07 junho 2021

Praças em Belo Horizonte - Piquenique ou com Parquinho

 Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


Conheça agora as melhores opções de Praças de Belo Horizonte para seu piquenique ou com parquinho para as crianças!


Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho


Indicaremos agora algumas Praças de Belo Horizonte que costumamos levar a nossa filha. São pracinhas públicas que tem parquinho gratuito, brinquedos pagos e espaços para fazer piquenique.


Praça do Papa - Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


A Praça do Papa é bem conhecida pelos mineiros e turistas, sendo um maravilhoso ambiente de passeio para todas as idades. Originalmente, seu nome era Praça Israel Pinheiro, proém, após a missa campal realizada pelo então Papa João Paulo II, em 1980, ela passou a ser chamada de Praça do Papa. 


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


Por isso foi construído um monumento em homenagem ao religioso. De lá se tem uma bela vista panorâmica da capital, e o pôr-do-sol que se vê de lá é encantador! Para além disso, detém um grande espaço gramado para piquenique e para as crianças correrem, soltarem pipa e etc. 


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


Há também outro espaço pavimentado para as crianças correrem, andarem de bicicletas, velotrol, patins, patinete. O parquinho público é feito todo em madeira, é uma diversão à parte que reúne muitas crianças.
Endereço: Avenida Agulhas Negras, s/n - Mangabeiras



Praça da Liberdade – Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


A Praça da Liberdade é um dos lugares mais lindos de Belo Horizonte. Sua história é impressionante e está ligada à história de formação da capital. Ela foi um dos grandiosos projetos de Aarão Reis na época da construção da Nova Capital, final do século XIX e início do XX.
Na década de 1920, seus belíssimos jardins receberam influências do paisagismo francês, com traçados geométricos, como os do Palácio de Versalhes. E para quem não sabe, esse grande adro já foi local da Feira Hippie.


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


É um espaço muito bonito, especial e democrático para passeios em família e entre amigos. Para além dos bucólicos jardins e áreas arborizadas, ali você encontra coreto, fontes, esculturas, pista de caminhada, bancos para contemplação.
As crianças fazem uso do espaço para andar bicicleta, patinete e brincadeiras em geral. O espaço é muito utilizado para descanso, realização de piqueniques e manifestações culturais. Na época do Natal, a Praça fica linda com toda a decoração e iluminação especial. Vale uma visita! Conheça um pouco mais da Praça da Liberdade durante o Natal.
Endereço: Praça da Liberdade, s/n. Belo Horizonte.


Praça Marília de Dirceu – Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho



Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho



A Praça Marília de Dirceu, no bairro Lourdes, é outra ótima opção de lazer muito bacana, pra brincar, passar o tempo, fazer piquenique. Ela foi inaugurada na década de 1930 e seu nome original é João Luiz Alves. 
Contudo, por estar situada na Rua Marília de Dirceu e entre as Ruas Felipe dos Santos e Curitiba, acabou sendo popularizada com tal toponímia. A pracinha é muito arborizada, conferindo um espaço bem sombreado, fresco e arejado. Possui coreto, bancos, mesas de jogos, brinquedos e uma linda escultura de porquinho perto do gazebo.
Endereço: Rua Curitiba, s/n – Lourdes.



Praça Professor Godóy Betônico – Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho

Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho

Outro local que destacamos é a Praça Professor Godóy Betônico. Ela está locada no bairro Cidade Jardim, bem pertinho do  Museu Histórico Abílio Barreto. A pracinha tem alguns porquinhos de concreto distribuídos em sua extensão. 


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho

Para o lazer com a criançada ela oferece brinquedos como escorregador, balanços. Há também aparelhos de ginástica, bancos e uma fonte. 
Endereço: Rua Conde Linhares, Cidade Jardim, bem pertinho do  Museu Histórico Abílio Barreto.



Praça Marechal Floriano Peixoto - Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho

 Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


A Praça Marechal Floriano Peixoto e o edifício da Polícia Militar, situados no bairro Santa Efigênia, fazem parte de um conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Estado de Minas Gerais em 1984. O Quartel foi edificado em 1897 e, desde 1902 já havia comentários de que dispunha de grande valor artístico-arquitetônico, capaz de superar o quartel do Rio de Janeiro.

