27 julho 2020

A Rota do Enxaimel em Pomerode


A Rota do Enxaimel em Pomerode



Conheça agora a Rota Turística mais famosa de Pomerode, na cidade mais alemã do Brasil, a Rota do Enxaimel.


A Rota do Enxaimel em Pomerode



Pomerode é uma cidade situada no Vale Europeu em Santa Catarina.  Ela foi colonizada pelos alemães na segunda metade do século XIX e é considerada a cidade mais alemã do Brasil. 
Uma das atrações da cidade é a Rota do Enxaimel que, em síntese, percorre as estradas de terra da zona rural do município, mais especificamente na comunidade de Testo Alto, onde há uma concentração considerável de edificações em estilo Enxaimel.


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


Então, se você quer desfrutar de um turismo de experiência no pós pandemia no Brasil, percorrer a Rota do Enxaimel é uma das possibilidades. Confira mais possibilidades de viver um Turismo de Experiência pelas regiões do Brasil.


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


Localização da Rota do Enxaimel em Pomerode


Veja os detalhes no Mapa

 



Como percorrer a Rota do Enxaimel em Pomerode


Você pode percorrer de carro próprio ou alugar um carro e não precisa ser 4x4. Estávamos em um carro de passeio e deu super certo, pois as estradas estavam muito boas. Faça uma busca dos melhores veículos com os melhores preços com a Rentcars.
Há também quem faça esse percurso de bicicleta, ou de carro de mola (bem típico na região), ou de jeep, por meio de empresa de turismo da região.


Quem pode percorrer a Rota do Enxaimel em Pomerode


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


E foi essa rota um dos grandes motivos que nos levou a conhecer a cidade. De fato, trata-se de um passeio incrível e que pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive em família e com criança pequena. A nossa menina, por exemplo, estava em seu primeiro aninho de vida e se deu muito bem percorrendo o caminho conosco. Ela ficou atenta à paisagem que via pela estrada, paisagem esta que é bucólica, linda, adornada pelas edificações nesse estilo especial!


O que são as casas em estilo Enxaimel em Pomerode


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


As edificações em estilo Enxaimel constituem em uma das heranças legadas pelos imigrantes alemães e que foram preservadas por seus descentes.
As casas Enxaimel são feitas de estruturas de madeiras encaixadas e tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa. As divisões da estrutura da casa são sustentadas por conjuntos de estacas e caibros que podem ou não ficar aparentes na fachada. 


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu

A fundação da casa se faz por conjunto de pedras ou de tijolos, mas vimos algumas com blocos de concreto também. E é justamente por esse detalhe que é possível que elas sejam desmontáveis, podendo ser levadas pra serem montadas em diferentes lugares. 


A Rota do Enxaimel em Pomerode


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


Bucólica e charmosa é como definimos essa rota ao percorrê-la, com cenários tranquilos, onde o tempo parece ter parado. Aquele lindo cenário bucólico da zona rural pomerodense, onde as edificações estão inseridas, foi tombado como Paisagem Cultural Brasileira pelo IPHAN. 
O roteiro é cercado pela bela natureza tão típica das zonas rurais, propriedades com suas plantações e criações de animais, instrumentos e maquinários de labor com a terra de uma comunidade hospitaleira, pronta para te apresentar suas riquezas culturais, seus costumes típicos e o seu cotidiano. 


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


A grande quantidade de casas Enxaimel (dizem que são mais de 200) faz de Pomerode o local com mais edificações nesse estilo, fora da Alemanha. Adentramos de carro à bucólica região rural, percorremos cerca de 16 km pra fazer a Rota do Enxaimel, onde consta, aproximadamente, 60 casas nesse estilo arquitetônico tão típico da Alemanha.

 

O que Mais ver ao longo da Rota do Enxaimel em Pomerode


Para além de todo o conjunto, composto por um cenário de estradas de terra, margeadas pela bela natureza, as propriedades rurais e as edificações em estilo enxaimel, você vai ver também:
 

a. Portal Norte ou Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege” - Rota do Enxaimel em Pomerode


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu
Divulgação Pref. Pomerode


Trata-se de uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin da cidade que foi capital da Pomerânia (de onde vieram os primeiros imigrantes que colonizaram Pomerode). 
Endereço: Rua Presidente Costa e Silva 
 

b. Casa Comercial Weege (Feira do Produtor) - Rota do Enxaimel em Pomerode


A casa comercial onde hoje funciona a Feira do Produtor é uma edificação em estilo enxaimel, foi tombada em nível federal pelo IPHAN e é o ponto de partida da Rota do Enxaimel. Enquanto Feira, faz a venda produtos diretamente do produtor rural como hortaliças, legumes, frutas  e flores, além de  embutidos, conservas,quitandas e doces. 
Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 677.
Funcionamento: apenas aos sábados, de 7h30 às 12h30.

