calçados, separando-os das bags de roupas limpas.

Barreiras sanitárias na entrada das cidades - Viagem por Minas no contexto Covid-19

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Apenas duas cidades, pelas quais passamos, possuíam barreiras sanitárias nas entradas.
Na entrada da cidade de Catas Altas e de seu distrito Morro D´Água, há uma tenda com funcionários municipais que fazem o nosso cadastro de entrada. Neste cadastro, nos foi solicitado o nome completo, nossa origem e a temperatura de cada um foi medida. Como não apresentávamos febre, nos permitiram entrar.
Na entrada da cidade de Itambé do Mato Dentro, também havia tenda com funcionários da prefeitura. Ali o cadastro de entrada foi mais criterioso. Nos solicitaram informações como nome completo, RG, origem, motivo da viagem, quanto tempo ficaríamos na cidade, se tomamos a vacina H1N1, se tivemos contato recente cm quem teve Covid-19. Depois do cadastro, foi medida a temperatura de cada um e a entrada liberada.

Hospedagem - Viagem por Minas no contexto Covid-19

- Hotel do Santuário do Caraça

Jardim do Santuário do Caraça

O Hotel do Santuário do Caraça está situado em Catas Altas. Além de hotel, resguarda um belíssimo templo em estilo que remete ao neogótico, um museu, e toda área de vegetação de resquícios de mata atlântica e cerrado, a Serra do Caraça, uma fauna incrível, muitas trilhas, mirantes, cachoeiras, além de muita história que em breve contaremos no blog pra vocês. É um verdadeiro refúgio bem próximo de Belo Horizonte.

Trilhas no Parque do Santuário do Caraça

Visita do Lobo Guará

O hotel adotou todas as medidas de segurança e higiene e nos sentimos muito bem acolhidos e confortáveis por lá. Ele está funcionamento de acordo com a capacidade reduzida indicada pelos protocolos de segurança. Assim que chegamos ao Santuário, passamos pela portaria onde há uma guarita e cancela. Lá paramos para nos identificar ao funcionário, que verificou os nomes e identidades, aferiu a nossa temperatura e como não estávamos com febre, liberou a nossa entrada. Estávamos todos usando máscaras, bem como o funcionário.

No check-in recebemos um guia com as orientações que deveríamos seguir, e tivemos que preencher uma ficha de estado de saúde. Todos deveriam andar com máscaras e fazer sempre uso do álcool em gel que se encontrava espalhados pelas diferentes salas e espaços do santuário.

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

O hotel também estava respeitando o distanciamento físico, com barreiras entre o balcão dos funcionários e os clientes, e as mesas de café da manhã estavam bem distanciadas. Um detalhe bacana é que, em cada mesa, havia um cartão que nos avisava qual mesa estava devidamente higienizada e qual ainda passaria pelo processo de higienização.

Para ter acesso ao café da manhã era preciso entrar com as máscaras, higienizar as mãos com álcool em gel, usar luvas plásticas descartáveis, e medir a temperatura. Dentro do local de auto -serviço, o funcionário permitia até 5 pessoas. Havia um funcionário específico cuidando disso.

Com relação aos quartos, estavam bem limpos, bem como a roupa de cama e as toalhas, devidamente ensacadas individualmente.

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Endereço: Santuário do Caraça - Estrada do Caraça, km 9, Catas Altas. MG.

- Athens Palace Hotel

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

O Hotel Athens está situado na cidade de Santa Bárbara, a poucos metros do centro histórico.

O hotel adotou as medidas de segurança e higiene e nos sentimos muito confortáveis. Havia placas espalhadas pelo hotel e salão de café da manhã orientando o uso de máscaras, luvas descartáveis e álcool em gel. Todos deveriam entrar e permanecer com máscaras e fazer sempre uso do álcool em gel, que se encontrava espalhado pelas diferentes salas e espaços do estabelecimento. O funcionamento do hotel girava em torno da capacidade limitada indicada pelos protocolos de segurança.

