08 janeiro 2022

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

Conheça  quais são as trilhas e caminhadas no Santuário do Caraça

São várias as trilhas e caminhadas, cerca de 23, existentes dentro do Complexo do Caraça e que o hóspede pode desfrutar. Elas estão divididas entre trilhas e caminhadas que o hóspede pode fazer sem guia e as que ele pode fazer com o guia.

Na recepção do Santuário está disponível um guia informativo sobre as trilhas, sua descrição, o grau de dificuldade, a distância e para que tipo de pessoas elas são recomendadas.

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

As trilhas estão todas sinalizadas e o caminho está em bom estado. Evidentemente que cada trilha é indicada a um tipo de pessoa diferente. Há trilhas consideradas leves, suportáveis para pessoas de qualquer idade. Já outra trilhas são consideradas médias e difíceis ou pesadas.

Assim, é possível fazer as trilhas e caminhadas de modo seguro e ter acesso às diversas atrações naturais e contato direto com a biodiversidade local.

Conheça agora quais são as trilhas e caminhadas no Santuário do Caraça!

Trilhas que não exigem acompanhamento dos guias -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Cascatinha -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

A trilha da Cascatinha está localizada a 2 km do Santuário e é considerada de fácil acesso. A Cascatinha é formada por 4 quedas d’água e 4 piscinas naturais e mede 40 metros. Suas águas nascem acima das quedas e de lá elas caem pelas pedras, formando um pequeno lago.

Suas águas são puras e espumantes, com uma coloração em tom amarelado e cor de ouro.

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

Pelo que percebemos, essa é a trilha mais percorrida e o atrativo mais visitado, justamente por estar próximo à sede do santuário. Para e chegar à Cascatinha, basta partir  à direita no estacionamento dos visitantes.

A Cascatinha é visitada durante todo o ano, durante as épocas frias e de calor. Durante o trajeto, passa-se nas imediações do campo de futebol, a Prainha e a Bocaina.

Cascatona -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

A Cascatona fica bem mais distante da sede. Sua trilha é de 6 Km, passando por uma área de Mata Atlântica fechada por árvores e com caminhos relativamente fáceis e moderados, com regiões acidentadas e íngremes.

Da Cascatona é possível percorrer até o Oratório, onde é possível ter bela vista panorâmica e descer até os poços da cachoeira, por um caminho muito escarpado e íngreme.

O trajeto indicado é ir da Cascatona descendo a ladeira da Casa das Sampaias. Depois da Casa é preciso virar à direita, onde indica o caminho para o Cruzeiro.

Bocaina -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

A Bocaina é um grande desfiladeiro que se encontra-se entre o Pico do Inficionado e a Caraça. A sua trilha tem 5 Km, aproximadamente, passando pelo caminho da Cascatinha. Virando a  direita na terceira entrada, é necessário atravessar o rio e continuar em frente.

Quando se vai até a Bocaina pela trilha da Pedra da Paciência, segue-se em frente, descendo até sua base, seguindo as setas indicativas, pintadas na rocha.

Não é recomendado fazer essa trilha em tempos de chuva, pelo rio ter seu volume aumentado.

Pelo caminho até a Bocaina você vai encontrar as belas montanhas e campos, quedas d’água, piscinas naturais e córregos.

Tanque Grande -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

A trilha para o Tanque Grande é curta, tendo menos de 2 Km. Parte-se da estrada asfaltada até a Casa da Ponte. Em seguida, vira-se à esquerda, por uma trilha muito fácil de ser percorrida e bem plana. Na primeira bifurcação, vira-se à direita, caminha mais um pouco e pronto, se chega ao Tanque.

Trilha dos Pinheiros  -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

A trilha para os Pinheiros também é curta e não gasta nem 2Km, sendo também facilmente percorrida, por ser bem plana. É necessário apenas descer a estrada asfaltada até a Casa da Ponte e entrar a primeira esquerda.  É a mesma trilha que leva ao Banho do Belchior. De lá dos Pinheiros é possível avistar o perfil do gigante deitado na Serra do Espinhaço, a Caraça.

