18 agosto 2020

Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


Descubra agora todas as curiosidades e dicas para percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, na Melhor Idade!

Em nossa Edição Especial do Blog, da coluna "Viagens que Inspiram", o Expedições em Família se inspirou muito em uma viagem de nossos sonhos e que foi feita pela Elisa com a sua bebê de 10 meses e os seus pais, Alaide e Helder Baruffi, para a Espanha, para percorrer o Caminho de Santiago. Contaremos aqui, para você, como foi a viagem e as dicas compartilhadas. Este texto se dedicou mais a compartilhar as dicas do casal Baruffi, que percorreu todo o trajeto até Santiago.

Caminho de Santiago de Compostela em Família
Centro de Léon - Espanha


O Caminho de Santiago Compostela


O Caminho de Santiago Compostela



Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade
Catedral de Astorga - Espanha.


O Caminho de Santiago de Compostela é uma peregrinação percorrida desde a Idade Média por muitas pessoas. É, inclusive, um dos mais famosos caminhos de peregrinação, e foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Os peregrinos o percorre com a finalidade de chegar à cidade de Santiago de Compostela, na região da Galícia, Espanha, onde se diz estar os restos mortais do apóstolo São Tiago.
Independente de qualquer crença religiosa, este é um roteiro que agrega gente do mundo todo, seja por fé, por curiosidade, por turismo, ou para superar desafios. O que de fato é, percorrer 800km a pé é um grande desafio para qualquer pessoa. 


Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade



Essa seta no chão, em frente à Catedral de Léon, na Espanha, indica o Caminho para Santiago de Compostela. É por ela que os peregrinos se orientam e, ao longo da cidade, é possível ver várias dessas setas. O Caminho sempre passa por dentro dos templos das cidades até chegar a Santiago.



Os Caminhos de Santiago Compostela



Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade
Caminho de Santiago em Léon - Espanha


São várias as Rotas traçadas que compõem os Caminhos para se chegar até Santiago de Compostela. As mais populares são:

Caminho Francês (o mais tradicional/conhecido) – percorre cerca de 800km, partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port na França, ou de Roncesvalles na Espanha. A rota é feita entre 30 a 45 dias, em média.

Este foi, inclusive, o Caminho escolhido pelo casal Baruffi, pais da Elisa, que fizeram o trajeto completo. Eles tiveram 30 dias para realizar a caminhada a pé. Os pais da Elisa ressaltam que o peregrino pode fazer a viagem da forma como melhor lhe convier. 
Sempre ouvimos pessoas que só fazem a pé, mas tem muitos que fazem de bicicleta, de moto, metade-metade. E não precisa ser tudo de uma vez! Tem pessoas que passam anos fazendo, pois só podem fazer durante os finais de semana, então ficam no vai e volta! O importante é finalizar o percurso.

Caminho Português (a rota mais famosa, depois do caminho Francês, também muito tranquila e bem plana) - percorre 230 km, partindo de Porto em Portugal ; Ou  percorre 600km partindo de Lisboa em Portugal; Ou ainda, percorre 120km partindo de Tui na Espanha. A rota é feita em 7 a 11 dias.

Caminho do Norte – percorre 850km partindo de Irún na Espanha ou de Hendaye na França. A rota é feita entre 30 e 38 dias.

As demais rotas mais conhecidas são:
Caminho Primitivo
Caminho Inglês
Caminho Sanabrés
Caminho de Finisterre 
Caminho Aragonés
Caminho de La Plata
Caminho de La Plata
Caminho Mozárabe

E quem define qual Caminho percorrer, quantos quilômetros e qual o ponto de partida, é o próprio peregrino. No passado, há séculos, antes da rota ser oficializada, as pessoas inciavam o caminho da porta de suas próprias casas. E faziam a caminhada a pé, a cavalo e hoje fazem uso da bicicleta também. O peregrino é livre para fazer a sua escolha, de qual rota percorrer. 