A pracinha está situada à frente do Quartel, separada pela Rua Domingos Vieira, toda ajardinada com largos calçamentos. Ela é ponto de encontro das pessoas. Famílias se reúnem no espaço com os filhos, fazem piquenique. 


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho

Crianças brincam no parquinho disponível, adultos fazem ginástica nos equipamentos, outros jogam bola e variados artistas se apresentam, entretendo os presentes. A Praça é um dos espaços de lazer de BH que os pais podem, durante todo ano, levar as crianças para passear. Durante o período de férias escolar há também diversas programações gratuitas no local. 
Endereço: Av. do Contorno, 3097 - Santa Efigênia.


Praça da Assembleia - Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


A Praça da Assembléia é mais um excelente espaço de lazer. Em 1895, na planta original da Nova Capital de Minas, a Praça já estava prevista, mas com o nome de Praça da Federação. Contudo, ela só aparece concretizada na Relação dos Logradouros Públicos de 1944 com o nome atual, Praça Carlos Chagas. Mesmo assim, ela era uma grande área descampada. E isso se manteve até o final da década de 1960. 

Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho

No ano de 1972, o edifício da Assembleia Legislativa de MG foi inaugurado e a praça foi popularmente denominada de Praça da Assembleia. A partir desse momento, ela passou por diversos processos de revitalização, chegando ao belo aspecto que hoje apresenta. A Praça Carlos Chagas ocupa uma grande área e em seu espaço há os jardins, o coreto, e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Por meio do projeto paisagístico de Burle Marx, ela foi considerada a segunda maior praça da cidade. 


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho

A Praça da Assembleia é um espaço de lazer e entretenimento para crianças e adultos. Ela também possui diversos brinquedos separados por faixa etária e academia ao ar livre. É espaço também para eventos, muitos deles voltados para a criançada. Ademais, devido a sua grande extensão de área livre, crianças, adolescentes e adultos aproveitam para andar de bicicleta, patinete, patins. Por ser arborizada, muitas pessoas descansam e passam tempo em suas áreas sombreadas. Há ainda bebedouro disponível para a população.
Endereço: Praça Carlos Chagas, S/N - Santo Agostinho.


Praça da Pampulha - Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho



Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


Na região da Pampulha há também belos espaços para passeios com as crianças. Na Avenida Fleming há um espaço que foi revitalizado, recebeu brinquedos, além de academia da cidade. É a Praça da Pampulha.
Esse espaço público revitalizado que se constitui em uma extensa e arejada esplanada para a prática de esportes com uma magnífica vista para a Lagoa da Pampulha. No local é possível fazer caminhadas, soltar papagaio, andar de bicicleta, patinete, correr, jogar bola, e realizar diversas outras brincadeiras.
Endereço: Rua Versília, s/n - Pampulha, Belo Horizonte


Praça Dino Barbieri - Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


Ainda na Pampulha, caminhando alguns poucos metros, chegamos à Praça Padre Dino Barbieri, da Igrejinha da Pampulha. 
Possui uma grande área pavimentada e arborizada, possibilitando uma grande área sombreada, com bancos.

Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


Lá dá para soltar pipa, andar de bicicleta, patinete, skate, velotrol, correr, jogar bola, e realizar outras brincadeiras. Além disso, o espaço oferece uma bela vista para a Igrejinha e para a Lagoa da Pampulha. 
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000



Praça Duque de Caxias - Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho


Praças em Belo Horizonte - piquenique ou com Parquinho


A Praça Duque de caxias é também conhecida como Praça de santa Tereza. stá situada em um dos bairros mais boêmios e famoso de BH, por sua relevância cultural! A praça recebe sempre a visita dsa crianças, que brincam no parquinho gratuito e nos brinquedos pagos. Ali ocorre também eventos culturais e recebe o piquenique literário.
Endereço:  Rua Mármore, Estrela do Sul e Tenente Vitorino. Santa Tereza.