Taboões -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Os Taboões estão localizados a 4 Km do da sede do Santuário do Caraça e pode-se ir de carro até um certo ponto da estrada asfaltada. Há uma placa indicativa que avisa entrar à direita, caminhando por uma trilha por 10 a15 minutos, aproximadamente.

Importante dizer que a trilha possui uma bifurcação, porém, ambos os caminhos levam aos Taboões. Pela direita você chegará a uma grande piscina natural e pela esquerda você chegará às corredeiras formadas pelo leito rochoso do Ribeirão Caraça. Os Taboões são belíssimo e oferecem áreas para descanso e lazer, podendo nadar e se banhar.

Banho de Belchior -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

A trilha para o Banho do Belchior tem uma distancia de cerca de 2km, partindo da sede do Santuário e se chega até a partir da estrada asfaltada até à Casa da Ponte. Em seguida, vira-se para a trilha à esquerda.

Quando se chega à primeira bifurcação, é precioso caminhar pela da esquerda. Na segunda bifurcação, pega-se a trilha da direita. Na terceira bifurcação, pega-se a trilha da direita.

O Banho do Belchior é uma corredeira de água, que  cai pelas rochas e formando piscinas naturais. O caminho é considerado de fácil acesso, sem muitas e plano.

Piscina -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

A Piscina do Caraça está localizada a menos de 2 Km da sede do Santuário. Para se chegar nela parte-se pela estrada asfaltada, até à placa indicativa, quando se deve virar à esquerda. É dos poucos lugares do Caraça aonde se pode ir de carro.

Se encontra em um pequeno descampado, sendo rústica, sem ladrilhos e com água corrente. Um local muito apropriado para o descanso, o lazer e a confraternização.

Lá tem também o Mirante da Piscina, de onde se pode ver a Serra do Espinhaço, o Tanque Grande, a Bocaina e a beleza da natureza do Caraça.

Cruzeiro -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

Este Mirante é considerado de fácil acesso, porém, em nossa opinião, para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, ela não é recomendada, por possuir trechos íngremes e de difícil acesso, pedras escorregadias e mata fechada e troncos caídos.

Sua  caminhada leva aproximadamente 2 km, a partir do santuário, passando em frente a Casa das Sampaias. De lá se tem uma vista magnífica do Complexo arquitetônico do Caraça. Muito gratificante chegar ao mirante do cruzeiro e de lá poder ver a maravilha da paisagem e respirar ar puro!

O melhor é ir no fim da tarde para avistar o pôr do sol.

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça
Vista a partir do mirante do cruzeiro

Gruta de Lourdes -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

A trilha que leva à Gruta de Lourdes é a mesma que leva para a Capelinha. Ela se inicia no estacionamento dos visitantes, seguindo em frente, perto do lago dos patos. Já estando na Capelinha, vira-se o caminho à sua esquerda, atravessa-se um pequeno riacho até a rocha. A partir dessa rocha, há uma seta pintada, indicando que se deve descer. Em seguida, há outra seta indicando que se deve virar à direita. Descendo a trilha, siga à esquerda até a Gruta.

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

A trilha da Gruta de Lourdes é de 3 Km, sendo bem íngreme e com muitas dificuldades durante o caminho, exigindo certo preparo físico e muita disposição dos visitantes.

Capelinha -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Do mesmo modo da trilha à Gruta de Lourdes,  a trilha para a Capelinha do Coração de Jesus também é pesada, difícil, mas tem apenas  de 2 km. A trilha se inicia no estacionamento dos visitantes, perto do lago.

É bastante íngreme, mata fechada em alguns trechos, pedras escorregadias que em certos pontos precisam ser escaladas, exigindo certo esforço para ser totalmente percorrida, devido à altura da Capela, que está a 200 metros acima da sede do Santuário do Caraça. Mas é possível ir, nossa filha, na época com 4 anos, foi e se divertiu muito!

Em um dos trechos, mais no alto, de onde já se pode ver o a sede do santuário Caraça, existe um cabo de aço com a finalidade de ajudar os trilheiros na subida pelas  grandes pedras.