O Caminho de Santiago de Compostela no Brasil


A Rota no Brasil foi instituída em junho de 2017, integrando a rota oficial do Caminho de Santiago de Compostela. São 21 km percorridos em um trecho litorâneo de Florianópolis (Santa Catarina), que se inicia na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passa pelas Igrejas de São Pedro em Ponta das Canas e de Nossa Senhora dos Navegantes, e é finalizado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses. Neste trecho, o peregrino acumula quatro carimbos no Passaporte/Credencial, dentro dos quatro templos citados. A partir daí, o peregrino pode completar o percurso já na Espanha, seguindo o trajeto no qual o caminho Brasileiro foi integrado, o de A Coruña até Santiago de Compostela, completando assim os 100km exigidos.


Sobre estas praias de Florianópolis, saiba mais em nosso post




O Caminho de Santiago Compostela na Melhor Idade 




Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade
Catedral de Léon - Espanha


1. Escolha do Destino - Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade
Caminho de Santiago em Léon - Espanha



Como já mencionamos, o casal Baruffi escolheu o Caminho Francês, e realizaram todo o trajeto. Foram 800km percorridos, partindo de Saint Jean Pied de Port, na França até Santiago de Compostela, na Espanha.
Elisa, marido e filha de 10 meses, já estava em uma "volta ao mundo", mas decidiu encontrar com os pais em Léon, na Espanha, que já estavam percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela. E, por já estar percorrendo o mundo naquele momento, ela não realizou em sua integralidade o Caminho de Santiago, somente um trecho do mesmo. Na ocasião, escolheram León e cidades do entorno para passar um tempo, durante o Caminho, juntos.



2. Planejamento/Organização - Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade



Documentação - Viagem Internacional 


  • Passaporte com data válida 
  • Carteira Internacional de Motorista - caso o viajante pretenda dirigir.
Para viagens internacionais dos pais com bebê ou crianças, é necessário portar, dependendo do país: 
  • Carteira de Identidade /RG para alguns países integrantes do Mercosul; 
  • Passaporte, ainda que a criança tenha menos de dois anos; 
  • Visto, dependendo da exigência do país. 
Em se tratando do Caminho Francês, escolhido pelo casal Baruffi até Santiago, na atualidade, o visto é dispensado, por até 90 dias. Porém, como isto é passível de mudança, convém sempre checar as informações detalhadas do Portal Consular.



Documentação - Caminho de Santiago de Compostela


  • Credencial de Peregrino OU Passaporte do Peregrino, fornecido pela AACS-Brasil
A Credencial ou Passaporte do Peregrino é um documento que identifica o viajante como sendo Um Peregrino do Caminho, facilitando assim o seu reconhecimento como tal. Podendo, desta forma, receber a tradicional hospitalidade do Caminho. Você, inclusive, pode sair do Brasil já com o seu passaporte em mãos.  Para solicitar a sua credencial acesse o site.


Caminho de Santiago de Compostela em Família
Credencial/Passaporte do Peregrino



A Credencial ou Passaporte do Peregrino é pago. E o mais bacana é que, a cada cidade, durante todo o Caminho, que você chega, você carimba o seu passaporte, nos pontos de apoio. Estes estão em albergues, igrejas, por exemplo.  Aliás, os passaportes são também a sua chave de entrada para os albergues, caso opte por esta opção de hospedagem.
Ao final do trajeto, com a Credencial ou Passaporte contendo todos os carimbos, você recebe um Certificado de conclusão do Caminho de Santiago de Compostela. Ele é entregue em um departamento específico na cidade de Santiago, chamado de Oficina do Peregrino. 



2. A. Passagens aéreas -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


A viagem ao Caminho de Santiago de Compostela foi programada um ano antes. As passagens aéreas foram compradas em promoção. E para isto, o uso de sites buscadores é uma ótima solução. Deixamos aqui a indicação de nossos parceiros. 

Aproveite e compre as suas passagens aéreas com os melhores preços promocionais através do Skyscanner ou do Passagens Promo.


No caso dos pais da Elisa, que inciaram o percurso na França (Caminho Francês saindo de Saint Jean Pied de Port ou Roncesvalles), as passagens compradas foi Brasil-Madrid-Pamplona (ida) e Santiago-Madrid-Brasil (volta)
O site Amigos do Caminho de Santiago dá a dica do meio mais prático de Pamplona a Roncesvalles ou a Saint Jean. No caso, seria o uso de táxi, que pode ser dividido por até 4 pessoas.


