28 novembro 2019

As Expedições em Família pela Estrada Real



Conheça agora o nosso Projeto As Expedições em Família pela Estrada Real!



As Expedições em Família pela Estrada Real




Esse é o nosso projeto: As Expedições em Família pela Estrada Real!

Ele foi oficialmente apresentado ao público do Instagram em 26 de setembro de 2019, em comemoração ao aniversário da expedicionária Deyse (que agora vos escreve). 
Dias antes realizamos um Quiz bastante divertido via Story, solicitando que nossos seguidores e visitantes adivinhassem o local onde estávamos na foto abaixo.






Para quem participou, viu que esse Monumento é o Marco Zero da Estrada Real e que está situado em Santa Cruz de Minas, a (+-)147 km de Belo Horizonte. Você conhece esse município mineiro?

O Marco Zero da Estrada Real foi implantado nas proximidades da Cachoeira Bom Despacho em comemoração à parceria realizada entre o Instituto Estrada Real e o Ministério do Turismo para a sinalização turística do Eixo Principal da Estrada Real.






Essa imagem foi registrada pela equipe do Focus Image no Marco da Estrada Real na MG 262 entre Sabará e Caeté, por ocasião de nosso ensaio externo de casamento. Nada mais natural do que um casal de historiadores, que se conheceu e se fez profissionalmente ao longo dessa Estrada, ali registrar a sua união, né?

Você sabia que a Estrada Real é a maior rota turística do país? São mais de 1630 km de extensão, passando por Minas, Rio e São Paulo. Ela surgiu em meados do século XVII quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os trechos para o tráfego de ouro e diamantes de Minas até os portos do Rio.

Você sabia que essa rota possui 4 caminhos?

➡️Caminho Velho
➡️Caminho Novo
➡️Caminho dos Diamantes
➡️Caminho Sabarabuçu


Marco em Carrancas no Caminho Velho







Contextualizando, o projeto “As Expedições em Família pela Estrada Real” surgiu há mais de 10 anos (com outro nome, #TBT das fotos). Contudo, por diversas questões, não logramos dar continuidade. Ao retomá-lo, pretendemos concretiza-lo gradativamente, conciliando com nossas atividades laborais e funções de PAIS.








Nosso objetivo, ao (RE)lançar esse Projeto, é percorrer as cidades da Estrada Real, conhecer e resgatar as tradições do itinerário “do ouro”, potencializando o turismo (o que ver, onde comer, dormir), evidenciando a história, os modos de vida, a identidade cultural, as belezas regionais, enfim o NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL, ainda muito desconhecido pelos próprios brasileiros.

Compartilharemos informações e nossas experiências que adquirimos durante as nossas expedições, aliadas aos nossos conhecimentos profissionais, todos embasados em fontes documentais, monumentais, teóricas e pela tradição oral.

Indicamos desde já uma consulta ao site do Instituto da Estrada Real, onde inclusive obtemos o mapa abaixo.

Além deles, você pode encontrar diversas outras informações pertinentes, como, inclusive, para obter o seu Passaporte da Estrada Real.





Mapa do Caminho velho da Estrada Real. Fonte: Instituto Estrada Real


Com o projeto, já em curso, em desenvolvimento, pretendemos prestar um serviço, uma contribuição relevante à sociedade, evidenciando, sobretudo, aspectos e curiosidades que não foram, ainda, evidenciados pelo roteiro oficial.
De maneira metodológica, as postagens serão divididas por categorias seguindo cada Caminho anteriormente mencionado.
Como temos várias cidades percorridas, pois já são mais de 10 anos na Estrada Real, realizaremos as postagens com as diversas expedições obedecendo essa metodologia. 
Desejamos que a sociedade compreenda a relevância do nosso projeto para a nossa história e nos ajude a divulgá-lo. 😁
E você? Também coleciona fotos com os Marcos da Estrada Real?

Clique na imagem e salve esse e outros Pins!




Compartilha com a gente no INSTAGRAM usando #expedicoesemfamilia e repostaremos no Stories.👨‍👩‍👧 .

Continue e viaje nessa expedição conosco! Até os próximos posts!

