15 junho 2020

Bate Volta a partir de Belo Horizonte - 25 Destinos incríveis

Instituto Inhotim - Bate Volta a partir de Belo Horizonte

Descubra agora os 25 Destinos incríveis para você passear partindo de Belo Horizonte em um simples Bate Volta!



Bate Volta a partir de Belo Horizonte -  25 Destinos incríveis 



Levando em conta um futuro bem próximo e a retomada lenta e gradual do turismo, estamos apostando no Turismo Doméstico! E acreditamos que essa é uma excelente oportunidade para o brasileiro conhecer o Brasil. 

Acreditamos e estamos apostando no Turismo de Isolamento, com hospedagens inseridas em meio à natureza, longe das aglomerações. E, por falar nisso, confira a nossa lista dos melhores hotéis fazenda, resorts, chalés e pousadas imersos à natureza para você realizar seu Turismo de Isolamento, desfrutar e descansar.

E, no nosso caso, um grande incentivo para o mineiro conhecer melhor o seu Estado, que além de produzir delícias gastronômicas, é riquíssimo em atrativos históricos, culturais, naturais, ecológicos. Pensando nisso, elaboramos um Guia Bate Volta com 25 Destinos incríveis para visitar, partindo de Belo Horizonte. Esse Guia orientará turistas, egressos de qualquer parte do mundo, em seus passeios por Minas Gerais. 
Note que todos os destinos escolhidos possuem até 120km, aproximadamente, de distância da capital. Ou seja, eles estão bem próximos de BH e dá pra passear bem tranquilo, curtindo os atrativos locais. Os destinos estão elencados por ordem de distância com relação à capital mineira, do mais próximo ao mais distante.


1. Sabará - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Sabará - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igrejinha do Ó - Sabará 


O município de Sabará está localizado a menos de 14km do centro de Belo Horizonte. Seu histórico de formação remete século XVII quando o bandeirante Fernão Dias adentrou a essas terras. É um das cidades que fazem parte do maior Roteiro Turístico do país, a Estrada Real. São diversos os atrativos turísticos, como o casario preservado do seu período de formação, o Museu do Ouro, o Parque Natural Chácara do Lessa, as diversas igrejas em estilos que remetem do Barroco ao Rococó, tais como da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igrejinha do Ó. A antiga Rua Direita também é um atrativo. Ela foi a mais importante da Vila do Sabará, onde se concentravam as edificações mais relevantes como o Solar do Padre Correia e a Casa da Ópera, hoje Teatro Municipal. Essa antiga Casa da Ópera recebeu as visitas de Dom Pedro I em 1831 e Dom Pedro II em 1881. A cidade promove eventos ligados à gastronomia como os Festivais da Jabuticaba e do Ora Pro Nobis. Os restaurantes com a culinária mineira e típica da cidade, bem como o artesanato, local também são destaques.


2. Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, Nova Lima - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Parque Estadual do Rola Moça - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Vista a partir do Parque Estadual do Rola Moça


O Parque, que foi criado em 1994, está situado a cerca de 25 km da capital mineira, via BR- 040. É um bem natural maravilhoso, com muitos atrativos naturais e atividades práticas em seu interior, que permitem um contato próximo com a natureza. Sua vegetação é de Cerrado e Mata Atlântica. Lá é possível uma observação mais profunda da Natureza e a realização de um turismo fotográfico a partir de seus diversos mirantes como o Mirante Três Pedras, Mirante dos Planetas e Mirante Morro dos Veados. O Parque tem muitas trilhas também, como a Trilha do Cerrado, a das Pitangueiras e a trilha da Travessia. Além das trilhas, há o circuito ciclístico e mananciais, que são visitados apenas para fins de atividades educativas. Outra atividade bacana desenvolvida pelo parque é a de Astronomia na Serra do Rola-Moça, sendo possível, em uma data específica, observar o céu, astros e estrelas.


3. Serra da Moeda, Brumadinho - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Serra da Moeda - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Vista a partir do Mirante da Serra da Moeda


A Serra da Moeda está localizada a 35,5km de Belo Horizonte, pela BR-356 e de lá é possível ter uma vista maravilhosa, sobretudo do pôr do sol, que adormece por detrás de um mar de montanhas. Esse mirante, também conhecido como Topo do Mundo, além de ser uma parada para a admiração da bela vista e fazer fotos, também proporciona um turismo de aventura. Da Serra partem voos de parapente, asa delta, de balão. Há ainda as trilhas para caminhada e ciclismo. Ali funciona o Horizontes Restaurante, com cardápio variado, que inclui pratos da culinária mineira e francesa. Lá você pode degustar pratos deliciosos enquanto observa a linda vista das montanhas e esse lindo entardecer. O restaurante é bom para casais apaixonados e para famílias.