2. B. Hospedagem -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


Os peregrinos podem fazer uso das hospedagem gratuitas, voltadas especificamente a eles que percorrem o caminho como peregrinos. Para isto, como já mencionamos, você precisará portar o Passaporte/Credencial do peregrino, para ter acesso aos albergues gratuitos.
É importante que o peregrino leve também sacos de dormir, mais roupa de cama/manta, já que, algumas vezes, os albergues estão cheios, não tendo camas nem colchões disponíveis.

Porém, o casal Baruffi preferiu fazer reservas em hotéis, apart-hotéis e casas. As primeiras hospedagens foram reservadas no Brasil. Porém, ao longo do trajeto, as reservas foram sendo feitas com o mínimo de uma semana de antecedência.

O casal Baruffi chama a atenção para o fato de que, algumas cidades, por serem muito pequenas, possuíam uma rede hoteleira bem pequena, o que os fez realizar pesquisas e fazer a reserva com semanas de antecedência.
As reservas foram feitas através do Booking.com e do Airbnb
 


2. C. Vacinação -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


Na Espanha, bem como na França, ainda não existe exigência de algum tipo de vacinação específica para ingressar ao país. Contudo, não sabemos como será mais adiante, com a pandemia do Covid-19. Por isso mesmo, mantenha-se atualizado através do Portal Consular.
Porém, de uma maneira geral, é necessário a todos os passageiros estarem em dia com as suas vacinas, principalmente os bebês e crianças. Os bebês, desde que nascem, recebem a sua carteira de vacinação que deve ser preenchida ao longo dos meses e anos de vida. Saiba mais no Portal Consular. 



2. D. Seguro Viagem -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


A família utilizou o Seguro do cartão de crédito. Porém, o casal Baruffi, como fariam o trajeto completo do Caminho de Santiago, adquiriram o Seguro, além do cartão, pois foi considerado como sendo “esporte de risco”, dado que passariam por locais com neve, fariam pequenas escaladas em alguns pontos no início da caminhada. Então, o mais seguro, era  fazer um Seguro viagem completo. 
A contratação de um seguro viagem é de extrema importância para qualquer viagem internacional, uma vez que pode te salvar de muitos apuros! 
Por isso mesmo, nunca deixe de contratar um Seguro Viagem e você pode fazer a sua busca pelo melhor Seguro e com os melhores valores nos buscadores Real Seguros e Seguros Promo. Nesses buscadores você encontrará, inclusive a Assist Card, a única seguradora que, até o momento, cobre todas as despesas hospitalares, mesmo após a confirmação de positividade para o Covid-19. 



2. E. Farmacinha e receitas médicas -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


A Elisa relata que, para ela, marido e filha, não levaram receitas médicas. Porém, o casal Baruffi levaram, pois tomam remédio controlado. As receitas levadas foram traduzidas para o espanhol e inglês. Eles também levaram uma quantidade necessária de remédio para 45 dias (período em que permaneceriam a Europa). 
No geral, a Associação brasileira de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela  aconselha o seguinte:

Na Espanha é necessária a apresentação de receita médica para a compra de uma grande quantidade de remédios. Por isto, se você necessita utilizar constantemente algum medicamento, (doenças pré-existentes) leve-o consigo do Brasil, na quantidade necessária para o período em que vai permanecer. Exemplos comuns são os remédios para diabetes, hipertensão, problemas do coração, epilepsia, enxaqueca e outros.
Os medicamentos de uso mais comum, como os cremes antiinflamatórios, antitérmicos, analgésicos, para insônia, diarréia, prisão de ventre, etc, podem ser adquiridos sem problemas e são facilmente encontrados por todo o Caminho Francês. Há que se observar o horário em que as farmácias estão abertas. Na parte da tarde, muitas delas, principalmente nas pequenas localidades, só abrem após 16 ou 17 horas. Esta é a hora que termina a tradicional "siesta" dos espanhóis.
É interessante, antes de viajar, jogar fora as embalagens dos medicamentos (mas não necessariamente as bulas) e acondicioná-los em sacos plásticos ou pequenos recipientes de plástico para protegê-los da umidade. As embalagens de filmes para máquinas fotográficas são excelentes.