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

Contudo, para quem precisa fazer menos esforço, existe uma trilha, preparada em modo de escada,  desviando, em parte, o trilheiro da escalada dessas pedras. Logo depois dessas grandes pedras, chega-se à Capelinha.

Trilha da Prainha -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

A Prainha é um pequeno trecho de água formado pelo Ribeirão Caraça, e onde tem às suas margens uma camada de areia finíssima.

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

A trilha, de menos de 1 km, é considerada de fácil acesso, sem dificuldade e plana, podendo ser realizada durante todo o ano.  Recomendado para crianças e idosos.

Tem-se acesso à Prainha a partir da trilha que vai para a Cascatinha, no estacionamento de visitantes.

Banho do Imperador -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

O Banho do Imperador é um dos lugares mais procurados do santuário para lazer e confraternizações. Ele fica a poucos metros da sede, bastando apenas descer pela estrada asfaltada

Segundo consta, o Banho do Imperador era um local, onde, na época do Colégio, os alunos tomavam banho. E quando o Imperador Dom Pedro II visitou o Caraça, ali ele se banhou. Assim o local ficou conhecido.

Ponte do Bode -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

Para se chegar à Ponte do Bode, a trilha é bem tranquila e fácil. Basta descer a estrada asfaltada, e logo se verá uma placa indicando a pequena trilha à esquerda.

Trilhas que exigem acompanhamento dos guias -  Trilhas e Caminhadas no Santuário do Caraça

No Santuário existem algumas trilas muito, mas muito difíceis de serem realizadas e que também necessitam de guias, Guias Cadastrados no Caraça, preparados e conhecedores da região para nos acompanhar. São trilhas que chegam aos picos da Serra do Caraça.

A Serra possui sete picos: Pico do Sol (o mais alto da Cadeia do Espinhaço, 2072m), o Pico do Inficionado (2068m), o Pico da Carapuça (1955m), o Pico da Canjerana (1890m), Pico da Conceição (1800m), Pico Três Irmãos (1675m) e o Pico da Verruguinha (1650m).

Não fizemos nenhuma dessas trilhas, mas segue a lista para o conhecimento dos interessados:

Trilha para o Pico da Carapuça
Trilha para o Campo de Fora
Trilha para a Gruta de Bocaina

Trilhas e Caminhadas - Turismo de Isolamento no Santuário do Caraça

O atrativo natural do Santuário do caraça foi inserido na Zona de Proteção da Unidade de Conservação, é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça. A visitação está restringida a até 11 pessoas por dia, contando com o guia cadastrado no Santuário do Caraça.

Aproveitem a natureza, cuide dela e se cuide!

Até a próxima Expedição em Família!

1. Excelente sua dica de turismo de isolamento Deyse. Nesse momento que estamos passando essas trilas e caminhadas são ótimas opções.Adorei!

ResponderExcluir
  2. Que delicia de viagem! Nesse momento com a nova variante no ar, a melhor coisa é fazer turismo de isolamento. Vai pro meio do mato, em contato com a natureza, sem ninguém por perto, podendo fazer caminhada sem máscara, tomando o sol e respirando ar puro sem medo de virus. Não conhecia esse santuário de Caraça. Achei lindo. Essas trilhas são ótimas pra queimar caloria e ainda ter esse contato gostoso com a natureza sem medo de ser feliz

3. Deve ser super refrescante na atualidade o Turismo de Isolamento e quando é feito rodeado por um local tão bonito e cheio de trilhas interessantes ainda deve ser mais entusiasmante. Adorei o vosso post

4. Que delícia ver essas trilhas e caminhadas Deyse! Tem tanta coisa bacana para se conhecer nesse Brasil né? Adorei o Santuário do Caraça, não conhecia

ResponderExcluir
  5. Quero muito levar meus pequenos para conhecerem o Santuário do Caraça. Adorei essas dicas de trilhas e caminhadas!

6. Adoro fazer trilhas e caminhadas e quero muito conhecer o Santuário de Caraca, vai ser ótimo unir as duas coisas.

7. O Santuário do Caraça é um verdadeiro paraíso para quem ama fazer trilhas e viver ao ar livre, em contato com a natureza. Você uma ótima dica de turismo de isolamento!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search