4. Rio Acima - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Rio Acima - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Estação Ferroviária de Rio Acima



Rio Acima está situado a 37,3 km da capital mineira via MG-030 e está inserido na Rota da Estrada Real, no caminho do Sabarabuçu. No centrinho da cidade é possível ver alguns resquícios do casario antigo e da Estação Ferroviária que foi restaurada e funciona como centro cultural. Mas são os atrativos naturais os que mais fazem sucesso por lá, não é à toa que a cidade é conhecida como “cidade das cachoeiras”. Dentre eles estão a Serra do Gandarela que é um Parque Nacional e possui um mirante maravilhoso, além de ser um espaço para ciclismo. As lindas e refrescantes cachoeiras são bem concorridas como o Trem das cachoeiras, Cachoeira da Tinta Roxa, Cachoeira do Índio, Cachoeira Chica Dona e a Cachoeira Viana.


5.  Lagoa Santa - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Lagoa Santa - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Gruta da Macumba - Parque Estadual do Sumidouro - Lagoa Santa 



Lagoa Santa está a 37,7 km da capital de Minas, via Avenida Cristiano Machado e MG-010. A cidadezinha que faz parte do Circuito das Grutas de Peter Lund possui atrativos incríveis voltados para a história, arqueologia e belezas naturais. Há o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Museu Peter Lund, Museu Arqueológico da Lapinha, a Lagoa central, onde se pode pedalar pela orla. O atrativo mais famoso é a Gruta da Lapinha, inserida no Parque Estadual do Sumidouro, que possui muitas atrações e vale muito a pena conhecer. Saiba mais sobre ela em nosso post Gruta da Lapinha em Lagoa Santa - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund. As terras do Parque Estadual do Sumidouro também abrangem parte do município de Pedro Leopoldo.


6. Pedro Leopoldo - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Pedro Leopoldo - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Lagoa do Sumidouro coberta por vegetação - Parque Estadual do Sumidouro 


Pedro Leopoldo se localiza a 40,9km da capital, via Avenida Cristiano Machado e MG-424. A terra onde nasceu Chico Xavier, se tornou município no início da década de 1920, mas seu histórico remonta a memórias do período em que o lugarejo passou a fazer parte do caminho de abastecimento alimentar da região aurífera. Além disso, a sua formação cáustica favoreceu a formação de grutas e por isso mesmo guarda um precioso acervo arqueológico através de seus sítios, também frequentados por Peter Lund. Como atrativos, a cidade oferece a rota Caminhos do Chico, a Casa de Chico, o Espaço Cultural Chico Xavier, e o Parque Estadual do Sumidouro, onde há a Casa Fernão Dias, Canoa histórica, Trilha do Sumidouro, a Lagoa e o Abrigo do Sumidouro, o Paredão de pinturas rupestres, uma vasta fauna e flora preservada. 

7. Serra da Piedade - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Serra da Piedade - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Basílica Nossa Senhora da Piedade - Serra da Piedade


A Serra da Piedade está inserida no município de Caeté e fica a 52,3km via BR-381. É uma formação rochosa imponente, facilmente vista de várias localidades e tem como maior destaque o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. O Santuário resguarda a imagem da Padroeira de Minas Gerais. É nessa Serra que está a origem da Lenda do Sabarabuçu. O passaporte da Estrada Real pode ser carimbado no Santuário também. Do alto da Serra da Piedade pode-se admirar as mais belas paisagens. Ali você também encontrará a Basílica homônima, o Observatório Astronômico Frei Rosário, lanchonete, restaurante e toda infraestrutura para receber religiosos e turistas do mundo todo. Em 2012, o Governo de Minas declarou o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância para o Estado.