Os antiinflamatórios merecem um comentário adicional:
Existem antiinflamatórios que vêm associados a analgésicos que atuam por até 24 horas. Seu uso indiscriminado ou sem orientação médica tenderá, com a eliminação dos sintomas, a mascarar um quadro que poderá, em pouco tempo, se tornar muito mais grave.
Se você for fazer uso de um desses medicamentos, faça-o por somente uma vez (para aliviar o desconforto da dor) e espere de 24 horas a 36 horas. Persistindo os sintomas procure ajuda médica imediatamente.


2. F. Organização da mala -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade

Antes de arrumar a mala, é necessário verificar quantos dias ficará no país e também observar o clima do mesmo. 
No caso, da mala/mochila do peregrino:

  • Calçados confortáveis, impermeáveis e capazes de resistir à caminhada (para trekking), que protegerão os pés e tornozelos de torções. O casal Baruffi indica um calçado que tenha 2 números a mais de sua numeração.
  • Meias resistentes, próprias para caminhadas, que ajudam a reduzir a umidade dos pés 
  • Meia calça e meias térmicas
  • Roupas leves, impermeáveis e especiais para caminhada
  • Roupas segunda pele térmica
  • Jaqueta quebra vento
  • Japona de penas  
  • Capa de mochila  
  • Capa de chuva  
  • Chapéu / boné / touca 
  • Óculos escuros  
  • Cachecol, luvas  
  • Pochete interna impermeável (doleira)  
  • Pochete externa impermeável  
  • Cajado
  • esparadrapo (microporo)
  • curativos
  • creme protetor solar
  • protetor labial
  • kit de higiene pessoal
  • Toalha seca rápido
  • Mochila bem identificada e leve
  • Estes são alguns dos itens indispensáveis utilizados pelo casal Baruffi. Porém, você pode checar com mais detalhes no site Caminho de Santiago
O site do Caminhos de Santiago também indica o uso de um pedômetro, aparelho que mede quantos passos você dá. 
No nosso caso, como fazemos muitas expedições, utilizamos o relógio Mi Band à prova d'água. Ele possui muitas funções, como medir a frequência cardíaca, qualidade do sono, calorias gastas, além de seus passos diários. Na Amazon você encontra diferentes modelos de relógios e com diferentes valores. Clique na imagem e faça uma busca do relógio e dos outros itens essenciais para a sua viagem para o Caminho de Santiago de Compostela.




No caso, da mala de bebês, não pode faltar, além dos remedinhos básicos, protetor e hidratantes para pele, rosto e lábios. Além de roupinhas práticas voltadas para uso em dias ensolarados, secos, neve e frio, brinquedos pequenos, e claro, fraldas. 
No caso das mochilas utilizadas durante a caminhada, não pode faltar água, hidrotônicos e lanchinhos práticos.

DICA: Uma dica importante que a família Baruffi passou foi sobre a possibilidade de pagar transporte de bagagem, que custava 5 euros por dia (em 2018) e considerado super seguro. Se optar por pagar transporte de bagagem, precisa levar consigo apenas uma mochila durante a caminhada, mais a capa de chuva, uma muda de roupa, kit primeiros socorros, água, comida, calçado.


2. G. Preparação Física - Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade



Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade
Caminho de Santiago - Espanha



É muito importante que cada candidato a peregrino tenha em mente que precisará estar com uma boa disposição física para fazer a caminhada, seja a pé ou de bicicleta. A caminhada não é fácil e é bem longa (800km), com trechos difíceis e, algumas vezes, com um clima que não favorece  muito  a caminhada.
Em outras palavras, é um grande desafio que merece os devidos cuidados e preparatórios com antecedência. Por isso, preparar-se fisicamente com a realização de atividade física e também preparar-se mentalmente, é muito importante para realizar a peregrinação. Tenha em mente, que você percorrerá, em média, por dia, de 20 a 30km, com mochila nas costas.
Veja uma dica essencial do casal Baruffi,

“treinamos caminhadas e a proposta é não andar mais de 4km/h, porque assim, consegue andar até 20km, em 5h, tranquilamente.” 