  1. Puxa, 10 anos??? Muitas histórias vivenciadas…. será fantástico acompanhá-las. 😘

    ResponderExcluir
  2. Uau! Sensacional!! Que projeto fantástico. Muito sucesso e parabéns pela criatividade, originalidade e iniciativa. Sem dúvida, o projeto de vocês prestar um favor à sociedade, é de fato de utilidade e de relevância para a nossa cultura e história voltado ao turismo.

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Que bacana o projeto em família de vocês. E há 10 anos na Estrada Real, mostra que realmente vocêssabem do que falam. Excelente contribuiçãoà sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Tá aí uma rota que sempre sonhei em fazer. Tenho até o mapa colado na porta do escritório. Amei o post e vou acompanhar tudo

    ResponderExcluir
  5. Conheci o projeto no Instagram e de cara me apaixonei. Ainda quero conhecer de perto um pouco desse lugar repleto de história e belezas! Achei sensacional o registro de casamento!

    ResponderExcluir
  6. Achei o máximo esse projeto em família e já sei onde vamos pegar todas as informações quando finalmente formos conhecer Minas. Adoramos História e vai ser muito bom aprender mais com vocês. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. A Estrada Real deve se mesmo um encanto. Já vimos a placa da estrada mas não tivemos tempo ainda de conhecer ! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Esse projeto é incrível! Essa estrada tem muito para nos contar! Como mineira, me sinto na obrigação de levar meus filhos para uma expedição assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho! Ficamos bem felizes em ler seu comentário! Espero que nosso trabalho ajude na viagem de vocês! E volte aqui pra nos contar! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  9. Como historiadora e mae de Uma brasileirinha nascida fora do Brasil, amo Esse projeto! Qué maravilha ver a nossa história sendo valorizadam. Sera nosso Guia para essa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o carinho e por nos acompanhar, ficamos bem felizes quando alguém gosta de nosso trabalho. Espero que nosso trabalho ajude na viagem de vocês! E volte aqui pra nos contar! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  10. Que projeto bacana o de vocês, adorei conhecer sobre o caminho real. Parabéns pelos 10 anos de estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, é um projeto de família que temos o prazer de desenvolver. Agradecemos a visita ao nosso Blog! Volte sempre!

      Excluir
  11. Expedições em família pela ESTRADA REAL é esse projeto incrível, nos mostra os lugares dessa rota ( maior do Brasil), com seus 4 reais caminhos. É como voltar no tempo e percorrer os caminhos do itinerário do " ouro", com os 2 historiadores e a mascote ( filha)! Nos seus blogs há várias ótimas indicações sobre o tema, a existência do Instituto da Estrada Real, de como tirar o "passaporte" estrada real e muito mais. Muito bacana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que descrição linda, obrigada por nos acompanhar desde o início do nosso projeto e tanto nos animar a cada conquista! Obrigada pelo carinho e pela visita em nosso blog!

      Excluir
  12. Eu não sabia sobre os quatro caminhos. Adorei o projeto de vocês, vi quando lançaram no insta e desde então ansiosa para ver tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o carinho e por nos acompanhar, ficamos bem felizes quando alguém acompanha nosso trabalho. Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  13. Que demais esse projeto! Ansiosa para conhecer mais

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo projeto tão interessante e útil! Aqui no Brasil temos roteiros, caminhos e travessias fantásticos que não são conhecidos pelos próprios brasileiros! Nós como blogueiros de viagem podemos e devemos contribuir com a divulgação desse tipo de lugar, para ajudar o turismo nacional a crescer! Muito bacana, vou acompanhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito felizes em ler seu comentário! Agradecemos o carinho e por nos acompanhar! Obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  15. Oie! Passei por aqui! Muito legal essa rota da estrada real! Não conhecia! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Nossa Deyse, eu já acompanho aqui o blog e as expedições em família pela estrada real mas não sabia como começou esse projeto. Amei. Eu amo essas fotos externas de casamento que refletem de fato a sintonia do casal, e não fica aquelas fotos repetitivas cliches de casamento. Acho muito válidos buscarmos nossa essencia e externar quem somos de fato. E que bom que esse projeto é muito autêntico e está dando ótimos resultados. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Belo projeto! Realmente, vocês estão prestando um inestimável serviço a todos que querem conhecer essa rota turística, cheia de história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Ameei as expedições, as fotos, tudo! Que delícia conhecer a Estrada Real desse jeito. Eu tive pouco contato em minha viagem para MG, preciso planejar de conhecer melhor.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search