8. Caeté - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Caeté - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso - Caeté


Caeté está localizado a 53 km de Belo Horizonte e inserido no roteiro da Estrada Real, no Caminho do Sabarabuçu. A sua origem remete à corrida do ouro, encontrado na região no princípio do século XVII. Suas terras também foram arena da Guerra dos Emboabas. A cidade tem um centro com um casario ainda preservado, além de alguns distritos que conservam a sua cultura festeira e religiosa, como a Cavalhada e Festa de Nossa Senhora de Nazaré, celebrada no distrito de Morro Vermelho, há mais de 300 anos. De interesse turístico destacam-se os belos templos como a Igreja São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, adornada internamente em estilo que remete ao rococó. Há também um acervo bem interessante sobre a história da farmácia, abrigado na Farmácia Ideal. Vale a pena conhecer e ver um pouquinho de como era a “arte de boticar e medicar” no final do século XIX e XX. Além disso, vale também visitar o Museu Regional, Museu da Cachaça, Museu Casa João Pinheiro e Israel.


9.  Inhotim – Brumadinho - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Instituto Inhotim - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Obra “Troca-Troca”do artista Jarbas Lopes -Instituto Inhotim


O Instituto Inhotim está situado a 55,4km da capital de Minas, via BR-381. Ele é um grande espaço que abriga um importante acervo de Arte Contemporânea dentro de uma espécie de jardim botânico, conferindo à ambiência todo um charme bucólico e contemporâneo. Um lugar ideal para passear, descansar e entreter. Sem dúvida um ambiente maravilhoso, criativo, paradisíaco por meio de seus belíssimos jardins, e imperdível para um passeio bate volta a partir da capital. São diversas obras expostas como as de Amílcar de Castro e Tunga, em meio aos lindos jardins botânicos como o de Pau-brasil e Samambaia- gigantes, jardins temáticos como o Jardim Desértico e o Largo das Orquídeas, e várias galerias como a Galeria Lago e a Galeria True Rouge. Por lá, além de lojas de presentes, há também restaurantes requintados e boas lanchonetes. Vale a pena um dia inteiro de visita.


10. Itabirito - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Itabirito - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Itabirito


Itabirito está a 56,8 km de distância de Belo Horizonte via BR-356 e lá você pode experimentar o delicioso Pastel de Angu, é imperdível. A cidade possui um pequeno conjunto de casario preservado que remete ao período do ciclo do ouro. No centro histórico você pode visitar os templos como as Igrejas de São Sebastião, Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora do Rosário. Passeios em meio à natureza e o curtir a paisagem são os atrativos que mais têm por lá. Assim você pode ir até Alto do Cristo para apreciar a vista panorâmica da cidade. De lá se vê também a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomi e a Serra do Caraça. Ainda para curtir a paisagem pode-se ir ao Morro do Cruzeiro, Alto da Serra da Santa e à Mina de Cata Branca, ao Parque Ecológico Municipal para fazer piquenique, caminhadas, andar de bicicleta; e conhecer o Pico de Itabirito. Conhecer o primeiro Alto Forno em Carcaça de Aço da América Latina, o Complexo Turístico da Estação, o acervo histórico do Museu de Artes e Ofícios também são atrativos bacanas.


11.  Belo Vale - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Belo Vale - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Fazenda Boa Esperança - Belo Vale


Belo Vale dista cerca de 72,7km do centro de Belo Horizonte, via BR-356. É uma cidadezinha bem pacata, mas com atrativos turísticos bem interessantes e vale muito a visita. Ali está situado o Museu do Escravo e a bela e famosa Fazenda Boa Esperança, edificada em meados do século XIX. O Conjunto Ferroviário, o Casarão dos Araújo e as Igrejas de Santana, de Nossa Senhora da Boa Morte e a Matriz de São Gonçalo também valem uma visita. Além disso, há a Comunidade Chacrinha dos Pretos, bem como as Ruínas do antigo casario do século XIX, situadas nas Serra do Mascate. Os atrativos naturais também são bem procurados, como as Cachoeiras da Boa Esperança e a do Mascate.


12. Sete Lagoas - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Sete Lagoas - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Museu Ferroviário - Sete Lagoas


Sete Lagoas está localizada a 76km da capital mineira, pela BR-040 e BR-13. A cidadezinha que faz parte do Circuito das Grutas de Peter Lund possui atrativos incríveis voltados para a história, arqueologia e belezas naturais. Entre os atrativos de interesse turístico destacamos o Museu Ferroviário com precioso acervo preservado pelo IPHAN, o Museu Histórico Municipal, a Capela Santa Helena que fica na Serra Santa Helena, de onde se tem uma vista maravilhosa. Há também a Lagoa da Boa Vista, bem como a linda Lagoa Paulino, onde se pode passear pela orla, tirar fotos, descansar e, logo depois, comer nos restaurantes ao longo dessa orla. E o atrativo imperdível é o passeio pelo Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM) que se tornou uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Lá, além das trilhas e de muito conhecimento, pode-se entrar na Grutinha Rei do Mato e a Gruta Rei do Mato. Veja mais detalhes em nosso post Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas - Circuito das Grutas na Rota do Doutor Lund .