O casal Baruffi, por exemplo, começou a se preparar uns 5 meses antes da viagem. Inicialmente, o treinamento se deu com tênis normal e, depois, com botas especiais, até para o pé se adaptar. Isso foi importante para garantir o treinamento do ritmo, respiração e até para o corpo se acostumar também.



2. H. Alimentação -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


A família Baruffi compartilha que na maioria dos locais por onde passa, ao longo do Caminho, há comida para comprar para o almoço, porém há alguns lugares que não dispõem desta infraestrutura. Por isso mesmo, é preciso sempre carregar lanches, frutas, água na mochila.  
Em alguns pontos do trajeto, há pessoas que disponibilizam comida ao peregrino a um valor baixo e água potável, tendo o peregrino que sempre carregar um garrafa extra para isso. 
O ideal é, quando se chegar ao centro de cada cidade, comprar alimento e água para ser consumido ao longo do trajeto, onde não há restaurantes. 


Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


A imagem acima retrata o almoço em Astorga. A família Baruffi compartilha que este restaurante tem boa conceituação no TripAdvisor e fica em frente a Catedral. O prédio já era muito antigo e servia o Menu del día (entrada + prato principal + sobremesa + bebida.), por apenas 10 euros. 



3. Meio de Transporte -  Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


O casal Baruffi saiu do Brasil em um voo em direção a  Madri. De lá pegaram um trem para uma cidade na França onde iniciaram o trajeto. Foram a pé até Leon. Depois foram de carro com até Astorga, de onde continuaram o percurso a pé até Santiago de Compostela, completando assim os 800km. 
Caso você precise de carro para explorar turisticamente alguma cidade, você pode fazer a sua busca para locação com Rentcars, com os melhores preços. 



4. Atrativos desfrutados - Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade


Como a família Baruffi fez uma parada estratégica em Léon, aproveitaram para conhecer mais a cidade. Assim, fizeram passeios bem turísticos, visitar igrejas, monumentos, museus, tour gastronômico pelos restaurantes.



Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade




5. Para inspirar outras famílias - Caminho de Santiago de Compostela em Família



Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade
Centro da cidade de Léon - Espanha


Para inspirar outras pessoas de diferentes idades, a Elisa deixa o seu depoimento: 


Apesar de acompanhar o planejamento dos meus pais sobre o Caminho de Compostela, foi só vendo eles lá que entendi de fato o que é o caminho. E me deu muita vontade de fazer um dia [por completo]. Hoje penso em fazê-lo [por completo] quando tiver 40 anos, vamos ver como será!
Conheci peregrinos que se tornaram amigos deles, ouvimos histórias impressionantes. E, o melhor, foi ver minha mãe, que não fala nenhuma outra língua, se comunicando com uma tailandesa e as duas batendo altos papos!! E ela ainda dizer pra mim que adorou minha mãe e a achou super alto astral e que, de fato, a entendia.
Minha mãe até me mandou uma foto de uma outra mãe que fez o Caminho de Santiago inteiro com a filha bebê. Ela adaptou o carrinho da bebê dela e foi empurrando. Saíram do mesmo ponto na França, ou seja, ela fez também mais de 800km andando com um carrinho de bebê. Isso mostrou ainda mais pra gente que não existe viagem impossível para se fazer com bebês ou crianças, de qualquer idade. E, por isso, meus pais fizeram questão de andar com a Bia durante uns 2 km para dar início ao percurso dela! Depois continuamos de carro até Astorga, e ela recebeu os carimbos no passaporte dela. Com isso, ela já tem o início da história que, um dia, poderá voltar e finalizar da forma como desejar. 

 


Caminho de Santiago de Compostela na Melhor Idade
Catedral de Léon - Espanha


E então? Sentiu-se inspirado? Conta aí pra gente! 

Até a próxima Expedição em Família!

 


*Todas as imagens e informações foram gentilmente cedidas pela Elisa @anabiademochila e a utilização autorizada! E o Expedições em Família agradece imensamente! 