Para ter acesso ao salão de café da manhã era preciso entrar com as máscaras, higienizar as mãos com álcool em gel e usar luvas plásticas descartáveis. Algo muito bacana que vamos compartilhar é que  as porções de pães, biscoitos, cereais e outros alimentos foram todos embalados e empacotados individualmente, de modo que o cliente tivesse acesso direto apenas àquilo que iria consumir.  Também preferimos usar as mesas próximas às janelas, longe de todos.

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Com relação aos quartos, estavam bem limpos, bem como a roupa de cama e as toalhas, que se encontravam devidamente ensacadas individualmente. A limpeza das acomodações só era feita a cada dois dias por funcionários devidamente equipados. Caso fosse necessário trocar as roupas de cama e banho, bastava solicitar na recepção e a substituição era feita pelos próprios hóspedes.

Endereço: Rua Antônio Pereira da Rocha, 163 Centro letra A, Santa Bárbara. MG.

- Pousada Ipoema em Ipoema

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

A Pousada Ipoema está situada no distrito de Ipoema, no município de Itabira. É um destino muito procurado por suas cachoeiras e trilhas no Parque Estadual Mata do Limoeira, que recebeu autorização para funcionar a partir de 19 de setembro seguindo todos os protocolos de segurança e higiene.

Pousada também adotou as medidas de segurança e de higiene. Todos deveriam adentrar e permanecer com as máscaras. A nossa acomodação estava devidamente limpa e havia álcool em gel disponível ali para nós. Roupas de cama e banho também estavam limpos, não se encontravam plastificados, mas limpos e cheirosos. A cada dois dias a acomodação era higienizada. Caso fosse necessário trocar as roupas de cama e banho, bastava solicitar na recepção e a substituição era feita pelos próprios hóspedes.
No salão de café da manha também havia álcool em gel disponível. Havia uma mesa de café da manhã reservada por acomodação e o devido distanciamento entre as mesas.

Endereço: Rua Conceição Torres Lage, 425, Ipoema.  Itabira, MG.

- Vila Cocais – Pousada e Restaurante

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

É uma encantadora e bucólica pousada implantada no centro histórico do distrito de Cocais, no município de Barão de Cocais, onde também há muitas pousadas lindas e aconchegantes.
Nós ainda não no hospedamos nela, pois, pela segunda vez consecutiva, as habitações já estavam ocupadas, e a pousada com sua capacidade máxima permitida para o contexto Covid-19, na data de nossa visita. Mas o que sempre fazemos quando visitamos o distrito de Cocais é almoçar a deliciosa comida mineira que o restaurante da pousada oferece.

Mas, quanto à hospedagem, quando visitamos o local, vimos que as medidas de segurança e higiene estavam sendo tomadas. Há placas com mensagens, espalhadas pelas paredes do estabelecimento, orientando sobre a obrigatoriedade de entrar e permanecer usando máscaras e fazer uso do álcool em gel, além de haver potes de álcool em gel espalhados pelas mesas destinadas ao café da manhã e balcões.

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

As mesas do café da manhã estavam separadas, respeitando o distanciamento. Todos os funcionários também faziam uso das máscaras e respeitavam o distanciamento físico com relação a nós.
Endereço: Rua Aristides Augusto da Fonseca, 270, distrito de Cocais, Barão de Cocais – MG.

Avaliação: Consideramos nossa experiência positiva por lá.

- Escarpas do Caraça Pousada Ecopousada  em Catas Altas

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Essa Pousada Ecológica fica em Catas Altas e a conhecemos quando fomos carimbar o nosso passaporte da Estrada Real. Ela é, inclusive, indicada pelo Instituto da Estrada Real como opção de hospedagem. Chegando lá, gostamos muito do que vimos. Não nos hospedamos, mas a nossa primeira impressão foi positiva.

Encontramos diversas placas instruindo a entrada e permanência dos funcionários e clientes com as máscaras, além do uso de álcool em gel e os potes dos mesmos disponíveis em locais estratégicos. Na recepção, havia  barreiras entre balcão de funcionários e o cliente.  No salão de café da manha, as mesas estavam respeitando a distância entre elas.
Endereço: R. Melquiades Leandro, 1.050, bairro Santa Quitéria, Catas Altas, MG.