  

c. Casa Siewert - Rota do Enxaimel em Pomerode


Conhecemos a Casa Siewert, cuja família chegou ao Brasil em 1869, mas, segundo a atual proprietária e que nos recepcionou, a propriedade pertence aos Siewert desde 1896. A casa é aberta à visitação e a visita é guiada pelos próprios proprietários. 


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


Como a família reside em seu interior, a visita só pode ser feita na área externa da propriedade. Ali a proprietária nos contou a história da família, nos apresentou as casas de máquinas e ferramentas de trabalho dos antepassados, a área de cultivo. 


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


Além de diversas curiosidades como o fato de ser muito comuns aos pomerodenses conversarem, entre si, em alemão. As crianças, por exemplo, já são bilíngues.

Os Siewert produzem doces e geleias, a que chamam de Muss, que ficam expostas à venda. Nós aproveitamos e compramos uma geleia de laranja e tangerina. Frutas essas colhidas no pomar da família. 
Endereço: Rua Testo Alto, 8019.
Funcionamento: aberto a visitante individual, cicloturista e grupos. Agendamento: (47) 3387 3383

Após a visita à Casa Siewert, entramos no carro e continuamos percorrendo a estrada de terra e, ao longo do caminho, avistamos diversas outras casas em Enxaimel compondo aquele idílico cenário pomerodense.


d. Cemitério dos Imigrantes - Rota do Enxaimel em Pomerode


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


Percorrendo a rota, ao longo da estrada de terra do Texto Alto, nos deparamos com o cemitério dos imigrantes. Segundo consta, esse campo santo foi construído ainda na segunda metade do século XIX e tem influências luteranas.


A Rota do Enxaimel em Pomerode - Vale Europeu


É um dos cemitérios mais antigos de Pomerode e os túmulos dos imigrantes, bem conservados, possuem inscrições no idioma germânico.
Endereço: Rua Progresso. Testo Alto, Pomerode - SC,


Essa é uma rota turística bem concorrida na região e que vale muito a pena percorrê-la para conhecer um pouco mais de perto, a cultura e costumes de vida dos descendentes dos alemães. Amamos o lugar, sua história e cultura.

Além da Rota do Enxaimel, Pomerode possui outras rotas turísticas como a Rota dos Museus e a Rota dos Imigrantes. Confira tudo em nosso post Pomerode – o que fazer na cidade mais alemã do Brasil. 

Você vai curtir também:


Até  próxima Expedição em Família

  1. Pomerode está no topo da minha lista para pós pandemia. Estou mais apaixonada ainda com esse seu post sobre a rota do enxaimel. Que lugar perfeito. Sério, aumentou ainda mais minha vontade conhecer essa graça de lugar.

    ResponderExcluir
  2. Pomerode deve ser um lugar encantador ! Sou louca para conhecer!! Adorei seu post e me deu ainda mais vontade de conhecer a rota do Enxaimel

    ResponderExcluir
  3. Espero conhecer Pomerode, em breve. Adoro esse estilo de casas.
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia relembrar de Pomerode, Deyse. Estive na cidade em 2016 e fiquei apaixonada pelas construções da rota do enxaimel em Pomerode. Parece que estamos em outro país, bem longe do Brasil, rsrs. Um lugar encantador, com certeza uma ótima dica de viagem em nosso país. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post sobre Pomerode. Eu tenho um projeto chamado "Mulheres Mundo Afora" e tínhamos uma viagem para Pomerode, que eu ainda não conheço, em abril, mas ai veio a Pandemia e tudo foi cancelado. Espero conhecer em breve e já tenho muitas dicas.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que incrível essa Rota do Enxaimel! Passei muito rápido por Pomerode e acabei não conhecendo todos esses lugares. Adorei essa dica!

    ResponderExcluir
  7. Ano passado nós fizemos uma road trip maravilhosa pela serra catarinense. Foram dias deliciosos! A rota do enxaimel em Pomerode estava em nossos planos, mas como viajar de carro tem essa coisa mais livre, terminamos não tendo tempo de ver as casas Enxaimel brasileiras. Vi muitas delas na Alemanha e queria ver aqui também. Passada a pandemia, quem sabe não voltamos?! :)

    ResponderExcluir
  8. Já estive em Pomerode e não fiz A Rota do Enxaimel, depois de ver toda essa beleza eu já quero voltar!

    ResponderExcluir
  9. Que delicia que é essa rota do Enxamel em Pomerode. Quando eu fui queria ter ficado mais tempo na cidade para poder fazer esse passeio. Mas passei apenas uma tarde na cidade, e era Osterfest, então tinha muita coisa pra ver lá no centro.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search