Gostou das Praças de Belo Horizonte para piquenique e com brinquedos gratuitos!?!
Confira agora os Parques de Natureza em Belo Horizonte! São mais de 70 parques, escolha o seu para passear!
Conheça outros Incríveis Atrativos de Belo Horizonte para otimizar o seu passeio!


Até a próxima Expedição em Família!


  1. normeide neto de carvalho8 de junho de 2021 às 07:23

    Bom demais passear com as crianças nas praças de Belo Horizonte. Eu fiz muito isso em Salvador qdo minhas filhas eram pequenas. Acho bem legar compartilhar essa experiência, principalmente para pais e mães de pequenos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal estas praças mas eu prefiro só sentar e bater um papo e apreciar a paisagem. O pequenine nas praças de Belo Horizonte me agrada mais. E a praça da liberdade continua linda, quanta saudade. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Deyse, adorei suas dicas de praças em Belo Horizonte para piquenique ou parquinho. eu acho a Praça da Liberdade linda, dá para fazer um piquenique por lá tranquilo? Ou é perigoso?

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer as Praças em Belo Horizonte através do seu post! Fazer um Piquenique ou curtir um Parquinho é bom demais!

    ResponderExcluir
  5. Sempre que volto em Belo Horizonte, eu visito a Praça do Papa com as crianças. Depois desse post tenho novas opções! Adorei essas dicas com parquinhos e lugares para piquenique.

    ResponderExcluir
  6. Adorei essas dicas de praças em Belo Horizonte para piquenique ou com parquinho. Aqui em casa são essas atividades que mais fazemos. Obrigada por compartilhar. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas de praças. Vi que Belo Horizonte possui ótimos lugares com parquinho e para fazer um piquenique.

    ResponderExcluir
  8. As praças em Belo Horizonte são mesmo convidativas para piqueniques e para a criançada se esbaldar num parquinho. É importante a preservação desses espaços de convivência tão ricos para pessoas de todas as gerações.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a idéia de praças em Belo Horizonte pra piquenique! Au amo fazer piquenique e aqui na Espanha aliás é super comum, a gente sempre vai pros parques de sábado passar a tarde!

    ResponderExcluir
  10. É tão "europeu" curtir uma praça em uma cidade grande... eu acho o máximo! Adoro! Excelente post sobre as Praças Públicas em Belo Horizonte para piquenique ou com Parquinho, quando eu estiver por lá fazendo um piquenique, vou me sentir uma europeia hehehehe

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu adoro um piquenique! E essa sua dica de parquinhos e lugares para piquenique é perfeita. As crianças adora e os adultos também!

    ResponderExcluir
  12. BH é demais mesmo! Quantas opções bacanas de praças com parquinhos! Perfeitas opções para as férias escolares.

    ResponderExcluir
  13. Que legal essa postagem! Morei em Belo Horizonte e não conheço todas dessas praças que você listou para piquenique ou com parquinho. Minha casa era perto da Praça do Papa e fui várias vezes também, claro, à Praça da Liberdade. É impossível morar lá e não ir muitas vezes porque além de linda tem uma feirinha muito legal.

    ResponderExcluir
  14. Quantas praças incríveis em Belo Horizonte! A criança deve adorar o programa e os adultos também. Fazer um piquenique e depois olhar as crianças brincando e gastando energia em um parquinho ao ar livre é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  15. Que bom morar numa cidade com esse tipo de opção para lazer em família. Essas praças em Belo Horizonte com espaço para piquenique e com parquinho são perfeitas.

    ResponderExcluir
  16. Que bom morar numa cidade com esse tipo de opção para lazer em família. Essas praças em Belo Horizonte com espaço para piquenique e com parquinho são perfeitas.

    ResponderExcluir
  17. Tem coisa melhor que reunir a família num espaço de natureza, e curtir bons momentos de descontração? Adorei seu post Praças em Belo Horizonte - Piquenique ou com Parquinho com as sugestões.

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas de parques para piquenique em Belo Horizonte! Pra quem viaja com crianças faz toda diferença ter uma estrutura boa e um parquinho, né? Parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search