Avaliação: Como comentamos, não usufruímos do serviço, porém, gostamos do que vimos.

- Pousada Lava Pés em Itambé do Mato Dentro

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

A Pousada Lava Pés a conhecemos quando fomos carimbar o nosso passaporte da Estrada Real. Ela está situada no município de Itambé do Mato Dentro. Não nos hospedamos, mas a nossa primeira impressão foi muito boa. Ela também é indicada pelo Instituto Estrada Real.

Também encontramos diversas placas instruindo a entrada e permanência dos funcionários e clientes com as máscaras, além do uso de álcool em gel e os potes dos mesmos estavam disponíveis em locais estratégicos. Vimos também barreiras entre balcões de funcionários e o cliente e as pessoas somente poderiam adentrar após limpar os calçados nos tapetes sanitizantes.

No salão de café da manhã, as mesas estavam respeitando o distanciamento uma das outras. Chegamos lá bem na hora em que as funcionárias executavam a limpeza e lavavam todas as áreas comuns.
Endereço: Rua Lava Pés, 209, Itambé do Mato Dentro. MG.

Avaliação: Como comentamos, não usufruímos do serviço, porém, gostamos do que vimos.

Restaurantes - Viagem por Minas no contexto Covid-19

- Vila Cocais – Restaurante e Pousada

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Como mencionamos anteriormente, o Restaurante da pousada estava cumprido as normas de segurança e higiene. O almoço lá é a la Carte e  tipicamente mineiro.  Como informamos, a entrada de clientes só era permitida se estivessem sando máscaras e cada um deveria higienizar as mãos com álcool em gel. Os funcionários estavam usando máscaras, respeitando o distanciamento físico, bem como as mesas para o almoço, separadas.

Após o uso da nossa mesa, os funcionários higienizavam com álcool em gel. Entre o cliente e o balcão, havia delimitações com fitas, impedindo a aproximação. Havia uma área externa, ao ar livre onde preferimos nos assentar, longe de todos.

Endereço: Rua Aristides Augusto da Fonseca, 270, Barão de Cocais, MG.

- Restaurante Karaiba

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

O Restaurante Karaiba está situado no centro de Santa Bárbara. Ali comemos pizza pela noite e almoçávamos. O estabelecimento também adotou as medias de segurança e higiene. Espalhou cartazes com informações de uso obrigatório de máscaras, higienização das  mãos, havia álcool em gel nos balcões e luvas plásticas descartáveis para acessar a área de  auto serviço.

O distanciamento físico deveria ser feito pelo próprio cliente, optando pelas mesas mais distantes de outro cliente. A quantidade de pessoas para permanecer no local também era reduzida, bem como o horário de funcionamento.

Endereço: Praça Pio XII, Santa Barbara. MG.

- Restaurante do Santuário do Caraça

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Da mesma forma como ocorria no café da manhã, o Restaurante adotou as mesmas medidas. Todos respeitando o distanciamento físico, com barreiras entre o balcão dos funcionários e os clientes, uso de máscaras e as mesas estavam bem distanciadas. Para ter acesso ao self service era preciso entrar com as máscaras, higienizar as mãos com álcool em gel, usar luvas plásticas descartáveis, medir a temperatura e respeitar as marcações no chão de distanciamento.

Dentro do local de auto-serviço, o funcionário permitia até 5 pessoas. Havia um funcionário específico cuidando disso. Como mencionamos, um detalhe que nos chamou atenção foi que em cada mesa, havia um cartão que nos avisava qual mesa estava devidamente higienizada e qual ainda passaria pelo processo de higienização. Preferimos usar as mesas próximas às janelas, longe de todos.

Endereço: Santuário do Caraça - Estrada do Caraça, km 9, Catas Altas. MG.