Você vai curtir também:


13. Cachoeira do Campo - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Cachoeira do Campo - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré - Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto


Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, está a 76,5 km de Belo Horizonte pela via BR-35 e também integra a Estrada Real. É uma das localidades da cidade com bastante tradição na produção do artesanato em pedra sabão, ao lado do distrito de Santa Rita de Ouro Preto. Vale a pena fazer uma visita aos templos históricos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, de Nossa Senhora das Mercês, de Nossa Senhora do Bom Despacho, de Nossa Senhora das Dores. O antigo Quartel do Regimento de Cavalaria das Minas (Colégio Dom Bosco) e o Cruzeiro de Pedra também são pontos turísticos legais. A Cachoeira do Campo é um ponto que atrai muitos turistas também. O distrito conta com muitos restaurantes que servem a tradicional comida mineira.


14. Congonhas - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Congonhas - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Basílica do Bom Jesus do Matosinhos - Congonhas


Congonhas está localizada a 79,3 km da capital mineira, via BR-356 e BR-040. E por lá o maior destaque turístico é o museu a céu aberto, o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas, com início de construção no século XVIII. Nesse conjunto se encontram importantes obras de Aleijadinho. A origem da cidade está ligada à busca e exploração de metais preciosos em Minas no início do século XVIII e ela integra a rota da Estrada Real. A cidade possui outros atrativos que valem a visita. Confira tudo no nosso post Congonhas – Bate Volta a partir de Belo Horizonte.



15. Santo Antônio do Leite - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Santo Antônio do Leite/Ouro Preto - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja de Santo Antônio do Leite -  Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto


Santo Antônio do Leite é distrito de Ouro Preto e está localizado a 83,4km de Belo Horizonte via BR-356. O distrito teve seu processo de formação ainda no início do século XVIII e a sua primeira toponímia era Leite, devido à grande abundância com a qual era produzido lá. Entre seus atrativos se destacam o casario antigo e a Igreja Matriz de Santo Antônio do Leite. Quanto ao turismo de natureza, são trilhas até os mirantes, cachoeira, e contemplação da exuberante natureza. Destacam-se o Mirante da Pedra, Mirante do Salto, e a Cachoeira da Coluna. Os restaurantes servem a deliciosa comida mineira e por lá você ainda pode experimentar o famoso pastel de angu. Na Rua Pedro Gonçalves da Silva, Centro de Santo Antônio do Leite, há um imóvel que abriga um acervo histórico ligado à atividade dos Tropeiros. Em nosso post O Caminho Velho da Estrada Real – De Ouro Preto a Lagoa Dourada você poderá saber mais sobre o distrito, como foi a nossa expedição por esse trecho da Estrada Real e a busca pelo carimbo do passaporte.


16. Glaura - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Glaura/Ouro Preto - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja Matriz de Santo Antônio - Glaura, distrito de Ouro Preto


Glaura é distrito de Ouro Preto e se localiza a 86,9 km da capital de Minas, pela BR-356. Também integra a rota da Estrada Real e tem uma linda igreja (em restauração), a Matriz de Santo Antônio, construída a partir de meados do século XVIII. O distrito também foi palco da Guerra dos Emboabas. O Empório Caza Branca é um local muito bacana para passar tempo, saborear um cardápio vasto, além da boa comida mineira, e degustar os deliciosos doces caseiros. Esse restaurante funciona em um antigo casarão que foi restaurado. É lindo, decorado com peças antigas, conferindo ao local um ambiente charmoso e todo especial. De resto, caminhar pelas vias do lugarejo para conhecer o casario antigo em meio à natureza é um passeio bem bacana.


