01 setembro 2020

Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos

Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinosCircuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos


Conheça agora 11 Destinos incríveis do Circuito Trilhas dos Inconfidentes!

Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos



E que tal conhecer, em Minas Gerais, as estradas e cidades onde nasceram ou viveram as personalidades envolvidas naquilo que foi considerado o maior movimento social-político de contestação das políticas metropolitanas no Brasil?


Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinosCircuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
À esquerda, monumento a Tiradentes na cidade de Tiradentes. À direita, monumento a Resende Costa na cidade de Resende Costa.


O Circuito Trilhas dos Inconfidentes te dá esta possibilidade e atrai todo tipo de turista. Este circuito turístico contempla estradas encantadoras, paisagens maravilhosas e bucólicas, belezas naturais, cachoeiras, ecoturismo, centros urbanos com lindos núcleos históricos, artesanato, história e uma deliciosa gastronomia mineira. 


Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja de São Francisco de Assis - São  João del Rei



Fazem parte deste Circuito municípios como Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago e Tiradentes. Tais cidades se uniram para solidificar os atrativos turísticos desta região mineira. 
Aqui, vamos falar mais especificamente sobre 11 destinos deste Circuito.



1. Ritápolis – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja de Santa Rita de Cássia na Praça Tiradentes


Ritápolis, distando 230km de Belo Horizonte, é um município de grande relevância histórica e tem um potencial turístico ainda inexplorado, que merece a nossa atenção e visita. Uma cidadezinha que fazia parte, outrora, de São João del Rei, e carrega fortes traços da arquitetura do século XVIII, com um pequeno núcleo histórico que logrou preservar alguns de seus exemplares, ruas de calçamento, e a Igreja de Santa Rita de Cássia, cuja paróquia foi criada na década de 1850. Ela está inserida na atual Praça Tiradentes, onde se encontra um monumento em homenagem a este inconfidente.


Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Fazenda do Pombal (hoje em ruínas)


Aliás, foi em Ritápolis que nasceu Tiradentes, mais especificamente na Fazenda do Pombal (hoje em ruínas). A fazenda integra a Floresta Nacional de Ritápolis, reserva ecológica gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O município guarda riquezas naturais, assim você pode ir curtir trilhas ecológicas na mata atlântica, cachoeiras, quedas d’águas.


2. Coronel Xavier Chaves – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário 


O município de Coronel Xavier Chaves, situado a 182km de Belo Horizonte, também faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, além do Circuito Trilha dos Inconfidentes. É uma cidadezinha onde o potencial turístico ainda se encontra emergente. Todavia, a visita ao local, com as suas belezas naturais e exemplares da arquitetura dos séculos XVIII e XIX chamam à atenção para um passeio no qual se pode apreciar as belas paisagens e respirar um ar mais puro. Entre os atrativos destacamos a imponente Igreja de Nossa Senhora do Rosário, toda em pedra, e em nossa opinião a mais linda da cidade. Além da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Engenho Boa Vista, a Trilha do Carteiro, a Árvore de Jequitibá, o artesanato em pedras e as esculturas, artesanato em tecidos bordados, pinturas em tela à óleo, e a arte em ferro. 



3. Carrancas – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas


Carrancas é um município localizado a cerca de 302 km da capital mineira, bem pacato, e considerada a terra das serras e das cachoeiras. É, sem dúvida, um grande refúgio em meio à sua bela natureza e cachoeiras convidativas a um banho. Nesse refúgio você pode passear pelas ruas e apreciar o casario antigo, além da bela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, edificada com blocos de quartzitos no século XVIII. Veja na foto como ela se destaca. Subir até as serras para apreciar belas vistas também são atrativos incríveis por lá. 
Quanto às cachoeiras, há muitas opções como as cacheiras dos Complexos da Fumaça, da Vargem Grande, do Grão Mogol, da Zilda, do Tira Prosa, da Toca, da Ponte, dentre outras. O Turismo Rural também está em alta e é um prato de cheio de conhecimentos para quem vai à cidade com mais tempo. Há hotéis fazenda onde o visitante pode experimentar um verdadeiro turismo imersivo na vida rural mineira. 