- Restaurante Rancho no Pote em Morro D'Água

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

O Restaurante, situado em Morro D'Água Quente, Catas Altas, adotou as mesmas medidas. O uso e máscara por todos era obrigatório para entrar e permanecer no estabelecimento. Todos respeitando o distanciamento físico, com barreiras entre o balcão dos funcionários e os clientes.

As mesas, apesar de não estarem bem distanciadas, só era permitido ocupar as mesas distantes uma das outras. Ou seja, as próprias mesas serviam de barreira entre aquelas que eram permitidas. A quantidade de pessoas para permanecer no local também era reduzida, bem como o horário de funcionamento.

Antes de entrar ao restaurante, um funcionário era responsável por jorrar álcool em nossas mãos e aferiam a nossa temperatura. Havia placas informando sobre o uso das máscaras, álcool em gel e luvas.

Para ter acesso ao self service era preciso entrar com as máscaras, higienizar as mãos com álcool em gel novamente, usar luvas plásticas descartáveis e respeitar as marcações no chão de distanciamento. Havia uma área externa, ao ar livre onde preferimos nos assentar, longe de todos.
Endereço: Rua Direita, 804 MG 129. Morro D'Água Quente, Catas Altas. MG.

- Restaurante Casa Sabor Real em Ipoema

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Este restaurante está citado em Ipoema. É um estabelecimento bem simples, mas asseado. A proprietária foi quem nos atendeu. Ela usava máscaras o tempo todo. O acesso ao restaurante só era permitido após tocar o interfone, e deveríamos estar com as máscaras. Antes de entrar, era preciso higienizar as mãos com álcool em gel. Lá é servido almoço e lanches, como a deliciosa porção de pasteis de angu de sabores variados. Havia uma área externa, ao ar livre onde preferimos nos assentar, longe de todos.
Endereço: Praça Augusto Guerra, 49, Ipoema. MG.

- Restaurante Churrascaria Moinho do Amigão em Caeté

Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Durante a viagem, na estrada, paramos no Restaurante Churrascaria Moinho do Amigão em Caeté. Lá almoçamos uma deliciosa comida mineira. A entrada era permitida apenas com o uso da máscara e uma funcionária aplicava álcool em gel nas nossas mãos. Para acessar a área de auto serviço, também era obrigatório o uso de máscara e a devida higienização, novamente, das mãos. Preferimos usar as mesas próximas às janelas, longe de todos.
Endereço: BR-381, 421, Caeté, MG.

Avaliação: Para sermos bem sinceros, por ser um estabelecimento de estrada, que recebe um fluxo de pessoas advindas de diversas origens, esperávamos um esquema de segurança mais criterioso, bem como o é no Restaurante Rancho do Pote em Catas Altas, também de beira de estrada. Mas, no geral, consideramos nossa experiência positiva por lá.

Museus - Viagem por Minas no contexto Covid-19

Em todos os destinos por onde passamos, todos os museus e espaços culturais se encontravam fechados, uma vez que estão proibidos de funcionar. Em Ipoema, o Museu do Tropeiro, também fechado para visitação, se encontrava com uma das janelas abertas apenas para carimbar os passaportes da Estrada Real. Aliás, lá carimbamos o nosso. Enquanto a funcionária carimbava, pedimos para fazer fotografias de algumas salas de exposição e logo nos retiramos.

Parques de Natureza - Viagem por Minas no contexto Covid-19

Excetuando o Parque do Complexo do Caraça, em Catas Altas, todos os demais Parques de Natureza, dos destinos por onde passamos, se encontravam fechados.

- Parque Estadual Mata do Limoeira em Ipoema

- Parque Municipal Recanto Verde em Santa Bárbara

- Parque Municipal Fazenda Soledade em Barão de Cocais

- Parque Nacional Serra do Cipó em Itambé do Mato Dentro

Os parques estaduais tiveram a autorização de funcionamento, seguindo os protocolos de segurança, a partir do dia 19 de setembro.