17. Serra do Cipó - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Serra do Cipó - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Escultura de Juquinha - Serra do Cipó


A Serra do Cipó está localizada a 97,5 km de Belo Horizonte via MG-010. Essa é uma bela região que conta com o seu grande atrativo, o Parque Nacional Serra do Cipó. Na localidade é possível fazer diversos passeios e curtir uma boa aventura como trilhas, caminhadas, escalada, cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas. A natureza é exuberante, apresentando uma das maiores biodiversidades do mundo. É na Serra do Cipó que está a escultura do emblemático Juquinha, um andarilho que colhia flores para dar aos turistas em troca de vestuário e alimento. Há uma excelente infraestrutura para hospedagem com hotéis, pousadas e sítios para locação. As opções de restaurantes também são infinitas. Ela está inserida na Estrada Real, no Caminho dos Diamantes. É uma região belíssima que merece ser conhecida e desfrutada.


18. Ouro Preto - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Ouro Preto - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto


A famosa cidade de Ouro Preto está situada a 97,6km da capital mineira, pela BR-356. A antiga Vila Rica, que foi capital da Capitania de Minas em 1720, guarda histórias de projeção internacional. Tombada pelo IPHAN em 1938, ela foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 1980. São diversos os atrativos que esse distrito sede oferece e temos posts sobre eles aqui no blog. O subir e descer as ladeiras desse Museu a Céu aberto é uma imersão ao século XVIII. Entre as dicas de passeio destacamos o Museu da Inconfidência, Mina do Chico Rei, uma visita às belas Igrejas e aos mirantes, a Feira de artesanato (Pedra Sabão) no Largo do Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis.
Confira todas as opções em:



19. Barão de Cocais - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Barão de Cocais - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Cocais, distrito de Barão de Cocais


Barão de Cocais está localizado a 97,6 km da capital mineira pela BR-381. Essa cidade, que também está na rota da Estrada Real, foi fundada no início do século XVIII e possui atrativos turísticos muito ligados à sua história. Entre esses destacamos o casario antigo em seu centro histórico como Sobrado do Cartório de Cocais, além das famosas Ruínas do Gongo Soco e Cemitério dos Ingleses, Santuário de São João Batista, o Museu Histórico Fernando Toco.  Os atrativos naturais também se destacam como Cachoeira do Cambota, Cachoeira do Cocais e Campos do Garimpo (o mirante do alto da Serra, maciço do Espinhaço). Para, além disso, a cidade tem um distrito bem charmoso e convidativo a uma visita. O distrito de Cocais oferece como atrativos, para além do casario antigo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Sant’Anna e restaurantes com uma deliciosa comida mineira, como esse da foto. Lá saboreamos o tradicional frango com quiabo, arroz, angu e feijão com linguiça. Ah! A couve que acompanhou o cardápio foi colhida na hora, em nossa presença, na hortinha do restaurante. Há também o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, onde, inclusive, se pode carimbar o Passaporte da Estrada Real.



20. Santa Bárbara - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Santa Bárbara - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja Matriz de Santo Antônio, Santa  Bárbara. Divulgação  Pref. Santa Bárbara


Santa Bárbara se localiza a 109 km de Belo Horizonte, via BR-381. Também inserida no roteiro turístico da Estrada Real, teve a sua fundação no limiar do século XVIII pelo contexto da corrida do ouro. É uma cidadezinha muito fofa e lá você pode se fartar de mel e derivados. O mel de Santa Bárbara é bem famoso e você pode encontrá-lo na Casa do Mel. Além do casario típico da época de sua fundação, a urbe conta como atrativos de interesse turístico os templos como a Matriz Santo Antônio, Igreja de N.S Glória, Museu Antoniano, Memorial Afonso Pena, Casa do Mirante, Pontilhão e Parque Municipal Recanto Verde, entre outros. O seu Distrito de Brumal, tombado em nível estadual no ano de 1989, é bem charmoso e tem como destaque a Igreja de Santo Amaro do Brumal, o Chafariz do Largo e a Cavalhada.


21. Lavras Novas - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Lavras Novas/Ouro Preto - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Lavras Novas, distrito de Ouro Preto


Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, está situado a 112,4km da capital de Minas via BR-356. É também um vilarejo bem charmoso, com seu casario típico de interior, e o que mais se destaca ali é o turismo de aventura com rapel, quadriciclo e 4WD, caiaque e canoagem. Além de seu casario e da bela Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, há a Cachoeira dos Namorados, Cachoeira do Pocinho, Represa do Custódio, o Mirante da Pedra. Os restaurantes são muito bons e servem aquela deliciosa comida mineira. O distrito também está inserido na Estrada Real.