4. Entre Rios de Minas – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Matriz de Nossa Senhora das Brotas 


Entre Rios de Minas, situado a 124 km de Belo Horizonte, é outro município interessante de se conhecer. A cidade que completou 306 anos em 2019 também está inserida no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, na Rota do Caminho Religioso da Estrada Real e na própria Estrada Real. 
O seu processo de povoamento se deu no entorno da então Capelinha dedicada a Nossa Senhora das Brotas no século XVIII. Hoje existem alguns dos exemplares do casario da arquitetura da época, além de algumas fazendas. Algumas edificações com traços arquitetônicos do limiar do século XX também ainda estão de pé. A atual Matriz foi erguida nas primeiras décadas do século XX e é belíssima. Ela traz traços neogóticos, sendo uma das mais imponentes edificações do município.
Alguns dos atrativos locais que para você desfrutar são o artesanato local, visitação na Matriz e na Capela de Nossa Senhora da Lapa (distrito de Serra Camapuã), Sítio Arqueológico da Casa de Pedra de Gambá (ruínas da casa de pedra), trilhas e cachoeiras, a Festa da Padroeira, Festa da Colheita. É também a cidade considerada berço do Cavalo Campolina Marchador, havendo, inclusive, um monumento na entrada da sede.



5. Lagoa Dourada – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Matriz de Santo Antônio


A cidade de Lagoa dourada está a 152km de Belo Horizonte e é considerada a terra do rocambole e do jumento Pêga. Seu processo de formação está diretamente associado à exploração aurífera, a partir da descoberta de ouro em uma lagoa pelos idos do século XVII. E foi a partir daí que veio a sua toponímia. Para além dos atrativos rocamboles e doces, você pode conhecer a Matriz de Santo Antônio, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Com relação ao casario no centro, são poucos os exemplares remanescentes dos séculos anteriores. O turismo rural é um ponto alto de Lagoa Dourada. É no interior do município onde se pode encontrar as fazendas dos séculos XVIII e XIX. Elas são um testemunho do modo de vida e da tipologia de economia de outrora praticada na localidade. 



6. Prados – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Capela de Nossa Senhora do Rosário - Prados


Prados está situado a 185,2km de Belo Horizonte. É cidade natal de personagens que se envolveram na Inconfidência Mineira e por isso mesmo também está inserida no Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes, além de também fazer parte da Estrada Real. Um dos personagens ilustres é Vitoriano Veloso, Alferes da Cavalaria Auxiliar e único inconfidente mineiro mulato, nascido na localidade onde hoje é o distrito de Bichinho, quando a região ainda pertencia à Vila de São José Del Rei. O distrito, apelidado de Bichinho recebeu o nome oficial de Vitoriano Veloso em sua homenagem. Outra peculiaridade que envolve o município e a inconfidência, é o fato de também ter sido terra natal de Hipólita Jacinta de Melo, a única mulher envolvida ativamente na Inconfidência Mineira, de que a história tem notícia. 
O município de Prados é bem pacato, porém, é conhecido pelo seu agitado Carnaval. A cidade se destaca também pelo seu encantador artesanato em ferro e madeira. Outro destaque é o distrito de Bichinho, tanto pelo artesanato como por seus restaurantes com a deliciosa comida mineira. Leia mais sobre essa charmosa cidade no nosso post Prados na Estrada Real .



7. Resende Costa - Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França


O município de Resende Costa dista 182km da capital mineira. Suas terras, que já pertenceram a Lagoa Dourada e a Tiradentes, serviram de local para pouso de viajantes e tropeiros, e para abastecimento alimentar para quem percorria a Estrada Real. É terra de dois inconfidentes mineiros, Resende Costa pai e Resende Costa filho, por isso foi incluída no Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes. 
Quanto aos atrativos, por lá se destaca o artesanato de tecido feito no tear, uma linda prática que foi sendo transmitida de geração a geração desde o período do Brasil Império e hoje os produtos são vendidos para diversas cidades turísticas brasileiras. 
Além do passeio para admiração do casario antigo e compras nas lojinhas, de onde se podem ver diferentes gerações tecendo no tear, outros atrativos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, a vista partir do Mirante das Lajes, e as festas populares como Folia de Reis e Carnaval. 