Conclusão Final - Primeira viagem por Minas no contexto Covid -19

Apesar de nossa experiência ter sido positiva, não consideramos que o modelo de medidas de segurança e saúde tenha sido a ideal em todos os estabelecimentos e cidades por onde passamos.
Para nós, o modelo ideal Expedições em Família seria que em todas as cidades houvesse a barreira sanitária, todos os restaurantes, além da obrigatoriedade de uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, também disponibilizassem luvas descartáveis, tapetes sanitizantes e aferissem a temperatura.
No caso de hospedagem, além das medidas mais que básicas, o ideal seria fazer o cadastro de saúde de cada hóspede, aferir a temperatura no check-in e para acesso à área do café da manhã, além de disponibilizar tapetes sanitizantes na entrada do hotel e de cada acomodação, e ofertar roupas de cama e banho empacotadas.
Sabemos que muitos estabelecimentos, principalmente aqueles que quase fecharam as portas e tiveram que demitir funcionários, tenham hoje a dificuldade de adotar o nosso modelo ideal. Mas muitos estabelecimentos, que não sofreram tanto, poderiam adotá-las.
Fica aí a nossa experiência para você que deseja viajar e a nossa avaliação aos empresários e administrações municipais que precisam se preparar melhor diante a pandemia.

Essas foram as nossas impressões durante essa primeira Expedição em Família pela Estrada Real no contexto Covid-19.

Caso vocês queiram alguma informação que esteja faltando no nosso texto, nos deixe uma pergunta aqui abaixo. Teremos o prazer em responder!

Vai viajar?! Compre artigos de viagem pelos links de nossos parceiros aqui no nosso site!
A Amazon está com promoções e ofertas sensacionais de  artigos de viagem! Confira!

Até a próxima Expedição em Família!

1. Obrigada pelo post! Boa reflexão sobre viagem no contexto do covid-19!
    Lendo seu relato, vejo que ainda há detalhes que mostram o despreparo de estabelecimentos frente à pandemia, mas também sempre penso que cada pessoa tem que cooperar e adotar as medidas, não resistindo ao uso das máscaras, lavando as mãos, usando álcool e evitando estar próximas das outras. As máscaras ficaram lindas, bom saber desta 3D. Nós fizemos um passeio recente de carro, mas levando tudo para comer na estrada, e preferimos alugar uma casa e não ficar em hotel. Os museus estarem fechado é chato, mas compreensível, e ainda bem que Minas tem muita beleza natural que podemos explorar. Ainda quero conhecer Catas Altas.

Respostas
    1. Oi Andrea querida! Concordo com você! todos precisamos fazer a nossa parte, tanto autoridades, empresários e nós, turistas! Obrigada pelo retorno!

Excluir
  2. Amei o post, como sempre! Parabéns pela qualidade das informações, pelas lindas fotos...

ResponderExcluir
  3. Oi,bom dia! Só uma dúvida. 😄 Do Santuário do Caraça até o centro histórico de Catas Altas é longe?
    Não encontrei vaga pra me hospedar no Caraça. Então ,pensei em visitar somente, depois passar pra conhecer o centro histórico e pegar meu carimbo. Em seguida pensei em ir me hospedar em Santa Bárbara e pegar mais um carimbo . Faremos só este percurso devido ao pouco tempo que temos. Mas Santa Bárbara é pertinho? Estaremos de carro.Obrigada!

4. Oi Gleidiane. Tudo bem? Por lá, de carro é tudo pertinho sim.

Dá pra fazer todos os bate voltas e percursos que você deseja.

O Santuário é difícil mesmo conseguir vaga. Tem reservar com bastante antecedência, mas durante a semana (quando ficamos lá) sempre tem vaga e é até mais tranquilo.

Vale a pena ficar o dia lá aproveitando o day use

Você vai conseguir pegar os carimbos tranquilamente.

Em Catas Altas pegamos o carimbo na Ecopousada Escarpas do Caraça, e em Santa Bárbara no Athens Hotel.
    Os outros locais indicados pelo Instituto Estrada Real não estão funcionando. Espero ter te ajudado! obrigada pelo retorno! Volte sempre ao blog!