22. Mariana - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte



Mariana - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Praça Minas Gerais - Mariana


Mariana situa-se a 117 km de Belo Horizonte pela BR-356. Inserida na Estrada Real, foi a primeira capital da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, no período colonial. Está repleta de atrativos culturais e históricos, a começar pelo casario de seu centro histórico e pelos templos imponentes, como a Basílica de São Pedro dos Clérigos. A Praça Minas Gerais abriga a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja São Francisco Assis e a Casa da Câmara e Cadeia. Outro atrativo que gostamos é o passeio de trem Mariana-Ouro Preto, além do passeio à Mina da Passagem. Os museus como o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e o Museu da Música valem muito uma visita.


23. Catas Altas – Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Catas Altas - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Catas Altas. Divulgação Pref. Catas Altas


Catas Altas está localizada a 117,5 km da capital, via BR-381. Também faz parte da rota da Estrada Real, no Caminho Diamantes. O município tem atrativos turísticos bem interessantes. Destacamos, além do casario da época de sua fundação, os lindos templos históricos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de Santa Quitéria e o Aqueduto Bicame de Pedra. Além dos atrativos naturais como Cachoeira do Maquiné, Cachoeira do Meio, o Balneário do Morro D’Água Quente, Barragem do Mosquito e a Gruta do Centenário. Mas o seu maior ponto de visitação é o Santuário do Caraça, que falaremos adiante.


24. Cordisburgo - Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Cordisburgo - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Portal de Cordisburgo - Comitiva de Grande Sertão: Veredas  


Cordisburgo está situada a 118 km da capital mineira pela BR-040 e BR-135. Terra de Guimarães Rosa, é uma cidadezinha tranquila e com atrativos incríveis voltados para  a história, arqueologia e belezas naturais. Faz, inclusive, parte do Circuito das Grutas de Peter Lund, abrigando a Gruta do Maquiné. Esse é um incrível passeio que você pode conhecer mais no nosso post Gruta do Maquiné em Cordisburgo. A imagem acima é do Portal que faz referência à Comitiva integrada por Guimarães Rosa, mais outros sertanejos, que partiu pelo interior de Minas, resultando na publicação do clássico Grande Sertão: Veredas, em 1956. Destacamos outros atrativos como o Museu Casa Guimarães Rosa, o Grupo Miguilim (no Museu), o Zoo de Pedras, Estação Ferroviária (que funcionará como um Museu na Estação), a Igreja Matriz de Santo Antônio e as diversas atividades do turismo de aventura radical. Confira em nosso post todas as Dicas de passeio na terra de Guimarães Rosa: Cordisburgo, em Minas Gerais


25. Santuário do Caraça, Catas Altas –  Destino Bate Volta a partir de Belo Horizonte


Santuário do Caraça - Bate Volta a partir de Belo Horizonte
Santuário do Caraça - Catas Altas


O Santuário do Caraça está situado em Catas Altas, a 120,3 km de Belo Horizonte, via BR-381. Ele oferece muitos atrativos de interesse turístico, entre eles destacamos a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Museu do Colégio do Caraça, Museu Sacro, Pinacoteca, Calvário, trilhas, cachoeiras como a da Cascatona, Cascatinha, o mirante em Pinheiros, Cruzeiro com Mirante para o complexo do Caraça, além da deliciosa e farta comida servida no restaurante.



Bem, como viram, são muitas as possibilidades de passeios Bate Volta que se pode fazer partindo de Belo Horizonte. Então salve e compartilhe esse Guia Bate Volta, e aproveite todas as dicas, são passeios preciosos e bem perto da capital! Clique na imagem e baixe grátis o nosso e-book!



Salve esse Guia também em seu Pinterest

Até a próxima Expedição em Família!


Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema #batevolta. Conheça os demais blogs participantes:

6 Viajantes- Viña del Mar -  bate-volta saindo de Santiago 
Vamos Viajar pra onde agora - Bate e volta - Bruxelas a Antuérpia 
Abcdosviajantes- Bate e volta em Campos do Jordão 
Mystras- Morro Reuter: Bate-Volta na Serra Gaúcha 
Se joga no roteiro - Cabo Frio: bate e volta de Arraial do Cabo! 
Destinos por onde andei... - Bate e volta do Porto à Aveiro, Portugal
Mapeando Mundo - Mapeando Curitiba: bate e volta em Morretes 
Mai Viagens - Pipa: Bate e volta nas praias paradisíacas da Região
Experiência Barbara - Roteiro de 1 dia em Mariana MG 
Nósdoispelomundo - Bate e Volta Salto do Corumbá 
Família que Viaja Junto - Bate e volta de Florença - Pisa e Lucca
Enquanto Elas Crescem - Bate e Volta Embu das Artes SP 
3 Gerações e 1 mala - Bate-volta para conhecer Pisa e Lucca
Blog Vamos Viajar- 5 bate-voltas a partir de Florença
Só Penso em Viajar - Descanso ou Aventura? Bate volta à Analândia com lindas paisagens 
Disney e Outros Lugares Incríveis - O que fazer em Montreux - Roteiro de 1 e 2 dias