8. Santa Cruz de Minas – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Marco Zero da Estrada Real, Serra  do Lenheiro, Santa Cruz de Minas


Santa Cruz de Minas, localizado a 147km de Belo Horizonte, é um pequeno município situado entre São João del Rei e Tiradentes. Seu processo de formação está ligado às Vilas de São José del Rei (atual Tiradentes) e de São João del Rei, sendo rota de passagem entre as duas, desde os tempos de Colônia. E justamente neste trecho de passagem entre uma cidade e outra se encontra a bela Cachoeira Bom Despacho, na Serra do Lenheiro, e o Monumento do Marco Zero da Estrada Real.
O Marco Zero da Estrada Real foi ali implantado em comemoração à parceria realizada entre o Instituto Estrada Real e o Ministério do Turismo para a sinalização turística do Eixo Principal da Estrada Real. Este ponto é inclusive uma parada para vários turistas, tanto para se banhar na cachoeira, passear um bom tempo contemplando a natureza e também fazer fotos no Marco Zero da Estrada Real. Para, além disso, a cidade também se destaca pelo artesanato em madeira, em metal, em cerâmica e móveis, também muito encontrado nas demais cidades do Circuito Trilhas dos Inconfidentes. 



9. São João del-Rei – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja de São Francisco de Assis


São João Del Rei, situada a 189km de capital de Minas, teve seu processo de desenvolvimento a partir da descoberta do ouro, no limiar do século XVIII. Algo importante e que também liga a cidade ao circuito Trilhas dos Inconfidentes é que a fazenda onde nasceu Tiradentes fazia antes parte do território de São João del Rei. Com o desmembramento da localidade em 1962, a propriedade passou a pertencer a Ritápolis, como já mencionamos anteriormente. 
O município é conhecido como “a terra onde os sinos falam”, sendo a cidade mineira que mais concentra estas peças, ainda em atividade. E essa tradição do Toque dos Sinos em Minas Gerais se tornou patrimônio imaterial protegido. A beleza de seu conjunto arquitetônico, a imponência de seus templos, o badalar dos sinos, os monumentos e toda a sua riqueza cultural e histórica são de fascinar qualquer turista. A cidade é ainda terra natal de personalidades como Tancredo Neves, e foi um dos palcos da Guerra dos Emboabas, entre 1707 e 1709.
Entre as muitas atrações turísticas que a cidade possui, destacamos o passeio de trem entre São João Del Rei e Tiradentes, o Museu Ferroviário, Memorial Tancredo Neves, Museu Regional de São João Del Rei, Museu de Arte Sacra, Museu da FEB. E você também pode fazer fotografias com roupas típicas do século XIX ao contratar os serviços das empresas de fotografia.



10. São Tiago – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 


Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja Matriz de São Tiago


São Tiago é uma cidadezinha mineira situada a 202,7 km de Belo Horizonte. Seu processo de povoamento se deu a partir do início do século XVIII, quando também foi encontrado ouro nestas paragens. É uma cidade bem pacata, tranquila, com parte do casario setecentista preservado e sua bela Igreja Matriz na praça central. 
Seu grande e delicioso destaque são o café e os biscoitos caseiros, de tradição longínqua, tornando assim a “terra do café com biscoito”. A cidade tem, inclusive, uma festa anual dos quitutes, que acontece em setembro, como um dos seus grandes atrativos turísticos. 
Durante a nossa Road Trip pelo Circuito Trilhas dos Inconfidentes, estivemos na cidade para o lanche da tarde. Lá tomamos o café e comemos os biscoitos. Aproveitamos para comparar uma grande variedade destas delícias para trazer pra casa. 


Veja mais:



Além destas delícias a cidade tem atrativos turísticos naturais como o Recanto do Rio do Peixe, Balneário da Usina e as cachoeiras do Simplício e da Solidade.



11. Tiradentes – Circuito Trilhas dos Inconfidentes 



Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Tiradentes dista cerca de 192,8km de Belo Horizonte e seu processo de povoamento se deu a partir do início do século XVIII quando foi encontrado ouro nas proximidades da belíssima Serra de São José. Por lá há muitas opções de passeio, a começar por caminhar pelas vias setecentistas, algumas com vista para a Serra São José, e apreciar todo aquele casario e os chafarizes. Uma visita às lindas igrejas, como à Igreja Matriz de Santo Antônio também estão no roteiro. Veja mais sobre passeios pelos templos em nosso post Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes.
Você ainda pode fazer fotografias com roupas típicas do século XIX ao contratar os serviços das empresas de fotografia, fazer um passeio de charrete, visitar museus. Confira estes e todos os demais atrativos em nosso post Tiradentes – Bate Volta de São João Del Rei 


Querem saber mais sobre a Inconfidência Mineira? 
Indicamos o Autos da Devassa para leitura!