  1. Sempre tive curiosidade sobre o Caminho de Santiago de Compostela desde que li sobre em um dos livros de Paulo Coelho. Acho incrível quem encara o percurso e depois de ver o casal da melhor idade dando um bom exemplo, a gente até se inspira. Agora foi uma surpresa saber que existe uma rota no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Eu, meu marido e meu filho temos muita vontade de fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Só não fizemos ainda pq está difícil coincidir as férias dos três. Mas um dia a gente faz. Já salvei aqui essas suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, que post incrível. Sonho em fazer o Caminho de Santiago de Compostela. E ver uma família. inclusive com pessoas na Melhor Idade, foi sensacional! As dicas estão preciosas. Eu adorei!

    ResponderExcluir
  4. Gente, amei essa viagem! Caminhos de Santiago de Compostela na melhor idade dá certo demais!

    ResponderExcluir
  5. Nossa agora senti vergonha. Não posso mais inventar desculpas para não fazer essa caminho. Imagina pessoas na melhor idade fazendo o percurso, e com criança de colo? Eu acho um caminho incrível, assisti a um documentário no netflix e fiquei babando pelo caminho de santiago de compostela mas sou preguiçosa mesmo. Será que um dia me animo? acho que com esse post vou ter q ter coragem :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei saber sobre o caminho de santiago na terceira idade. Nao tinha ideia que tinham varias opcoes, e com trajetos ate curtos. bem legal!!!achei que era mais complicado. me tirou varias duvidas ,,,

    ResponderExcluir
  7. Deyse, amei esse post, me incentivou a a fazer essa trip. Quando estive em Portugal, vi vários peregrinos e dei a celebre desculpa que não tinha disposição, agora lendo seu post, fiquei ate com vergonha 🙈, kkkkk. Vou começar a pensar nessa viagem pós pandemia.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse seu post. Foi inspirador. Eu tenho pensado muito em fazer um monte de coisas que não fiz quando jovem e posso realizar agora, o Caminho de Santiago é um deles. Tenho pensado muito em fazer um intercâmbio, experiência que também não tive de realizar quando era jovem.
    E acho que cada vez mais temos que pensar no quanto o mundo mudou e estamos vivendo mais, melhor e bem mais ativos, portanto, sempre é tempo de fazer alguma coisa que você tinha vontade e por diferentes razões, não pode realizar.
    Obrigada por nos inspirar
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Que legal! vou mostrar o seu post ao meu marido, ele é doido para fazer o caminho de Santiago de Compostela. Tá tudo muito explicadinho, facilita muito para quem quer fazer o trajeto. Quem sabe a gente não se anima?! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Visitamos Santiago de Compostela ano passado, pulando etapas, já que nao fizemos nenhum dos caminhos possíveis e adorei. Ainda pretendo fazer o Caminho de Santiago de Compostela e na melhor idade deve ser melhor ainda.

    ResponderExcluir
  11. Ando a planear o Caminho Português da costa (é o que vc menciona), mas existem várias rotas no país, para quem sai do interior de Portugal por exemplo. Esta família é uma inspiração. Espero concretizar esta aventura em breve e levar o meu filho junto

    ResponderExcluir
  12. Que interessante esse post e relato sobre o Caminho de compostela na melhor idade! Amei saber um pouco mais e ler as dicas. Eu não curtia muito esse tipo de turismo mas fiz uma caminhada de dois dias pelas montanhas do Myanmar e me apaixonei :)

    ResponderExcluir
  13. Que beleza de postagem! Apesar de ser dirigida à melhor idade, serve para qualquer pessoa. Muita gente não faz o Caminho de Santiago por ter medo de não aguentar, ou de sentir mais cansaço que prazer, mesmo ainda não tendo chegado lá. Meu caso, hehehe Parabéns e obrigada por ter me proporcionado esse estímulo.

    ResponderExcluir
  14. Que post maravilhoso! Super completo!! Sempre tive vontade de fazer o Caminho de Santiago de Compostela e agora com bebê em casa vejo que isso é possível! Minha mãe tem vontade também então, fica de estímulo pra ir com a família toda! Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  15. normeide neto de carvalho27 de outubro de 2020 06:11

    O Caminho de Santiago de Compostela está no meu planejamento de viagens. Assim, fiquei bem curiosa para ler o seu post Caminho de Santiago para a melhor idade. Foi ótima a leitura, muitas informações importantes e excelentes dicas. Adorei

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search