  1. Estou encantada com tanta opção de bate Volta. Realmente essa gama de opções de turismo deve compensar a falta de praia, já que os mineiros tem todos os tipos de turismo pra explorar. Sempre quis conhecer Ouro Preto e Brumadinho, mas agora também quero conhecer a Serra da Moeda. Que por do sol mais lindo.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post sobre os destinos “bate e volta” que podemos fazer a partir de Belo Horizonte, um lugar mais incrível que outro e quanta história, Minas é um museu a céu aberto, se morássemos perto com certeza faríamos todos esses lugares.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amei esse post. Uma saudade enorme da minha terra. Acredita que tem destinos dessa lista de bate volta a partir de Belo Horizonte que ainda não fui? Vou ser a primeira a baixar esse Guia!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que máximo esses destinos, quero muito fazer uma road trip por algumas cidades de Minas. Tem várias cidades que quero fazer e pelo seu post vai super se encaixar num bate e volta a partir de Belo Horizonte. parabéns pleo blog é lindo!

    ResponderExcluir
  5. Sabe que as vezes a gente pensa em fazer um bate e volta e acab ficando sem criatividade?! Eu AMEI demais as suas sugestões, tem bastante coisa bacana para fazer próximo a BH

    ResponderExcluir
  6. Também acho que em um primeiro momento o turismo mundial será em sua maioria doméstico. O teu post ficou muito completo, quantos bate-voltas legais a partir de Belo Horizonte, o que não faltam são opções naturais e culturais.

    ResponderExcluir
  7. Menina, adorei este post é vi o quanto ainda não conheço de BH. Amei A indicação do Parque Estadual e da Serra da Moeda. Já anotei para ir quando tudo normalizar! Além de Brumadinho! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  8. Minas e seus encantos! Quero muito ir para Outro Preto!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que fiquei até impressionada, moro em BH já há 40 anos e não conheço vários destes destinos incríveis que você citou aqui. E são tão perto, dicas anotadas para quando o "novo normal" chegar. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Gente, cada lugar lindo... acho que vou passar um mês ai nessa região, ja quero fazer todos!

    ResponderExcluir
  11. Que ótimo post! Lugares lindos e tão perto... Excelentes dicas!

    ResponderExcluir
  12. Que saudades de Minas. Me senti muito bem todas as vezes que fui para o Estado. Gente muito hospitaleira, lugares lindos e comida maravilhosa. Já quero conhecer várias da cidades da lista que nem sabia da existência!

    ResponderExcluir
  13. Sou muito fã também de um bate-volta. Excelente listagem. E, nesse momento, ótima opção para um recomeço gradual de turismo, doméstico claro, tudo por "perto de casa"!! "Nossa quintal" sendo apresentado. Blog maravilhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Uau! Quantas coisas pra fazer a partir de Belo Horizonte. 25 bate e volta com tantas opções variadas, tem gruta, História, arte, natureza, roteiro super completo para todos os gostos e tipos de viajantes. Queremos muito conhecer Minas.

    ResponderExcluir
  15. Amo viajar por Minas e havia programado uma viagem de carro nas férias de julho (adiada mas não cancelada) - e essa lista de destinos bate-volta a partir de Belo Horizonte veio bem a calhar! Não imaginei que haviam tantas opções tão pertinho da capital. Já baixei o e-book e vou usar esse post para montar um roteiro bem bacana!

    ResponderExcluir
  16. Que post maravilhoso. Quantas opções de lugares para visitar saindo de BH. Sempre passei em BH de passagem. Agora preciso voltar com calma para conhecer todos os destinos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  17. Como Minas Gerais é rica em atrações turísticas, meu Deus! Só estive nessa região de Belo Horizonte e cidades históricas quando era muito pequena. Estou me devendo uma ou várias viagens para conhecer tudo isso que você nos brindou aqui neste post. Eu já vou programar uma viagem para fazer estes bate volta de Belo Horizonte com minha família. Obrigada. Vou salvar o guia. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nossa, quanta opção bacana para ir a partir de Belo Horizonte!!! Eu sou doida pra conhecer Inhotim, já fui em algumas cidades mineiras e é cada uma mais gostosa que a outra!! Saudades de BH e de Minas!!!