ResponderExcluir
  5. Tava super curiosa para ler seu post e saber como foi sua primeira viagem ainda com esse cenário de covid que estamos vivendo. Fiquei feliz em saber que os estabelecimentos estão se esforçando para deixar o turista seguro. Minha grande dúvida era nas áreas comuns e principalmente de refeições, mas gostei das medidas adotadas.

6. Deyse ótimo post sobre viagem no contexto do covid-19, realmente foi bem esclarecedor saber como o mercado de turismo está lidando com essa retomada gradual da volta dos turistas. E suas dicas tb como turista foi 10. Amei as máscaras. kkkk

7. Ótimo seu relato sobre sua primeira viagem por Minas no contexto Covid -19. Fiz uma viagem para o Rio Quente. Vi que é possível, mas a segurança depende muito da postura individual. Os seus cuidados fizeram toda a diferença. Amei as máscaras personalizadas!

ResponderExcluir
  8. Bem assim o "Novo Normal" necessário neste período. Ótimo mostrarem no blog como está o conjunto de precauções e lugares onde dá para turistar com mais tranquilidade nestes encantos de lugares mineiros! Muito boas informações!

9. Adorei o post. Ainda não fiz uma viagem de turismo desde a pandemia. Gostei de acompanhar esses destinos tão bonitos. Para vencermos a pandemia depende muito do esforço e cooperação de cada um de nós. Gostei de ver as medidas adotadas nos hotéis e restaurantes de distanciamento social. Sempre vai ter algo a se melhorar, e é nosso papel cooperar nesse sentido para vencermos o COVID.

10. No contexto Covid-19 apenas realizei viagem para casa de praia de um amigo em Búzios, aqui perto do Rio. Porém, não saímos de casa. Fizemos compras e nos mantivemos na casa com piscina e churrasqueira, que foi suficiente para nos dar uma renovada.

ResponderExcluir
  11. Excelente post, muito detalhado! Realmente acredito que todos estamos querendo voltar a viajar, mesmo ainda no contexto covid-19! Vejo que quem vive do turismo tem se esforçado, mesmo quando não é o bastante. Eu fico um pouco agoniada com a questão do tanto de plástico que se utiliza, mas não vejo outra solução por agora! Adorei as máscaras personalizadas, ficaram lindas com o logo do blog e eu gotei desse detalhe da 3D. Tenho muita vontade de fazer meu passaporte e também conhecer essas cidades! Aguardando os próximos capítulos! :)

12. Deyse adorei essas máscaras. qual o valor dessas opções 3D? Como eu estou em casa há todo esse tempo de home office eu não uso máscaras...só pra ir ao supermercado e fico hiper agoniada sem conseguir respirar e orelhas de abano kkkkk...sobre sua viagem achei incrível como sempre. café da manhã muito caprichoso com os paezinhos enrolados (pena que o meio ambiente sofrerá mais) e aquele almoço na pousada é pura covardia...salivei aqui vendo essa comida mineira. parabéns. espero q vcs tenham mais oportunidades como essa.

13. Adorei saber sua experiência na Primeira Viagem por Minas no contexto Covid-19 e amei os lugares que passou quero muito voltar viajar tb!

ResponderExcluir
  14. Temos feito algumas viagens tomando bastante cuidado. Os hotéis pelos quais passamos estão seguindo os protocolos de combate ao COVID.

Viajar pós quarentena tem um gostinho especial né?

15. Muito informativo! Minha primeira Viagem no contexto Covid-19 será por Minas logo após o Natal. Não vejo a hora de conhecer o interior de Minas, vou começar por São Tomé das Letras!

ResponderExcluir
  16. Depois de um ano e meio sem viajar, esse fim de semana eu farei minha primeira viagem com contexto covid.

17. Muito bom o conteudo de viagem por minas no contexto covid. Adorei as mascaras personalizadas. Achei o máximo mas voltando a viagem eu mesmo viajei pelo nordeste em outubro e a pandemia estava a todo vapor. Realmente viajar nesta época tem suas particularidades mas no final é viagem. Abraços

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search