02 maio 2022

São Miguel Das Missões Jesuíticas/RS - onde dormir, comer e como chegar


São Miguel Das Missões Jesuíticas/RS - onde dormir, comer e como chegar


Saiba como chegar em São Miguel das Missões,  onde comer e onde dormir!

São Miguel Das Missões Jesuíticas/RS - onde dormir, comer, em que época ir e como chegar



São Miguel das Missões é o município do Rio Grande do Sul, situado na região noroeste do Estado, que integra a microrregião de Santo Ângelo. 

A cidade também faz parte da região das Missões, na Rota Turística das Missões Jesuíticas, juntamente a outros 26 municípios.
Mapa das Missões Jesuíticas
Mapa das Missões Jesuíticas. Fonte: Fenamilho Internacional
Veja mais detalhes sobre a Rota das Missões na imagem.



Essa cidade é um destino incrível, que guarda vestígios muito relevantes da nossa história e merece ser conhecida. E por que a nossa história merece ser conhecida?! Porque só assim conheceremos a nossa identidade e o contexto em que hoje vivemos!


Ruínas da fachada principal da Igreja de São Miguel das Missões
Ruínas da fachada principal da Igreja de São Miguel das Missões



E quando fizer as suas expedições, não deixe de contratar um Seguro Viagem, que é muito importante.


Um pouco de História... - São Miguel Das Missões Jesuíticas/RS - onde dormir, comer e como chegar


A região das Missões era antes território ocupado pelos indígenas, antes mesmo do processo de evangelização feito pela Companhia de Jesus nas colônias da Coroa espanhola na América, entre os séculos XVII e XVIII.
O contato entre o “homem europeu” e os indígenas da região se deu a partir do século XVII. A essa época, em 1632, foi fundado um aldeamento de indígenas catequizados pelos jesuítas e que recebeu o nome de Aldeamento de Itaiacecó. Essa redução estava fixada em terras próximas ao Rio Ibicui, aos pés da Serra de São Pedro.
Ruínas do Povo de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões
Ruínas do Povo de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões


Porém, pelos idos de 1637 essa redução começou a sofrer constantes ataques de bandeirantes paulistas em busca da captura de índios para servirem de mão de obra escrava. Isso provocou o deslocamento do aldeamento ao longo dos anos, até que finalmente se fixou nas terras onde hoje é o Sítio Arqueológico.


Ruínas do Povo de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões


Em função de todo esse contexto, a instalação do Povo de São Miguel Arcanjo ocorreu apenas em 1687. O Povo de São Miguel Arcanjo, que era uma das reduções do Estado Jesuítico do Paraguai, constituía, junto a outras seis reduções, os Sete Povos das Missões.
Já no século XVIII, em 13 de janeiro de 1750, foi firmado o Tratado de Madrid, que redefiniu as fronteiras das possessões das Coroas na América. Assim, ele previa, no Sul, a troca da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões Jesuíticas, situados no lado oriental do Rio Uruguai.


Ruínas do Povo de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões
Ruínas do Povo de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões


Claro que, do outro lado, houve grandes reações, tanto por parte dos missioneiros como dos indígenas, ocasionando a Guerra Guaranítica. Sepé Tiarajú, cacique e alferes-mór de São Miguel, é relatado pela história como um dos grandes líderes dessa Guerra, lutando e resistindo até a sua morte em 1756 (Dados do IPHAN).


Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões
Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo - São Miguel das Missões


Dando um salto na história....Já no século XX, ocorreu o loteamento urbano no entorno das Ruínas do povo jesuítico-guarani e partir dessa ação, a Vila de São Miguel foi criada em 1926, pertencendo ao município de Santo Ângelo. A então vila se tornou município em 1988. As Ruínas de São Miguel Arcanjo são, hoje, os vestígios que testemunharam, a presença, na região, dos jesuítas, seu trabalho de catequese dos guaranis, e a própria Guerra Guaranítica.


Como chegar a São Miguel das Missões

São Miguel das Missões está situado a 476 km de Porto Alegre pela BR 386, e a 57,4 km de Santo Ângelo pela BR285 e RS536, onde se encontra o aeroporto mais próximo.
Para chegarmos até lá, fomos de avião de Porto Alegre a Santo Ângelo. De lá, alugamos um carro.


Como chegar a São Miguel das Missões de avião

O município não dispõe de aeroporto.  Você terá que adquirir passagens aéreas para os aeroportos de Porto Alegre, ou Santo Ângelo.
Você pode adquirir suas passagens aéreas através do Skyscanner. 
Você terá que completar o trajeto até a cidade de carro ou de táxi. A cidade não é atendida por carros de aplicativo (até julho/2019).
Você pode alugar seu carro através do Rentcars.


Como chegar a São Miguel das Missões de carro

Segue abaixo os trajetos.

De Porto Alegre a São Miguel das Missões



De Santo Ângelo a São Miguel das Missões





Como chegar a São Miguel das Missões de ônibus

Da mesma forma, de ônibus, você terá que se dirigir até Santo Ângelo e de lá pegar o ônibus da Viação Antonello. Para ter acesso aos horários e valores, acesse o site.


Em que época ir a São Miguel das Missões


Em qualquer época do ano. A cidade e seus atrativos ficam disponíveis à visita dos turistas em todas as estações do ano. O Sítio fica aberto o ano inteiro, aguardando a visita dos turistas. 


Onde comer em São Miguel das Missões

Recomendamos o Café do Parque. Por lá comemos uma deliciosa pizza pela noite e almoçamos em Self-service. Comida deliciosa e o valor super justo.


Onde dormir em São Miguel das Missões

Nos hospedamos na Pousada das Missões, que fica do ladinho da maior atração, o Sítio Arqueológico.  Gostamos demais de lá, acomodações limpas e agradáveis, café da manhã maravilhoso, recepção bem aconchegante dos funcionários da pousada.

Café da manhã na Pousada das Missões
Café da manhã na Pousada das Missões

Era julho, bastante frio, e eles acenderam a lareira da recepção para nos aquecer, enquanto papeávamos, após chegar do Espetáculo Som e Luz.


Lareira na Pousada das Missões
Lareira na Pousada das Missões
E você pode fazer a sua reserva aqui na caixa Booking



Saiba também:





Até a próxima Expedição em Família!








  1. Super completo o seu post sobre São Miguel Das Missões Jesuíticas/RS - onde dormir, comer, em que época ir e como chegar. Saber um pouco da história do lugar enriquece muito a nossa passagem seja lá por onde for. Eu dou muito valor a isso, quero saber o porquê das coisas, como aconteceu etc. Esse é um lugar que eu adoraria conhecer!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search