    ResponderExcluir
  19. Minas é um estado incrível! Sou apaixonada pelas cidades e a comida. Já tinha morado dois anos e estou voltando p morar mais dois, e com certeza vou ter esse seu guia de bate volta como norte p minhas andanças por Minas. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  20. Estou planejando uma viagem a Minas para levar minha filha e já anotei vários dicas do post! Esses bate e voltas de Belo Horizonte são incríveis! Tenho muita vontade de conhecer Inhotim, deve ser muito lindo!

    ResponderExcluir
  21. Amei esse post sobre bate volta a partir de Belo Horizonte. Obrigada por compartilhar tantos lugares legais para se visitar. Você me inspirou a conhecer estas cidades lindas. Amo Minas e gostei das explicações sobre cada cidade.

    ResponderExcluir
  22. Eu já tô doida de vontade de ir pra Minas, e depois de ler esse tanto de bate e volta maravilhoso pra fazer a partir de Belo Horizonte então... amei as dicas!

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas de bate e volta a partir de Belo Horizonte. Mas, de todos esses o que mais eu tenho vontade de conhecer é Inhotim e Brumadinho. Um sonho q pretendo conhecer muito em breve!

    ResponderExcluir
  24. Que legal essa lista de 25 destinos incríveis para fazer bate volta a partir de Belo Horizonte! Conheço alguns e outros não. Cordisburgo vale a pena demorar mais tempo.

    ResponderExcluir
  25. Seu artigo caiu como uma luva aqui! Estou planejando uma viagem por Minas Gerais e esses bate e volta a partir de Belo Horizonte se encaixam perfeitamente! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  26. Uau! Quantos destinos maravilhosos para um bate e volta de Belo Horizonte, queria morar num lugar assim, rs, pertinho de tudo. Adorei toda essa lista de 25 destinos, alguns fiquei conhecendo pelo seu post e deu vontade de visitar.

    ResponderExcluir
  27. Muito surpreso com as atrações listadas para Sete Lagoas e Belo Vale. Em tempos de combustíveis caros, e por estarem próximas de Belo Horizonte, com estradas boas, vale a pena ir lá conferi-las. Agradecido.

    ResponderExcluir
  28. Adoro viajar para Minhas Gerais, e especialmente BH tem passagens com preços bons aqui de Salvador, agora tenho muito mais opções de bate e volta a partir de Belo Horizonte. Só conheço 6 dos lugares que você listou. Ou seja, ainda tenho muito para conhecer na região. Muito bom.

    ResponderExcluir
  29. Minas tem tantas cidades incríveis que acho que preciso de um mês só em Minas e não vou conhecer todas as cidades que quero. Adorei essas opções de bate e volta!

    ResponderExcluir
  30. Ótimas dicas para quem vai passar as férias em Belo Horizonte. Agradecido pelo texto.

    ResponderExcluir
  31. Dicas perfeitas, artigo muito completo. Minas é sem dúvida um destino muito rico em locais para conhecermos, cheios de história e uma gastronomia deliciosa. Já anotei alguns destinos para fazer bate e volta de Belo Horizonte quando voltar esse ano.

    ResponderExcluir
  32. Eu preciso ir a Minas com bastante para conhecer a bela capital, além das cidades históricas e muitos desses destinos bate e volta a partir de Belo Horizonte, especialmente, Pedro Leopoldo, terra de Chico Xavier, meu ídolo. Minas oferece muitas opções e quero muito, um dia, poder explorar.

    ResponderExcluir
  33. Irei para Belo Horizonte agora no carnaval e estava mesmo pensando em fazer um bate volta a partir de lá. Seu post me ajudou muito a escolher o destino! Será Brumadinho! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  34. Finalmente chegou a hora de nossa viagem para Minas Gerais! Vamos ficar 7 dias e pretendemos fazer um bate-volta a partir de Belo Horizonte para Inhotim. Também pensamos em Tiradentes, mas estamos achando melhor dormirmos em Mariana, irmos para Outro Preto e de lá seguirmos para Tiradentes e por fim voltarmos para BH. O que você acha?

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search