Este post é fruto do projeto das Comunidades Galera que Viaja e Famílias que Viajam, cujo Tema foi Destinos Nacionais, em comemoração ao “7 de Setembro”, e visou destacar as belezas e riquezas de nosso país, ainda tão desconhecido. 
Você já conhecia este Circuito? Já o percorreu?


Outros Destinos Nacionais


Para conhecer e curtir outros Destinos Nacionais incríveis, confira os posts das nossas colegas blogueiras. A Mairim do Mai Viagens versa sobre os Lençóis como um paraíso escondido em Sergipe, a Hebe do Vamos Viajar pra onde agora, conta pra gente tudo sobre  O que fazer em São Miguel dos Milagres
Já a Angela do 6 Viajantes compartilha tudo sobre  O que fazer em Ilhéus, enquanto que a Sylvia do Lugares de Memória escreveu sobre Aracaju, a terra do cacique Serigy.
A Norma do Viaje com Norma elenca pra gente as Cachoeiras do Jalapão, para conhecermos e nos encantar. E, para finalizar, a Sylvia do Sentidos do Viajar traz pra gente 8 atrações para conhecer em Sete Lagoas, um destino ainda inexplorado pelo próprio brasileiro.


Você vai curtir também:


Desejamos uma boa viagem pela história da Inconfidência Mineira através do Circuito Trilhas dos Inconfidentes!

Até a próxima Expedição em Família!


  1. Deyse o teu blog é uma aula de história e geografia. Eu estou tão encantada com teus posts que daqui a pouco vou querer mudar pra Belo Horizonte e aproveitar todas as trilhas e passeios nas redondezas. Esse circuito de trilhas dos Inconfidentes é outro destino que quero desbravar também :)

    ResponderExcluir
  2. Primeiro parabéns pelo blog, seus posts são sempre muito educativo! Uma aula mesmo e cada vez com mais destinos maravilhosos. Adorei saber mais sobre o circuito das trilhas dos Inconfidentes! Mais um destino para minha listinha

    ResponderExcluir
  3. Deyse, parabéns pelo post. Fiquei encantada com todas essas cidades. Eu gosto muito de viajar pelo interior de Minas Gerais, mas tenho que confessar que desconhecia este Circuito Trilhas dos Inconfidentes e a grande maioria das localidades também não tinha ouvido falar. Já entrou para uma das próximas road trips. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post sogre o Circuito Trilhas dos Inconfidentes, quanta história, quanto conhecimento. Eu amei e fiquei muito curiosa de conhecer tudo. Muito obrigado pelo conteúdo tão rico. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Estou apaixonada por esse Circuito Trilhas dos Inconfidentes. Uma deliciosa volta ao passado de nossa história através de tão lindas e charmosas cidades. O tipo de jornada que eu gosto de vivenciar em minhas viagens! Quem sabe eu não faça, um dia, esse circuito?! :)

    ResponderExcluir
  6. Estou chocada. Como mineira, tinha a obrigação de já ter feito esse Circuito das Trilhas dos Inconfidentes. Algumas cidades eu conhecia, mas não sabia dessa importância histórica. Amei o post! Fiquei com vontade de conhecer!

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse Circuito Trilhas dos Inconfidentes. Tem lugares sobre os quais eu nunca tinha ouvido falar e certamente vou querer conhecer. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Super bárbaro esse post falando do Circuito dos Inconfidentes. Isso deveria se tornar roteiro para agências de turismo.

    ResponderExcluir
  9. Esse Circuito Turístico dos Inconfidentes é uma ótima opção de roteiro. Gostei muito dessa dica.

    ResponderExcluir
  10. Que incrível o circuito turístico dos incofidentes! não vejo a hora de poder conhecer. amei suas dicas, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Adorei esta matéria sobre o Circuito dos Inconfidentes. Já está na minha lista. Adoro lugares que têm o que contar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Amei as fotos, e , pelo significado, principalmente a das ruínas da cidade onde nasceu Tiradentes e o click no Monumento Marco Zero da Estrada Real (e perto deste ponto... a dica de uma cachoeira bem perto ....êêêba)! Aliás, neste blog Circuito, Trilhas dos Inconfidentes, as paisagens mostradas são fantásticas!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search